TRADE ARGENTINO CONHECE NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS DA EMBRATUR
Instituto divulgou nova plataforma voltada para o fomento de negócios para o trade internacional e dois novos portais que visam auxiliar os estrangeiros a definirem destinos e roteiros para visitar no Brasil
A Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, apresentou, na tarde deste sábado (29), em Buenos Aires, para operadores de turismo do trade argentino os novos produtos digitais do instituto voltados tanto para o público final, quanto para o trade internacional. O primeiro deles é o Visit Brasil Market Place, plataforma que pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo tradicionais. As outras novidades são dois portais – Parques Temáticos e Surf Brasil, que trazem dados segmentados para os turistas argentinos, e de todo o mundo, que desejam obter informações sobre os dois nichos específicos.
O encontro contou também com a presença do representante da Embaixada Brasileira em Buenos Aires, Maurício Bernardes, e de lideranças do trade brasileiro, como Marcelo Alves, presidente da RioTur que classificou a iniciativa como inovadora. A apresentação fez parte da agenda de ações do instituto durante a FIT Buenos Aires, uma das principais feiras de turismo da América Latina. A presidente da Embratur, Teté Bezerra lembra que a Argentina é um mercado estratégico, já que se trata do principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. “Esse encontro com os operadores e parceiros argentinos é edificante. As novas ferramentas podem facilitar ainda mais o acesso à informações sobre a diversificação de oferta dos destinos nacionais e sua utilização no dia a dia pode ser útil para a atração de ainda mais turistas do país vizinho”, disse.
A nova plataforma de geração de negócios entre o trade brasileiro e o internacional – Visit Brasil Market Place tem como objetivo conectar fornecedores brasileiros aos compradores internacionais, ampliando o relacionamento e gerando dados de inteligência competitiva para o turismo brasileiro. Empresas de setor, presentes no Cadastur, podem ofertar seus serviços a compradores estrangeiros em um balcão aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. A novidade disponibiliza um site para cada participante expor produtos e serviços, vitrines customizadas de acordo com as necessidades do comprador e uma ferramenta de contato que traduz automaticamente as mensagens nos idiomas: espanhol, inglês, português e mandarim. Os três produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens.
HOTSITES
O objetivo dos dois sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País. “Os portais conectam e ampliam o relacionamento do turismo brasileiro com os estrangeiros em geral e foram customizados para que os turistas possam aproveitar o melhor das viagens. Cada vez mais, os turistas internacionais buscam viver grandes experiências”, explica a presidente da Embratur. O primeiro portal, Parques Temáticos, foi pensado para consolidar as informações essenciais para o turista estrangeiro que gosta de se aventurar em parques de diversão, parques aquáticos e atrações turísticas. O Brasil possui várias opções de parques e o objetivo do site é ser um hub das informações essenciais.
Pensado para os mercados de língua espanhola e inglesa, o usuário é o protagonista e poderá escolher o melhor parque de acordo com seu perfil ou até fazer um roteiro para visitação de todos eles. A diversidade de atrações abrange vários estados brasileiros e permite que o turista conheça tudo o que o país oferece. São equipamentos de diversos tipos, além de equipes treinadas para receber o viajante com muita simpatia, animação e qualidade na prestação de serviços. De acordo com Rogério Siqueira, CEO do parque temático Beto Carreto World, o hotsite coroa um trabalho de cooperação entre a Embratur e as empresas brasileiras que desejam se posicionar no exterior. “É uma oportunidade para empresas brasileiras, pois cria um canal de comunicação entre o comprador e o vendedor. A Embratur é o grande elo de comunicação entre o mercado que está buscando novas alternativas de lazer no mundo e as empresas do Brasil”, afirma.