Os maiores destaques do turismo catarinense são premiados anualmente com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo. Criada em 2008, a premiação deste ano sofreu alterações, como a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de homenageados
Serão premiados: uma personalidade; um município; um empreendimento e um evento de destaque no turismo catarinense. Além disso, a forma de votação foi alterada, buscando democratizar e descentralizar o processo de escolha dos homenageados, possibilitando a participação de todas as instâncias do turismo de Santa Catarina.
A finalidade do título é homenagear e reconhecer as pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense. De acordo com o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Tufi Michereff Neto, a alteração do prêmio, regulamentada pelo decreto nº 1.769/2018, permitiu a descentralização do processo, ao “oportunizar a efetiva integração das 12 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina”, afirma.
O processo de seleção dos candidatos ao Título conta com as seguintes etapas: indicação pelas IGRs dos candidatos da respectiva região turística em cada categoria; escolha, pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), de um indicado por categoria, por região turística, dentre os indicados pelas IGRs; e, finalmente, eleição, mediante voto popular, dos vencedores das quatro categorias, dentre os escolhidos pelo CET.
O CET escolheu, dentre os indicados pelas IGRs, por maioria dos votos dos membros, um candidato de cada categoria para cada uma das 12 regiões turísticas. A escolha dos candidatos se deu por votação secreta em um formulário online. A lista dos 12 candidatos de cada categoria escolhidos pelos membros do CET estará disponível no site da Santa Catarina Turismo (SANTUR) para votação popular. O processo ficará aberto até dia 03 de dezembro.