A mostra ocorre durante a 6º Convenção Internacional de Tatuagem Itinerante, no Kartódromo Internacional do Parque Beto Carreiro World

Mauricio Huber – Foto: Samuel Oliveira

Mitologia, pesquisa e arte. Nos dias 7, 8 e 9 de setembro, o artista Maurício Huber expõe 10 obras sobre Lendas e Mitos Orientais na Tatuagem, em Penha, Santa Catarina. A mostra ocorre das 9h às 22h, durante a 6º Convenção Internacional de Tatuagem Itinerante, no Kartódromo Internacional do Parque Beto Carreiro World. O valor da entrada do evento é R$ 15 ou R$ 10 (e mais um quilo de alimento não perecível). “A exposição é composta por obras com cerca de 85cm x 65cm, produzidas com a utilização de nanquim e acrílica líquida sobre papel. A exposição é inspirada na cultura oriental, ícones da tatuagem e gravuras clássicas. Cada tela é acompanhada por um breve texto que conta a história do mito ou lenda representado na obra”, explica a produtora executiva da mostra, Natália Curioletti.

Mauricio Huber-Foto: Samuel Oliveira

Segunda Natália, a proposta chama atenção para a compreensão e a valorização do tatuador como um artista produtor de pensamento e pesquisa estética: “A exposição também pretende ser uma reflexão sobre arte corporal contemporânea e suas raízes culturais e mitológicas”, diz. Nessa exposição, o artista foi inspirado pelas gravuras orientais, que retratam lendas do cotidiano dos antigos povos orientais e que têm relevância na sociedade contemporânea, devido ao seu caráter mitológico. A ideia surgiu da necessidade do artista em estudar mais profundamente as lendas e mitos, retratados nas gravuras dos antigos povos orientais e que aparecem também nos corpos tatuados. “Durante esse processo, observei também que muitas pessoas desconhecem os significados e a força que estes ícones carregam”, diz Maurício Huber. “As obras transportam os nomes das lendas, mitos ou personagens, como, por exemplo, ‘Kiyohime’, que conta a história de uma donzela do período do Japão feudal que foi consumida pela raiva de um amor não correspondido, e que a transformou em um terrível monstro com uma vontade enorme de vingança”, complementa Huber.

Natália Curioletti - Turismo on line
Natália Curioletti

O artista, que trabalha com nanquim e acrílica líquida sobre papel, leva em média 40 horas de trabalho para pintar cada tela: “Sem contar o tempo de estudo anterior ao início da pintura, até chegar ao esboço final de cada releitura que faço sobre esses ícones”, comenta.  “O público é convidado a mergulhar nesse universo e a refletir que assim como uma pintura, feita em papel ou tela, os corpos tatuados também podem ser compreendidos como suportes de arte”, acrescenta Natália. A exposição é uma realização da Old Friends Art Studio, e conta com o apoio da Cromo Fine Art Prints e da Nane Pereira Comunicação e Arte. Acompanhe as notícias e as novidades do artista pelo www.instagram.com/mauricio_huber

Arte Exposição Tatoo - Turismo on line
Mauricio Humer – Foto: Samuel Oliveira

É tatuador e artista plástico há 11 anos. Participou de exposições na “Galeria Old Friends – 6 anos”, no Espaço Old Friends, em Blumenau (2016); na ”Guitar Custom Tattoo”, no espaço Matilha Cultural, em São Paulo (2013), no “Incorpore Arte Body Suite Expo”, no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (2012). Tem livros publicados pela editora Pixel Art, “Mauricio Huber Sketchbook vol2” (2017); “Mauricio Huber Sketchbook” (2014), e, “Pixel Art Book, Série Tatuadores: Mauricio Huber” (2011). Em 2013 e 2014, trabalhou como artista convidado no Kartell Tattoo, em Frankfurt na Alemanha, e, de 2010 a 2013, como artista convidado, na Color Up Tattoo, em Curitiba. Trabalha desde 2010 no Old Friends Art Studio, do qual é sócio, em Blumenau, Santa Catariana, onde desenvolve o trabalho como tatuador e em pesquisas em pintura e desenho.

Beto Carrero World - Turismo on line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *