Serra Catarinense receberá investimentos em infraestrutura turística. Finalmente e, de fato, espero que isso venha acontecer, a infraestrutura da Serra catarinense receberá um investimento de R$ 49,3 milhões. Desde já, as melhorias que foram anunciadas impactarão no fortalecimento do turismo regional. Em vista disso, entre as obras estão a retomada do asfaltamento da Serra do Corvo Branco, a pavimentação da SC-390 entre os municípios de Anita Garibaldi e Celso Ramos e a revitalização da SC-114 entre Otacílio Costa e o entroncamento com a BR-470.
A saber, à serra, principalmente essa região, está abandonada ha muito tempo por todos os governos. Além disso, essas melhorias sempre foram plataforma eleitoral que nunca saíram do papel. Será que agora se tornarão realidade? É fato que há muitos anos o trade turístico necessita dessas obras. Assim, são estruturas de ligação com uma região de inúmeros atrativos turísticos não somente de Santa Catarina, mas do Brasil. “Definitivamente, é um dia de muita alegria para quem trabalha e gosta do turismo no Estado” – disse o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari. Além disso, em São Joaquim foi anunciado o repasse de R$ 400 mil para a adequação do aeródromo Ismael Nunes, com o fechamento da área patrimonial e realização do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA).
VOOS REGIONAIS PARA NOVAS DEMANDAS
Falando nisso, para que o Aeroporto de São Joaquim, de fato, decole, o poder público municipal tem que descruzar os braços e correr atrás desse novo projeto Azul Conecta, que, a priori, espera servir 200 cidades no Brasil nos próximos anos. Assim, localizada em Jundiaí, a nova empresa sub-regional irá adicionar novas cidades à malha nacional e internacional da empresa. Com efeito, fruto da aquisição da TwoFlex, a Azul Conecta espera servir 200 cidades no Brasil nos próximos anos. Desse modo, e com atuação em 36 destinos no país, a empresa é composta por 17 aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos. De tal sorte que, dos 17 aviões, três são exclusivamente cargueiros e vão contribuir para a expansão da Azul Cargo Express, unidade de cargas da aérea.
FG BIG WHEEL
Naturalmente, Balneário Camboriú é um dos principais destinos turísticos no cenário nacional e no exterior. Assim, diante do contrato assinado nesta última segunda-feira, 10 de agosto, a empresa FG, passa a assinar a maior roda gigante estaiada da América Latina. Portanto, a FG BIG WHEEL terá 65 metros, com altura total de 82 metros acima do nível do mar, similar a de Londres, com operação diurna e noturna, passando a figurar, mesmo antes da sua inauguração, como um grande entretenimento para a região. Além disso, o projeto prevê um forte impacto no turismo e na urbanidade do município catarinense, e tem a expectativa em receber entre 450 e 600 mil visitantes ao ano.
De fato, Balneário Camboriú está no ranking das cidades que mais recebem turistas em todo o Brasil e desponta entre os destinos mais desejados. De antemão, a FG BIG WHEEL contará com 36 cabines climatizadas que proporcionarão vistas panorâmicas da cidade e da orla, num passeio silencioso e seguro. Definitivamente, a atração tem como local, uma área privada de 37.500 metros quadrados, localizado no costão da Barra Norte de frente para orla de Balneário Camboriú, e contará com uma completa estrutura de lazer e entretenimento, proporcionando momentos emocionantes a todos os visitantes. Desta forma, o equipamento deve iniciar a operação em dezembro deste ano.
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO
A principio, já são mais de 40 países que só permitem a entrada de visitantes que comprovem a contratação de seguro durante todo o período de estadia. De fato, a pandemia de Covid-19 está mudando os hábitos dos viajantes e também as regras de entrada de turistas em cada país. Diante disso, a lista de países que exigem o seguro viagem como obrigatório vem aumentando a cada dia. A relação já conta com mais de 40 destinos, em todos os continentes. Dessa forma, além dos principais países europeus, outros destinos que estão na lista dos mais visitados por brasileiros passaram a exigir uma apólice de seguro viagem, como por exemplo Aruba, Costa Rica, Dubai, Tailândia e Uruguai. Isso sem mencionar o próprio Brasil, que esta semana também passou a exigir seguro viagem para turistas estrangeiros.
