Verão em Santa Catarina – Argentinos começam a desembarcar em Floripa
Verão em Santa Catarina – Argentinos começam a desembarcar em Floripa. Finalmente, no último domingo (03) os hermanos começaram a desembarcar em Florianópolis em voos diretos entre Florianópolis e Buenos Aires, um dos destinos mais aguardados por eles e por nós. Dessa forma, o primeiro voo chegou na capital catarinense às 16h15. De fato, a rota, que não era operada desde o início da pandemia, contará com doi voos semanais – às quartas e domingos, até o final de abril, e será operado pela Aerolineas Argentinas.
Sem dúvidas, Os voos fazem parte da programação de alta temporada e marcam a “chegada oficial” dos turistas argentinos, já que as fronteiras terrestres entre os países continuam fechadas. Logo, o voo direto é a melhor e mais rápida forma de ligar Santa Catarina ao país vizinho. “Certamente esta é uma rota que representa muito para toda região. Assim sendo, e um ótimo reflexo da nossa retomada gradual. Já retomamos com os voos para o Chile e Paraguai e agora para a Argentina. Portanto, isso mostra que a Floripa Airport está fazendo a sua parte, sempre prontos e seguros para operar na mais alta qualidade”, afirma Ricardo Gesse, CEO do aeroporto.
A saber, a rota não é importante apenas para o setor turístico. Segundo dados do Consulado da Argentina em Florianópolis, cerca de 10 mil argentinos vivem em Santa Catarina, sendo 5 mil em Florianópolis. Portanto, os voos possibilitam o reencontro de diversas famílias que estão tendo esta oportunidade pela primeira vez desde o início da pandemia.
“Sem dúvidas, são as primeiras frequências a serem reestabelecidas entre Argentina e Brasil, só depois das experiências recentes com São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, a retomada dos voos diretos entre Florianópolis e Buenos Aires é um claro exemplo da importância de Santa Catarina para a República Argentina nos campos social, econômico, político e cultural”, afirmou o Cônsul da República Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa. Naturalmente, a Floripa Airport, administradora do aeroporto, adotou todas as exigências das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, adicionando medidas extras de prevenção ao vírus. Por todas essas iniciativas, o aeroporto recebeu o Selo Safe Travels, chancelado pela Organização Mundial de Turismo.
FUNCIONAMENTO DO TURISMO EM SANTA CATARINA
A princípio, o desembargador Raulino Jacó Bruning, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), suspendeu a liminar que impedia o funcionamento dos hotéis e a realização de eventos sociais, mesmo com regramento sanitário em Santa Catarina. Sendo assim, o magistrado determina o restabelecimento da eficácia dos Decretos 1.003/2020 e 1.027/2020. Dessa forma, as normas flexibilizaram as regras sanitárias relacionadas à pandemia de Covid-19 e, a partir da suspensão da liminar do juiz de primeiro grau, os hotéis – mesmo os localizados em cidades classificadas como de risco potencial gravíssimo pela Matriz Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – podem operar com 100% da capacidade. Eventos sociais também estão permitidos, desde que observadas as orientações de saúde estipuladas pelos técnicos do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) de Santa Catarina.
Segundo o magistrado, “O crítico momento que o Brasil e outros países estão atravessando neste final de ano”, o Poder Judiciário só pode interferir nas opções políticas fundamentais “em situações excepcionais”. Assim, para o desembargador, “compete precipuamente ao Poder Executivo fazer escolhas e eleger prioridades que assegurem o desenvolvimento e o funcionamento integral das múltiplas atividades do Estado”. Além disso, o despacho considerou os argumentos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) que, entre outros pontos, destacou que as decisões do Governo foram embasadas em critérios técnicos para garantir a liberdade social e econômica dos catarinenses.
“Bem como, os Decretos estaduais não repercutem no agravamento da pandemia, mas sim facilitam a fiscalização do Estado e a observância dos critérios de segurança estabelecidos, afastando-se eventual clandestinidade de hospedagem e de eventos. Logo, os turistas, evidentemente em menor proporção que nos anos anteriores, virão para Santa Catarina. Por isso, mostra-se necessário o regramento imposto pelo Executivo”, afirma o desembargador na decisão.
