TESTES DE CORONA VÍRUS
Passageiros do Floripa Airport serão testados para Covid-19. Inicialmente, o Aeroporto Internacional de Florianópolis será o primeiro do Brasil a realizar testes de coronavírus em passageiros. Assim sendo, a Floripa Airport, concessionária do aeroporto, e tem como foco testar os passageiros sintomáticos, que desembarcam no aeroporto. Dessa forma, a testagem começa nesta quinta-feira (16/04). Em primeiro lugar, desde 21 de março, todas as pessoas que chegam no Aeroporto Internacional de Florianópolis passam por uma barreira sanitária, com aferição de temperatura e preenchimento de questionário sobre seu estado de saúde.
MODELO DE TESTAGEM
Dessa forma, aqueles que apresentam sintomas para covid-19 são atendidos, avaliados e orientados a manter isolamento. Da mesma forma, a partir desta semana, os passageiros sintomáticos serão também testados, no próprio aeroporto, para coronavírus. Desde já, na contramão do restante do país, que testa óbitos e pacientes graves, Florianópolis adota o modelo de testagem em massa, como foi feito em locais como Coreia do Sul, que tiveram bons resultados na luta contra a pandemia. Portanto, o objetivo é identificar os novos casos, isolar e monitorar para evitar a transmissão e aumento de contaminação.
A saber, os testes foram adquiridos pela Prefeitura de Florianópolis e serão feitos pela equipe da Vigilância Municipal de Saúde. De antemão, a Floripa Airport irá fornecer toda a infraestrutura para os testes: ambulatório para atendimento e coleta de exame; frigobar para armazenagem dos testes e das coletas; e a cada testagem, a equipe de limpeza do aeroporto faz a desinfecção de todo o espaço utilizado.
Atualmente, desembarcam no Aeroporto Internacional de Florianópolis cerca de 300 passageiros por dia. Assim, a Floripa Airport, pertencente ao grupo suíço Zurich Airport, já adotou uma série de medidas de contenção do coronavírus dentro do aeroporto, como avisos sonoros disparados constantemente alertando sobre o distanciamento mínimo de dois metros, proteção de acrílico nos balcões de check-in, álcool gel espalhado por todo o terminal e rotina de desinfecção do aeroporto com limpeza durante todo o dia de pontos de maior circulação e de contato de passageiro no aeroporto.
PARTICIPE DO DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DO COVIDE-14 NO TURISMO EM SC
A princípio, e com o objetivo de sondar e diagnosticar os impactos da Covid-19 no setor turístico, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) elaborou uma pesquisa para o trade (empresários, associações e empresas do segmento). Assim sendo, o questionário foi lançado nesta quarta-feira, 15, e receberá respostas até o dia 20 de abril. Acesse aqui a pesquisa completa– “Desde já, com essa pesquisa poderemos ter mais detalhes sobre os impactos causados pelo coronavírus no turismo. Dessa forma, essas respostas, que vamos colher junto ao trade, irão ajudar para que possamos ser mais assertivos em nossas ações em conjunto com o Conselho Estadual de Turismo e com o próprio trade” – disse Mane Ferrari.
Do mesmo modo, o formulário inclui perguntas sobre o porte da empresa, segmento, tempo de atuação, volume de atendimento, preços praticados, número de funcionários e quais medidas a empresa vem tomando para minimizar o impacto. Em primeiro lugar, os resultados da pesquisa, voltada para empresários de diferentes atividades do setor, servirão para nortear ações e políticas para o turismo catarinense. Em outras palavras, desde que a Covid-19, doença altamente contagiosa causada pelo coronavírus, tornou-se uma pandemia, o ramo turístico tornou-se um dos setores mais atingidos da economia mundial. Em vista disso, as empresas do segmento vêm sentindo os impactos gerados pelo fechamento das fronteiras, cancelamento de voos e viagens, dentre outras medidas adotadas pelos governantes para conter a contaminação.
PESQUISA DO BC CONVENTION
Naturalmente, que o BC Convention, composto por empresários competentes e grandes profissionais, saiu na frente com a a pesquisa que infelizmente revela que demissões devem chegar a 50% no setor turístico de Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que realizou nova pesquisa com os associados do trade turístico para analisar os impactos causados durante a pandemia do Coronavírus. Nesse ínterim, o estudo apontou que até o dia 7 de abril já ocorreram 21% de demissões no setor turístico de Balneário Camboriú e região, enquanto que na primeira pesquisa da entidade, as demissões representavam apenas 9,5%.
