Em encontro entre presidentes do Brasil e da Argentina as relações comerciais entre os países da região foi uma das principais pautas
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu ontem, 17, o presidente argentino, Mauricio Macri. No encontro, as pautas comerciais e o fortalecimento do Mercosul dominaram os discursos no Palácio do Planalto e no almoço promovido no Itamaraty. Para o Turismo, esse alinhamento com o país vizinho é importante, pois é de lá que vem o maior número de visitantes, na casa dos dois milhões anuais. “Estamos confiantes na modernização do Mercosul tanto em seu aperfeiçoamento interno como na expansão de suas relações com o mundo”, declarou o presidente Jair Bolsonaro durante o evento.
Os presidentes ressaltaram a importância desta primeira visita de um representante estrangeiro ao Brasil após a posse do presidente Jair Bolsonaro, prova da prioridade que se atribuem reciprocamente os dois países. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que esteve na recepção ao presidente da Argentina, afirmou que “o governo brasileiro entende que estar presente e fazer negócios com o país que é o maior emissor de turistas para o Brasil é uma medida extremamente estratégica para consolidar a nossa parceria e continuar ampliando a presença dos viajantes argentinos em destinos brasileiros”.
A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, que também fez parte da recepção ao presidente da Argentina, afirma que o Instituto vem realizando diversas ações a fim de desenvolver as relações com a Argentina, bem como para ampliar a chegada de turistas deste país. “O turismo internacional regional, entre países vizinhos, é o que mais cresce e onde acontecem os maiores fluxos de viajantes. É importante a proximidade, a desburocratização e a modernização, que ambos mandatários estão propondo para as questões comerciais e que, com certeza, impulsionam o turismo”, declarou a presidente Teté Bezerra.
Em 2018, a Embratur realizou algumas iniciativas em parceria com a Improtur, agência que desenvolve o trabalho de promoção internacional da Argentina, assim como a Embratur faz pelo Brasil. Uma delas foi a missão a China, na qual ambos os países realizaram em conjunto um roadshow, com rodada de negócios, com os principais operadores de turismo do país asiático. Nesta ação, ganharam destaque as Cataratas do Iguaçu, o futebol e outros aspectos culturais que são atrativos turístico compartilhado entre os dois países.