Booking.com sugere alguns tipos de hospedagem tipicamente brasileiras para a retomada das viagens. Sendo assim e considerando que os destinos domésticos já representavam 83% das regiões inclusas em listas de desejo de viagem (“wish lists”, em inglês) criadas por viajantes brasileiros, a Booking.com listou alguns dos diferentes tipos de acomodações bem características do Brasil. Com toda certeza, seja para uma viagem de carro, uma escapada de fim de semana ou para um período maior, há opções para todos os gostos e bolsos para quando as pessoas se sentirem seguras para viajar novamente. Além disso, a maioria deles oferece desconto de 50% durante a semana.
HOTEL FAZENDA
De fato, atraindo famílias com crianças, casais que buscam uma escapada de fim de semana em meio à natureza, os hotéis-fazenda são bem característicos de algumas regiões serranas do Brasil. Certamente, em sua maioria, as propriedades eram fazendas de criação de gado, de plantação de café ou cana, com casarões antigos que foram transformados para receber hóspedes. Dessa forma, os visitantes encontram diferentes atividades e serviços para todos os gostos e idades.
POUSADAS PÉ NA AREIA
Da mesma forma, oficialmente definidas por terem no máximo 30 quartos e 90 camas, com serviços de recepção e alimentação, as pousadas encantam muitos viajantes. De acordo com uma análise da Booking.com de milhões de listas de desejos criadas na plataforma entre julho e agosto, as pousadas são o segundo tipo de acomodação mais selecionados por brasileiros. Sendo assim, para os que buscam curiosidades históricas e culturais, Santa Catarina conta com diversos destinos cujas histórias são um dos seus principais atrativos. Cidades Penha, Imbituba (Praia do Rosa), Urubici, entre outras, se enquadram muito bem nesse tipo de viagem e contam com diferentes pousadas, uma mais charmosa que a outra.
HOTÉIS E RESORTS
A princípio, indo além dos serviços e da estrutura dos hotéis tradicionais, os viajantes encontram nos grandes hotéis e resorts uma variedade de atividades de lazer e entretenimento, com espaços dedicados a atividades ao ar livre e tratamentos estéticos, entre outros. Sem dúvidas é uma ótima opção tanto para casais que buscam um verdadeiro escape do dia a dia, como para famílias com crianças. Além disso, há diversas opções que funcionam no esquema all inclusive, em que o hóspede não paga nada além do valor cobrado pela diária, tendo livre acesso aos restaurantes e bares, piscina, spa, sauna e atividades recreativas, entre outras comodidades.
ÁGUAS TERMAIS
Finalmente a cereja do bolo para quem gosta das famosas águas termais do Vale das Águas de Santa Catarina. Portanto, lá está o ícone na região, o Pratas Thermas Convention & Resort, com a melhor águas termal do Brasil, com todas as as refeições incluídas e, alem disso, a poucos quilômetros do Aeroporto de Chapecó. Todavia, vale comentar que em todos eles a reserva antecipada é fundamental. Definitivamente falando, de norte a sul, leste a oeste de Santa Catarina, possui destinos incríveis para se conhecer, principalmente aqueles que evidenciam a sua exuberante natureza. De maneira idêntica, o que não falta neste momento é vontade de viajar e colecionar memórias! Sem dúvidas, vivemos novos tempos e a tendência é seguir viagem por lugares que oferecem contato próximo às paisagens naturais e sem aglomerações.
PARQUE TECNOLÓGICO NO FESTIVAL DAS CATARATAS
Sem dúvidas, na última quarta-feira, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), confirmaram presença no Festival das Cataratas e também fortaleceram o apoio ao Hackatour Cataratas e ao Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. A saber, desde 2007, o PTI administra o Turismo em Itaipu por meio de um modelo inovador de gestão turística, que recebeu em 2015, da Organização Mundial do Turismo (OMT) o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação, sendo considerado exemplo de atrativo para a região e atraindo um número cada vez maior de visitantes. Portanto, desde 2007, mais de 22 milhões de pessoas visitaram os atrativos turísticos da Itaipu.
Outrossim, os recursos obtidos com a atividade turística pagam a operação do complexo, garantindo os empregos diretos de cerca de 250 pessoas. Além disso, parte deste recurso é destinado ao Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo na região, a fim de manter o Destino Iguaçu em alta. Sendo assim, parcerias como esta são fundamentais para o desenvolvimento do turismo regional! Conheça o trabalho desenvolvido pelo PTI e tantas outras entidades no Festival das Cataratas, entre 2 e 4 de dezembro.
