Baleias na Praia do Rosa - Turismo on line

ICMBio EMPERRA TEMPORADA DE BALEIAS EM SANTA CATARINA

 

Baleias na Praia do Rosa - Turismo on line

Praia do Rosa – Imbituba

 

Sim, elas, as gigantes do mar estão chegando em grande número, todavia mais uma vez, graças a incompetência, ingerência desse monstruoso cabide de empregos ICMBio, emperra, sem precedentes, o fenomenal turismo embarcado de avistamento de baleias. E isso simplesmente já vem ocorrendo desde 2013 em Garopaba, Imbituba e Laguna, no Sul do estado. O motivo era a preservação da área e evitar impactos ambientais pela prática desregulada da atividade. Nunca houve esse impacto, muito pelo contrário. A liberação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ocorreu em 16 de setembro de 2016, menos de um mês após o próprio TRF4 ter decidido manter a suspensão.

 

OFICIO ICMBio - Turismo on line

O cabide de empregos Instituto Chico Mendes de Conservação Biodiversidade (ICMBio), responsável por autorizar no estado esse tipo de atividade, nega mais uma vez e acaba com o turismo catarinense nesta temporada e informa que talvez isso só venha a ocorrer em 2019. O turismo catarinense perde imensamente por mais um ano.  Santa Catarina não tem representatividade no Congresso Nacional e nem em nossa Assembleia Legislativa. Um descaso sem precedentes.

 

INFRAERO, UM ELEFANTE BRANCO

Outro gigantesco cabide de emprego que só dá despesas é a INFRAERO. Ao contrário do que indica o senso comum, a Infraero não se tornou uma empresa mais enxuta desde o início das privatizações dos aeroportos, que encolheram a participação e as funções da estatal nesses empreendimentos. O peso do gasto com os trabalhadores não para de crescer. Esse inchaço nos custos da folha de pagamento é um dos entraves para que a Infraero possa abrir o capital, operação que renderia até R$ 16 bilhões em receitas para a União. 

 

O diagnóstico, traçado pela consultoria Roland Berger, alerta que a capacidade da empresa de atrair capital privado ficará reduzida após a próxima rodada de concessões, prevista para dezembro – quando serão leiloados 13 aeroportos em blocos. Se em 2011 o custo com pessoal era de R$ 1,7 bilhão, ou seja, 55% dos R$ 3,1 bilhões de custos operacionais, em 2016, os funcionários passaram a representar 68% dos custos operacionais, atingindo R$ 2,1 bilhões, segundo estudo da Roland Berger.

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FLORIPA AIRPORT – BUSINESS LOUNGE

Nesta semana, a Floripa Airport inaugurou dois novos espaços no Aeroporto de Florianópolis. Mais uma sala de espera e um business lounge vão garantir a expansão em 50% da capacidade de atendimento na área de embarque. Os novos espaços estão localizados no piso superior, que pode ser acessado por rampa, a partir da sala de embarque. A ampliação não é uma exigência do contrato de concessão da Floripa Airport com o Governo Federal, mas uma decisão da concessionária para atender uma das principais reclamações dos passageiros desde que a concessionária assumiu o aeroporto.

 

6º MEETING VALE DO CONTESTADO

Edson Ziolkowski, Dirlei Barbieri Rofner e Lara Perdigão

A ABIH-SC esteve presente em mais um Meeting com a SOL. Desta vez foi na cidade de Caçador, 6º Meeting do Vale do Contestado. Onde uma vasta programação foi apresentada durante todo o dia 18, com o objetivo de discutir a Gestão Participativa e Sustentável do Turismo no Vale do Contestado com Gestores Municipais, Regionais de Turismo, Associações Municipais, Comerciais, Gestores do Trade Turístico, Instituições de Ensino Superior e a comunidade. A Relações Públicas da ABIH-SC, Lara Perdigão, proferiu a palestra, ”O papel de cada entidade no desenvolvimento regional do turismo”, e finalizou sua fala dizendo: “Que sejamos, cada um de nós, você, a qualidade da prestação de serviço e do produto que a sua região deseja ofertar ao turista”.

