Antes de mais nada, o Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada.
Dessa forma o Decreto presidencial coloca o Turismo como prioridade em investimentos. Logo, a medida vai contribuir para a retomada do setor após a pandemia.
Finalmente o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que coloca o Turismo como um dos setores prioridade do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. O texto já foi publicado no Diário Oficial da União também com o aval de Paulo Guedes, ministro da Economia. Dessa forma, O decreto prevê a elaboração de estudos destinados à implementação de novos empreendimentos privados e aproveitamento turístico de ativos naturais e culturais do país.
Sendo assim, o planejamento ficará a cargo de um Comitê Interministerial, coordenado pela Secretaria do PPI e do Ministério da Economia, além de representantes da Casa Civil, da Secretaria do Governo, MTur (Ministério do Turismo) e do Meio Ambiente.Igualmente, o BNDES e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional também farão parte do projeto que visa definir alternativas regulatórias que garantam segurança jurídica e fomentem negócios no setor.
Portanto, o Comitê Interministerial vai se reunir quinzenalmente, em caráter ordinário, e sempre que for convocado pela coordenação do grupo, de forma extraordinária. Assim, o prazo de conclusão dos trabalhos será de 180 dias, contado a partir da data de contratação dos estudos, e prorrogável por igual período. Desta maneira, o PPI busca ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada, por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização, a exemplo da concessão de aeroportos, portos e rodovias, entre outros.
Naturalmente, o Plano Nacional de Turismo 2018-2022 já engloba ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios e ao estímulo à atração de investimentos, com a valorização do patrimônio cultural e natural do país. Além disso, uma portaria conjunta dos ministérios da Economia e do Turismo, publicada em abril de 2019, estabelece a gestão compartilhada de áreas da União para fins turísticos. De fato, o objetivo é garantir o aproveitamento de espaços e a busca por investimentos, com vistas ao aumento do fluxo de visitantes.
Definitivamente falando, o MTur já adota medidas para estimular a volta à normalidade no setor após o fim das restrições geradas pelo novo coronavírus. Uma delas é o selo “Turista Protegido”, primeira etapa de um programa que vai estabelecer protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos ramos do setor. Dessa forma, a iniciativa vai reconhecer atividades que garantam o cumprimento de normas de higiene e limpeza para a prevenção da Covid-19. Em vista disso, o órgão também planeja uma ampla campanha nacional de promoção de atrativos e destinos do país, de forma a estimular o brasileiro a priorizar viagens domésticas.
ATRAVÉS DOS SONHOS, A ARGENTINA CONVIDA
Então, só mesmo através dos sonhos porque, infelizmente, a Argentina cancelou todos os voos para todos os fantásticos destinos de lá, pelo menos até setembro. Além disso, hoje, o brasileiro, para eles, significa turismo de alto risco, já que graças nossa mídia marrom, estamos todos infectados. Dessa forma, sob o conceito #viajadesdetucasa, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) renova sua estratégia digital e propõe aos viajantes de todo o mundo desfrutar a nova ativação para sonhar e imaginar uma visita ao país.
Segundo eles: “A imaginação no poder” era uma das frases mais emblemáticas no final da década de 1960. É a partir desta onde nascem as ilusões e a mente é capaz de romper qualquer tipo de barreira”. Só que não ! Pra mim, tenho que estar em qualquer destino. Sonho, programa e idealizo.
Portanto, com este propósito, e sob o conceito #viajadesdetucasa, a Argentina, por meio do INPROTUR, lançou uma nova ativação à que se pode acessar ingressando a @visitargentina nas seguintes redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn. Naturalmente, com a falta de conectividade deles, não sei onde o brasileiro irá passar as suas férias de inverno. A argentina seria o ideal, principalmebnte pelo câmbio extremamento nos favorável. Repito, pra mim, sonhar não basta.
