Sede do 14º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável será a cidade histórica de Comayagua
Importante centro do Turismo Religioso de Honduras, está preparado para um grande evento nos próximos dias 23 e 24 de agosto
Conhecida como a capital religiosa de Honduras, Comayagua está pronta e entusiasmada para sediar a aguardada reunião acadêmica e cultural que supera todas as expectativas de importantes cidades postulantes, incluindo: Pamplona, Espanha e Tarija, na Bolívia. Além de sua enorme vocação religiosa, a variedade de atrativos turísticos religiosos históricos que Honduras oferece – especialmente em Comayagua – foram fatores determinantes para a sua escolha como cidade-sede do importante congresso.
É importante destacar que este congresso Internacional nasceu no Centro Catequético de Campo Mourão (Região Centro Ocidental Paranaense – distante 453 km de Curitiba e 89 km de Maringá) no ano de 2006. O evento foi idealizado pelo Engenheiro Ruben O. Moyano, especialista em Turismo Religioso, e levado à frente pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas). Já foram realizados eventos em vários lugares do Brasil (2 em Campo Mourão, duas vezes na PUC- Curitiba. em Maringá e Apucarana), na Argentina ( Merlo, Bariloche, Córdoba, Buenos Aires), na Bolívia (Santa Cruz da la Sierra). Agora, chegou a vez de Comayagua, em Honduras.
A primeira ação prática do Congresso aconteceu em 2007 com a implementação da Rota da Fé (www.rotasdafe.com.br), que já atingiu a edição 54. A seleção de Comayagua como a cidade anfitriã reflete uma crescente consciência global da impressionante história, arquitetura e diversidade religiosa de Honduras e, em particular, suas celebrações únicas e prolongadas da Semana Santa. Assim, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável em Honduras tratará da integração das manifestações religiosas, das diferentes formas de expressão da fé, bem como da importância da arquitetura, da história, da pintura e da música sacra, bem como das maneiras de se vestir, das manifestação culturais e até de costumes gastronômicos que identificam o comportamento religioso dos hondurenhos e da cidade patrimonial de Comayagua.