VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O TURISMO PÓS PANDEMIA?
Seu empreendimento, cidade, destino… estão prontos para turismo pós pandemia? Se você ainda não sabe, o marketing digital é um forte aliado para que cidades, destinos, roteiros, empreendimentos turísticos (hotéis, bares, restaurantes, pontos turísticos…) voltem a atrair turistas. Nada a ver com os ditos “influencers digitais” que gostam do bem bom e onde o importante são eles neste ou naquele local e não o local.
Estamos carecas de saber que o turismo foi afetado diretamente pela pandemia, com perdas que chegam à casa dos bilhões de reais, todavia, já estamos com mais de 90 milhões de vacinas distribuídas pelo país e 53 milhões de pessoas vacinadas, dados do “vacinômetro” do Ministério da Saúde, a expectativa para um retorno triunfal, já em 2021, é esperado por empresários do setor. Mas, será que a sua sua cidade aproveitou esse tempo para atiçar a curiosidade do brasileiro, ou de turistas estrangeiros durante esse período e plantar no seu potencial visitante o desejo de conhecer o seu município ou estabelecimento? Tornar aquele local especial em um desejo latente de destino e assim garantir que a renda retorne até o município é um investimento.
ESQUECIMENTO
Lamentavelmente poucos empresários investiram em marketing durante a pandemia, isto é, caíram no esquecimento e, quem soube aproveitar, como os destinos ecológicos, isto é, junto a natureza, estão completamente abarrotados, dentro das normas vigentes. A iniciativa pública foi e está sendo decadente, fazendo do cenário pura incerteza e pior, fazendo com que muitos adotassem uma postura conservadora, que pode ser a derrocada de seu negócio, mesmo com o retorno do turismo.
Quem parou com seu marketing precisa entender urgente que o turismo é um produto, mas que tem características peculiares no momento de comunicá-lo, portanto o suporte técnico é muito importante no momento de investir. Terrivelmente ainda tem pessoas acreditam que é dinheiro jogado fora após terem uma experiência ruim, mas quando você busca entender, percebe que o cliente jamais utilizou de um veículo confiável para comunicar o seu negócio, aí dança mesmo. Apostar em jornais e revistas não irá atingir o teu público final. O marketing digital é a bola da vez e veio para ficar com todas as suas inovações, devidamente segmentado.
EVENTOS DIGITAIS
Os grandes eventos se tornaram digitais. O Festuris Connection e o BNT Mercosul foram eventos híbridos, isto é, digitais e presenciais onde o número de participantes digitais superaram as espectativas. E você, onde estva enquanto isso. De fato, o apelo visual é um dos quesitos obrigatórios quando falamos de Marketing. É preciso levar até o prúblico final, apto por novidades, o que está acontecendo em teu empreendimento. A disponibilidade de veículos de comunicação que temos hoje, nunca foi vista na história, mas é preciso entender como cada um deles é percebido pelo público. O marketing digital mostra ao vivo e a cores o que está acontecendo em teu negócio turístico. Só não se esqueça de ter internet com alta capacidade, que hoje é fibra e muito barato.
Grandes capitais do mundo investiram em fibras óticas e e internet de altíssima velocidade, totalmente de graça, nos principais pontos turísticos. Com isso, o próprio turista passou a fazer a divulgação e, melhor, de graça. Em New York, já em 2019, entrou em ação o plano chamado New York Broadband Program que incluiu verba de 500 milhões de dólares de “assentamentos bancários para incentivar o setor privado a expandir o acesso de banda larga de altíssima velocidade. Antes disso, em 2015, começou a funcionar o sistema “LinkNYC” a mais ampla e rápida rede de internet grátis municipal” e tem terminais que substituíram os telefones públicos pagos. Os terminais oferecem “acesso à internet grátis 24 horas por dia, sete dias por semana, com velocidades de gigabytes, que é 100 vezes mais rápida que a média da internet pública.
Já o presidente Joe Biden afirmou no mês passado que pretende gastar US$ 100 bilhões para fechar os buracos na rede de banda larga dos Estados Unidos, dizendo que as conexões de internet em alta velocidade são vitais para tudo. Em terras tupiniquins, já está se entendendo a passos de tartaruga, que o turismo é o motor da arrecadação de milhares de cidades Brasil afora. É justamente esse setor que mantém escolas, saneamento e outras estruturas funcionando para que os moradores tenham acesso a serviços públicos de qualidade. Sem duvidas, a geração de renda não é só para o dono do hotel ou restaurante, mas a priore, temos maior arrecadação para o município que reverte isso em melhor estrutura para os seus moradores, além de movimentar a economia local de supermercados, artesanato, vestuário, entre outras. É uma das forças motrizes da economia brasileira.
SUSTENTABILIDADE
O marketing digital também tem o seu valor quanto à sustentabilidade, pois é possível manter o acesso a locais sem que eles sejam deteriorados. Através do digital podemos manter as visitações de forma virtual, evitando a degradação daquele local. Exposições virtuais no local, com experiências sensoriais associadas à visual, elevam o valor agregado ao turismo. Criatividade há de sobra, podemos fazer o mundo todo ser atraente, mas é necessário investir, e de forma a trazer esse retorno, além de pensar em formas de manter todo esse patrimônio para as gerações futuras.
