Na tarde desta quinta-feira, a Floripa Airport apresentou o mix de marcas que farão parte do novo terminal e do Boulevard 14/32, ambos serão inaugurados em 1° de outubro de 2019. No total, 34 estabelecimentos entre marcas locais, nacionais e internacionais vão estar na nova estrutura. A Floripa Airport buscou criar um conjunto de operações comerciais amplo e especial, reunindo desde um supermercado gourmet até um salão de beleza e passando, especialmente, por um diverso cardápio de opções gastronômicas, com cozinha japonesa, árabe, o tradicional churrasco e restaurantes locais. Assim, a área comercial é mais um aspecto do macroconceito do novo aeroporto, explicitado no termo em inglês “A place to be”.
“Desde que assumimos o aeroporto de Florianópolis, em janeiro de 2018, temos falado que um aeroporto não é apenas um lugar de passagem, mas é um lugar para se estar, onde as pessoas passeiam, se divertem, têm experiências inesquecíveis e, claro, envolvem-se com a magia da aviação. Este é um modelo de aeroporto já consolidado no mundo e que nós, da Zurich Airport, queremos trazer para o Brasil. É por isso que estamos construindo o Boulevard 14/32, assim como um terraço panorâmico. O nosso slogan traduz muito bem esta ideia: A Magia Começa Aqui”, afirmou Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.
Até este momento, aproximadamente 90% do total de espaços comerciais está preenchido, e a Floripa Airport estima que ao menos 700 empregos diretos serão gerados a partir dos novos estabelecimentos. Os contratos com as marcas preveem a prática de preços como os de shoppings e similares da cidade, e a Floripa Airport está trabalhando, fortemente, com os parceiros para que todos os estabelecimentos comerciais tenham opções acessíveis.
Entre as novidades apresentadas pela concessionária suíça no evento de lançamento desta quinta-feira, está a rede americana Starbucks, que pela primeira vez se fará presente em uma cidade fora do eixo Rio-São Paulo, após 12 anos no Brasil. Cabe informar que a Floripa Airport, pertencente ao grupo suíço Zurich Airport, é a administradora do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Com investimentos de R$ 570 milhões, a empresa vai inaugurar um novo terminal de passageiros, quatro vezes maior que o atual, e o Boulevard 14/32, uma grande praça em frente à nova estrutura.
Marcas Locais
AH! Cucaria – Cafeteria e empório regional com produtos típicos da culinária alemã. Localização: Boulevard 14/32.
Astro – Restaurante buffet de café da manhã e almoço a quilo. Para o período da tarde e à noite, pratos à la carte. Localização: Desembarque.
Bread Pide – Quiosque de comida árabe/turca, além de kibes, falafel, babaganuche e coalhada seca. Localização: Boulevard 14/32.
Bulebar Cafeteria – Cafeteria local, que possui grande variedade de cafés e opções de lanches. Localização: Embarque Doméstico/Embarque Remoto.
Café Cultura – Cafeteria com diversos blends do grão e diferentes métodos de extração. Localização: Desembarque.
Cervejaria Unika – Bar da cervejaria Unika, com mais de 20 taps de cerveja artesanais e comidinhas de boteco. Música ao vivo em alguns dias da semana. Localização: Boulevard 14/32.
Customix – Loja de acessórios para celular e produtos eletrônicos. Localização: Boulevard 14/32 e Embarque Doméstico.
Desarranjo Ilhéu – Produtos artesanais locais da cultura manezinha. Localização: Boulevard 14/32.
Escovarte – Serviços de beleza voltado ao público feminino (unhas, esmaltação, escova). Localização: Boulevard 14/32.
Ilha da Magia – Artesanatos produzidos na região tais como louças, objetos de decoração e rendas e itens de souvenirs. Localização: Embarque Doméstico/Desembarque.
Imperatriz – Supermercado compacto, com itens básicos como frutas prontas para consumo, bebidas geladas e área de padaria e quiosque com comida japonesa. Localização: Boulevard 14/32.
Kantal – Restaurante de alimentação saudável com opções de brunch (tapiocas, crepiocas e waffles), sucos feitos na hora e açaí. Localização: Boulevard 14/32.
Kiki Poke – Restaurante de poke, onde o cliente monta seu poke escolhendo a base, a proteína, o molho e os acompanhamentos. Localização: Embarque Doméstico.
Noma Sushi – Restaurante de sushi com cardápio variado de comida japonesa. Localização: Boulevard 14/32.
Olivo Pizza – Pizzaria onde o cliente monta a própria pizza, com opções de massa e coberturas diversas, incluindo veganas. Localização: Boulevard 14/32.
Riviera Café – Conceito de padaria, com grande opção de produtos para café da manhã, lanche, almoço e jantar. Aconchegante área para uma refeição com tranquilidade ou reunião de negócios. Localizaçao:Desembarque.
