A reinserção de São Francisco do Sul na rota de navios de passageiros é uma das metas da diversificação do turismo na cidade
O investimento em ações e infraestrutura para dinamizar o turismo náutico já tem dado resultado. No próximo dia 25, chega o primeiro navio de luxo de passageiros a São Francisco do Sul. O Seven Seas Explorer, com capacidade para 750 passageiros e 542 tripulantes, aportará em águas francisquenses.
A cidade histórica receberá o navio de passageiros com rota internacional, com duração de 28 noites, que começará no Brasil (Rio de Janeiro) e irá descer a costa até cruzar o Oceano Atlântico para o Pacífico com destino final em Santiago, no Chile. No Brasil, o Explorer passará pelo Rio de Janeiro, seguirá para Ilha Grande, Búzios, Parati, Santos, São Francisco do Sul e Porto Belo. “A expectativa é de que esta escala seja um sucesso e, a partir disso, possamos receber mais navios. Nossa cidade tem belezas naturais que encantam visitantes e estamos otimizando a nossa infraestrutura para também atrair o turismo náutico”, frisa o prefeito Renato Gama Lobo.
A Secretaria de Turismo está preparando atividades, em conjunto com o trade turístico, como roteiros com passeios no Centro Histórico, pela Babitonga e no Forte Marechal Luz, além de apresentações culturais, comercialização de artesanatos e guias disponíveis para condução de grupos pelas ruas históricas.
Na semana passada, prefeito e secretária municipal de Turismo, Jamille de Freitas M. Douat, receberam representantes da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA/Brasil), da empresa armadora MSC, do Porto de São Francisco do Sul e da praticagem para avaliação do retorno das operações dos cruzeiros na cidade. Após a reunião, a secretária de Turismo acompanhou o grupo em uma visita técnica para avaliação da infraestrutura receptiva, verificando questões de atracação, calado para fundeio dos navios e condições do destino turístico São Francisco do Sul. “As expectativas são positivas, vamos aguardar os resultados de alguns estudos que serão desenvolvidos e em breve poderemos passar uma posição mais concreta em relação à temporada 2019/2020”, ressalta Jamille.