 

SETOR DE RESORTS E O MERCADO INTERNACIONAL

 

Representantes da Associação Brasileira de Resorts estiveram na Embratur para estreitar relacionamento e aumentar número de turistas estrangeiros nos equipamentos. “Em 2009, 40% dos turistas que se hospedavam nos resorts nacionais eram estrangeiros. Hoje, esse número é inferior a 10%”. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Alberto Cestrone que esteve na sede da Embratur, para estreitar o relacionamento com a autarquia para ações conjuntas que visem uma retomada no número de turistas internacionais nos equipamentos brasileiros. 

Segundo o diretor executivo da associação, Ricardo Domingues a ideia da associação é intensificar a divulgação dos resorts brasileiros no exterior e a estratégia passa pela participação em workshops que a Embratur promove para mercados prioritários e pela presença efetiva no calendário internacional de feiras nas quais o instituto tem estande de divulgação dos destinos e produtos turísticos brasileiros no exterior. 

A expectativa é que o setor possa participar de um workshop na Embaixada da Argentina, em outubro, por ocasião da Feira Internacional de Turismo (FIT), que será realizada em Buenos Aires, para apresentar os equipamentos brasileiros para operadores argentinos. “A Argentina é um mercado primário e tem sido muito importante para nosso setor”, afirma Domingues. O aumento da conectividade aérea entre Brasil e Argentina foi decisivo para o número de argentinos nos resorts, especialmente na Região Nordeste. A promoção integrada do turismo entre países da América do Sul é uma pauta trabalhada pela Embratur e o setor de resorts têm tido bons resultados com outros mercados vizinhos, como Chile, Uruguai e Paraguai.

 

DESTINOS INTERNACIONAIS

 

O grande problema do Brasil é a carga tributária e seus políticos que nada fazem a não ser gastar e roubar descaradamente, legislando em causa própria, tornando praticamente impossível viajar em nosso próprio país, uma vez que mesmo com a alta do dólar, os destinos internacionais continuam tendo mais procura. Uma passagem de Florianópolis a Manaus custa acima de R$ 2.500,00. Para Miami custa menos do que isso e os hotéis são mais baratos. De acordo com pesquisa, apesar da alta do dólar, que se iniciou em abril deste ano, a busca dos brasileiros por viagens internacionais aumentou nos últimos três meses. É o que aponta o levantamento feito pela ferramenta de busca de passagens, Skyscanner.

 

Segundo a mesma pesquisa, Lisboa subiu para a segunda posição no interesse dos brasileiros, aparecendo como o destino internacional mais buscado em 2018 até agora. Nova Iorque também cresceu nas tendências de buscas, subindo da oitava para a quinta posição. O aumento do interesse por destinos sul-americanos também foi mostrado na pesquisa. Santiago passou da 18ª para a 8ª posição, registrando um aumento de 37% nas buscas e Buenos Aires, da 15ª para a 12ª posição.

 

ENCATHO & EXPROTEL 2018

 

Vem aí a 31ª edição do Encatho & Exprotel. 86 espaços comercializados e centenas de marcas em destaque. A feira acontece entre os dias 24 e 26 de julho em Florianópolis. A Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo, com 29 anos de reconhecido sucesso, a EXPROTEL reúne as melhores marcas do mercado, abrindo espaço para que o empresário contrate diretamente com o fornecedor, obtendo preços e condições exclusivas negociadas especialmente para o período. Com entrada gratuita, quem visitar o evento vai encontrar produtos como amenities, cama, mesa e banho, móveis e acessórios, tecnologias de acesso e sistemas, higiene e limpeza, benefícios para colaboradores, tendências e novidades de mercado, consultorias e serviços especializados, entre outros. Ao todo, são 86 espaços preparados para atender os visitantes de diversos estados do Brasil.

