FRIO CONGELANTE E ESPETACULAR NA SANTA E BELA CATARINA
A região serrana esquenta com o turismo. Gente de todos os cantos do Brasil vem conhecer e sentir na pele as nossas temperaturas abaixo de zero. Os hotéis/resorts de campo e pousadas agradecem e os turistas se encantam.
A Carol Munareto, responsável por um dos passeios mais fantásticos de Urubici, o Cânion Espraiado me mandou esta foto do quintal da sua casa. O Cânion é simplesmente cinematográfico. Belezas naturais, com varias cachoeiras descendo pelas encostas. A Carol, além de guia é também proprietária, manda muito, mais muito bem no seu possante 4×4. O acesso é uma aventura a parte, entre ruas, trilhas acidentadas, excelente para quem gosta de off-road. Também é possível subir a pé sem dificuldade alguma, basta ter boas pernas e um excelente pulmão. Vale o aviso que o ar é extremamente puro e faz muito bem a saúde.
Já a Sandra Padilha, do melhor parador de montanha, no topo da Serra do Rio do Rastro, o Mensageiro da Montanha, me posta esse vídeo em seu face. Linda formação de sincelo no topo do Aparados da Serra. Não é à toa que os turistas chegam sem cerimônias. Lá em cima, como diz o Ivan Cascas, do Eco Resort Rio do Rastro, o calor é humano. Esse vento forte e gelado foi antecipado pelo Homem do Tempo Ronaldo Coutinho do Clima Terra: “Domingo, decorrer da tarde/noite já poderá ter rajadas, nordeste/norte acima dos 80/100 km no extremo oeste de SC, do oeste ao centro e serra entre 50/70 km. Segunda; períodos de ventania (mais de tarde/noite) de norte/noroeste com rajadas 60/90 km e algumas rajadas acima dos 100 km do extremo oeste ao centro, serra e oeste do planalto norte, demais áreas rajadas entre 50/80 km.”
NOVA FRENTE POLAR ENTRANDO
Hotel Fazenda Boqueirão – Resort de Campo em Lages – A Princesa da Serra
Nesta terça-feira nova frente fria, aliás, forte massa polar entrou em Santa Catarina. Céu nublado, pode começar limpar no fim da noite na maior parte de SC. Temperaturas máximas entre 13/16°C no topo da serra/cidades com ou acima dos 1300 mt de altitude. Portanto, começa a alta temporada de turismo na Serra Catarinense, que se veste de branco. Reservas na rede hoteleira são fundamental com muita antecedência.
Hotel Renar, a melhor gastronomia, a melhor opção em Fraiburgo, a Capital Nacional da Maçã, do fabuloso Vale do Contestado
INFINITY BLUE – TUDO AZUL – MODERNIZAÇÃO EM ALTA
O Trade de Turismo foi pego de surpresa na semana passada com a saída do Diretor Geral Alberto Cestrone do Intinity Blue e que também é Presidente da Associação Brasileira de Resorts, figura extremamente carismática e reconhecida pelo trade. A ação abriu espaço para um novo modelo de gestão entrasse em vigor no melhor resort, pé na areia, para famílias do Sul do Brasil. Controlado por um conglomerado que atua em outros mercados, o meio de hospedagem agora é parte de uma administração única, que tem verticais atuantes em todos os braços da companhia. O gerenciamento unificado, entretanto, não altera os planos de renovação já iniciados na propriedade.
“Tudo continua conforme o programado. Todas as obras, prazos e também o investimento previsto”, alerta Tatiana Schumacher Cequinel, presidente do Grupo Embraed, proprietário do meio de hospedagem desde 2011 e que atua, principalmente no setor de construção civil. A executiva faz menção a um projeto de repaginação orçado em R$ 10 milhões e anunciado recentemente. De acordo com a presidente, os planos para a unidade permanecem ambiciosos e o interesse em atender bem os clientes é o mesmo. A equipe, contudo, deve ser reforçada. “Na parte de profissionais, queremos trazer pessoas que mesclem a cultura do Infinity, que está no bom atendimento, com processos novos”, cita.
Esse aspecto da reestruturação citada por Tatiana começa com a unificação de setores. O hotel passa a ter departamentos administrativos divididos com outras empresas do grupo e mantém apenas as lideranças de áreas específicas como Alimentos e Bebidas, Governança, Vendas e algumas outras. Também por esse motivo, dirigente não se mostra preocupada ou apressada em substituir Cestrone.
