DESPACHO DE BAGAGENS GRATUITAS – O RETORNO
Sabe aquela novela que não vale a pena ver de novo porque já sabemos o final da história? Pois então, a casa da mãe joana, isto é a Câmara dos Deputados aprovou a retomada de despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. O Congresso é sempre assim, morde e assopra e nós sempre saímos perdendo. Foram 273 votos a favor e 148 contrários. Todavia, a novela ainda precisa passar pelo senado. Portanto, até que saia do papel, muita água vai rolar. Em 2016 o cabide de empregos da Anac publicou uma resolução que dava ao passageiro o direito de levar na cabine uma bagagem de mão de até 10 quilos – mas autorizava as aéreas a cobrarem por bagagens despachadas. A justificativa da agência, à época, era que a autorização para a cobrança do despacho de bagagem aumentaria a concorrência e poderia, por consequência, reduzir os preços das passagens. O que jamais aconteceu, muito pelo contrário.
Atualmente, bagagens de 23 quilos em voos nacionais e 32 quilos nos voos internacionais são cobradas à parte, com um valor adicional ao da passagem. Cada empresa estabelece o critério de cobrança e as dimensões das malas. O trecho incluído pela Câmara na MP do Voo Simples altera o Código de Defesa do Consumidor para incluir no rol das práticas abusivas a cobrança por parte das companhias aéreas por até um volume de bagagem em voos nacionais com peso inferior a 23 quilos, e em voos internacionais, com peso inferior a 30 quilos. Vale ressaltar que por mais caro que a gente pague, não temos segurança alguma, as malas continuam sendo pedidas, extraviadas e detonadas. Dados da SITA, empresa especializada em tecnologia para a indústria de transporte aéreo, mostram que, em média, 25 milhões de bagagens são perdidas por ano em todo o mundo, durante as viagens de avião. Tenho até medo quando meus voos tem algumas conexões. Eles destroem qualquer tipo de bagagem.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
O Mato Grosso do Sul será sede da próxima edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e da Convenção Braztoa, que acontecerão no fim de 2022, ano que ficará marcado como um período de recomeços e da realização de duas edições destes importantes eventos da entidade, de acordo com o comunicado oficial da BRAZTOA. “Fazemos esse anúncio com grande satisfação e com a certeza de que a nossa parceria com o Mato Grosso do Sul, reforçada em 2021 com a participação de 80 profissionais de turismo da região no Programa Experiências Incríveis, da Academia de Excelência Braztoa, ganhará novos e ainda mais promissores passos na construção de um case de sucesso com um destino nacional”, afirmou Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DA REDE HOTELEIRA
O FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) desenvolveu uma pesquisa acerca das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e de sustentabilidade entre as redes de hotéis associadas com o objetivo de identificar o atual momento da indústria hoteleira brasileira e como estão trabalhando esses temas. Os resultados demonstraram um notável comprometimento das redes com investimentos e escolhas de consumo focadas no cuidado com os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, dentre aquilo destacamos alguns dados. Dentre as redes hoteleiras entrevistadas, 70% responderam que possuem uma área específica dedicada às práticas de sustentabilidade; e sobre as iniciativas de gestão dos resíduos plásticos e descartáveis, 85% declararam possuir práticas de redução dos produtos de uso único, como eliminação de canudos, garrafas plásticas e embalagens para amenities.
O resultado do estudo também mostrou que 92% das redes participantes põem em prática iniciativas de redução ou reciclagem dos resíduos produzidos pelos hotéis. Sobre o consumo diário das redes hoteleiras, 85% das entrevistadas afirmaram comprometimento com a prática em redução de desperdício de alimentos, enquanto 92% adotam medidas para redução do consumo de água e energia elétrica, como redutores de vazão de água em torneiras, chuveiros e descargas (adotada por 62% das redes), uso de lâmpadas de led (38%), painéis solares (23%) e etc.
Esses últimos dados apresentam uma porcentagem relativamente baixa quando comparados aos outros indicadores, porque são ações bem específicas; tratam-se de práticas fundamentais que ainda estão evoluindo na maioria das redes participantes do estudo, mostrando que ainda existe um grande trabalho a ser desenvolvido. Já ao serem questionados sobre diversidade e inclusão, 80% das redes afirmaram possuir diretrizes claras acerca da integração diversificada na empresa, possuindo políticas específicas voltadas a pessoas com deficiência, equidade de gênero, refugiados e étnico-raciais.