TURISMO DOMÉSTICO
Diante disso, que será extremamente favorecido é o nosso turismo interno, desde que o setor hoteleiro e as companhias aéreas mantenham seus preços e não queiram ganhar nas nossas costas, o tempo que se perdeu e se perde durante essa pandemia. Não é à toa, que Turismo doméstico será aposta do setor após pandemia, diz pesquisa do Ministério do Turismo, que já trabalha buscando soluções para a sobrevivência e recentemente, um um estudo apontou que os destinos nacionais deverão ser os mais procurados por turistas brasileiros após o fim de restrições impostas pela propagação do coronavírus.
Realizada pela consultoria Cap Amazon e pelo portal Mercado & Eventos, a pesquisa avaliou as perspectivas de mais de 400 agentes de viagem das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. A grande maioria (55%) acredita em uma retomada mais rápida no mercado doméstico. Os entrevistados acreditam ainda que destinos nacionais serão uma tendência, assim como o turismo de saúde e destinos menos frequentados.
A partir do resultado, também foi possível constatar uma provável mudança no perfil dos turistas brasileiros. Com o fim do isolamento social, as agências apostam em uma maior demanda por viagens de lazer e para visitar amigos e familiares. Destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza são citados, pela maior parte dos consultados, como segmentos em alta na retomada do turismo. De fato, nosso Brasil está repleto de destinos incríveis, muitos ainda desconhecidos pelos turistas, só esperando a retomada das atividades para serem aproveitados. O conceito de regionalizar o turismo, para assim desenvolver toda a cadeia produtiva do setor, trazendo emprego e renda para a população local.
FLORIPA AIRPORT O MELHOR DO BRASIL
A priori, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2020 da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro. Então, pela primeira vez na história do levantamento, que é realizado desde 2013, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi eleito o melhor do Brasil, com nota 4,72, entre os 20 maiores aeroportos de todo o país. Igualmente, dentre os 38 itens pesquisados, o Aeroporto Internacional de Florianópolis também foi o mais bem avaliado em quesitos como limpeza geral do aeroporto, processo de inspeção de segurança, conforto da sala de embarque e conforto acústico.
A saber, o grupo Zurich Airport opera quatro aeroportos no Brasil, três dos quais participam da pesquisa. Sendo assim, todos eles estão entre as seis primeiras posições do estudo: Florianópolis – nota 4,72, Vitória – nota 4,53 e Confins – nota 4,45. Segundo Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America e que foi CEO da Floripa Airport nos dois primeiros anos da concessionária, o alto padrão de qualidade do terminal e das operações demonstram o compromisso que a Zurich Airport tem com seus passageiros.
“De fato, estamos muito orgulhosos com esse bom feedback de nossos passageiros. Ao mesmo tempo, é um grande reconhecimento ao nosso trabalho, mas não apenas para nós, também para nossos parceiros e as autoridades que trabalham em nossos aeroportos. Dessa maneira, queremos oferecer mais do que apenas um bom serviço de passageiros. Assim também é importante oferecer oportunidades de negócios aos nossos parceiros comerciais. Com isso, queremos ajudar a melhorar a qualidade, eficiência e segurança da indústria da aviação no Brasil, com foco especial em segurança neste momento excepcional”, ressaltou Markert.
CAPACITAÇÃO DE AGENTES DE VIAGENS
Assim,xcom apoio de operadores e organizadoras de eventos, setores continuam recebendo atividades de treinamento para melhor comercializar o Destino Iguaçu, tanto para lazer como para eventos. Dessa maneira, uma das principais bases de trabalho do Visit Iguassu é manter o mercado capacitado para vender mais e melhor o Destino Iguassu. Portanto, mesmo no período de pandemia, essa função segue em plena atividade. De fato, somente esta semana, um treinamento em parceira com a CVC, uma das maiores operadoras de viagem do Brasil, levou informações sobre as atratividades das cidades da região trinacional e as possibilidades de venda para mais de 400 agentes de todo o país.
