DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES
Brasil terá uma política pública para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Em videoconferência o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, convidou representantes das primeiras nove cidades – de um total de 10 – a integrarem o projeto-piloto conduzido pela Pasta, que contará com 10 cidades – a 10ª será anunciada em breve. Nele, será possível analisar os procedimentos atuais e a implementar estratégias, considerando as especificidades regionais. Ao todo, duas capitais representando cada uma das cinco regiões do Brasil participarão do projeto-piloto: Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), no Sul;Rio Branco (AC) e Palmas (TO), no Norte; Recife (PE) e Salvador (BA), no Nordeste; Campo Grande (MS) e Brasília (DF), no Centro-Oeste; Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), no Sul; e Rio de Janeiro, no Sudeste.
“Vamos agora, usando a tecnologia, mudar a realidade do turismo para o turista internacional que chega no Brasil e, também, para os brasileiros. Com a pandemia, cerca de 11 milhões de brasileiros que viajavam para o exterior agora estão conhecendo o próprio país. Temos o desafio de fidelizá-los para que cada vez mais o brasileiro se orgulhe do seu país e viaje dentro dele porque temos um país maravilhoso”, destacou o ministro Gilson.
Um Destino Turístico Inteligente é caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade. As vantagens vão desde ampliação da competitividade dos destinos turísticos, a melhoria da eficiência dos processos de comercialização e de desenvolvimento sustentável local.
TURISMO RESPONSÁVEL E SEGURO
Viajar por Santa Catarina de motorhome, moto, bicicleta, carro e outros veículos de turismo rodoviário se tornará ainda mais seguro e confortável com a implantação de um novo projeto da Agência de Desenvolvimento do Turismo do Estado (Santur), que está sendo construído em parceria com a Polícia Militar Rodoviária do Estado (PMRv) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb). Os detalhes da primeira etapa do projeto Sobre Rodas foram discutidos Pela Santur e integrantes da equipe técnica da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina. A intenção é disponibilizar pontos de apoio com banheiros, chuveiros, wifi, informação turística, entre outros serviços para facilitar a vida de quem está na estrada. Na primeira etapa deverão ser atendidas as regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e também a Serra Catarinense.
O conceito da estrutura do Sobre Rodas está sendo desenvolvido pela Furb e deve atender a premissas de sustentabilidade ambiental, como coleta de resíduos, energia solar e cisternas. Nesses locais, além de dispositivos de segurança, como câmeras e iluminação externa, o projeto prevê o fornecimento de água potável, telefone de emergência, suporte para calibragem de pneus, acesso a energia elétrica e totem de informação turística. O Sobre Rodas também poderá ter um aplicativo, no qual os usuários deverão efetuar um pré cadastro, informando os locais que pretendem utilizar durante a viagem.
SANTUR – NOVA PRESIDÊNCIA
O Ex-Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch, é o novo presidente da Santur, nomeado nesta última segunda-feira pela Governadora em Exercício Daniela Cristina Reinehr, enquando o Governador Moises tenta defender-se do impeachment grave por conta dos R$ 33 milhões pagos a respiradores que nunca apareceram. Eduardo Loch é Bacharel em Turismo e Gestão do Turismo. empresário desde 1993 atuando nas empresas: ELOPAR Apoio Administrativo Ltda, ADETUR Turismo Ltda, Lufthansa – Swiss – Lufthansa City Center Brasil – Diretor de Marketing – Brasil. Foi Consultor de Turismo do SEBRAE-SC, Consultor de Missões Técnicas Empresariais – MERCOSUL/USA/EUROPA. Atuou também na SINDETUR/SC – Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Santa Catarina – Vice-presidente secretario e na LAHORI Agência de Publicidade – Mídia e Coordenação de eventos. Também atuou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Comissão de Turismo e Meio Ambiente – Grupo de estudo da Recategorização do PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO e possui amplo conhecimento e bom trânsito nas companhias aéreas, operadores de turismo, trade turístico nacionais e internacional, em especial de Santa Catarina.
ENCATHO & EXPROTEL
Para ampliar ainda mais as possibilidades, o turismo de eventos mostra-se novamente como uma grande oportunidade, atraindo turistas e movimentando a economia local. Otimistas com uma retomada econômica no segundo semestre, a ABIH-SC realiza de 19 a 21 de agosto, a 33ª edição do maior encontro de hoteleiros do sul do país, o Encatho & Exprotel. Os eventos por si só são acontecimentos que geram interesse das pessoas e também da imprensa. A própria história da ABIH-SC começou em um evento, em 1964. Teve sua maior projeção com a realização do Congresso Nacional da Hotelaria em 1983, sendo hoje reconhecida em todo país pela grandiosidade do seu encontro de hoteleiros, o Encatho & Exprotel, que começou a ser realizado em 1984.