TURISTAS EM ITAIPU
De fato, os atrativos da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, receberam 4.717 turistas durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, de sábado (10) até esta segunda-feira (12). Naturalmente, a maioria é da região, mas turistas de outros pontos do País também marcaram presença. Logo, o número está de acordo com previsão e é superior ao do último feriado prolongado – da Independência (7 de setembro), que também abrangeu sábado, domingo e uma segunda-feira, quando 3, 8 mil visitaram a Itaipu. Dessa forma, evidencia-se uma gradativa retomada da atividade turística na região, que, aos poucos, começa a superar os efeitos da pandemia da covid-19. Além disso, esse é um dos resultados da campanha Vem pra Foz, desenvolvida pela Itaipu e parceiros.
VEM PRA FOZ
Sem dúvidas, a campanha “Vem pra Foz”, promovida pela Itaipu Binacional com apoio do trade turístico do Destino Iguaçu, já mostrou resultados neste feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. De fato, os quatro principais atrativos da cidade (o Parque Nacional Iguaçu – PNI, Parque das Aves, Itaipu e Marco das Três Fronteiras) registraram, juntos, 28.348 visitantes de sábado (10) a segunda-feira (12), um aumento de 61% sobre o último feriado, quando registraram conjuntamente 17.886 turistas. Logo, pelo perfil dos visitantes observado tanto no PNI como na Itaipu, a maioria dos turistas é da região ou do estado do Paraná, público que corresponde ao foco da campanha “Vem pra Foz”.
Certamente, com os bons resultados obtidos neste último final de semana, a expectativa é de uma movimentação ainda maior no próximo feriado, no dia 2 de novembro, que também cairá em uma segunda-feira. “Com toda certeza, o brasileiro demonstrou que está ansioso para viajar, e a cidade mostrou que está preparada para receber. Dessa forma, estamos todos de parabéns. Finalmente, é o turismo alavancando a retomada econômica com responsabilidade”, acrescentou o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur), Paulo Angeli.
Em primeiro lugar, lançada no final de agosto e produzida pela Itaipu Binacional, a campanha teve como foco inicial o estímulo ao turismo regional e, a partir da segunda fase, iniciada em setembro, conta com o aplicativo Foz com Desconto, uma plataforma para a venda de atrativos, produtos e serviços com condições especiais. Assim, além do Comtur, outras instituições locais como o Instituto Visit Iguassu e a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) fazem parte da iniciativa. “Enfim, a campanha ‘Vem pra Foz’ e o aplicativo Foz com Desconto demonstram efetividade comprovada pelo crescimento do número de visitantes neste feriado de outubro, e deverá ampliar o movimento no feriado de Finados, inclusive reiniciando a demanda do turismo receptivo, com a implementação dos novos voos para o Destino”, concluiu o presidente do Visitors Bureau, Felipe Gonzalez.
FESTURIS GRAMADO & AGENTES DE VIAGENS
Definitivamente, o Festuris Gramado, que acontece de 5 a 8 de novembro, está com inscrições gratuitas para agentes de viagens. Assim, nesta edição, devido aos protocolos de segurança exigidos em decorrência da pandemia, as vagas são limitadas. Portanto, os profissionais que se inscreverem antes garantem sua participação. Além disso, de acordo com a organização, o Festuris será a primeira feira de negócios turísticos da América Latina no formato presencial desde o início da pandemia. Ao mesmo tempo, com a segurança e a produtividade na geração de negócios entre os motes desta edição, o evento pretende ser o palco para a recuperação da indústria do turismo. Desde já, as inscrições free para agentes de viagens podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3lElyQU. Em vista disso, mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.festurisgramado.com.
A saber, o Festuris Gramado tem o patrocínio de Sebrae Nacional e o apoio de Ministério do Turismo e Embratur. Tem o Laghetto Hotéis como rede hoteleira oficial, a Planalto Transportes como transportadora terrestre oficial, a Gramado Receptivo como agência oficial e a Brocker Turismo como transporte VIP. Os parceiros de biossegurança são Marcopolo Next, Imunizadora Hoffmann, IBES International e Hospital São Miguel. A realização é de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.
EXPERIÊNCIAS KUROTEL EM GRAMADO
Kurotel, quatro décadas de tradição e modernidade para cuidar da sua saúde. Assim sendo, em novembro, o Kur convida você a se entregar a uma experiência de saúde e bem-estar. Portanto, se você está precisando de um momento só seu para relaxar, desestressar e até mesmo emagrecer, o local perfeito está aqui. Definitivamente, toda a expertise em medicina preventiva aliada a tecnologias de última geração, alimentação saudável gourmet, terapias relaxantes e estéticas e um serviço personalizado inigualável em meio às belezas da Serra Gaúcha. Entre em contato: últimas acomodações disponíveis para novembro.