Infinite Seus Momentos | Verão 2018 Infinity Blue
Toda família que passa por aqui tem a vontade de ficar mais um pouquinho, só mais algumas horinhas (ou dias). Todo mundo quer viver estes momentos para sempre. Então, infinite os seus também!#infiniteseusmomentos #infinityblue #resort #santacatarina
Publicado por Infinity Blue Resort & Spa em Sexta, 24 de novembro de 2017
Tatiana explica que o resort é uma ramificação muito bem vista dentro de um conglomerado que fatura R$ 550 milhões por ano e está acostumado a ser auto-sustentável. O grupo tem inclusive fábricas que fornecem boa parte dos produtos utilizados na construção de empreendimentos por Santa Catarina.
Diante disso, os proprietários acharam por bem gerir mais de perto o meio de hospedagem e daí veio a necessidade de modificar o formato administrativo. “Nossos olhos se voltaram para o hotel”, reforça. Tatiana ainda acrescenta que a relação do empreendimento com o mercado segue constante e ainda deve ser estreitada.
FALANDO EM RESORTS
Cestrone e Sérgio Souza presidente e vice da ABR
Alberto Cestrone continua fazendo aquilo que mais sabe fazer, trabalhar. O mercado de resorts no Brasil parece ser modelo quando o assunto são setores aquecidos dentro do turismo. Indício disso foram os números apresentados este final de semana pela Associação Brasileira de Resorts. Os indicadores, relativos ao primeiro trimestre do ano, mostram alta na taxa de ocupação e na receita dos 48 meios de hospedagem filiados à organização. A média de quartos preenchidos ficou dez pontos porcentuais acima do visto em época idêntica de 2017. O RevPar (receita por apartamento disponível) subiu 10,17%. Nos primeiros três meses de 2018, a média de ocupação nessas propriedades ficou em 74,4% – na temporada passada o número nesse quesito era de 63%. O destaque no período foi janeiro, com média acumulada de 82,1%. Vale ressaltar o recorte dos resorts all inclusive que tiveram 79% de ocupação e receita média de R$ 949,00. Em unidades com outras pensões os quartos ocupados dão 67% e a verificação de receita ficou em R$ 1.110,00.
Responsável pela apresentação dos números e por liderar as ações da associação, Alberto Cestrone, presidente da ABR, explicou a importância de medir o desempenho dessas propriedades. Ele, no entanto, ressaltou que a intenção de estudos como esse não é apenas de mostrar o desempenho. O entendimento de oferta, perfil de consumo e demanda também faz parte da métrica dos estudos. “Nesta edição do Resorts em Números trouxemos alguns dados novos que foram verificados no sentido de entender quem é o cliente que consome nossos resorts”, comenta Cestrone. As novas informações coletadas pelo levantamento são: média de hóspede por unidade habitacional e média de colaboradores por UH. “Estamos interessados em entender o cliente que frequenta essas unidades. Conhecer o perfil dos hóspedes”, reitera o presidente da associação.
BC CONVENTION BUREAU
Falando nisso, a divulgação de Balneário Camboriú vivenciou uma semana intensa de trabalho na semana passada, com ações voltadas tanto para o mercado de lazer como para o de eventos e negócios. A equipe do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau esteve presente em quatro destinos nacionais e um internacional, promovendo a cidade e a região, capacitando agentes e operadores e também investindo na prospecção de eventos. De 4 a 6 de junho, o destaque ficou com a Fiexpo Latinoamérica. Em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, marcou presença na EBS – Feira da Indústria dos Eventos Corporativos, Incentivos, Congressos, Feiras e Treinamentos & Desenvolvimento. Fechando a maratona de ações, aconteceu entre os dias 5 e 7, a 3ª etapa do Projeto de Divulgação conjunta “Visite Balneário Camboriú & Região”, que esteve em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Ribeirão Preto (SP).
FLORIPA AIRPORT
Nesta quarta-feira, dia 13, a Floripa Airport implementou uma nova organização da via na entrada do terminal de passageiros do Aeroporto de Florianópolis. A rua foi revitalizada, com faixas mais largas, há novas áreas para embarque e desembarque e placas e pinturas no chão delimitando as vagas de parceiros e órgãos públicos. A novidade é que haverá duas faixas nas extremidades da via, pintadas de vermelho, para deslocamento de pedestres. Os aplicativos de transporte também passam a ter uma área específica para estacionar na entrada do terminal. Segue sendo permitido parar apenas para embarque e desembarque. Para estacionar, o visitante deverá usar o estacionamento do Aeroporto. O tempo de tolerância é de 10 minutos.