DESTINO TENDÊNCIA PARA 2021
Imagens das Cataratas do Iguaçu, da Hidrelétrica de Itaipu e de atrativos criados para oferecer mais opções aos turistas que visitam Foz do Iguaçu ilustram a campanha “Seu Hotel no Melhor Destino”. A divulgação está sendo feita nas redes sociais, agências e operadoras de viagens do Brasil inteiro, trazendo informações variadas sobre os pontos de visitação. A iniciativa reforça ações de divulgação dos atrativos e empreendimentos privados do setor turístico para promover Foz do Iguaçu como tendência de destino para viagens em 2021, patamar assumido a partir da divulgação de pesquisas que comprovam a preferência dos viajantes.
Levantamento publicado pelo Ministério do Turismo apontou Foz do Iguaçu como destino tendência para 2021. A abordagem identificou propensões no comportamento do viajante, levando em conta a valorização do turismo doméstico. O fundamento veio de análises dos principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista. Um dos exemplos é a divulgação recente feita pela plataforma Submarino Viagens, em que Foz do Iguaçu apareceu em 10º lugar entre os destinos mais pesquisados pelos viajantes.
BRAZIL TRAVEL MARKET 2021
Sem dúvidas a 10ª o Brazil Travel Market tem um grande alcance para garantir um evento proveitoso a todos, contando com representantes de diversos lugares (PE, PB, CE, SP e EUA). Todos eles estão preparados para solucionar dúvidas, passar informações e conversar sobre o interesse das empresas em expor na 10ª edição do BTM – Brazil Travel Market. Alguns nichos também terão representantes específicos para facilitar o atendimento de informações. Para a área “Luxury, Boutique & Experience”, o responsável será o Geraldo Figueroa, da GF Marketing e Assessoria. O “Espaço Futuro”, que contemplará Tecnologia e MICE, conta com a representação da Eninova Hospitality Group, especializada em soluções em tecnologia para hotelaria e turismo.
Já como representante nos Estados Unidos, para conexões no país, será o Maurício Vianna, da MV Hospitality. Além disso, buscando novos negócios na América Latina, Ásia, África, Europa e Oriente, o evento conta com os representantes Jeff Santos (Capital Marketing), Lawrence Reinisch (Reinisch Projects) e Mario Pinho (Origami Media&Marketing). Todos estarão disponíveis para auxiliar empresas de todos os lugares, independente do estado ou país correspondente. Portanto, leve sua empresa para o evento! Entre em contato com alguns dos representante especialista em sua área. CLIQUE AQUI.
INFRAESTRUTURA CERTA
São 10 anos de história que agora experimentam um novo universo: além do evento, se tornaram uma plataforma de negócios e multi experiência e contando com espaço adequado e preparado para receber sua empresa. Dispõem de stands com formatos e padrões específicos que atendem todas as necessidades (a partir de 6 m²), arena de capacitação, rodada de negócios e diversas cápsulas inovadoras para fazer com que a experiência da cada empresa e seus clientes seja única e inesquecível, através de ações de alto engajamento! Se você é do setor de turismo não pode ficar de fora! Leve a sua empresa e destaque-se no segmento. Fale com eles!
AGENTES DE VIAGENS
ABAV Nacional lança campanha de valorização do agente de viagem. A campanha será dividida em três fases, uma para cada perfil de público-alvo, assim como também se divide o conceito criativo idealizado com o objetivo de mostrar o valor do segmento – e dos profissionais que atuam nele – e expressar o respeito do trade, o reconhecimento do governo enquanto atividade com alta capacidade de geração de empregos e renda, e a confiança do consumidor. A iniciativa, que tem apoio da Abracorp, AirTkt, BRAZTOA e CLIA Brasil, visa estabelecer maior compreensão sobre o real papel do agenciamento nas interlocuções institucionais, e do agente e consultor de viagens na relação direta com fornecedores e o consumidor final que, sobretudo neste momento de tantos desafios, têm exercido uma função imprescindível de apoio e orientação para milhares de passageiros, mostrando que esta atividade tem um valor que transcende, em muito, seu custo.