 

Além da exposição, a programação do evento possui mais de 60 especialistas que vão debater o tema central “Pessoas & Tecnologia na hotelaria”, uma excelente oportunidade para os empresários qualificarem sua mão de obra de forma totalmente gratuita. Para esta edição estão programados: Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira; Encontro de jornalistas de turismo;  Seminário de Hotelaria, Seminário de Gastronomia, Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina – SOL; Momento Hoteleiro; Avanços na Tecnologia de Vendas;  Além de painéis com temas: Tecnologia da Comunicação a serviço do Comercial do Hotel;  Sucessão Familiar;  “O Sul é meu Destino”; Tecnologia e Sustentabilidade na Hotelaria;  entre outros.  Ao todo, mais de 60 especialistas, além de sete eventos paralelos de entidades do trade turístico. A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser feitas nowww.encatho.com.br.

 

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ESTAÇÃO GRAMADO

 

Foto: Cleiton Tyele

 

Seguindo a programação da temporada de inverno na Serra Gaúcha. Domingo, 22 de julho, comunicadores do Pretinho Básico estarão no Palco Estação Gramado às 16h para apresentar o ATL Show, esquete divertida sobre histórias e bastidores do programa. Líder de audiência na rádio e na internet, o Pretinho Básico é uma das principais atrações da rádio reunindo bom humor, informação e entretenimento. Além de muita risada, o fim de semana também será de música em Gramado. A banda Colitas se apresenta no sábado, dia 21 de julho, às 14h, e a dupla TNG Duo mostra seu talento em diferentes instrumentos no domingo também às 14h. 

 

Foto: Sergio Azevedo

 

Antes disso, na sexta-feira, as personagens Ivick e Apu do musical Korvatunturi interagem com os visitantes distribuindo balões e sorrisos para lembrar que “Fazer o bem é ser muito mais feliz!”, lema do espetáculo em cartaz na cidade. Todos os dias, das 10h às 20h, o Deck Lounge do Estação Gramado instalado na Praça Major Nicoletti oferece sete opções de café fresquinho e ponto de descanso para quem está passeando pela cidade. E enquanto as atrações não começam, o Palco Estação Gramado na Rua Coberta deixa à disposição água quente para o chimarrão, bergamotas. Todas as atrações e atividades são gratuitas.

 

 

TURISMO PARAIBANO VIVE BOM MOMENTO

 

Paraíba investe no Turismo de Eventos e recebe cada vez mais turistas argentinos. Voo que liga João Pessoa a Buenos Aires potencializa número de argentinos no estado e Festival JPA realiza sua 8ª edição em outubro. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino esteve, na sede da Embratur em visita de cortesia e destacou o momento positivo que o turismo paraibano atravessa. De acordo com ela, desde o início da operação do voo que liga João Pessoa a Buenos Aires, há um ano, o aumento no fluxo de argentinos no estado cresceu 52%. 

 

Além do reflexo positivo do aumento da conectividade aérea, os segmentos de Turismo de Eventos e de Negócios dão sinais de crescimento, especialmente após a conclusão, em 2015, de todo o complexo que abriga o Centro de Convenções de João Pessoa. O espaço tem quatro prédios com área total construída de 48,6 mil metros quadrados. Todo o complexo tem capacidade para receber eventos empresariais, como feiras de exposições, simpósios e congressos, além de grandes espetáculos, como peças teatrais e concertos.

 

“O voo tem grande procura de turistas argentinos e a construção do Centro de Convenções motivou a instalação de cinco novos hotéis na cidade e aumentou em 43% o fluxo de turistas para eventos. Apesar do momento positivo, o turismo da Paraíba precisa de mais atenção.”, ponderou Ruth Avelino. No encontro, a representante do turismo no estado estava acompanhada de diretores do Festival JPA. Paraíba. O objetivo dos organizadores nesta oitava edição é criar oportunidade de negócios e internacionalizar o festival com a presença de profissionais de turismo da América do Sul e também de Portugal.