Diante disso, de forma on-line, os treinamentos se utilizam de plataformas de vídeo conferência, mas são realizados ao vivo, para que dúvidas possam ser sanadas e para que esses profissionais tenham maior segurança ao oferecer o destino para seus clientes. Segundo o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, o trabalho de capacitação realizado pela entidade e essa procura por treinamentos, apontam uma retomada mais positiva para o Destino como um todo. “Sendo assim, não paramos um único dia com a pandemia. Em outras palavras, nossa entidade representa muito do empresariado da região e temos como dever trabalhar para que essa retomada aconteça de forma mais rápida, com segurança e de maneira muito organizada, para que voltemos a ser uma região de preferência do turista de lazer e dos eventos. E estamos confiantes disso.”
TRAVEL ACE
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas: IBGE, o índice de atividades turísticas de março (segmento hoteleiro, transportes aéreos e agências de viagens), caiu 30% em relação ao mês de fevereiro. Portanto, a Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, apresenta ao mercado um produto que pode ser adquirido agora, e tem um prazo para utilização de até 24 meses. O produto pode ser adquirido no mês de maio, sendo que o período de utilização é de até dois anos. Para viagens com destino aos Estados Unidos, o valor é de US$ 69,99 e para viagens com qualquer outro destino do mundo o valor é US$ 49,90. Ambos possuem cobertura médica de 40 mil dólares e são válidos para viagens de até 30 dias. Para adquirir, basta entrar em contato com um consultor de vendas através do televendas 0800 333 3000 ou enviar e-mail para travelace@travelace.com.br.
“Dentre as recomendações da OMS, viagens devem ser evitadas temporariamente, mas nada impede o viajante de já começar a planejar o próximo destino. Estamos administrando a realidade e sabemos que a expectativa do mercado é que a demanda volte a crescer no segundo semestre, por isso, criamos uma campanha que beneficia os clientes, além de apoiar o setor porque com certeza: juntos, somos mais fortes”, afirma Federico Siri, presidente da Travel Ace. Desde março 2018, a Travel Ace é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. A gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios.
“TODO MUNDO AQUECE GRAMADO”
O Sindtur/Serra Gaúcha, entidade que lidera o setor de hotéis, pousadas, parques, gastronomia e turismo de Gramado-RS, está participando e apoiando o Projeto “Todo Mundo Aquece Gramado” que tem como objetivo contribuir com a promoção sustentável de iniciativas solidárias que visem à melhoria das condições de vida dos grupos sociais mais necessitados, em especial, as crianças, adolescentes, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Os itens cuja doação é solicitada são dentre outros, agasalhos, cobertores, roupas de cama e banho, fogão a lenha, aquecedores e estufas. O “Projeto todo mundo aquece Gramado” vem beneficiando inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais informações sobre o projeto devem ser obtidas através dos seguintes links: http://twixar.me/QLGn e http://twixar.me/6LG.
FERNANDA CAMPOS, A BELLA DA SEMANA
Enfim, seu desejo é uma ordem! Finalmente, vem aí segunda parte do ensaio com a morena Fernanda Campos vem aí. Atrevida, carismática e determinada, assim se define Fernanda Campos, a modelo internacional, que estrelou diversas campanhas publicitárias como a famosa marca de eletrônicos Xiaomi e cosméticos Tresemmé. Durante a entrevista, perguntamos para ela como foi posar para a revista Bella da Semana: “É preciso ter muita atitude e personalidade, pois as opiniões variam e saber reagir com jogo de cintura e simpatia…” (Olha Fernanda, pode ter certeza que isso você tem de sobra!). O ensaio exclusivo com Fernanda Campos entrou no ar nesta quarta-feira (20). Anote na sua agenda e desmarque todos os compromissos… Quer ver tudo? Faça parte do Bella da Semana e tenha acesso VIP ao conteúdo exclusivo. Clique neste LINK agora.
Leia ainda: Pacotes de viagens para 2021 com até 60% de desconto
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Whats.Link: Jefferson Severino
Fotos: Baners– Divulgação / Arquivo Pessoal / Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Bike é uma das melhores opções de transporte pós-confinamento