CONTATO COM A NATUREZA
Turismo seguro potencializa um setor fundamental que vem da natureza. Naturalmente, os espaços naturais, a vida ao ar livre e o contato com a flora e a fauna estão sendo aspectos fundamentais para o turismo pós-pandemia. Sendo assim, o turismo ecológico/rural, com seu vasto espaço em nossa Bela e Santa Catarina, se posiciona como uma das grandes referencias na hora de pensar em uma sair de férias, viajar para um feriadão prolongado ou simplesmente fugir de tudo em um final de semana.
Portanto, Rogério Silveira, CEO do Boqueirão Hotel Fazenda, em lages, a Princesa da Serra de Santa catarina, ícone do Turismo Rural nacional, afirma que: “Sem dúvidas, a natureza e os espaços abertos são fundamentais no turismo atual e futuro. Por isso, é nossa missão não só acolher o turista, mas proporcionar lazer, segurança e gastronomia de qualidade, a fim de que ele se sinta de fato em casa. Quem conhece nosso resort volta por buscar exatamente esses fatores que, hoje, mais do que nunca, são fundamentais.
Segundo Natalia Latrechia, Gerente Comercial do Hotel Renar, em Fraiburgo, Terra Maçã, no Vale dos Imigrantes de Santa Catarina: “De fato, a missão do nosso empreendimento, tem haver com uma estratégia de promoção baseada nos grandes espaços naturais que temos, proporcionando aos nossos hóspedes uma hospedagem prazerosa além de segura, proporcionado um contato direto com a natureza, e inclusive o privilégio de colher maçãs em nossos pomares. Certamente uma experiência única”.
Por sua vez, Fabio Souza, CEO do Pratas Thermas Resort & Convention, em São Carlos – SC, no Vale das Águas de Santa Catarina, as margens do Rio Uruguai e muito próximo ao Aeroporto de Chapecó, afirma que: “Com efeito, estamos muito bem localizados junto a natureza e, além disso, temos uma das melhores águas termais do Brasil. Do mesmo modo, às margens do Rio Uruguai, temos uma praia artificial, apreciada pelos banhistas e também pelos pescadores que tiram dali belos pintados e dourados. Juntamente comisso, oferecemos ambientes seguros seguindo todas as normas que o momento nos exige”, conclui.
DESTINOS ECOLÓGICOS E SEGUROS
De maneira idêntica, a pesquisa realizada pelo Booking.com revelou que 91% dos viajantes nacionais estão buscando locais mais tranquilos para viajar no país, sem aglomerações, por conta da pandemia. Além disso, sete em cada 10 entrevistados pretendem viajar fora de temporada em 2021 e outros 83% estão levando em consideração a procura por destinos onde corra menos risco de contrair ou espalhar a Covid-19.
Segundo Ivan Cascaes, CEO do Rio do Rastro Eco Resort (Roteiros de Charme do Brasil, em Bom Jardim da Serra, a beira dos cânions do Aparados da Serra: “Me recordo de uma pesquisa realizada em 2019, onde 52% dos viajantes brasileiros já diziam pretender visitar destinos alternativos para evitar viagens durante a alta temporada e 59% já queriam não estar em lugares com muita aglomeração de turistas. Já estávamos prontos para receber esse fluxo muito antes disso”, relatou.
De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, devem ser priorizados os destinos que adotem os protocolos de segurança sanitária propostos pela Pasta, pois garantem as boas práticas de higienização em cada segmento do setor. “Definitivamente, estamos identificando que, cada vez mais, os turistas estão buscando atrativos que adotem todas as medidas sanitárias que evitem o contágio da doença. Dessa forma, nós, do MTur, incentivamos esta ação. Verifiquem se o estabelecimento que está hospedado ou que está visitando tenha o Selo Turismo Responsável”, disse.
ECOMUSEU ITAIPU
Definitivamente com o ecoturismo em alta, um dos mais tradicionais eventos do Ecomuseu da Itaipu Binacional, o Ecomuseu em Ação, agora está disponível também em versão virtual, com oficinas mensais, abertas aos empregados da Itaipu e comunidade em geral, sobre diversos temas como panificação artesanal, compostagem caseira e confecção de ovos de Páscoa. Igualmente, as oficinas são resultado de uma parceria entre o Ecomuseu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Então, o objetivo é aproximar os funcionários e a comunidade da programação realizada por esse espaço educativo mantido pela Itaipu.
A princípio, a programação do Ecomuseu em Ação prevê a realização de 10 oficinas ao longo deste ano de 2021. Diante disso, algumas atividades serão on-line, durante o período da pandemia, outras serão presenciais, assim que possível. Em ambos os casos, com acesso gratuito. Portanto, para ver a oficina, clique aqui. Ainda, no primeiro semestre, o Ecomuseu em Ação irá promover as oficinas de “Práticas de saúde e bem estar: sal temperado”, “Pêssanka: Ovos de Páscoa tradicionais pintados à mão” e “Compostagem Caseira”. Para a comunidade externa, siga a página da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3.
