QUEDA NAS VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Receitas dos aeroportos ainda será profundamente sentida em 2021. De acordo com a análise da Airports Council International World, o impacto da crise da Covid-19 nas receitas dos aeroportos ainda será profundamente sentida em 2021. Segundo o Boletim Consultivo, o impacto da Covid-19 nos negócios aeroportuários e o caminho para a recuperação mostra que menos 4,7 bilhões de passageiros deverão viajar até o final de 2021 em comparação à linha de base projetada, representando uma queda de 47,5% do tráfego global.
Além disso, estima-se que esta redução no número de viajantes equivalha a uma perda de receita de mais de US$ 94 bilhões até o final deste ano, reduzindo pela metade as expectativas em comparação ao que havia sido previsto. Ao passo que, no âmbito nacional, mercados com tráfego doméstico significativo devem atingir níveis pré-Covid em 2023, enquanto que mercados com uma parcela significativa em tráfego internacional provavelmente não retornarão aos níveis de 2019 até 2024, ou mesmo 2025 em alguns casos.
Diante disso, estima-se que esta redução no número de viajantes equivalha a uma perda de receita de mais de US$ 94 bilhões até o final de 2021, reduzindo pela metade as expectativas em comparação ao que havia sido previsto. Da mesma forma, no que diz respeito ao impacto econômico, como consequência de restrições de viagens, prevê-se que a Europa continue a ser a região mais afetada em termos absolutos, com variação negativa estimada nas receitas de mais de US$ 37,5 bilhões para o ano de 2021 em comparação com 2019. Conquanto, de acordo com ACI World, uma estrutura confiável e transparente de dados de saúde que facilite a reabertura segura das fronteiras e retomada de viagens internacionais deve ser estabelecida para apoiar esta recuperação. De fato, a ACI apóia todos os sistemas que permitam que os dados de testagem e de vacinação sejam compartilhados de forma consistente, eficaz e de maneira que proteja dados pessoais.
“Sem dúvidas, o mundo está embarcando na maior campanha de vacinação da história e vemos indicações positivas em países com altas taxas de vacinação. Sendo assim, a ACI World observa estes sinais encorajadores e as perspectivas de recuperação, confiando em um aumento nas viagens na segunda metade de 2021″, afirmou o diretor geral Luis Felipe de Oliveira. “Todavia, apesar disso, a Covid-19 continua sendo uma crise importante para aeroportos, companhias aéreas e seus parceiros comerciais, e precisamos de apoio e decisões políticas sensatas dos governos para garantir que a aviação possa alimentar a recuperação econômica global”.
PASSAPORTE SANITÁRIO
A propósito, a segunda reunião ordinária de 2021 do Conselho Deliberativo da Embratur, abordou a perspectiva de recuperação do turismo com a vacinação contra a Covid-19. Presidente do colegiado, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, previu avanços a partir da imunização e reforçou o empenho para socorrer o setor. A princípio, Machado Neto adiantou que já discute com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a criação de um ‘passaporte sanitário’, voltado à identificação de viajantes vacinados. Segundo Neto, a medida, capaz de impulsionar a retomada do turismo, será alinhada a diretrizes de organismos internacionais, como a Organização Mundial do Turismo. “De fato, estamos na luta para criar um passaporte, como alguns países já estão fazendo”, comentou o ministro do Turismo. A saber, isso só vai ajudar quando efetivamente sair do papel.
PESQUISA PONTE HERCÍLIO LUZ
Atualmente, pesquisadores do curso de Gestão do Turismo, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis-Continente, estão realizando uma pesquisa para saber quais as preferências quanto ao uso turístico da Ponte Hercílio Luz e seu entorno. A saber, a ponte, símbolo da capital catarinense, foi reaberta no final de 2019, de décadas, num prejuízo sem fim, para o tráfego de pedestres e veículos. Para participar da pesquisa clique aqui. Só para exemplificar, no questionário há opções para o uso da ponte para fins recreativos, como show de fogos de artifícios e apresentações artísticas; esportes radicais, como bungee jumping, pêndulo humano, escalada, rapel, slackline e tirolesa; ou até mesmo para pendurar fitas coloridas pela ponte para representar o amor e a amizade, como é costume em algumas pontes ao redor do mundo. Além disso, os participantes também podem enviar outras sugestões. Quer dizer, o relatório com as possibilidades de uso turístico será entregue aos gestores da Ponte Hercílio Luz, que provavelmente nada farão.