Diante disso, segue a lista atualizada, até 31 de julho, dos países que exigem o seguro viagem para entrar em suas fronteiras: Alemanha, Angola, Argélia, Aruba, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Catar, Costa Rica, Cuba, Dinamarca, Emirados Árabes, Equador, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela. Além destes países, Austrália e Nova Zelândia exigem o seguro viagem para estudantes.
DUBAI SÃO PAULO PELA EMIRATES
Finalmente, para os passageiros que gostam de viajar pela Emirates, a aérea retomou seu voo regular pousando no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A retomada dos voos entre Dubai e São Paulo anunciada há algumas semanas, comprova o compromisso da Emirates com a região e a rápida capacidade da companhia aérea de reconectar o mundo por meio de seu hub em Dubai. Tudo isso, mantendo padrões líderes do setor, e garantindo a saúde e a segurança de seus clientes e funcionários. Os brasileiros que viajam para Dubai podem aproveitar o visto gratuito na chegada e aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer.
A saber, Dubai reabriu para visitantes de negócios e lazer com novos protocolos de viagens aéreas que salvaguardam a saúde e a segurança dos visitantes e comunidades. Outra novidade recém-anunciada é a cobertura de até 150 mil euros em despesas médicas e custos de quarentena de 100 euros por dia durante 14 dias, caso sejam diagnosticados com a covid-19 durante suas viagens, enquanto estão longe de casa. Essa assistência é oferecida pela companhia aérea gratuitamente aos seus clientes. Mais detalhes estão disponíveis nos fones: + 971 4 27 08825 ou no WhatsApp + 971 56 3589937.
VOOS DOMÉSTICOS
Só para exemplificar, enquanto à Argentina não retoma seus voos (o que talvez não venha acontecer em 2020), a oferta de voos domésticos regulares, na última semana de agosto, deverá alcançar uma média diária de 743, segundo levantamento da Abear, com dados da Anac. Portanto, esse total deverá representar 31% da quantidade de frequências semanais prevista antes do início da pandemia do novo coronavírus, quando estavam previstos 2,4 mil voos no Brasil por dia, em média. De fato, os dados também mostram que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), em junho, está no seu menor nível em duas décadas, com queda de 85% em relação ao mesmo mês de 2019. Então, se aqui está ruim, imagine pra eles!
ESCOLHA DO VIAJANTE 2020
Antecipadamente já reconhecido com várias premiações pela qualidade de seus atrativos, o turismo da usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, acaba de receber mais um reconhecimento importante do setor: o prêmio Melhor dos Melhores do Travellers’ Choice, promovido pelo site de viagens TripAdvisor. A saber, o selo Traveller’s Choice 2020, uma espécie de Oscar do segmento de viagens, é o único prêmio concedido com base em avaliações e opiniões deixadas no site por milhões de viajantes de todo o mundo. Logo, os vencedores do prêmio são selecionados anualmente com base no feedback de milhões de membros do TripAdvisor. Dessa forma, a premiação destaca as escolhas populares e as “experiências verdadeiramente excepcionais que fazem os viajantes voltarem”, como informa o portal.
BALNEÁRIO SABOROSO
Consolidado como um dos principais festivais gastronômicos do sul do país, o Balneário Saboroso vai chegar à sua 11ª edição em 2020! Os restaurantes interessados em participar festival e que ainda não realizaram a inscrição, terão uma nova oportunidade. As novas inscrições irão até o dia 10 de setembro. E para apresentar o projeto e as adequações do planejamento das ações ao momento atual, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau vai reunir de forma online, os empresários do segmento da gastronomia no dia 19 de agosto, às 14h. O encontro é aberto para associados e não associados ao BC Convention. Interessados em participar do encontro devem confirmar presença até dia 18 de agosto pelo e-mail: contato@visitebc.com.br ou pelo telefone (47) 3360-0696 / (47) 98856-3884.
GASTRONOMIA DE GRAMADO
Com o propósito de realizar uma experiência cultural-gastronômica segura e de acordo com a nova realidade em que vivemos, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado se reinventa e anuncia nova data. Atualmente, com o tema “Do Produtor à Mesa”, a edição acontecerá de 1º a 12 de outubro. Dessa forma, o novo formato preparado para este ano vai unir a agroindústria local com os restaurantes da cidade. Diante disso e, com uma proposta mais democrática, o Festival de Gastronomia terá aproximadamente 30 restaurantes nesta edição. Logo, o ingrediente principal, que será a grande estrela dos pratos preparados, será oferecido pelos produtores locais da região. Desta forma, as colonizações que fazem parte da história de Gramado, que integram o agronegócio local, serão contempladas no festival.