Desde que assumiu as operações do Aeroporto de Florianópolis, em janeiro, a Floripa Airport está promovendo uma série de melhorias no atual terminal para torná-lo mais eficiente e mais confortável para todos. A mudança na organização do meio-fio é mais uma delas, que tem como objetivo acabar com problemas comuns na via em frente ao terminal, como carros parados em faixa dupla e estacionamento irregular. A partir de quarta-feira, quando começa a valer a nova organização, a concessionária suíça terá orientadores de trânsito para ajudar os motoristas.
9ª EDIÇÃO BALNEÁRIO SABOSOSO
Viajar, comer e viver foram os principais elementos utilizados para direcionar o conceito da campanha da 9ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso. Buscando remeter as experiências boas da vida, o grande protagonista da campanha, um vídeo conceito, divide atenção entre as etapas que compõem o ato de comer: o preparo, a montagem, o encontro e, pôr fim, a degustação de forma ainda mais humanizada.
https://www.facebook.com/balneariosaboroso/videos/1351192118315139/
A 9ª edição do Balneário Saboroso acontece de 5 a 29 de julho, mês em que é comemorado o aniversário da cidade. Considerado um dos maiores e melhores eventos gastronômico do Sul do país, o festival reunirá neste ano 33 estabelecimentos, que vão oferecer um menu exclusivo completo pelo valor R$54,90. O Balneário Saboroso é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e possui confirmado os seguintes patrocinadores: a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Decanter, Eisenbahn e Acquíssima. Entre os apoiadores confirmados estão a Univali, Copainóx, Maxcana e a Lugano.
Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar.
RIO DE JANEIRO – TUDO NEGRO
Lideranças do trade turístico do Rio de Janeiro se reúnem para debater segurança. A é ? Mas não foram as lideranças que deixaram chegar a essa situação caótica que só irá piorar ainda mais. O Rio não não mais jeito. Acabou e deve-se parar urgentemente com campanhas tornando o Rio de janeiro, manchete negativa em todos os jornais do mundo, como porta de entrada do Brasil. Eu, que sou brasileiro, se me pagarem não vou.
Eu tenho medo do Rio de janeiro. Deixou de ser, embora o governo insista em afirmar que o Rio é uma das cidades mais atrativas do mundo, por meio do turismo. Não é, nem intervenção militar não resolve. Enquanto não houver educação e segurança e presídios que não sejam depósitos de lixos humanos, verdadeiras faculdades do crime, o Rio jamais voltará a ser Cidade maravilhosa.
Não se precisa investir em divulgação, pois ela jamais irá melhorar essa percepção de segurança e atrair mais investidores e visitantes, pois nós vendemos a verdadeira imagem através dos telejornais nacionais e internacionais, através dos tiroteios, assassinatos, roubos, corrupção… Vendemos a imagem de que o Rio é só carnaval, futebol, sexo fácil e livre e banditismo. Mudem isso e mudaremos a imagem não só do Rio mas como do Brasil. Hoje, o Rio é terra de ninguém. Eu passei perrengue lá e vi muita gente passar. To fora.
OPERADORES URUGUAIOS DESCOBREM OS ENCANTOS DO RIO GRANDE DO NORTE
Um grupo de operadores do Uruguai desembarcou na semana passada no Rio Grande do Norte para cumprir uma série de visitas aos pontos turísticos de Natal e Pipa. Organizado pelo Comitê Descubra Brasil, a ação conta com apoio da Embratur, Embaixada do Brasil em Montevideo e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). Até o úlrtimo dia 12 de junho, o grupo, composto por 20 representantes do trade do Uruguai, conheceu a infraestrutura turística das cidades, a rede hoteleira, restaurantes e pontos turísticos. Foi oferecido um jantar pelo governo do estado no domingo, dia 10. A ação foi articulada durante o ‘Meeting Brasil – Missão Rio Grande do Norte’, promovido pelo Governo do RN com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial. O evento aconteceu em maio, em cidades da Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.
Para o diretor-presidente da Emprotur, Rogerinho Pessoa, o Rio Grande do Norte conta hoje com infraestrutura turística capaz de receber maior número de visitantes e se manter como porta de entrada para os destinos no Nordeste brasileiro, “oferecendo em seus principais atrativos uma gama de opções para além de Sol e Praia”, destacou.
