Levantamento da Kantar IBOPE Media indica que o brasileiro está cada vez mais interessado em viajar. Esse comportamento faz com que as categorias e os setores ligados ao turismo se movimentem de maneira positiva. Crescimento no interesse em viagens e uso anúncios midiáticos pelo setor de turismo refletem essa realidade. Segundo estudo Target Group Index, 33% dos entrevistados declaram ter viajado em 2018. Pesquisa levanta dados sobre hábitos e comportamentos do consumidor. De acordo com o relatório, para 64% dos participantes férias de verdade sempre incluem uma viagem. E 67% afirmaram que gostariam de viajar e conhecer lugares exóticos. O levantamento aponta ainda a vontade do brasileiro em explorar novos ares: 63% afirmam pretender viajar de avião no próximo ano, ao passo que 46% ainda não programaram como viajarão.
Na hora de planejar sonhado descanso, a grande aliada é a internet. O meio é o mais utilizado por 92% dos viajantes. A TV vem em segundo lugar (91%), seguida pela mídia OOH – Out of Home (88%). Para 60% dos viajantes, a internet ajuda a planejar e reservar viagens. Desses, 16% afirmam navegar em sites de turismo, porém apenas 3% efetuam reservas de passagens online. Levantamento indica que o público consumidor opta por meios online para planejar sua viagem. Mas na hora de fechar a compra, ainda buscam meios analógicos, uma oportunidade para incrementar reservas diretas. Dos que compram online, o desktop ainda é o dispositivo mais utilizado, mas o mobile vem crescendo como preferido entre os viajantes.
O setor de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo também aproveitou essa onda positiva, crescendo com sua presença na mídia. De acordo com dados da pesquisa Advertising Intelligence do Kantar, no primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário pelo setor registrou crescimento de 10% do GAV (valores publicitários brutos, desconsiderando descontos e negociações), em comparação ao mesmo período do ano anterior. As categorias excursões e viagens e hotéis, motéis e pousadas figuram entre as cinco que mais investiram em mídia dentro do segmento. As áreas aparecem em terceiro e quarto lugar respectivamente. Antes delas, eventos sociais e culturais e produções cinematográficas e estúdios aparecem no pódio. Fechando o ranking, editoras e publicações estão em quinto lugar em investimento em anúncios.
Agora, cá entre nós os viajantes e consumidores de turismo, o nosso desejo se tornaria em muito mais realidade se tivéssemos mais empresas aéreas e preços mais convidativos e justos, muita conectividade e infraestrutura nos destinos por que para a maioria deles é um sofrimento onde o turista vai uma vez e não volta mais.
VIAGEM DE FÉRIAS
É incrível, mas só faltam menos de três meses para o final do ano e muitos brasileiros já estão planejando as festas de natal e réveillon. Para quem quer viajar, comprar com antecedência é uma das principais dicas para conseguir passagens e pacotes mais baratos. O fim do ano é considerado alta temporada e, portanto, uma das épocas mais caras para viajar. Porém, com planejamento e ajuda da tecnologia é possível realizar uma viagem com ótimo custo-benefício. Para economizar é preciso levar em conta, além da temporada, o destino e o deslocamento. Mas cuidado com as armadilhas. No ano passado fui passar natal e réveillon num ótimo resort em Nízia Floresra (RN). Fui emitir as passagens com antecedência. Custavam “apenas” mais de nove mil reais. Algumas semanas antes, após ter criado alertas em todos os buscadores consegui comprar três bilhetes por R$ 990,00 cada um.
O grande problema desses buscadores são os horários dos voos e os tempos das conexões. Tivemos que voltar saindo de Natal às 02hs e chegamos em Floripa ás 10 da manhã. Um verdadeiro sofrimento. Nunca mais faço isso. Aprendi que não vale a pena. Crio os alertas, mas só compro se valer a pena. Nem sempre o mais barato é o melhor. O ideal é sempre fazer uma pesquisa com base no seu destino. Por exemplo, viajar no verão para o nordeste é mais caro do que no inverno. Uma dica é verificar as possíveis datas que podem deixar as viagens mais baratas. Até mesmo em feriados prolongados, por exemplo, é possível encontrar boas opções se a consulta for feita antecipadamente. Essa pesquisa pode ser feita de um a dois meses antes da data prevista, para se certificar das oscilações dos valores na semana que está viajando e também o mês.