Apesar do esforço com a redução de jornada e a suspensão temporária dos contratos de trabalho, com a falta de demanda e as indefinições sobre a duração da crise, decorrentes de uma questão sanitária totalmente inédita, a pesquisa revelou ainda que há possibilidade de novas demissões até o final de abril, que podem atingir mais de 28% do total de colaboradores do setor turístico. Somadas, as demissões que já ocorreram e as futuras, 50% dos colaboradores do setor poderão ser afetados. Em suma, a pesquisa, que levou em conta o período de 26 de março a 7 de abril, foi realizada com associados da hotelaria, gastronomia, receptivos, atrativos, empreendimentos turísticos, serviços para eventos e espaço de evento, por meio de formulário on-line e levou em consideração os dados da empresa, quantidade de colaboradores com vínculo empregatício, quantidade de colaboradores demitidos e previsão de novas demissões.
Segundo a Presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, a questão das demissões é preocupante para o setor, que busca alternativas para minimizar o impacto da crise do COVID19. “O BC Convention está trabalhando constantemente junto aos associados para manter o setor motivado e também junto à SECTUR BC, na elaboração de estratégias de promoção, divulgação e captação de eventos, que potencializam tudo de bom que temos e torne o processo de retorno mais exitoso. Inicialmente, não será fácil, mas no que depender de nós, trabalharemos para que seja possível”, destaca.
TEMPERATURAS DESPENCAM PARA ABAIXO DE ZERO EM SANTA CATARINA
Segundo os homens do Tempo Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer, a Serra Catarinense cobriu-se de branco e superou, na manhã desta quinta-feira (16), a marca de -4º abaixo de zero, acentuando a temperatura mais fria de abril de 2020, até então, já registrada. Os campos nas baixadas amanheceram brancos, o gado teve dificuldade para pastar com a vegetação toda recoberta por uma densa camada de gelo. De acordo com o Climaterra, a menor temperatura foi registrada no município de Painel onde a estação local chegou a registrar -4.2ºC. Mas o espetáculo ficou na cidade de São Joaquim, no Complexo dos Vinhedos onde o congelamento encheu os olhos provocando uma suspirante paisagem digna de um rigoroso inverno mesmo estando no outono serrano.
AS MÍNIMAS DE ZERO
-4.2ºC Painel/Hugen
-4.2ºC Lebon Régis/D.Sores
-3,9ºC São Joaquim/Estação Keiser
-3,5ºC Bom Jardim/Estação Keiser
-3.1ºC Fraiuburgo/Estação Keiser
-2,9ºC Urupema/Epagri
-2.6ºC Água Doce/D.Soares
-1.8ºC Urubici/Epagri
-1.1ºC Curitibanos/Epagri
-0,3ºC Monte Castelo/Epagri
-0,6ºC Caçador/Epagri
-0,6ºC Frei Rogério/Epagri
-0,1ºC Ponte Alta do Norte/Epagri
TRAVEL ACE & PROFISSIONAIS DE SAÚDE
A princípio, a Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, lança iniciativa para beneficiar profissionais da saúde com voucher de seguro viagem. Portanto, desde ontem, terça-feira, 13 de abril, todos que estiverem viajando pelo país, para cuidar de casos específicos da COVID-19, recebem gratuitamente o benefício. Assim, médicos, enfermeiros e todos os profissionais da saúde agora podem contar com o apoio da Travel Ace, que contemplará com seguro viagem todos que precisarem se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos doentes do novo coronavírus (Covid-19). Assim sendo, para solicitar a emissão do seguro viagem, basta o profissional enviar e-mail para comercial-sp@travelace.com.br e, a equipe responsável enviará a documentação comprobatória necessária para efetivar a requisição. Com isso, é de extrema importância que o pedido do seguro viagem seja realizado com no mínimo dois dias úteis de antecedência.
“Além disso, a Travel Ace sabe da importância do trabalho de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde que estão na linha de frente da Pandemia. Dessa forma, temos por obrigação fazer o possível para que eles sejam muito bem assistidos ainda mais, quando precisam se deslocar para o exercício da profissão”, afirma Federico Siri, presidente da Travel Ace. A saber, a Travel Ace, desde março 2018, é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. Atualmente, gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios.
HOTELEIROS X ENERGIA ELÉTRICA
Definitivamente, hotéis e pousadas e afins de todo o Brasil, com razão, e independentes de qualquer bandeira (redes), grandes e pequenos estão preocupados, com razão mais uma vez, com a conta de energia elétrica. Portanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está sendo questionada por boa parte do segmento que solicita revisão do contrato de fornecimento em função dos tempos extraordinários de pandemia.