 

“Nossa meta é receber 3,7 mil profissionais de turismo e promover rodadas de negócios com operadores internacionais. Teremos também workshops para apresentar os produtos turísticos não apenas da Paraíba, mas de todos os nove estados da Região Nordeste.”, explica Claudio Junior, diretor comercial do evento. A 8ª edição do Festival JPA acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2018, no Centro de Convenções de João Pessoa. O objetivo da visita foi apresentar o evento, buscar parcerias futuras e convidar os representantes da Embratur para o festival. A reunião contou com a participação da presidente da Embratur, Teté Bezerra e do diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do instituto, Gilson Lira

 

 

Além disso, o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, também recebeu os diretores do Festival JPA, Claudio Jr e Breno Mesquita, acompanhados pela presidente da PBtur, Ruth Avelino. A visita teve como objetivo a entrega do convite para o Ministro estar presente em João Pessoa na abertura do evento. Em sua 8ª edição, este será o quinto ano que o Festival JPA terá o Ministério do Turismo como um dos principais parceiros. O evento acontecerá no Centro de Convenções de João Pessoa, nos dias 19 e 20 de outubro de 2018.

 

 Pedal Nova Trento - Turismo on line

 

VIAGENS PARA O NORDESTE

 

100% Lazer – João Pessoa – PB

 

As viagens aéreas para as cidades do Nordeste cresceram cerca de 15% em média entre junho e julho deste ano, segundo levantamento da agência virtual ViajaNet. Um dos principais motivos é a preferência dos brasileiros por sol, calor e praia durante as férias de inverno no País. A pesquisa constata ainda que a grande maioria dos viajantes é constituída por famílias, com cerca de 75% de compras múltiplas de passagens aéreas. Apenas 25% viajam sozinhos nesse período.

 

 

“O brasileiro, via de regra, é mais afeito ao calor do que ao frio e, por isso, o Nordeste é um destino bastante procurado nos meses de inverno. Por outro lado, há uma grande parcela da população que curte um clima mais europeu nas cidades montanhosas brasileiras. E isso deixa as cidades de norte a sul do País altamente atrativas nesta época do ano”, explica Gustavo Mariotto, head of marketing do ViajaNet.

 

Tambaú Hotel – João Pessoa – PB

 

DESTINO IGUASSU

 

Como entidade que promove o Destino Iguassu, o Visit Iguassu fecha o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo e com boas expectativas para os próximos meses do ano. Os números falam por si. Foram realizados 38 eventos no Destino Iguassu captados e apoiados pelo Visit Iguassu. No total, foram 22 mil participantes que movimentaram na região cerca de R$ 60 milhões. Só no Parque Nacional do Iguaçu, o movimento cresceu 8,86% comparado ao mesmo período de 2017, o que significa 798,5 mil turistas no atrativo.

 

Vale lembrar que Foz do Iguaçu subiu uma posição e agora ocupa o 3º lugar no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA – International Congress and Convention Association), de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais. No levantamento, com base nos eventos sediados em 2017, o Destino Iguassu ficou atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. No exterior, a Missão China, uma iniciativa conjunta entre Brasil e Argentina, promoveu o Destino Iguassu naquele que se apresenta como um dos maiores mercados de turismo do mundo.

 

 

Falando nisso, Foz do Iguaçu será a sede do 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA – International Congress of Americanists), evento científico que reúne, a cada três anos, cerca de seis mil  professores de todo o mundo. Marcado para 2021, o congresso deverá contar com participantes de 60 países. A captação do evento ocorreu em Salamanca, na Espanha. E foi confirmada durante assembleia geral realizada na noite desta última quinta-feira (19), às 16 horas pelo horário de Brasília. A próxima edição do ICA foi disputada entre as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Quebec (Canadá) e Rosário (Argentina). Coube ao Visit Iguassu apresentar e defender a candidatura da Terra das Cataratas. A campanha do Destino Iguassu ocorreu no estande da Embratur durante todo o evento na Universidade de Salamanca. Considerada uma das principais universidades europeias, a instituição completa 800 anos em 2018.

 

Hotel Fazenda Boqueirão – Ícone do Turismo Rural no Brasil  – Lages – SC

 

 
Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular – Bolo da Madre – São José – SC
 

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