Na fase que marca o lançamento da campanha, o foco é o resgate da autoestima do profissional que atua no segmento, que a cada dia vem se transformando, com resiliência e eficiência, para se adaptar a um novo momento do turismo. Agentes e consultores de viagens de todo o Brasil serão estimulados a adotar o selo da campanha (Orgulho de Ser), também estampado em assinaturas de e-mail e no envelopamento das redes sociais das cinco entidades.
WORKSHOP ABAV SC
Falando nisso, parceria entre instituições catarinenses auxiliam agentes de viagens a planejar sua comunicação com seus clientes. Trata-se do Workshop de como organizar, promover e vender seu produto nas mídias sociais, promovido em parceria entre a ABAV-SC, Faculdade Senac Palhoça e Região Turística da Grande Florianópolis, disponibilizado gratuitamente a profissionais do setor de turismo, visa melhorar a comunicação dos prestadores de serviços turísticos a seus clientes.
Ministrado pelo professor Túlio Sá, especialista em comunicação e marketing social, o workshop trouxe reflexões sobre o atual momento da comunicação virtual, com os avanços impostos pela pandemia e pulverização de conteúdos em diferentes níveis e formatos.
Segundo Conceição Junkes, presidente da ABAV-SC, para o segmento de agenciamento de viagens, impactado diretamente pelas redes sociais e sua capacidade de promover e atrair clientes para seu negócio e/ou destino, a importância de saber se posicionar nas mídias sociais e demais plataformas online, com a definição clara de propósitos, DNA e objetivo das empresas, auxilia na identificação de seus clientes, dentro da sua oferta de produtos e serviços, possibilitando direcionando adequadamente sua comunicação e impulsionamentos, evitando fadigas de comunicação com o consumidor, super abastecido de conteúdo diariamente, otimizando a comercialização de serviços Turísticos.
Em três horas de evento, com informações qualitativas e quantitativas para aprimorar a visão e compreensão da interatividade entre o mundo virtual e o setor de turismo, o evento oferece diretrizes para avançar com os projetos de comunicação digital. O primeiro evento foi realizado presencialmente na Faculdade Senac Palhoça, no dia 16 de abril, a segunda edição ocorre no dia 28 de abril, também presencialmente na faculdade Senac Palhoça.
FESTURIS CONECTION
O Festuris Conection recebeu autorização em caráter excepcional do Governo do RS para a realização do evento no formato presencial, mediante o cumprimento das medidas de segurança. Uma excelente notícia que ampara a nossa realização como um evento responsável e seguro. Os protocolos rígidos de biossegurança e o histórico favorável na realização de eventos seguros, à exemplo do Festuris em novembro do ano passado, fortaleceram a liberação do evento. Com a decisão positiva, o Rio Grande do Sul assume novamente o protagonismo no cenário nacional na liberação dos eventos, fruto do esforço conjunto entre lideranças políticas, iniciativa privada e entidades. Portanto, nos dias 6 e 7 de maio esperamos você aqui, em Gramado. Ou caso opte pelo formato online, todas as palestras da imersão Top Performer serão transmitidas virtualmente. Aproveite as últimas vagas disponíveis e garanta a sua inscrição!
DILY NICOLUCHE – A BELLA DA SEMANA
Essa é a primeira vez que Dily Nicoluche posa nua – e só poderia ser para o Bella da Semana, a maior revista masculina do Brasil! Determinada, resiliente e leal, Dily Nicoluche é do tipo que sabe o que quer: “Comecei a realizar o sonho de trabalhar com o que gosto há mais ou menos 2 anos, sou bastante determinada e persistente naquilo que eu quero”. Ela que faz sucesso como musa em clipes do Funk, já gravou com artistas como Nego do Borel, Mc Kekel e Mc G15. “Foi uma experiência nova e diferente pra mim pois nunca tinha posado nua antes, mas eu amei, equipe muito boa e ótimos profissionais”. Clique aqui e veja agora uma prévia do vídeo de divulgação! O ensaio exclusivo com Dily Nicoluche já está no ar. Confira!
Leia ainda: Fôlego ao setor de turismo e alimentação com reforma tributária e fundos constitucionais
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Embratur retomará divulgação do Brasil no mercado internacional
Mercado & Negócios – Tema central do próximo Encatho & Exprotel
Outono em Santa Catarina é uma ótima oportunidade para viajar
Depois da vacina, voltar a viajar é o grande desejo dos consumidores