Segundo Osmar Vailatti, CEO da Pousada Pedra da Ilha em Penha SC, e também Presidente da ABIH-SC, afirma que com a pandemia, fechamos nossas portas, os contratos passaram a ficar inviáveis. “Então, na questão da energia elétrica, por exemplo, nossa demanda contratada contempla a nossa demanda utilizada em períodos normais, ou seja, solicitamos uma demanda reduzida em período de pandemia o que representa 20% do que nós efetivamente gastávamos em período normal. (80%)”, calcula o hoteleiro.
Rogerio Silveira, CEO do Boqueirão Hotel Fazenda, ícone do turismo Rural no Brasil, como centenas de outros hoteleiros Brasil afora estão ilhados, em função do cancelamento de voos e dos bloqueios intermunicipais e interestaduais. “Desse modo, considerando o retorno das companhias aéreas apenas daqui a 45 dias e a retomada do movimento, prevemos voltar à normalidade num prazo de seis meses em todo o país. Assim, e até lá, como fica a conta de energia? Tendo uma demanda contratada de 100 por cento de utilização e tendo que voltar a operar, é completamente inviável”, pondera.
Já o CEO do Hotel Renar, ícone hoteleiro no Vale do Contestado, em Santa Catarina, Terra da maçã, informa que: “Definitivamente, o Coronavírus (COVID-19), gerou impactos à todas as áreas da economia. Logo, o contrato passou a ser desproporcional e excessivamente oneroso às redes hoteleiras, gerando prejuízos resultantes de força maior”, afirma.
Desde já, em oficio dirigido à Agência na semana passada, o FOHB reforça que a adoção de medidas urgentes faz-se indispensável, com o intuito de adequar o pacto à atual realidade, sob pena de inviabilizar o regular desenvolvimento das atividades. “Nesse sentido, forte no disposto no artigo 393 do Código Civil, o FOHB pugna – em atenção à função social do contrato e dotada de boa-fé – pela referida suspensão dos pagamentos, sem a aplicação de quaisquer penalidades. Ou então, alternativamente, que as cobranças sejam realizadas de acordo com a demanda efetivamente utilizada, através da leitura do consumo”. Fonte: Diário do Turismo
OPERADORA SENTEM IMPACTO
Em síntese, com muitos cancelamentos e adiamentos de viagens, associadas da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) sentiram o baque do coronavírus. Assim, em março, o impacto no faturamento foi de R$ 3,6 bilhões, ou seja, 25% do arrecadado em 2019 (R$ 15,1 bilhões). Diante disso, a entidade promoveu uma pesquisa com parceiros para medir os prejuízos comerciais e trabalhistas causados pela crise, além de perspectivas de retomada. Dessa forma, os números mostram que 45% das empresas pesquisadas não realizaram nenhuma venda no mês de março. Igualmente, outras 45% afirmaram que as comercializações representam, no máximo, 10% do movimento registrado em março de 2019. Assim sendo, os cancelamentos afetaram 98% das empresas. Portanto, das operadoras pesquisadas, 32% registraram até 30% de cancelamentos, 13% das operadoras tiveram entre 30 a 50% de cancelamentos, 17% destas empresas constataram entre 50 e 75%. Finalmente, para mais de um terço dessas empresas (36%), o maior grupo de operadoras, os cancelamentos chegaram entre 75 e 100%, representando números altíssimos.
REDE HOTELEIRA COM LEITOS HOSPITALARES
Inicialmente, em decorrência da pandemia proveniente da COVID-19, o estado de Santa Catarina organizou um comitê junto às Instâncias Regionais de Turismo buscando organizar a contratação de leitos junto a hotéis próximos dos hospitais destinados a atender pacientes da COVID-19. Dessa forma, foi editada a portaria SES Nº. 244 de 12 de abril de 2020, com a descrição destas contratações e suas diretrizes. Diante disso, foi formalizado um questionário com perguntas e respostas, para cadastro dos hotéis. De acordo, será dada a preferencia pela proximidade hotel/hospital. Atualmente, os hospitais que atendem pacientes da COVID-19 em cada cidade são: Florianópolis Hospital Universitário, CEPON, Hospital de Caridade, Hospital de Florianópolis – Hospital Nereu Ramos, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra. São José: Hospital Instituto de Cardiologia, Hospital Regional de São José. Dessa forma, os interessados deverão ser previamente cadastrados. cadastrado, no site www.doe.sea.sc.gov.br, um botão (cadastro on-line).
