Pandemia finalmente vai ficando para trás e turismo avança
Com mais de 100 milhões de brasileiros imunizados, segundo dados do Ministério da Saúde, a vida “normal” começa a ser retomada. Embora muitos ainda insistam em permanecer nela com medo de tudo e de todos presos as suas máscaras e a rede esgoto de televisão que insiste na desinformação e tv desgraça, isto é, no quanto pior melhor. Viajar foi algo deixado de lado por muitos brasileiros, seja pelas restrições sanitárias impostas pelo poder público ou pelo medo de infecção, a verdade é que o desejo de conhecer novos lugares ficou em segundo plano.
Mas agora, quando a vacina é uma realidade, e que muitos lugares levantaram as restrições ou tornaram as mesmas mais brandas, o clima de normalidade vem atraindo mais e mais pessoas para o turismo. Segundo dados da Decode da BTG Pactual, 70% dos brasileiros estão prontos para viajar assim que tiverem uma oportunidade. Para os especialistas em negócios digitais e marketing de cidades, esse é o momento para que organizações e municípios invistam marketing para atrair esses visitantes.
Fica claro que para atrair esses visitantes, as cidades precisam de visibilidade – publicidade para atrair turistas com cenas pitorescas de seu destino ou promovendo atrações cênicas como arquitetura única e maravilhas naturais como rios, montanhas e o oceano e os jornalistas especialistas em turismo, destinos, roteiros, gastronomia…, que sabem de fato mostrar tudo isso e mais um pouco, devem ser buscados e utilizados. Investir em marketing não são gastos e sim investimentos.
Em 2019 o número de voos domésticos no mundo era estimado em 97 milhões, em 2020, por conta da pandemia esse número caiu para 45 milhões. Já em 2021, como a vacinação em massa da população, a busca por voos aumentou consideravelmente. Vê-se pelo aumento de 70% no número de voos domésticos no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. Como o número de pesquisas por voos aumentou, agora que a pandemia tem regredido, o marketing ajuda os locais a atrair turistas pós-pandemia. O turismo está projetado para aumentar 3,5% ao ano até 2027, com um aumento de 5% no turismo na próxima década.
Programas de propagandas urbanas com o auxílio de jornalistas especialistas na área, ajudam as cidades a acessarem um setor econômico adicional, isto é, ajudam as mensagens, as fotografias, a maneira de se mostrar diretamente ao consumidor final. Com isso, geram novos fluxos de receita para destinos emergentes em todo o mundo. Isso permite que as economias se diversifiquem. Os especialistas ajudam a criar campanhas de marketing personalizadas para atender às suas necessidades, pois o potencial de cada cidade, destino, roteiro gastronômico, trilhas, cicloturismo…. são únicos e merecem uma estratégia e ideias únicas, voltadas àquela comunidade.
Percebe-se a cada dia como o turista quer conhecer novos lugares, que sejam pouco conhecidos, principalmente em razão da internet. O que faz com que lugares já muito conhecidos, ainda que atraentes, não tenham tanto charme como um lugar que pouco conhecem. Dessa forma a publicidade irá explorar toda a capacidade de informação para chegar até esses viajantes que buscam novos destinos e locais para descobrir. O turismo é importante por muitos motivos – ele traz uma receita muito necessária, fornece oportunidades de emprego e ajuda a manter as economias locais à tona após a pandemia. Por isso é importante apostar em jornalistas especialistas de turismo que levam diretamente e em tempo real, justamente o que o consumidor quer ver, pois incentivam através de suas mídias, inclusive sociais, a descoberta de lugares com potencial.
SEM MÁSCARAS
Até o o Estado do maranhão, que sequer faz fampress/presstrip, distante do nosso Brasil e pouco conhecido porque não investe em profissionais de turismo, anunciou no último dia 10 de novembro que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos. As regras sobre o uso em ambientes fechados serão divulgadas daqui alguns dias, por meio de decreto. Valerá a vontade de cada pessoa. De acordo com o governo local, a flexibilização será possível após a redução no número de casos e de internações por covid-19. Outras medidas já foram adotadas, como a ampliação do funcionamento de estabelecimentos e a abertura de cinemas e teatros, além do retorno das aulas presenciais na rede pública estadual.
