A 31ª edição do Festival Internacional de Turismo começou oficialmente na noite desta quinta-feira (7), em Gramado, exaltando a diversidade, o meio ambiente e um novo ciclo para a feira mais importante do Sul. A cerimônia de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais, porém, a feira será aberta ao público nesta sexta-feira, quando mais de 2,5 mil marcas e 65 destinos internacionais poderão mostrar o que têm de melhor aos turistas não só do Brasil como de outras partes do mundo.
“O mundo nos impõe a necessidade diária de nos reinventarmos e, neste novo ciclo, sempre enfatizaremos nosso lado humano. Um exemplo disso será a realização da cerimônia da lamparina, uma antiga tradição tibetana, para levar muita luz e boas energias a todos logo no início da feira”, acrescentou Zorzanello, que também destacou a abertura do Serra Park uma hora mais cedo com o intuito de “otimizar o tempo e aumentar a produtividade”.
Bob Santos (MTur), Gilson Machado Neto (Embratur), Herculano Passos (Frente Parlamentar em Defesa do Turismo na Câmara),Roberto Nedelciu (Braztoa), Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul), João Alfredo Bertolucci (prefeito de Gramado), Guilherme Paulus (Grupo GJP) e outras autoridades relacionadas ao setor e ao Estado também marcaram presença na solenidade, sendo chamados ao palco, assim como nove personalidades homenageadas entre os “Amigos do Festival”.
Os reconhecidos deste ano foram: o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, Enoir Zorzanello, Abdon Barreto Filho, João Augusto Machado, Lasier Martins, Marcia Chiota, Natalia Pisoni, Ricardo Andres Roman e Roberto Bacovis. Ao longo de sua história, o Festuris já premiou mais de 220 parceiros. “ É uma justa homenagem para aqueles que contribuíram com o progresso do evento, por meio de iniciativas e ações. Gratidão é um dos principais alicerces de toda a nossa história e futuro”, disse Zorzanello.
“São tempos de transformação e não são os mais fortes que sobrevivem, mas sim aqueles que melhor conseguem se adaptar à realidade. Estamos determinados a ser a melhor plataforma de negócios do Turismo no Brasil sem perder os valores e a essência que sempre nortearam a nossa empresa, incluindo a humildade para ouvir e aprender”, acrescentou Marta, que também destacou a força do setor para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e do País. “O Turismo só acontece onde a população quer que aconteça. E é este olhar e receptividade que queremos espalhar para todo o Estado. Se hoje, o agronegócio representa 40% do PIB, o Turismo pode ser o outro vetor para recuperar a economia do nosso Estado de forma ágil e com resultados eficientes. O Turismo é feito por pessoas para pessoas e será a grande indústria dos novos tempos, com capacidade de abrir caminhos, derrubar muros e construir pontes, promovendo o diálogo e a paz”, completou Marta.
As atividades do Festuris estão programadas para serem realizadas até o próximo domingo, envolvendo diversos empreendimentos da cidade, porém, é no Serra Park, centro de eventos que conta com 28 mil metros quadrados, que todos os participantes se reunirão nos próximos dois dias. São esperadas mais de 15 mil pessoas durante todos os dias de eventos, além de uma movimentação de cerca de R$ 300 milhões em negócios.
Após a abertura oficial, diversas festas acontecendo simultaneamente na cidade que está espetacular como sempre. A maioria preferiu ficar em frente ao palácio na festa oferecida pela tradicional Brocker Turismo, que desde 1995 nós, trabalha para consolidar e fortalecer uma das maiores vocações da região: a hospitalidade. Conhecem cada pedacinho da Serra Gaúcha que, cada vez mais, encanta os visitantes do Brasil e do mundo. Afinal, nasceram aqui e se orgulham muito de fazer parte de um povo tão acolhedor e de morar em uma região tão privilegiada! As meninas Any Brocker, Carlize Bianchi e Luiza Brocker foram como sempre nossas anfitriãs.
Depois disso e sair pela noite de Gramado e se encantar com tanta decoração na cidade digna do Papai Noel com o seu Natal Luz. Esse jornalista é convidado do Evento, do Prodigy Gramado, Brocker Turismo, Kurotel e voa pelas asas da Azul.