CANCELAMENTO DE RESERVAS HOTELEIRAS
Enquanto isso, foi publicada no último dia 8 de abril a Medida Provisória nº 948, que dispõe sobre o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de turismo e cultura, em razão do estado de calamidade pública decorrente do coronavírus (Covid-19). Portanto, na prática, a MP determina que empresas não são obrigadas a reembolsar os consumidores pelo cancelamento de pacotes turísticos e reservas em hotéis ou eventos culturais (como shows e sessões de cinema) devido à pandemia. Assim sendo, as empresas poderão remarcar os serviços cancelados, disponibilizar créditos para uso em outros serviços ou fazer outro tipo de acordo com os clientes. Da mesma forma, não haverá custo adicional, taxa ou multa ao consumidor, desde que a opção seja feita no prazo de 90 dias, iniciados no último dia 8, quando a MP entrou em vigor.
ENCATHO & EXPROTEL
No ano em que completa 55 anos a serviço da hotelaria catarinense, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC, informa a decisão de transferir a 33ª edição do Encatho & Exprotel, programada para os dias 18 a 20 de agosto deste ano, para agosto de 2021. Segundo o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, a decisão foi tomada analisando a atual situação econômica do país, e após dialogar com diversos associados, expositores e parceiros. “Diante das incertezas e do comportamento do mercado, e em respeito às empresas do setor turístico, um dos setores mais afetados com esta epidemia do novo coronavírus, a 33ª edição do Encatho & Exprotel será realizada de 3 a 5 de agosto de 2021”, afirma.
RETOMADA DO TURISMO EM FORMA DE EVENTOS
A primeira vista, Gramado e os municípios da Serra Gaúcha se preparam para a retomada do turismo, atividade responsável por cerca de 90% da economia local. Diante disso, está sendo construído um planejamento regional, fruto do esforço conjunto da iniciativa privada, poder público e entidades. Dessa forma, todos são unânimes em afirmar que a recuperação econômica e a retomada do fluxo turístico virão através dos eventos do segundo semestre. Inicialmente, o momento seja de apreensão e incertezas, a empresa gramadense Rossi & Zorzanello, uma das mais atuantes no mercado nacional de eventos, demonstra otimismo para a retomada do setor.
Em virtude disso, veio a confirmação de seus eventos para o segundo semestre, incluindo a transferência dos que ocorreriam no primeiro e a manutenção dos que já estavam previstos para acontecer a partir de agosto. “Assim sendo, todos os eventos vão precisar se reinventar no sentido de garantir segurança, mas também vão criar formas disruptivas de realização e venda. Enfim, o modelo antigo se foi, serão criados facilitadores e os interesses vão se unir. Da mesma forma, os eventos híbridos vão crescer muito, mas o presencial ainda será decisivo, especialmente em um país como o nosso. Em outras palavras, as coisas não acontecem sem afeto, olho no olho e aperto de mão”, completa a empresária.
CANELA – SERRA GAÚCHA
No último dia 07/04, a Prefeitura de Canela (RS) lançou o Plano Estratégico para Retomada da Economia Pós-Coronavírus, elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O trabalho busca promover ações integradas com entidades e empreendimentos turísticos para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa das atividades, preservando os empregos e auxiliando na segurança jurídica, econômica e sanitária. De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, o cronograma prevê ações de capacitação e relacionamento para o curto prazo, ativações e promoção em médio prazo e expansão e aprimoramento para o longo prazo. Ele afirma ainda que os eventos públicos suspensos devem ser realizados a partir do segundo semestre.
BELLA DA SEMANA
Enfim, jaá estava com saudades? Finalmente a Raíssa de Albuqueque está de volta com a terceira parte do seu ensaio. A modelo, que já fotografou para o Bella da Semana em 2018 e foi sucesso absoluto no mundo inteiro, agora retorna ainda mais gostosa (para a nossa felicidade) – com um ensaio que somente a maior e melhor revista masculina do Brasil poderia proporcionar para você! Assim, Clique aqui e veja agora uma prévia do vídeo de divulgação! Desde já, o ensaio exclusivo já está no ar. Portanto, prepare o seu coração e desmarque todos os compromissos… Ainda não é assinante? Tenha acesso ao conteúdo SEM CENSURA! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
Leia ainda: Trade de turismo busca alternativas diante pandemia Covid 19
Leia ainda:
Hotelaria de Santa Catarina volta operar com novas regras
A 33ª edição do Encatho & Exprotel para 2021, mas a entidade…
Balneário Camboriú Convention revela impacto nos empregos no turismo