MINISTRO DO TURISMO VINICIUS LUMMERTZ VISITA SANTA CATARINA E É HOMENAGEADO PELO TRADE DE TURISMO
Vinicius Lummerts entre as filhas Valentina e Natalia e sua esposa Simone
O Ministro Vinicius Lummertz esteve em SC seguindo uma agenda concorrida. Primeiramente acompanhou obras estruturantes do turismo no Estado. Como parte agenda, recebeu lideranças de: Ilhota, Porto Belo, Brusque, Itapema, Gaspar, Botuverá, Ibirama, Alfredo Wagner e Camboriú. Todos eles apresentaram pedidos voltados para o turismo destes municípios. Em Balneário Camboriú participou da Cerimônia de entrega do Licenciamento Ambiental para a ampliação da faixa de areia de Balneário Camboriú.
“O turismo representa 8% do PIB nacional, porém em nosso estado o setor impacta em 13% na economia. Esse dado demonstra a importância do turismo para a movimentação econômica e geração de empregos no estado. Nosso esforço aqui hoje é para melhorar a infraestrutura dos destinos e o ambiente de negócios para permitir que a iniciativa privada continue a investir no turismo catarinense”, afirmou Lummertz.
https://www.facebook.com/vlummertz/videos/238952720182884/
Vinicius Lummertz e o Senador Dário Berger
Ao receber os prefeitos, acompanhado do senador Dário Berger e dos deputados federais Rogerio Peninha e Edinho Bez, o ministro do Turismo se comprometeu a abrir o sistema de convênios na próxima semana para cadastro dos projetos. “Este é o momento que os gestores têm para pleitear o apoio do MTur para estruturação dos municípios. Essa parceria é fundamental para desenvolver os destinos, atrair mais turistas, gerar emprego e renda para o estado”, concluiu. Os projetos apresentados foram para construção de ciclofaixas, acessos a centros de eventos, revitalização de orlas e parques, entre outros, para os municípios de Ilhota, Porto Belo, Brusque, Itapema, Gaspar, Botuvera, Ibirama, Alfredo Wagner e Camboriú.
Vinicius Lummertz e o Governador Eduardo Pinho Moreira
Já na Capital do Estado fez a primeira visita técnica às obras do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis, Hercílio Luz. Segundo ele: “Muito mais do que um aeroporto, este lugar é a nossa ligação direta com o mundo. É altamente estratégico para o patamar de Santa Catarina e para o lugar onde queremos chegar”. Iniciada em 15 de janeiro, a obra do novo terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis está adiantada e deve estar pronto para operar até outubro de 2019. A nova estrutura terá capacidade para atender 8 milhões de passageiros por ano, triplicando os 2 milhões suportados atualmente.
Ministro Vinícius Lummertz recebe homenagem da SANTUR, através do seu Presidente Valdir Valendowisky
Maura Wiest, Iolanda Marcondes de Matos (Costão do Santinho Resort), Ex-Primeira Dama Ivete Appel da Silveira, esposa do saudoso Governador Luiz Henrique da Silveira
Ex-Governador e Ex-Senador Casildo Maldaner e o Dep. Federal Edinho Bez
Em seguida seguiu para o Resort Costão do Santinho para um jantar oferecido pelo resort e pelo trade catarinense, em sua homenagem, segundo ele, uma noite de gratidão. O catarinense Vinicius Lummertz, tomou posse no último dia 10, como novo ministro do Turismo. Ele substituiu Marx Beltrão, que ocupou a pasta desde 05 de outubro de 2016. A gestão de Lummertz à frente do Instituto, iniciada em junho de 2015, foi marcada pela busca de posicionamento e da presença do turismo brasileiro em nível internacional, unindo, para isso, forças entre o setor público e privado. Ele defendeu publicamente a aprovação do PL 2724/2015, que transforma a Embratur em serviço social autônomo, nos moldes da APEX-Brasil e Sebrae. Isso vai permitir ainda a ampliação da participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas e também moderniza a Lei Geral de Turismo. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 20 de março, o pedido de regime de urgência do projeto.
Na gestão de Lummertz, a Embratur investiu fortemente na atração de turistas estrangeiros ao verão brasileiro e na divulgação da Olimpíada e Paralimpíada, bem como, articulou com órgãos do governo para dispensar turistas estrangeiros do visto no ano olímpico. Implementou o Comitê Descubra Brasil no Canadá, além de ter potencializado ações na plataforma digital para alcançar mais viajantes internacionais. Junto ao Ministério do Turismo, levou ao Ministério das Relações Exteriores proposta para estender a isenção de vistos aos estrangeiros que visitaram o Brasil durante os Jogos Olímpicos em 2016. Além disso, participou de reuniões que decidiram propor o visto eletrônico (e-visa) para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida entrou em vigor no final do ano passado.
À frente do Instituto, Lummertz reforçou sua convicção de que o Brasil precisa atrair investimentos turísticos para dinamizar a economia. Foram mais de 15 países visitados, onde Vinicius Lummertz participou de reuniões com representantes dos governos, além de encontros com lideranças de entidades do trade turístico internacional para divulgação das ações de promoção da Embratur e trocas de experiências com empresas que propiciam, por exemplo, uma maior capacidade de interação entre setor público e privado.
Para Vinicius Lummertz, com as ações direcionadas aos mercados prioritários, como a implantação do visto eletrônico e campanhas promocionais, a tendência é aumentar a vinda de visitantes. “O Brasil precisa investir mais na busca do turista internacional. É o que fazem os países do mundo inteiro. Acredito, também, que o plano Brasil + Turismo, medidas para fortalecer o setor no País, irá contribuir para este aumento. O pacote engloba, além da emissão de vistos eletrônicos, a ampliação da conectividade aérea, modernização da Lei Geral do Turismo, qualificação profissional, fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo e, especialmente, a transformação da Embratur em serviço social autônomo (agência)”, destacou. Formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, Lummertz estava na Embratur desde junho de 2015. Ele foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis e diretor nacional e estadual do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas). Ele também foi secretário de Estado do Planejamento e Relações Internacionais de Santa Catarina (2007-2010), além de ocupar o cargo de secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, de setembro de 2012 a maio de 2015.
PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI