Paralelo ao Festival Folclórico de Parintins, representante da Embratur se reúne com Amazonastur e apresenta oportunidades de promoção segmentada do Instituto
Muitos destinos no Brasil de fato não são para brasileiros. O que se percebe é que somente Rio de Janeiro e São Paulo possuem jornalistas especialistas em turismo e acima de tudo capazes em divulgar nossos destinos, tanto que a promoção e apoio à comercialização de grandes destinos do Brasil são voltados para o mercado internacional. Segundo a Embratur, estratégias de promoção segmentada, podem ampliar de forma significativa o número de visitantes para o País. Humberto Pires, técnico da Coordenação-Geral de Segmentos Turísticos do Instituto da Embratur, participou de visita técnica e acompanhou famtour e press trip realizados no estado do Amazonas, no último fim de semana, de 29 de junho a 1º de julho, quando aconteceu o 53º Festival Folclórico de Parintins.
Operadores e jornalistas de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros presentes na ação, visitaram pontos turísticos da capital, Manaus e na cidade de Parintins (AM). Eles também conheceram e assistiram ao espetáculo do Festival Folclórico de Parintins, manifestação cultural que conta as histórias dos bois Caprichoso e Garantido. Só no ano passado, a celebração, que ocorre ao ar livre em plena Floresta Amazônica, mais precisamente no Bumbódromo, injetou R$ 50 milhões na economia local e gerou pelo menos cinco mil empregos diretos e indiretos na cidade. Segundo relato dos operadores, responsáveis também pelo receptivo internacional, há demanda de estrangeiros por manifestações culturais brasileiras, bem como pela diversificação de destinos. Cabe lembrar que hoje, uma passagem aérea entre Florianópolis e Manaus, gira em torno de R$ 2.500,00, fora o trecho até Parintins, mais hospedagem, alimentação, transfer in/out. Realmente é para estrangeiros.