Definitivamente, o turismo em Santa Catarina está alinhado com todas as normas de segurança. Portanto, seja bem vindo a Bela e Santa Catarina. Atualmente, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) atualizou, nesta última quinta-feira, 1° de outubro, o “Guia com recomendações para eventos Drive-in” em Santa Catarina. De fato, atividades nessa modalidade (cinema, shows, apresentações teatrais e musicais, festas com Djs, palestras e afins) já estavam autorizadas, porém ganharam novas regras a partir da publicação da Portaria 749, da Secretaria do Estado de Saúde (SES).
DRIVE-IN
Portanto, entre as mudanças, está a delimitação de um espaço de 6×4 metros para cada veículo e uso de grades de contenção. Além disso, os clientes devem permanecer dentro dessa área cercada durante todo o evento. Logo, se não houver o cercado, os clientes devem permanecer dentro dos veículos. Bem como, conforme estabeleceu a Portaria 464, de 3 de julho de 2020, que trata da descentralização e regionalização das ações de combate à Covid-19, os municípios têm autonomia para decidir sobre a liberação de eventos na modalidade drive-in. Por isso, recomenda-se que os promotores desse tipo de eventos consultem a regulamentação municipal. Acesse aqui o “Guia com recomendações para eventos Drive-in” atualizado
MEIOS DE HOSPEDAGEM
Acresce que, a SANTUR também disponibilizou edição atualizada do “Manual de boas práticas para hotéis, pousadas, albergues e similares”. A saber, o limite de ocupação varia de 30% a 100% dos leitos, dependendo da classificação de Risco Potencial da Região de Saúde para Covid-19 (gravíssimo, grave, alto ou moderado). Dessa forma, a atualização do Manual mantém as informações das versões anteriores, orientando estabelecimentos, trabalhadores e hóspedes sobre as demais medidas sanitárias descritas na Portaria 244/20, que seguem valendo. Acesse aqui o “Manual de boas práticas para hotéis, pousadas, albergues e similares” atualizado
GESTÃO DO TURISMO
Nesse hiato, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, também uma nova ferramenta para auxiliar na gestão e governança do turismo no estado. O Almanach, nome escolhido para o projeto, reúne dados abertos de órgãos oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, Ministério do Turismo, do Trabalho e da Educação. A princípio, o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, destacou a relevância da nova ferramenta para Santa Catarina. – Portanto, com o Almanach as decisões do turismo estarão amparadas em informações e análises mais precisas, seja num cenário mais global ou por segmento – acrescentou.
Além disso, a finalidade do Almanach é disponibilizar, de maneira organizada e funcional, um conjunto de números do setor para auxiliar os gestores públicos e privados na tomada de decisões, na medida em que ajuda a mensurar o impacto do turismo nos municípios, regiões e estado.
TURISMO SEGURO
A propósito, sendo constatada a conformidade das práticas do estabelecimento com os protocolos de saúde recomendados, foi concedido o selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC). Dessa forma e merecidamente, os primeiros selos do Viaje+SC foram entregues durante a cerimônia para a Cia de Turismo, agência de viagens de Joinville, de propriedade da competente Presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC, Conceição Junkes. Além disso, outro critério é a oferta de produtos e serviços diferenciados e condições especiais para residentes ou nascidos no estado, como descontos e vantagens, com o objetivo de estimular esse público a conhecer mais de Santa Catarina.
PANDEMIA ESTIMULA MODERNIZAÇÃO
De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, a inovação é necessária para os segmentos se adequarem à “nova realidade” imposta pela Covid-19. “De fato, temos uma pequena retomada que, possivelmente, poderá estruturar as empresas até o surgimento da vacina, mas não podemos dizer que é um retorno integral. Em tese, 80% dos hotéis e similares estão abertos, mas ainda vemos uma movimentação tímida”. Na perspectiva de Sampaio, a forma de servir as refeições para os hóspedes, por exemplo, já foi completamente adaptada, na maioria dos empreendimentos. “Alguns hotéis têm optado por ‘empratar’ os alimentos e os cardápios são acessados por meio de QR Code”, exemplifica.
Para as áreas mais burocráticas dos hotéis, como a Administrativa, a tendência é de que os estabelecimentos deixem de lado os papéis e utilizem serviços digitais para, por exemplo, realizar check-in e check-out. Novos meios de pagamento, como totens, também já começam a surgir, de maneira que não haja contato direto do hóspede com o funcionário do hotel.
MODERNINIZAÇÃO
Além disso, neste ano, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Wakalua Innovation Hub e Organização Mundial do Turismo (OMT), organizou o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. Com intuito de promover uma competição de startups, o movimento buscou soluções para a retomada do turismo brasileiro por meio de projetos de base teológica. Dessa forma, competição buscou responder às necessidades imediatas do contexto pós-pandemia e, além disso, promoveu a resolução de desafios gerais correlacionados ao turismo brasileiro. Diante disso, ao todo, o desafio recebeu 790 inscrições de diferentes regiões do Brasil e as 10 finalistas foram classificadas para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition, desafio global promovido pela OMT em parceria com o Wakalua.
ELEIÇÕES ABIH-SC
A fim de cumprir o disposto no Artigo 20 do Estatuto Social, à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, ABIH-SC, convoca seus associados efetivos a participar da Assembleia Geral Ordinária da entidade, que será realizada de forma online, no dia 30 de outubro de 2020, sendo a primeira convocação às 14hs e a segunda convocação às 14h15s. A priori, entram em pauta a eleição do Conselho Deliberativo, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, GESTÃO 2021/2022. Além disso, assuntos gerais de interesse da associação. A saber, de acordo com o Artigo 31 do Estatuto Social, a Diretoria Executiva é composta por 03 (três) membros, associados, sendo um Diretor-Presidente, um Diretor Adm/Financeiro e um Diretor de Operações, eleitos na Assembleia Geral, para um mandato de 02 (dois) anos, sendo permitida reeleição. Portanto, a inscrição das chapas deverá ser realizada dentro do prazo previsto no edital, com envio dos documentos para o endereço eletrônico abih@abih-sc.com.br
DE OLHO NAS ELEIÇÕES
De fato, as próximas eleições nunca foram tão importantes para a Capital Catarinense que está abandonada. Enfim são passarelas, deckes, mirantes, destruídos por falta de manutenção … Nossos governantes continuam, como sempre, governando de costas para mar e para a imobilidade urbana. Além disso, o Facebook e Instagran, que aceitan tudo quanto é porcaria, estão insuportáveis de tantos candidatos e fake news. São centenas de candidatos que nada tem de conhecimento em qualquer área. De fato, bem recebida a iniciativa do Observatório Social de Florianópolis que conta com o apoio da FloripAmanhã e de outras organizações da cidade. Dessa forma, em parceria com a associação FloripAmanhã e outras organizações da sociedade civil, o Observatório Social de Florianópolis (OSF) lançou a campanha de olho nas eleições. O objetivo é conscientizar eleitores e candidatos a cargos eletivos sobre suas responsabilidades. Definitivamente uma coisa é certa, não reelejam ninguém.
FESTEJAR GRAMADO
Finalmente, após ter sua data alterada diante da pandemia, a Festejar Gramado anunciou que o evento vai acontecer nos dias 8 e 9 de dezembro, na Recreio Gramadense. Inegavelmente, o conteúdo será protagonista nesta quinta edição, que ocorrerá em formato híbrido. Assim, o evento pretende oferecer o conhecimento necessário para a retomada do setor de eventos sociais, corporativos e live marketing. As inscrições estarão abertas em breve. Definitivamente, o objetivo da Festejar é conectar o mercado dos eventos, facilitar o contato e aproximar interesses. Desta forma, a grade de conteúdo vai trazer inspiração para o novo momento do mercado pós pandemia, soluções efetivas e cases de sucesso.
A saber, todos os protocolos de segurança estão sendo adotados para garantir a realização do evento e a proteção de participantes presenciais. Igualmente, também ocorrerá o “Conexão Festejar” presencial, com a participação de 20 buyers do mercado de eventos que estarão cumprindo reuniões agendadas com fornecedores de produtos e serviços. Assim sendo, esta ação com foco na geração de negócios terá o apoio do Sebrae. Neste ano, diferente das edições anteriores, o evento não terá estandes de exposição. Mais informações no site www.festejargramado.com.br. A saber, o evento é realizado em parceria com a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e conta com o apoio do Sebrae.
PODEROSAS DO TURISMO
Falando nisso, a doce Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, está entre os 100 Mais Poderosos do Turismo Panrotas Elo, escolhidos anualmente pela revista Panrotas. A priori, a lista, em sua décima edição, buscou neste ano inspiração em quem fez a diferença durante a pandemia, atuando por uma retomada promissora no turismo. “De fato, esse reconhecimento, especialmente em 2020 quando a Brocker completa 25 anos, valoriza ainda mais a Serra Gaúcha como destino turístico. E é também uma conquista de toda a nossa equipe, que faz parte desta história”, comenta Any, extremamente conhecida do trade.
A CEO foi um dos 26 indicados na categoria “A Força dos Agentes de Viagens”, que abriu a edição com exemplos de agentes, operadores e consolidadores. Logo, Any Brocker está entre as únicas duas agências de receptivo e uma das duas empresas gaúchas listadas. Além disso, também é uma das 26 mulheres presentes na lista, que foi divulgada durante o evento online Abav Collab. Segundo os organizadores, a décima edição dos 100 Mais Poderosos do Turismo Panrotas Elo traz líderes, voluntários, idealistas e pessoas que estenderam e deram as mãos em um ano difícil, de transformação e união, enxergando assim meios para seguir em frente.
KUROTEL – DESTINO SAUDÁVEL
Você já desejou estar em um ambiente descontraído, que oferece um serviço personalizado inigualável? Hospede-se no Kur e descubra o centro contemporâneo de saúde e bem-estar que entrega um índice de satisfação de 98% a seus clientes. Medicina preventiva | tecnologias de última geração | alimentação saudável gourmet | terapias relaxantes e estéticas | programação de cultura e lazer. Entre em contato: últimas acomodações disponíveis para o feriado de 02/11/2020. Todos os clientes são testados antes do check-in. Os ambientes e bagagens são sanitizados com produtos de padrão internacional e de acordo com as diretrizes da OMS, Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde; entre outros protocolos. Consulte! O momento para virar a chave da sua vida! Uma noite inesquecível e para poucos – uma celebração com o melhor da gastronomia Kur e música ao vivo. Não perca! Disponibilidade limitada.
FESTURIS CONECTION
Afinal, você já ouviu falar em cozinha de ingrediente? Certamente, essa nova tendência que está revolucionando a gastronomia contemporânea também estará em debate no Festuris Connection, evento online exclusivo que acontece de 6 a 8 de outubro. Definitivamente, com a presença dos chefs peruanos Palmiro Ocampo e Anyell Katherine San e do chef gaúcho Rodrigo Bellora, que comanda a gastronomia do Casa Hotéis, o painel “Valorização da sociobiodiversidade: a cozinha de ingredientes que está revolucionando a gastronomia moderna” irá fazer a conexão entre Brasil e Peru. Dessa forma, a cozinha de ingrediente busca novas técnicas de preparo para produtos já usados no nosso cotidiano sem deixar de lado a relação histórica, identitária e cultural que a sociedade desenvolveu ao longo do tempo com esses insumos. Logo, mais um tema que está em pauta nas indagações sobre o futuro da alimentação e da gastronomia que o Festuris Connection leva até você. Clique aqui e confira a programação completa para garantir seu ingresso no Festuris Connection.
FESTIVAL DAS CATARATAS CONFIRMADO
Rigorosamente falando e, seguindo rigorosos protocolos sanitários, os organizadores do Festival das Cataratas estão preparando mais uma edição da tradicional Feira de Turismo e Negócios para os dias 2, 3 e 4 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). De fato, o evento é um dos principais do turismo nacional e movimenta a cadeia produtiva do setor. “Assim, com muita responsabilidade e segurança estamos preparando a Feira como um grande divisor de águas para um novo momento do turismo nacional”, destacou Paulo Angeli, idealizador e organizador do Festival das Cataratas.
Portanto, para a retomada dos eventos no Destino, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) lidera a criação de um Grupo de Trabalho específico para acompanhar a retomada dos eventos e assegurar que o retorno seja seguro e sustentável. Dessa forma, a coordenação do novo Grupo de Trabalho ficará com o Visit Iguassu, responsável por ações de captação e apoio a eventos e marketing do destino Foz do Iguaçu.
Leia ainda: Especialistas no dia do idoso dão dicas de como envelhecer sem dor
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Aeroporto Internacional Hercílio Luz retoma voos para Congonhas e Confins
Santa Catarina está pronta para receber turistas nacionais e internacionais
Floripa Airport e Florianópolis recebem certificação internacional