Turismo é a riqueza do século para o Brasil
Turismo é a riqueza do século para o Brasil. Otavio Leite, ex-secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, desde 27 de junho 2020, publicou interessante artigo no jornal O Globo, dia último dia 21 de novembro, sob o título “Hora de investir no turismo interno – Com a pandemia, brasileiros que deixarão de viajar ao exterior podem aquecer mercado nacional”.
Divulgado pelo skålega Arnaldo Moreira, do Rio de Janeiro, e compartilhado com todos os associados do Skål São Paulo, pelo presidente Walter Teixeira, além de destacar o potencial econômico do Turismo no país, o artigo chama atenção para “um mercado consumidor latente, posto e real”.
Ou seja: brasileiros que deixarão de fazer viagens internacionais no próximo verão ou mesmo no próximo ano e, caso a pandemia não se agrave, poderão contribuir com a geração de milhares de empregos ao redescobrirem as belezas naturais e culturais do Brasil.
A mesma tese foi lançada pelo skålega Eduardo Sanovicz, presidente da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, durante participação no Webinar com expoentes que comandaram a Embratur, realizado pelo Movimento Supera Turismo Brasil, em 27 de julho deste ano, com aval de Jeanine Pires, Caio Luiz de Carvalho e Vinícius Lummertz.
Evento que demonstra a força da união do Turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento regenerativo e global; capaz de superar até mesmo radicalismos político-partidários e ideológicos.As restrições impostas pela Covid-19 também fizeram resgatar a necessidade natural de todo ser humano de interagir de maneira presencial.
Esperemos que a dor gerada pela perda de vidas motive, cada vez mais, o consumo consciente. E oportunize, àqueles que podem viajar, dar valor à valiosa riqueza turística que o Brasil possui e é mundialmente reconhecida.
Assim, ao superar o complexo de cachorro vira lata, conseguiremos, de fato e por inegável direito, exercer no presente Século XXI o decantado papel de “país do futuro”.
Afinal, com o emprego da robótica, em tempos de inteligência artificial e internet das coisas, na produção industrial, após avanços já conquistados no agronegócio brasileiro, cabe ao setor de serviços ocupar a mão de obra ociosa e incentivar o incremento das viagens de lazer, intercâmbio, eventos, incentivos e, até por razões de marketing e responsabilidade socioambiental, com o apoio decisivo das corporações de todos os portes e ramos de negócios.
Luiz Henrique Miranda, CEO da Agência Amigo – Comunicação Integrada e diretor de Relações Públicas da Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo Skål Internacional São Paulo.
Leia ainda: Lançado pela ABIH-SC o Encatho & Exprotel 2021 e a 3ª edição da revista
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais:
ABIH-SC lança Encatho & Exprotel 2021 e a 3ª edição da revista
Voos internacionais estão, oficialmente, de volta ao Floripa Airport
15º Festival das Cataratas com ambiente seguro é case de sucesso
Preparem o cartão de embarque, começou o 15ª Festival das Cataratas
Alta temporada em Floripa marca retorno dos voos internacionais