Rogerinho Pessoa
Em 2017, cerca de 330 mil uruguaios desembarcaram em destinos turísticos brasileiros, um crescimento de 15,5% em relação ao ano de 2016. De acordo com a Demanda Turística do Ministério do Turismo, a maioria desses turistas (87,3%) já vieram para o Brasil outras vezes e 98% disseram que têm intenção de retornar.
11ª MEIA MARATONA DAS CATARATAS
Foto: Nilton Rolin
Os participantes da 11ª Meia Maratona das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, reviveram na manhã do último domingo em Foz do Iguaçu um cenário de tirar o fôlego. O evento coincidiu com o aniversário de 104 anos de emancipação político administrativa da cidade, que chegou neste domingo aos 104 anos. A usina de Itaipu foi uma das patrocinadoras. As provas, uma de 21 km e outra de 8 km, ocorreram dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. O evento teve o apoio de Itaipu Binacional. Para os organizadores, a Meia Maratona mais uma vez surpreendeu pela qualidade dos atletas, espírito esportivo e sinergia dos atletas.
WIFI A BORDO, VIA SATÉLITE
Não se trata do “WIFI” oferecidos pelas nossas aeronaves que só funciona internamente para a programação de bordo e pra isso você ainda tem que baixar um aplicativo. Esse é melhor, de graça e via satélite. A Air Canada passou oferecer esse serviço pela Gogo, em voos internacionais operados no modelo Boeing 777-300ER e frota narrow-body (fuselagem estreita) da companhia de baixo custo Air Canada Rouge. Segundo Benjamin Smith, presidente de Passenger Airlines da Air Canada: “Os clientes da Air Canada terão acesso ao serviço de internet mais rápido disponível em qualquer operadora canadense”.
“O wi-fi tornará as viagens mais agradáveis para se conectar com a família e amigos, assistir a um filme ou programa na internet e acessar os feeds de rede social”. Toda a frota de aeronaves da Air Canada e Air Canada Rouge está programada para receber a tecnologia até 2019, incluindo os modelos Boeing 777-200LR, 787-8/9, A330 e Boeing 767-300ER da Rouge. Vale ressaltar que a passagem não custará mais cara por isso.
Inverno, alta gastronomia e a melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo. Tudo a ver !
TURISMO E ESTILO DE VIDA DOS BRASILEIROS NA COPA DA RÚSSIA
A Assessoria de Comunicação da Instituto Brasileiro de Turismo vai montar uma Agência de Notícias para auxiliar os jornalistas que farão a cobertura da Copa do Mundo, tanto no Brasil como em solo russo. O objetivo é reunir as principais notícias e avisos de pautas sobre a grande ação de divulgação do turismo brasileiro que o Instituto fará durante o evento. Além disso, a agência trará informações sobre a participação dos torcedores presentes e sobre brasileiros que vivem no país-sede levando a cultura e o jeito único de ser e de torcer para a seleção cinco vezes campeã mundial. Para os jornalistas brasileiros que estarão na Rússia, será entregue um Press Kit da Embratur contendo as informações gerais da campanha de promoção e das ações. Os profissionais vão receber um Boletim Diário com notícias da agência, avisos de pauta e mais informações pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
BRASIL NA RÚSSIA
As ações da Embratur na Rússia incluem o lançamento da campanha Happy By Nature (Felizes Por Natureza). As peças publicitárias estarão expostas a partir do dia 16 de junho. Serão 100 painéis espalhados por Moscou convidando os potenciais turistas a visitarem o Brasil. As peças terão imagens de destinos e do estilo de vida do povo brasileiro e sua interação com pontos turísticos emblemáticos do Brasil. Um painel também será instalado na área de desembarque internacional do aeroporto da capital russa por um período de dois meses.
Entre as peças da campanha da Embratur, estão previstos um vídeo-manifesto e um filme publicitário. No dia 25 de junho, a Embratur realiza, em um dos maiores shoppings de Moscou, uma coletiva de imprensa para a grande mídia que contará com a participação de 50 jornalistas nacionais e internacionais. No mesmo dia terá início a circulação de um ônibus por Moscou. O veículo de turismo será envelopado com imagens do Brasil conforme o conteúdo da campanha da Embratur e circulará pela cidade durante um mês.
BELLA DA SEMANA