Definitivamente, além de saborear o prato no restaurante, será possível utilizar a opção de tele-entrega. Além disso, em frente a cada restaurante participante, haverá um espaço externo para que os clientes possam comprar vinhos locais, cervejas artesanais e taças de cristal Strauss, patrocinadora do evento. Igualmente, somado à programação gastronômica, o festival contará com cerca de 40 apresentações culturais nos restaurantes participantes. Do mesmo modo, o coreto, na Praça Major Nicoletti, será o ponto institucional, que oferecerá informações gerais do Festival de Gastronomia.
Em suma, outra novidade da edição, é que, a tão prestigiada “Cozinha Experimental” vai acontecer no ambiente digital. assim, as oficinas gastronômicas serão gravadas na cozinha do SENAC Gramado, parceiro do festival, e disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, antecedendo a realização do festival. Desse modo, os conteúdos vão abordar práticas de etiqueta, degustação de vinhos e cervejas, receitas da gastronomia da cidade, história dos restaurantes participantes e curiosidades dos produtores locais. Nesse sentido, o clássico “Concurso Melhor Chef” também será realizado na sede da instituição e terá todas as suas etapas transmitidas em lives.
ECAD – COBRANÇA INDEVIDA
De fato, esse ECAD é um câncer na hotelaria. Em vista disso, um uma ação coletiva e inédita, as ABIH’S de todo o Brasil estão compartilhando suas ações em conjunto em prol da campanha #ecadnoquartonao. Dessa forma, as Entidades pedem apoio contra cobrança indevida de Direitos Autorais nos quartos de hotéis. Nesse sentido, há muito anos o setor de hotéis e navios de cruzeiro vem sofrendo com a cobrança indevida e injusta de direitos autorais provenientes da execução ou até da mera disponibilização de aparelhos de rádios e TVs nos interiores dos apartamentos e cabines. O setor não se opõe à cobrança de direitos autorais em áreas comuns e de frequência coletiva. Com amparo inclusive na Lei Geral do Turismo, os quartos dos hotéis e cabines de navios são ambientes de uso privativo dos hóspedes e utilizados de modo exclusivo, equiparando-se às suas residências.
CICLOTURISMO NA EUROPA
Enquanto aqui nos continuamos sendo atropelados e mortos na SC 401 (sem ciclovia) e, nem nossa via expressa tem ciclo-faixa, a partir deste mês de agosto, 16 estradas de Luxemburgo serão exclusivas para ciclistas. Logo, o tráfego de automóveis será proibido e as estradas serão transformadas em grandes ciclovias para incentivar a mobilidade de bicicleta. Dessa forma, sabiamente, o governo, com a medida, pretende atrair mais cicloturistas, segundo o ministro da Mobilidade, François Bausch.
Além disso, uma outra novidade foi colocada em prática desde o ultimo dia 23 de junho. Os caminhantes e ciclistas que desejem descobrir o Luxemburgo a pé ou de bicicleta podem fazê-lo sem pensar como irão transportar as suas bagagens de um alojamento para outro. Os residentes que decidam fazer férias no Luxemburgo ou os estrangeiros podem beneficiar do novo serviço gratuito de transporte de bagagens que tratarão dessa mudança. Além disso, o “Vëlossummer 2020” irá realçar “as nossas ciclovias com as suas paisagens variadas. O ciclismo é certamente a melhor forma de descobrir as cinco regiões do Grão-Ducado.” Não é de morrer de inveja?
CONFIRA AS 16 ESTRADAS
Le Mullerthal via la PC3 et la PC2, Gonderange-CR129, Alzingen-Syren, Trecho da “Vëloexpresswee Esch-Luxembourg”, Mamer-Schoenfels, Mondorf- Ellange, Koedange-Godbrange, Bettel-Hoesdorf, Wilwerdange-Weiswampach, Ettelbrück-Welsdorf, Limpach-Pissange, Mensdorf-Übersyren, Septfontaines-CR110 (Koerich), Steinsel-Hunsdorf-Prettingen-Gosseldingen-Mersch, Sandweiler-Scheedhaff, CR233-Pont emjambant les CFL.
Leia ainda: Melhores experiências no primeiro exclusive house do Brasil
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa