Juntos Ministério do Turismo e da Saúde pelo Passaporte de Vacinação.
A priori, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reuniu-se com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga a fim de firmarem uma parceria para incentivar o uso de um certificado de vacinação para incentivar a retomada segura das atividades turísticas. O certificado é fornecido por meio do aplicativo Conecte SUS e permite que as pessoas já imunizadas tenham um QR Code com dados sobre a vacinação.
“De fato, estive hoje com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para mais uma reunião sobre a implantação do certificado digital de vacinação em nosso País, uma ação extremamente importante para o turismo e o setor de eventos. Este documento, que já está disponível no aplicativo Conecte SUS, funcionará como o Passaporte de Vacinação”. De acordo com Machado Neto, agora, os gestores estaduais e municipais contam com esse instrumento, que a critério de cada localidade possa flexibilizar para as pessoas já imunizadas, o acesso aos eventos e locais turísticos, como já ocorre em alguns países, sempre respeitando as normas de segurança sanitária.
“O turismo e o setor de entretenimento seguem trabalhando para quando chegar o momento da retomada. Por isso, ter uma comprovação de vacinação que ofereça mais segurança para turistas e trabalhadores é fundamental. Juntos vamos fortalecer o turismo do nosso Brasil e seremos fundamentais na recuperação econômica do Brasil”, reiterou o ministro do Turismo”. Além disso, Gilson Machado afirmou que já discute o uso da ferramenta com organismos estrangeiros para brasileiros em viagem ao exterior, a exemplo de outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou o avanço na vacinação em todo o País, com a aplicação, até o momento, de mais de 20 milhões de doses.
TURISMO INTERNO EM LIVE NO FESTURIS
Falando nisso, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto foi o convidado da estreia do Festuris Live 2021 – programa semanal de lives do Festuris pela sua página no Instagram. Mais de 500 pessoas passaram pela transmissão, onde a principal autoridade do turismo brasileiro apresentou as ações do MTur e as prioridades do governo para a reconstrução do setor, que foi um dos mais atingidos pela pandemia. O ministro divulgou em primeira mão um acordo entre os ministérios para disponibilizar o aplicativo ConecteSUS, que servirá como um passaporte de vacinação no país e no mundo, podendo assim agilizar o processo de retomada das viagens de forma segura. Em paralelo a isso, Machado sinalizou que o Brasil irá vacinar 1 milhão de pessoas por dia e o governo federal está atuando desde o ano passado no apoio às empresas do Turismo em programas como o Fungetur.
Na quarta-feira, 14 de abril, às 18h, o Festuris Live terá como convidados a empresária Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, e o empresário Carlos Prado, representando o movimento Supera Turismo. O tema será “A importância da vacina para o Turismo” e a live pode ser acompanhada pelo Instagram do @festurisgramado.
TRIPULAÇÃO E PASSAGEIROS VACINADOS
A propósito, a companhia Qatar Airways fez nesta última terça-feira, 6, o primeiro voo do mundo somente com passageiros e tripulação vacinados contra a covid-19. O moderno Airbus A350-1000, com capacidade para mais de 400 passageiros, decolou do aeroporto internacional de Hamad, em Doha, para uma viagem de três horas. O “voo especial” serviu como teste e também para apresentar as medidas de segurança e higiene a bordo. A companhia do Oriente Médio também inaugurou uma nova tecnologia de entretenimento de bordo, o “Zero Touch” (sem toques), que será utilizada em todos os voos da empresa pós-pandemia.
“Temos o orgulho de continuar a liderar o setor operando o primeiro voo com a tripulação e os passageiros totalmente vacinados e oferecendo um farol de esperança para o futuro da aviação internacional”, disse o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker.
PASSAPORTE SANITÁRIO
Segundo Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), desde o ano passado, o turismo brasileiro mostra um prejuízo crescente em seu faturamento por conta da pandemia desencadeada pelo novo coronavírus. Recentemente, a Comissão Europeia trouxe a proposta da criação de um “passaporte sanitário”, onde todas as pessoas vacinadas contra a infecção viral podem voltar a viajar para a região, desde que haja a comprovação da imunidade. Sem dúvidas, é uma medida que potencializará a movimentação turística local. Inúmeros países se encontram com o programa de vacinação avançado, o que possibilitou o relaxamento de algumas restrições, como a da circulação de turistas. Assim como a Europa, o Brasil também se interessa por essa possibilidade.
FESTURIS CONNECTION
Você quer saber de que forma trabalhar destinos turísticos como produtos, valorizando e potencializando ao máximo as suas características locais? No Festuris Connection, o coordenador de turismo do Sebrae/SC, Alan Claumann, compartilhará o seu conhecimento sobre o assunto em palestra na imersão Top Performer. Com grande experiência no setor, Alan é responsável pela definição das estratégias e pela implantação dos programas estaduais do Sebrae de Indicações Geográficas e de Destinos Turísticos Inteligentes, que abordam temas como marketing, governança, reposicionamento digital, sustentabilidade e valorização de produtos com DNA local. O Festuris Connection é um evento híbrido de conteúdo que vai acontecer nos dias 6 e 7 de maio, no Hotel Master Gramado. Você pode se inscrever para participar de forma presencial ou acompanhar a imersão Top Performer de forma online. Quero comprar meu ingresso.
TURISMO ECOLÓGICO E SUSTENTÁVEL
Projetos que promovem o turismo ecológico sustentável e a qualidade de vida das comunidades locais podem participar do 22° Prêmio Fritz Müller, promovido pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) com a finalidade de reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos voltados à preservação ambiental.As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 27 de agosto – clique aqui.
A premiação contempla 15 categorias voltadas a projetos e ações desenvolvidos nas áreas de agricultura sustentável, conservação de insumos como água e energia, controle da poluição, tratamento de efluentes, reciclagem e resíduos sólidos, educação ambiental, gestão ambiental, turismo ecológico, entre outras. Concedido anualmente, o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. É destinado a projetos e iniciativas que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.
Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado. O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu em 1822, na Alemanha, mas viveu em Blumenau por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.
COMPLEXO TURÍSTICO SERRA DO RIO DO RASTRO
Segue aberto, até a esta sexta-feira (09), o edital referente ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do complexo turístico da Serra do Rio do Rastro. Interessados em participar devem solicitar autorização para elaboração de estudos técnicos quanto à viabilidade do equipamento. Os estudos, que deverão ser apresentados no prazo de 120 dias, precisam abranger: viabilidade técnica, operacional, econômica, financeira, ambiental e aspectos jurídicos para a estruturação do projeto de concessão do novo complexo turístico para a iniciativa privada. Além de um mirante, o local deverá contar com uma estrutura de apoio ao visitante, como lojas, estacionamentos e restaurantes. O PMI é um instrumento previsto no Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) para viabilizar a cooperação com a iniciativa privada. O edital do Chamamento Público está disponível aqui.
BALIZAMENTO NÁUTICO
Além disso e para reforçar as estruturas de segurança nas áreas reservadas a banhistas e embarcações em praias e lagoas do estado, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) abriu licitação, no modelo pregão eletrônico, para a aquisição de equipamentos de balizamento náutico. As propostas podem ser enviadas até as 14h do dia 14 de abril de 2021. A ação faz parte do Programa Orla Segura para melhorar e adequar a infraestrutura de ordenamento náutico. Serão adquiridos boias, manilhas, sapatilhas, poitas, distorcedores e cabos, conforme especificações descritas no edital. – Esse é mais um projeto que a Santur tira do papel. Além da segurança, o balizamento vai beneficiar o turismo náutico e aquaviário e, consequentemente, fortalecer a economia do mar em Santa Catarina – destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari. O edital 013/2021 está disponível para consulta no Portal de Compras do Estado – clique aqui.
ABAV – CURSOS E CAPACITAÇÕES
A Abav Nacional retomou nesta quinta-feira (8) a agenda de cursos e eventos do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCAbav), com três apresentações dentro da proposta de orientar o mercado a criar oportunidades no período de crise. Com mais de 500 pré-inscritos, o seminário “Criando oportunidades no período da crise” reabre vagas para atender demanda extra. A agenda do ICCABAV já tem mais nove temas fechados para os eventos deste ano: 28/abr – LGPD; 26/mai – Desafios do home office; 30/jun – Inovação; 28/jul – Empreendedorismo; 25/ago – Marketing e Promoção Comercial;22/set – A força das mídias sociais; 27/out – Gestão; 24/nov – Transformação digital; 15/dez – Marketing e Vendas; Para facilitar a consulta aos interessados, a organização criou uma página em que atualiza periodicamente as informações, com os respectivos links e formulários de inscrições.
O INPROTUR E PRODUTOS TURÍSTICOS DA ARGENTINA
Enquanto nos adotamos o passaporte saúde/vacinação, a Argentina segue fechada e sem perspectivas. Todavia o Inprotur, persegue a construção de uma oferta turística diferenciada e qualificada, adaptada às novas necessidades do turismo internacional, permitindo reunir representantes de todas as regiões do ecossistema turístico argentino, dos destinos ao setor privado. Sendo assim, desde o mês de fevereiro, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), junto com a gestão da consultora Madzen, e a colaboração da Câmara Argentina de Turismo (CAT) e o Conselho Federal de Turismo (CFT), realizam o Programa de Experiências e Produtos turísticos da Argentina em busca da construção de uma oferta turística diferenciada e qualificada, adaptada às novas necessidades do turismo internacional. Espera-se que no mínimo funcione e abram de uma vez as fronteiras daquele país. A temporada de inverno está chegando e eles não estão levando isso a sério.
AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇU
Em dia de leilão dos aeroportos na Bolsa de Valores (B3), o presidente Jair Bolsonaro participou de uma solenidade que marcou o término da obra civil de ampliação da pista do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). “O Paraná está de parabéns, agora vai receber voos do mundo todo. Foz do Iguaçu é uma cidade com uma vocação enorme para o turismo, dado que tem uma das grandes maravilhas do mundo, as Cataratas. Tenho certeza que todo mundo ganhará com isso, não apenas o município, mas o estado e o Brasil”, afirmou Bolsonaro. O Aeroporto Internacional Cataratas foi um dos quatro terminais aéreos paranaenses que integraram o Bloco Sul, que foi arrematado por R$ 2,128 bilhões, um ágio de 1.534% (ou quase 16 vezes mais) da proposta mínima.
Leia ainda: Castelo Saint Andrews, primeiro exclusive house do Brasil
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Feriados impactam vendas de viagens e abrem espaço para novos produtos
Santa Catarina receberá maior evento de ciclismo de estrada do mundo
Receitas dos aeroportos ainda será profundamente sentida em 2021