FESTURIS CONNECTION MEETING
A priori, o Festuris Connection Meeting será um evento híbrido imperdível que vai acontecer nos dias 6 e 7 de novembro, em Gramado, junto à Feira Internacional de Turismo de Gramado. Logo, uma seleção incrível de temas e casos de sucesso com o objetivo de contribuir com a transformação do turismo. Sendo assim, será um grande palco de conteúdo por onde passarão grandes nomes do Turismo e dos Eventos do Brasil, empresários, especialistas e lideranças inspiradoras que falarão de temas fundamentais para a recuperação dos setores. Dessa forma, entre as temáticas que serão discutidas no evento estão: Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia, Marketing, Segurança sanitária, Sustentabilidade e Espiritualidade. Portanto, um mix de conteúdo capaz de acelerar o processo de transformação do turismo. Participe do evento de forma presencial ou online. As inscrições estão abertas e custam apenas R$ 99 (online) e R$ 159 (presencial).
Atualmente, entre os palestrantes confirmados estão: André Germanos (Secretário Nacional de Ecoturismo), Thomas Eckschmidt (Capitalismo Consciente), Peter Weber (Skyteam), Daniel Françoso (Turbox), Ana Paula Gutierres (Integração Trade), Thiago Akira (Marketing Turístico Digital), Mauro Rinaldi (Motivacional), Marcus Rossi (Gramado Summit), Ricardo Gomes (Câmara LGBT), Fabiana Lima (Trielotur) e muito mais… Confira a grade temática completa, garanta seu ingresso online ou presencial e faça parte deste momento histórico para a transformação do turismo.
VOOS NA AMÉRICA LATINA
Segundo a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo, as companhias aéreas que operam na região transportaram 6,35 milhões de passageiros em agosto, o maior volume de viajantes desde o início das restrições de mobilidade impostos ao transporte aéreo devido à pandemia de covid-19, no mês de março. Assim sendo, no acumulado de janeiro a agosto, foram transportados 118,7 milhões de passageiros, 59,5% a menos do que no mesmo período de 2019. Embora o volume de passageiros transportados em agosto tenha apresentado queda em relação ao ano anterior (-82,7%), os dados apontam uma tendência de recuperação puxada, sobretudo, pelo tráfego doméstico.
De fato, o tráfego doméstico da região representou 83% do total, tendo os mercados do Brasil e do México apresentado alguma recuperação face aos níveis de 2019. De fato, isso marca uma clara tendência de recuperação nos dois mercados importantes da região que, embora ainda estejam longe dos níveis de 2019. Rigorosamente a Argentina está completamente parada a os melhores prognósticos não são nada promissores. A expectativa, no entanto, é de que haja uma melhora em setembro com a abertura de mercados como Colômbia, Costa Rica e El Salvador. A princípio, para que possamos alcançar um aumento mais rápido no tráfego de passageiros na região, é essencial que os governos removam as restrições de viagens entre os países.
ILTM AMERICA LATINA
Sem dúvidas a pandemia de coronavírus segue impactando o calendário de eventos turísticos. Após a mudança de data da WTM-LA, postergada duas vezes este ano e remarcada para abril de 2021, a ILTM Latin America, que aconteceria em maio, passa para outubro do ano que vem. A saber, a decisão conjunta foi tomada pelos gestores da ILTM Events e anunciada no último dia 13. Dessa forma, a ILTM Latin America, que tradicionalmente acontece em maio, será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro de 2021, dando mais tempo para organizadores e expositores se planejarem com mais facilidade. Além disso, outra novidade para a próxima edição será a localização. Antes marcada para acontecer no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, a feira de hotelaria de luxo foi transferida para o Tivoli Mofarrej São Paulo.
GLOBAL WTM HUB
A pandemia trouxe mudanças significativas em todos os setores da economia e os impactos na indústria do turismo são inquestionáveis. Estamos nos primeiros passos de um longo caminho da retomada e à medida que a curva de contágios pelo coronavírus vai caindo, vemos destinos reabrindo e se reinventando. Novas estratégias, novos protocolos de biossegurança e muita inovação são as principais chaves para o sucesso. Participe deste bate-papo e conheça mais sobre os planos de reabertura já implementados por destinos, suas fases e seus protocolos.
MARINA BRUM – A BELLA DA SEMANA
Encha o caneco com seu chopp preferido e venha brindar com a nossa maravilhosa Frida Marina Brum toda nua. Ela enlouqueceu os usuários com seu rostinho inocente, agora Marina Brum retorna para festejar na Oktoberfest do Bella da Semana! Durante a nossa entrevista, perguntamos a loira como seria o homem ideal. “É um pouco complicado definir o que seria um homem “perfeito”, que “age como homem”. No fim, cada pessoa tem seu próprio conjunto de valores”. Ela também aproveitou e deixou um recado especial aos nossos assinantes: “A vida é curta e devemos fazer o que sentimos vontade e que vai nos deixar bem, sem se importar com opiniões”! Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Marina Brum já está no ar. Confira !
Leia ainda: O fantástico corpo humano e sua incrível resistência
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Rede hoteleira de Santa Catarina respira aliviada com mais um feriadão
Turistas brasileiros estão explorando destinos mais próximos de casa
Acreditar e lutar por nossos sonhos é um legado deixado por meu pai