Marcas Nacionais
Barbearia Vip – Design de barba, corte de cabelo e bigode. Localização: Boulevard 14/32.
Biosfera – Loja de produtos ecológicos e sustentáveis tais como confecção, biojóias e sabonetes. Localização: Embarque Doméstico.
Casa do Pão de Queijo – Cafeteria com foco em opções de pão de queijo e também folhados, paninis, sanduíches e bolos. Localização: Embarque Doméstico/Embarque Internacional.
Cotação Câmbio – Serviço de compra e venda de moedas de diferentes países. Localização: Boulevard 14/32.
Mania de Churrasco – Steak House de rede nacional, com opções de cortes como bife ancho e bife de chorizo. Localização: Embarque Doméstico/Desembarque.
Mormaii – Loja conceito de surfwear, que terá também experiencias para os clientes. Localização: Boulevard 14/32 e Embarque Doméstico.
Nescafé – Cafeteria da rede Nescafé, com os mais diversos tipos de café. Localização: Embarque Doméstico.
Panvel Farmácia – Farmácia de rede nacional, trabalha com a venda de medicamentos, itens de higiene pessoal de dermocosméticos. Localização: Boulevard 14/32.
Protect Bag – prestação de serviço para proteção de volumes e venda de malas e acessórios para viagem. Localização: Embarque Público (check-in).
Supermarcas – Loja de souvenir automobilístico. Localização: Boulevard 14/32.
Marcas Internacionais
Burger King – Hamburgueria ao estilo fast food, com várias opções de sanduíche e acompanhamentos. Será o primeiro drive-thru da marca em Florianópolis. Localização: Boulevard 14/32.
Dufry Duty Free – Comercialização de diversas mercadorias importadas e nacionais sob o regime de Loja Franca. Localização: Embarque Internacional/Desembarque Internacional.
Dufry Shopping – Comercialização de diversos mercadorias internacionais. Localização: Embarque Doméstico.
Global Lounge – Espaço para Sala Vip para oferecer mais conforto e comodidade aos passageiros. Localização: Embarque Doméstico.
Hudson – Comercialização de livros e jornais, itens de papelaria e conveniência. Localização: Embarque Doméstico.
Pizza Hut – Pizzaria de rede internacional com vários tipos de massa (pan, fininha, artezanale, borda recheada) e coberturas. Localização: Embarque Doméstico.
Starbucks – Cafeteria de rede internacional, com diversas opções de cafés quentes e gelados, com clássicos como cinnamon roll e muffin de mirtilo. Localização: Embarque Doméstico, Embarque Público, Boulevard 14/32.
Subway – Lanchonete onde o cliente monta seu sanduíche como quiser, escolhe o tamanho, o pão, o queijo, a carne e os demais acompanhamentos. Localização: Embarque Doméstico.
Enfim, conheci um aeroporto a altura da nossa Floripa. Entre inúmeras perguntas ao CEO Tobias Market foi se o novo terminal atrairia mais turistas, mais voos principalmente de larga distância (intercontinentais). A resposta não poderia ser mais clara: NÃO. Essa não é a nossa função ! Essa é a função do governo a exemplo de São Paulo, Nordeste, Rio de Janeiro que já baixaram suas alíquotas de ICMS e já conquistaram centenas de voos das empresas aéreas de baixo custo (low cost). Nada mais verdadeiro, somente São Paulo com um governador atento ao turismo e um Secretário de Turismo a altura do Brasil, conquistaram mais de 900 voos entre nacionais e internacionais apenas com a queda da alíquota de ICMS para combustível de avião. Nós em Santa Catarina estamos longe dessa realidade uma vez que nosso governo sequer conseguirá entregar um acesso decente. Será de pista simples quando deveria ser de pista dupla. Sendo que a de pista dupla, talvez, pelo andar dos serviços consiga ser entregue ainda no primeiro semestre de 2020.
Com relação aos preços que serão cobrados dentro do Floripa Airport, principalmente no que se refere a alimentação, o que costume ser extremamente absurdo em todos os aeroportos do Brasil. O CEO afirmou que os preços serão muito mais baixos e não poderão ser mais caros do que a média das praças de alimentação de cinco shopping centers aqui da Grande Florianópolis. Isso está em contrato. Pretende-se ganhar na quantidade de serviços oferecidos. Isso sim atrairá o público para dentro do nosso aeroporto que terá além de lazer, gastronomia e diversão.
A inauguração oficial será no dia 29 de setembro, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro, exclusivo para imprensa e autoridades e demais convidados. Já no dia 30 para o público geral onde serão esperada entre 20 a 30 mil pessoas. Agora é esperar que no mínimo, o nosso governo estadual faça a parte dele para que não nademos, nademos, e morramos na praia. Para ver todas as fotos do novo terminal CLIQUE AQUI.