O PRAZER DE VIAJAR
Viajar, abrir um negócio, trocar de celular ou comprar um carro? Para quem ainda não sabem, um estudo publicado pela Universidade Cornell – Nova York, descobriu que gastar dinheiro com experiências traz mais felicidade do que comprar bens materiais. Segundo especialistas, a razão é que as pessoas “se adaptam” aos objetos comprados. Além disso, comprar bens materiais traz uma felicidade momentânea. Já viajar para um destino dos sonhos é presentear a si mesmo com uma sensação única e pessoal, que ficará na memória.
INDÚSTRIA HOTELEIRA – TECNOLOGIA PARA RECRUTAMENTO
O crescimento do turismo e da hotelaria no Brasil é positivo para o país por vários motivos, sendo a abertura de novos postos de trabalho um dos mais importantes. Até o final de 2019, a taxa de ocupação dos hotéis deverá crescer 4,3% ao ano segundo pesquisa da entidade FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). Para suprir a demanda de trabalhadores capacitados na atividade e com a agilidade necessária para atender suas necessidades sazonais, a indústria hoteleira vem lançando mão de um recurso tecnológico inovador nas contratações de mão de obra: Closeer, um aplicativo que aproxima profissionais e empregadores para contratos de trabalho temporário, especializado no segmento de hotéis, bares e restaurantes, por serem mais suscetíveis a demandas sazonais.
Para trabalhadores, que se cadastram gratuitamente na plataforma, o Closeer serve também para o ingresso em profissão. O algoritmo seleciona também pela experiência exigida. Há casos em que ela não é necessária, portanto, se alguém tem aptidão para determinada atividade, pode se candidatar. Pode até levar mais tempo, mas haverá demanda pelos seus trabalhos.
FLORIPA AIRPORT
O novo Aeroporto Internacional de Florianópolis entra em operação no dia 1° de outubro de 2019. No fim de semana anterior, dias 28 e 29 de setembro, a Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport, realiza os eventos de inauguração da nova infraestrutura. Cabe informar que com quase 100% (só um milagre) de certeza sem o acesso prometido pelo governador ao novo terminal porque as máquinas seguem paradas, o passageiro terá que dar uma volta imensa e sair pelo menos uma hora antes do que vinha fazendo antes. Portanto, se você se dirigia duas horas antes do embarque, agora dirija-se ao aeroporto com três horas de antecedência.
No sábado (dia 28), será realizada a cerimônia oficial de inauguração, com a presença de autoridades nacionais, locais e executivos do grupo Zurich Airport, vindos diretamente da Suíça. São esperadas as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e demais autoridades. No domingo (dia 29), ocorrerá a festa de inauguração, com visitação ao novo terminal e Boulevard 14/32, atrações culturais e shows, aberta à população, porém mediante inscrição prévia e gratuita (veja mais detalhes abaixo).
Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis contempla duas grandes infraestruturas: o novo terminal, com 49 mil metros quadrados, 4 vezes maior que o atual e capacidade para 8 milhões de passageiros por ano; e o Boulevard 14/32, a primeira grande praça de eventos, lazer e compras entre todos os aeroportos do Brasil.
O novo aeroporto de Florianópolis, cidade que é o segundo destino mais procurado por turistas estrangeiros do país e hoje é um dos principais polos tecnológicos do Brasil, implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar. Corroboram com esta premissa a própria construção do Boulevard 14/32 e do terraço panorâmico (estrutura que não existe em nenhum outro aeroporto do Brasil).
O grupo Zurich Airport ganhou a concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis em março de 2017 para operá-lo por 30 anos. O grupo detém 100% da operação do aeroporto. Além de Florianópolis, a Zurich Airport adquiriu também a concessão dos aeroportos de Vitória e Macaé e tem 12,5% de participação na administração do BH Airport. Para acompanhar os eventos de inauguração do novo aeroporto, é obrigatório realizar credenciamento aqui. Você receberá uma confirmação por e-mail do seu credenciamento, com orientação para retirada de sua credencial. No dia 29 o evento fechado para autoridades e convidados da Floripa Airport. Veja o vídeo da sueca fenomenal Eliana Burki
No dia 29/09 será a festa de inauguração com a sueca Eliana Burki, Dazaranha e Camerata Florianópolis