ABIH-SC
Enquanto isso, à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC realizou na a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da entidade. Certamente o encontro virtual foi presidido pelo competente ex-presidente, Osmar José Vailatti, atualmente Presidente do Conselho Deliberativo da Entidade e sempre acessível a mídia. Na pauta foram abordados assuntos pertinentes a entidade. Atualização do setor financeiro e definições do Encatho & Exprotel 2021, amplamente debatido entre os presentes.De antemão, entre os assuntos abordados foram debatidos itens como: Posicionamento da ABIH-SC em nível estadual e municipal, traçando estratégias e buscando acordos para realizar REFIS, municipais como: IPTU, ISS e taxa de lixo. Além disso, buscar um posicionamento da entidade em diretrizes do governo.
BRAZIL TRAVEL MARKET E PLATAFORMAS DIGITAIS
Certamente, o mercado de turismo no Brasil terá um ano de intensos desafios em 2021. Diante disso, as empresas e profissionais do setor precisam estar preparados para atingir seus objetivos. Definitivamente, acontece nos dias 22 e 23 de outubro o Brazil Travel Market (BTM), décima edição do BTM que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, levando para os visitantes um ambiente propício para novos negócios, exposições, lançamentos de produtos, treinamentos, reuniões, vendas entre outras atividades. Tudo dentro das novas regras sanitárias e de segurança. Além disso, nesse novo panorama imposto pela pandemia da Covid-19, os organizadores do Brazil Travel Market entenderam a necessidade de desenvolver novas ferramentas para capacitação e expansão do evento, com soluções online de transmissão de conteúdo, não só durante o período da convenção, mas com produção durante todo ano.
Dessa forma, os novos projetos serão implementados em parceria com duas empresas. A VC Eventos, que desenvolveu pesquisas para identificar as principais necessidades de empresas e profissionais do setor, e a Up Branding, responsável pelo trabalho de marketing digital para comunicação com o mercado. Assim, a organização prepara o lançamento da BTM TV, um canal com produção de conteúdo semanal no Youtube, trazendo notícias sobre o mercado de turismo. A princípio, o canal deverá entrar no ar no primeiro semestre deste ano. De maneira idêntica, outra ferramenta de conhecimento é a BTM Academy, plataforma EAD para capacitação do trade, com previsão de início para o segundo semestre de 2021.
“Naturalmente hoje, nosso público está muito mais exigente e dinâmico, pedindo por conhecimento contínuo. Assim, com essas plataformas, chegaremos também a profissionais e empresas que precisam de capacitação, mas que não teriam a oportunidade de estar com a gente no evento presencial. Portanto, essas ferramentas digitais surgem para atender essa demanda”, explica Claudio Jr, um dos realizadores do Brazil Travel Market.
MAIOR ALCANCE E VISIBILIDADE
Constantemente, a adoção de plataformas online para comunicação e relacionamento com os públicos alvo é uma inovação constante no mercado de eventos em todo o mundo. Em síntese, como referência em eventos B2B no segmento de turismo do Brasil, o Brazil Travel Market entendeu a importância de conectar milhares de pessoas de diferentes partes do país e do mundo, por meio de plataformas de conhecimento, ultrapassando as limitações geográficas e de tempo, estando presente no dia a dia dos seus públicos durante todo o ano. “Em outras palavras, estamos muito envolvidos com essas soluções, trabalhando no desenvolvimento das plataformas, que serão um complemento das atividades que já trazemos durante o evento presencial. Portanto, isso tudo é resultado dos mais de 10 anos de experiências e relacionamento do nosso evento com o trade turístico e as principais empresas do mundo no setor”, finaliza o diretor da BTM.
TURISMO E PRAZOS PARA FINANCIAMENTOS
A priori, Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), informou a necessidade de prorrogar os prazos de pagamento de parcelas vencidas e vincendas de financiamentos captados pelo segmento de hotéis, bares, restaurantes e similares. Certamente, a conversa foi realizada em reunião com participantes do turismo brasileiro. De acordo com Sampaio, o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve se reunir extraordinariamente para avaliar a proposta que, por sua vez, deverá ser encaminhada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Além do Fundo do Centro-Oeste (FCO), que está sob responsabilidade da Sudeco, a proposta de prorrogação de prazos envolve o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
LIGIA MARTINS – A BELLA DA SEMANA
Enfim, dona de um corpo escultural e muita ousadia, Ligia Martins finalmente está de volta ao Bella da Semana. Sem dúvidas, lábios carnudos, bumbum empinadinho, pernas torneadas e corpo bronzeado. Certamente estamos falando de Ligia Martins, essa beldade que deixou os assinantes de queixo caído! Portanto, se você estava com saudades, chegou a hora de saciar a sua vontade, prepare-se… Na última segunda-feira (29), publicamos publicamos o vídeo de divulgação aqui no site. A saber, o ensaio com Ligia Martins nua vai ao ar nesta quarta-feira (31). Então, ainda não é assinante? Tenha acesso completo! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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