TURISMO EM ITAIPU
Ao contrário do maranhão, Itaipu/Foz do Iguaçu, que investem muito em profissionais do turismo, prepara esquema especial para receber visitantes no feriado prolongado. Serão abertos mais horários de visitas e reforço nas equipes. Feriadão será de sábado (13) a segunda (15), Dia da Proclamação da República, com expectativa de seis mil visitantes. Principal atrativo da usina, o Itaipu Panorâmica terá saídas a cada 15 minutos, a partir das 8h até as 17h, nos três dias de feriado prolongado. Em dias normais, as saídas começam uma hora mais tarde. O passeio – que tem uma hora e meia de duração e apresenta ao visitante uma visão ampla da barragem – terá paradas livres no Mirante Central e no Mirante do Vertedouro. Desta forma, o turista pode descer nesses locais e reembarcar nos ônibus seguintes.
ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM
A Itaipu Iluminada terá sessões na sexta-feira (12) e no sábado (13), com início às 19h e término às 21h. Na atração, além da iluminação da barragem, o visitante poderá acompanhar show de músicas trinacionais, fogos de artifícios e projeção mapeada. Já o Ecomuseu de Itaipu, instalado provisoriamente no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), terá funcionamento das 8h30 às 19h na sexta-feira (12) e no sábado (13) e das 8h30 às 17h no domingo (14) e na segunda-feira (15). A visitação é gratuita. Alguns passeios têm vagas limitadas e a recomendação é adquirir as entradas com antecedência. As reservas podem ser feitas no site www.turismoitaipu.com.br. Moradores de Foz do Iguaçu e dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam ingresso, mediante apresentação de documento com nome, que comprove residência, como título de eleitor, contas em geral, entre outros. É necessário realizar reserva pelo telefone (45) 3576-7000 ou Whatsapp (45) 99131-9119. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Falando nisso, vem aí o Festival das Cataratas. Sobrevoamos boquiabertos o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga um importante bioma da Mata Atlântica com beleza inigualável, e que em 1986 foi inscrito pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Este pequeno lembrete de como nosso planeta e sua biodiversidade são extraordinários, é parte brasileiro e parte argentino, e apenas 0,3% da sua incrível área permite a visitação pública, mantendo o turismo sustentável. São mais de 250 espécies de árvores, 550 espécies de aves, 120 de mamíferos, 635 de borboletas, 79 de répteis e 55 de anfíbios que podem ser encontradas no seu interior. Para quem quiser conhecer também o lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu, as notícias não mais ou menos. Nós turistas devemos apresentar, além do comprovante de vacina completo datado de pelo menos 14 dias antes da chegada ao país e, absurdamente , apresentarmos um PCR negativo dentro de 72 horas antes da entrada no país com declaração sob juramento e seguro saúde com cobertura para COVID-19. Portanto, não vale a pena ainda.
RECONHECIMENTO GLOBAL
Por conta disso, os responsáveis por essas medidas descabíveis, precisam de treinamento de alta qualidade. Mais de 200 milhões de pessoas trabalham na indústria de viagens e turismo em todo o mundo. Os cursos do IATA Training com foco para este setor são projetados para dar a você as habilidades e conhecimentos para maximizar as oportunidades de carreira nesta indústria em rápida expansão. Desde o nível básico até níveis gerenciais, de agencias de viagens à operadores de turismo, cada curso leva a uma qualificação IATA, reconhecida internacionalmente pela indústria de viagens. Selecione dentre os mais de 50 cursos e diplomas aquele que mais se encaixa com seu perfil profissional e dê o primeiro passo para decolar sua carreira! Saiba mais na página do IATA Training.
TURISTAS DO MUNDO, SEJAM VEM VINDOS
Bem ao contrário da Argentina, nosso país vizinho, o Ministério do Turismo quer tornar o Brasil um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo no pós-pandemia. Com esse objetivo, o país participa da Expo Dubai, primeiro evento mundial após o início da pandemia e que reúne 190 países nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado, entrevistado desta segunda-feira (8), do programa A Voz do Brasil, o pavilhão brasileiro é um dos mais visitados e tem informações sobre diversos destinos turísticos brasileiros como Porto de Galinhas (PE), Jericoacoara (CE), Florianópolis e a Amazônia. Machado diz que o país se destaca quando o assunto é Turismo Verde: “Preservação ambiental e turismo não dá pra dissociar”.
O Ministro falou também sobre a retomada de cruzeiros no Brasil, o potencial turístico do país e a recuperação do setor pós-pandemia. Segundo o ministro, dos cerca de 320 mil empregos gerados no mês de agosto, aproximadamente 180 mil estão relacionados ao setor de serviços ligados ao turismo. De acordo com ele, o setor de aviação também está se recuperando “Hoje nós temos mais de 85% da nossa malha aérea recuperada”, disse. Machado acredita que as restrições impostas por outros países nesse momento estão fazendo com que os brasileiros busquem mais os destinos dentro do país. “O turismo brasileiro está bombando”, comemorou.
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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