FECHAMENTO DE BARES E RESTAURANTES
Primordialmente, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) repudia veemente o fechamento de bares e restaurantes como medida de prevenção para a transmissão da Covid-19. Para a entidade, a ação provocará mais prejuízos para o setor que, por sua vez, já acumula perdas econômicas desde a chegada, no ano passado, do coronavírus em território brasileiro.
“Sem dúvidas, o fechamento desses estabelecimentos tem sido uma violência contra o setor Apesar da taxa de contaminação ser alarmante e crescente, os restaurantes e bares foram os primeiros empreendimentos a adotar medidas rígidas para voltarem a funcionar, de forma segura, durante a pandemia. De fato, esses espaços prezam pela saúde dos seus clientes e funcionários e, portanto, não é justo que sejam culpabilizados pela situação que estamos enfrentando”, informa Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Da mesma forma, para a FBHA, embora a proteção à saúde da coletividade deva ser priorizada, o que se vê na prática é a adoção de medidas aleatórias e copiadas entre os municípios, sem qualquer critério técnico ou científico. Ainda de acordo com a entidade, a realidade cotidiana mostra que há ausência de fiscalização nas cidades, com o fim de impedir aglomerações, inclusive nos transportes urbanos; a falta de padronização e segurança jurídica nas medidas sanitárias preventivas; e o desdém na gestão da coisa pública, mediante o sucateamento dos recursos hospitalares e de saúde postos à disposição da população No entendimento da FBHA, esses pontos são os únicos responsáveis por essa nova crise pandêmica.
Desse modo, a FBHA clama por socorro para hotéis, restaurantes, bares e similares, interagindo, há um ano, junto ao governo federal, apontando a necessidade de abertura de novas linhas de crédito e solução legislativa, a longo prazo, das relações de trabalho em curso. “Diante disso, o que se viu, na prática, foram arremedos de financiamentos que somente beneficiaram alguns, bem como enormes hiatos na desordenada edição de normas emergenciais trabalhistas com vigência diminuta, incapazes de, ao menos, minimizar o desemprego e a queda da produção empresarial”, conclui.
ABRACORP E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
A priori, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp – programou uma série de vídeos curtos e didáticos, com o objetivo de fornecer aos associados e ao mercado informações balizadas sobre dois temas distintos, porém complementares: LGPD 13.709 e a certificação ISSO 27.001. Sendo assim, os conteúdos serão expostos pelos advogados e especialistas João Carlos Noronha, da NV Consultoria e Marcelo Oliveira, da CMO Advogados, com apresentação da série de vídeos Abracorp em Ação, ancoradas por Gervasio Tanabe, presidente executivo da entidade, exibidas no canal Abracorp Play, que compõe o site da entidade.
A saber, a LGPD 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, datada de 18 de agosto de 2018, foi promulgada e passou a vigorar a partir de 18 de setembro de 2020. No entanto, muitas empresas não sabem, ao certo, o que deve ser feito. O fato é que as sanções são pesadas, com multas que podem alcançar cifras de valor elevado. Desta forma, os prazos para a readequação ficam cada vez mais apertados. Por outro lado, a certificação ISO 27.001, de 2019, é a única norma internacional auditável e que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Segurança da Informação.
A certificação ISO 27.001 qualifica o nível de compliance das empresas e, com isso, agrega ganhos de competitividade. “Uma vez certificada, a empresa mostra ao mercado que tem compromisso com a disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação”, salienta o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe. “A LGPD e a ISSO 27001, a despeito de serem mutuamente distintas, guardam sinergia notória no âmbito das empresas. Vamos procurar, nos vídeos produzidos pela Abracorp, junto com o Dr. Marcelo Oliveira, lidar com questões práticas e objetivas. E, com isso, os associados, parceiros e players do mercado poderão dispor de bons subsídios e dicas para lidar com o tema”, resume o advogado João Carlos Noronha.
RAIÉLLI LEON – A BELLA DA SEMANA
Com toda certeza, essa é a primeira vez que a modelo e ex-bailarina do Faustão Raiélli Leon posa nua… Enfim, uma beldade de corpo perfeito e seios naturais! Dessa forma, durante a nossa entrevista, perguntamos o que não pode faltar na sua playlist: “Não ligo pra trilha sonora, gosto de ouvir o som do prazer”. Desse modo, o ensaio exclusivo com Raiélli Leon nua vai ao nesta na quarta-feira (10). Então, quer ver MAIS? Faça parte do Bella da Semana e garanta acesso VIP ao conteúdo exclusivo. Clique neste LINK.
Leia ainda: Nosso Planeta é possuidor de cenários paradisíacos e inesquecíveis
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Demanda turística em Santa Catarina – Santur anuncia investimentos
Ecoturismo é a cereja do bolo no Estado de Santa Catarina
Programa Inovatur – Premiadas pela Santur iniciativas empresariais do turismo