Hoje, o marketing digital, mais do que investir em atrações, é pensar numa forma de atrair mais turistas, mas de forma consciente, preservando a cultura local e o patrimônio histórico e natural para o futuro. De toda a forma, pensando assim, é um investimento para o presente e futuro. Antigamente, dizíamos que a fotografia eterniza momentos, porém, com o passar do tempo, o papel perde a cor, a imagem ali impressa deixa de ter vida. Já o registro digital, esse sim é eterno, e pode sim, transportar para diferentes lugares que inclusive não existem mais, pessoas que também ainda não visitaram esses lugares. Não se perca no tempo enem deixe o “bonde da história” atropelar você. Faça parte e venda bem o seu produto.
FOZ DO IGUAÇU
Exemplo disso também, é o destino turístico consagrado pelas Cataratas do Iguaçu e pelo pujante comércio do Paraguai, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) vem se preparando nos últimos anos para dar um salto em sua capacidade de visitantes. Obras de infraestrutura para melhorar os deslocamentos rodoviário e aéreo, demandas antigas do trade local, abriram os horizontes nos últimos anos para o setor que sustenta 52% do PIB de Foz do Iguaçu. Paulo Angeli, CEO do Festival das Cataratas e hoje, Secretario de Turismo de Foz do Iguaçu, quer melhorar o ambiente de tomada de decisões do turismo. O caminho para isso, identifica o novo secretário, é investir em pesquisas que retratem a realidade do setor na cidade.
O secretário considera que a legislação de turismo precisa melhorar muito para criar um ambiente favoráveis aos novos empreendimentos. Ele pontua que são raras as legislações que favorecem o turismo. O objetivo é criar condições para atrair à cidade empresas que se CONECTEM com o turismo. A preferência é por empresas das áreas de educação, pesquisa, tecnologia, inovação e logística. De acordo com Angeli, a retomada do setor passa por uma renovação no modelo de gestão da secretaria, que agora precisa ser dinâmico. “A implementação de novas tecnologias será prioridade, pois a cidade já tem essa vocação. Nós temos instituições fortes na área de tecnologia e inovação, como o Parque Tecnológico de Itaipu e as universidades como UNILA, UniAmérica, UNIOESTE”, afirma o secretário.
Uma das primeiras medidas adotadas pelo novo secretário de turismo de Foz do Iguaçu foi fechar os postos de informações da cidade e realocar os funcionários para as áreas de marketing e de pesquisa. “O volume de informações passadas não justificava a continuidade desses espaços”, justifica o secretário, que pretende substituir esses postos por um aplicativo contendo informações para profissionais do turismo e turistas. O secretário observa que essas mudanças já estão surtindo efeitos.
BALNEÁRIO SABOROSO
Agende-se! De 8 a 31 de julho, durante a programação de aniversário da cidade, a realização do Balneário Saboroso deve movimentar o setor de gastronomia, em um momento de retomada das atividades do setor turístico em Balneário Camboriú. O BC Convention & Visitors Bureau, organizador do evento, confirma a participação de 28 restaurantes, que com cardápios exclusivos, oferecerão menu de entrada, prato principal e sobremesa, pelo valor de R$69,90. Alguns restaurantes oferecerão as opções de menu vegetariano e serviço de delivery. A edição 2021 promete se destacar pela qualidade, já tradicional do evento e no desejo de despertar uma viagem gastronômica completa e segura pelas mais diversas cozinhas dos 28 restaurantes confirmados.
A entidade comemora as inscrições dos restaurantes no Balneário Saboroso, considerando que para esta edição o período de adesões foi super reduzido. Como explica a presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, em outros anos esse período durava até 6 meses e desta vez os restaurantes tiveram menos de 20 dias para se inscrever. “Mais uma vez o Balneário Saboroso vem para reforçar a qualidade da gastronomia que temos na cidade e na região, além da questão cosmopolita que envolve a cidade. Balneário Camboriú tem várias opções de gastronomia, é uma região privilegiada em relação à experiência gastronômica; e de 8 a 31 de julho, teremos mais uma vez um maravilhoso Balneário Saboroso”.
RIO GRANDE NO NORTE PELAS ASAS DA ITAPEMIRIM
Em pauta no encontro realizado na manhã da última quinta-feira (27) em São Paulo, entre a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte e a ITA Linhas Aéreas, empresa que compõe do Grupo Itapemirim, o início das operações da ITA Linhas Aéreas no RN em agosto de 2021 com voos regulares, expandindo a malha aérea do Rio Grande do Norte. O destino potiguar será um dos primeiros a integrar a estreia da empresa nacionalmente. Para 2021, a ITA, fundada em 2020, conectará o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante com o aeroporto internacional do Rio de Janeiro Rio Galeão e de Guarulhos / SP. Quando ambos voos estabilizados, a previsão é de que o RN receba 178 partidas e ajuste mensalmente.
Leia ainda: Brasileiros viajam para tirar um tempo, descansar a mente e conhecer o destino
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Brasileiros viajam para tirar um tempo, descansar a mente e conhecer o destino
As cores do inverno dão o tom no outono da Serra Catarinense
A retomada do turismo brasileiro pós-pandemia tem aportes milionários