Missão humanitária realizada pelo Aeroclube de Santa Catarina. A princípio, o Aeroclube de Santa Catarina (SSKT), entrou em ação mais uma vez, desta vez auxiliando no combate a pandemia provocada pelo vírus COVID 19. Definitivamente, realizando missão humanitária para o Estado de Santa Catarina. Dessa forma, no último sábado, 28, decolou com pilotos/sócios experientes com destino a Pelotas – RS, (SBPK), aonde recolheu encomendas de máscaras de oxigênio direcionadas para suprir o estoque de EPI no Hospital Regional de São José (SC).
A missão
Naturalmente, a missão foi planejada no dia anterior pelo Presidente do Aeroclube Sr. Marcos Gabriel e o Diretor Técnico Sr. Marcelo Dauer, que também fez parte da tripulação do voo SSKT para SBPK. Assim, o voo foi realizado pela da aeronave PR-BKT, Bonanza. Desta maneira, o material foi entregue ao hospital em cinco horas contando com voo de aeronave privada tripulada pelos proprietários sem qualquer custo ao Estado. Assim sendo, a iniciativa foi inédita, tendo sido a primeira do gênero no Brasil. De fato, essas ações prosseguirão e já são copiadas por demais instituições em todo o país.
Segundo nota oficial do Aeroclube de Santa Catarina: “Portanto, em nome da Diretoria do Aeroclube de Santa Catarina informamos aos senhores que considerando o estado de emergência estadual e de calamidade pública nacional em virtude do COVID 19 que afetará intensamente o nosso Estado, bem como que o Aeroclube de Santa Catarina é reconhecido por lei federal, estadual e municipal como de utilidade pública e apoio emergencial a situações de calamidade pública.
Estado de Guerra
Além disso, considerando o verdadeiro estado de guerra a ser enfrentando pelo Ministério da Saúde para fazer chegar ao interior de SC rapidamente os testes do novo vírus e especialmente as vacinas contra a gripe a serem aplicadas nos idoso e, finalmente, de acordo com a nossa missão institucional de apoio as situações de calamidade pública e o dever como pilotos civis e proprietários de aeronaves em prestar serviços relevantes à nação assolada pelo caos, optamos em oferecer apoio logístico através de aeronaves privadas sediadas no Aeroclube de Santa Catarina para realização de voos ao interior do Estado para distribuição e entrega de materiais, tais como testes COVID 19 e vacinas contra gripe”.
Vigilância Sanitária
Igualmente, “auxílio logístico à vigilância sanitária mediante as seguintes condições: 1) transporte prioritário de insumos e não passageiros*; 2) interesse do Estado; 3) não oposição das autoridades de vigilância para o transporte; 4) ausência de qualquer contraprestação pecuniária por qualquer ente público dado o caráter exclusivamente solidário e humanitário das missões; 4) condições meteorológicas adequadas ao voo visual.”
Assim sendo, em nome do Aeroclube de Santa Catarina e sua Diretoria nos colocamos à disposição do Estado para pronta colaboração de apoio aéreo que poderá ser tratado com os seguintes agentes: Marcelo Dauer – Diretor Técnico do ACSC, Gabriel Levi – Presidente do ACSC.
*Caso necessário procederemos o transporte de pessoas em caráter excepcional e necessário.
Mais informações diretamente com o Aeroclube de Santa Catarina em sua página
http://aeroclubesc.com.br/.
O Aerporto está localizado na Rua Jorge José da Silva, s/n; Sertão do Imaruim, São José, Santa Catarina – CEP 88.122-033.
Telefones:
• 48 3257.0400
• 48 3259.4101
• 48 9 9837- 1604 (também Whatsapp)
• instrucao@aeroclubesc.com.br
Leia ainda: Trade de turismo busca alternativas diante pandemia Covid 19
Fotos: Divulgação / Assessoria de Imprensa Aeroclube de Santa Catarina
Leia mais:
Setor de turismo busca alternativas diante pandemia Covid 19
Balneário Camboriú Convention revela impacto nos empregos no turismo