Somente na região do Vale das Águas que compreende 27 municípios, sete tem oferta de água termal
Santa Catarina é um dos estados brasileiros com maior número de fontes hidrotermais, aproveitadas em 28 cidades, segundo informações da Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina. A temperatura varia, em média, entre 32ºC e 39ºC. A região Oeste é onde estão localizados o maior número de estâncias hidrotermal, que são utilizadas principalmente para o turismo do bem estar.
Uma parceria entre algumas universidades do litoral catarinense tem garantido o estudo mais aprofundado sobre os benefícios medicinais da água termal. Duas pesquisas realizadas já foram concluídas, e o resultado impressionou acadêmicos, profissionais da saúde e professores. A enfermeira e naturologa, Ligia Crespo Drago que estuda a água termal como medicamento desde 2015, foi uma das orientadoras dos estudos, eles foram realizados em animais e em pacientes do SUS com dores crônicas. Em ambos os seres foi comprovado a melhoria depois da utilização correta da água para os tratamento. Os pacientes também demostraram melhoras no sistema psicoemocional, no sistema digestivo e melhora significativa na qualidade do sono.
Segundo Ligia, ainda falta preparar os profissionais para atuarem e conscientizar gestores e a população onde estão inserias as estancias termais, da importância que esse meio natural tem para a saúde das pessoas e como ele pode se tornar um importante fator no desenvolvimento econômico das regiões. “As cidades devem abraçar o projeto do termalismo para promover o desenvolvimento em conjunto. Sensibilizar a formação profissional para trabalhar com este recursos e a educação permanente dos profissionais que irão atuar nesta área é fundamental para um pontapé inicial”, explica. No Brasil 13 estados possuem água termal, destes Santa Catarina é o com maior concentração de água termal naturalmente aquecida, porém o recurso ainda vem sendo utilizado apenas no aspecto de lazer ficando de lado o potencial que tem no processo curativo.