ABAV EXPO 2022
A ABAV Expo 2022, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, traz esse ano duas novas opções de estande: os modelos sustentável e econômico. O modelo sustentável é montado com materiais diferenciados, desde as paredes e o teto até o mobiliário utilizado, sendo que poderá ser adaptado a qualquer medida e área de estande. Já o modelo econômico mede 4m², inclui montagem, TV, balcão, duas impressões de logo ou imagem fornecidos pelo expositor e tem local pré-determinado. Com as novidades a planta da ABAV Expo, que mantém os modelos tradicionais Basic, Comfort e Premium, amplia para cinco opções à disposição dos expositores. A fase de comercialização está em curso, e o credenciamento para os visitantes – são esperados 30 mil este ano – deve ser aberto na primeira semana de maio.
ARGENTINA INICIA CAPACITAÇÃO NO BRASIL
Desde a última terça, 26 de abril, o INPROTUR, junto com a operadora Mondiale by Ancoradouro inicou 15 eventos em 15 cidades brasileiras para aproximar a oferta turística do país a mais de 500 agentes de viagens desse país. O que falta, são os aéreos com preços justo e não abusivos. Todavia, com a ideia de consolidar o amplo trabalho de promoção no principal mercado para o turismo receptivo nacional, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) acordou realizar capacitações em Campinas, Bauru, São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Maringá, Londrina, Uberlândia, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberaba, Goiânia e Vitória. Estas serão as cidades do Brasil onde se impactará a 550 agentes de viagens durante os próximos dois meses.
FBHA
No próximo dia 13 de maio a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) vai reeleger Alexandre Sampaio e apresentar a nova diretoria da entidade. O atual presidente concorre em chapa única, tendo como vice-presidentes Graco Terceiro Neto Parente Miranda (1°); e Paulo Rogério Tadros, o segundo. A chapa conta ainda com Anaiad de Assis Lopes e Giovane Gisler como diretores, e José Darcílio Cortes Junqueira Reis e Amaro Gadben como tesoureiros. A FBHA representa 68 sindicatos patronais em âmbito nacional nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar. A posse da nova diretoria ocorrerá no dia 23 de junho. Vale ressaltar o excelente desempenho que Sampaio vem exercendo frente a entidade, com diversos embates em prol da entidade, junto ao governo federal e outros Órgãos, dentro de um empenho exaustivo e afadigador.
RIO DO RASTRO MARATHON
Passar de carro pela Serra do Rio do Rastro encanta qualquer um. Então imagine, correr por ela, que foi considerada a estrada mais espetacular em 2012 em uma enquete de uma revista espanhola. É o que está no objetivo de 1.500 atletas de corrida e ciclismo, de várias partes do Brasil nos dias 14 e 15 de maio. A Rio do Rastro Marathon chega à 2ª edição com uma grande expectativa entre os corredores e ciclistas, principalmente para aqueles que vão estrear numa prova tão desafiadora e deslumbrante como essa. Quem corre ou pedala pela essa serra icônica, vive experiências inesquecíveis diante do que encontra no percurso. Uma nova descoberta, mesmo para quem já correu serra acima.
Os atletas que completarem as duas distâncias vão ganhar uma medalha de finisher de 67km, uma das novidades da edição deste ano que a Corre Brasil e o Mountain Do criaram a pedido dos corredores. Os três primeiros colocados no masculino e feminino vão ganhar troféu. As provas de corrida acabam virando um evento para toda a família, e muitos corredores ‘nascem’ assim, assistindo alguém correr, se superar e vencer desafios. Mas encarar a Rio do Rastro Marathon exige um treinamento específico para enfrentar os 25km e os 42km. Assim, como nas outras duas provas, no Desafio dos 12 também terá tempo de corte. Os atletas precisam passar pelo km 8 com até 2h03min59s de prova, e o máximo para fechar o percurso é 2h44m59s. A nova modalidade será no domingo, com largada às 10h15 da manhã, no mirante 12, em Lauro Müller.
Os atletas inscritos vão chegar até o ponto inicial, com um ônibus exclusivo da organização, que será o único meio de deslocamento, já que a Serra fica totalmente fechada para carros particulares, durante a realização das provas no fim de semana. Todas as chegadas se tornam uma festa. Mas a Corre Brasil e o Mountain Do querem que este momento que marca o auge da superação dos corredores e ciclistas que vão participar das provas, seja ainda mais inesquecível. As duas maiores organizadoras de corridas do Sul do Brasil estão preparando uma grande programação cultural no mirante, da Serra do Rio do Rastro, local de chegada dos atletas. Foram convidados artistas, músicos e bandas para comemorar as vitórias em grande estilo. Outra atração confirmada vem de Porto Alegre. É o “The Beatles no Acordeon”, que já participou do International Beatleweek, em 2018 em Liverpoool, fazendo 11 shows na cidade inglesa, incluindo o palco onde os Beatles começaram.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Leia ainda: Cresce demanda de turistas brasileiros no exterior em 2022