De acordo com o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, a suspensão da liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis confere segurança jurídica ao Governo. “Dem dúvidas, a Justiça entendeu o que sempre defendemos: que cabe ao gestor ponderar todos os interesses legítimos a fim de compatibilizar a maior medida da proteção à saúde com o desempenho da atividade econômica, com respeito à vida, à atividade profissional e à necessidade de sustento das pessoas em suas diversas atividades”, diz.
FERIADÕES NACIONAIS EM 2021
Certamente, com o valor do dólar beirando os R$ 6,00 uma viagem para o exterior beira o absurdo. Portanto, na expectativa de uma vacina que funcione, o destino será o nosso Brasil. Sendo assim, agende-se. A saber, o ano de 2021 terá três feriados prolongados nacionais, sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos — e não feriados. Dessa forma, o primeiro feriado nacional prolongado aconteceu na última sexta-feira, 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do ano novo, com a hotelaria dando pulos de alegria. Quem viajou viu como estavam as estradas em aqui em Santa Catarina. Uma loucura em marcha lenta.
Assim, além do dia 1º de janeiro, também teremos os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). Dois destes feriados irão cair em fins de semana. Atualmente, o Projeto de Lei 5.129/20, pretende decretar ponto facultativo no dia 3 de julho (um sábado) e transformar em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021. O objetivo é estimular os setores ligados ao turismo, ajudando a gerar empregos.
COMPLEXO TURÍSTICO DE ITÁ
A priori, o município de Itá, no Oeste catarinense, receberá importante aporte financeiro para fomentar o turismo na região. Desde já, o termo de abertura do programa de investimento para a primeira etapa da revitalização do Parque do Porto Náutico no lago de Itá, destinando ao projeto o valor de R$ 965,9 mil. A expectativa é que o projeto seja concluído até fevereiro de 2022. – “Sem dúvidas, trata-se de um projeto muito importante para incentivar as atividades turísticas e o melhor aproveitamento do entorno do lago para o lazer, esportes e também para fins comerciais”.
“Além disso o complexo turístico no entorno do lago de Itá vem ao encontro da vocação do município para o turismo” – destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari. – “Agora, à frente da Santur, nossa intenção é dar agilidade nos trâmites para fazer esse projeto sair do papel em 2021. Portanto, este é um projeto para a cidade e para o estado, que vai fortalecer um turismo que não existe nos nossos rios, lagos, lagoas e represas. Dessa forma, isso vem consolidar Itá como um produto turístico dos mais relevantes de Santa Catarina” – disse.
PAULO ANGELI ASSUME A SECRETARIA DE TURISMO
O visionário empresário e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, é o novo secretário de Turismo de Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva após a posse do prefeito reeleito Chico Brasileiro, que afirmou que a escolha tem como objetivo levar inovação à gestão do turismo neste processo de retomada do setor com responsabilidade. Acresce que, Paulo Angeli é bacharel em Marketing, possui MBA em Administração e Marketing e duas especializações pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Formatação de Produtos Turísticos e Gestão Pública do Turismo. Além disso, conta com uma vasta trajetória na área do turismo, exercendo atualmente o cargo de presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/PR), presidente fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente e membro do Conselho Estadual de Turismo.
COMPANHIAS AÉREAS AMERICANAS
Segundo a Reuters Breakingviews, as companhias aéreas dos EUA precisam de mais do que uma pequena ajuda. As “Quatro Grandes” – Delta Air Lines, American Airlines, United Airlines e Southwest Airlines – têm implorado por resgates adicionais à medida que a Covid-19 continua prejudicando as viagens. Sem dúvidas, mais dinheiro barato é uma opção. Além disso, a consolidação também ajudaria e provavelmente deixaria os contribuintes – senão os consumidores – em melhor situação. Em 2021, as grandes operadoras diminuirão de quatro para três. Assim sendo, a American, que acumulou US $ 13,5 bilhões em dinheiro do contribuinte, está na pior posição. Logo, a operadora com sede no Texas tem US $ 25 bilhões de dívida líquida.
A380 EMIRATES
Enquanto isso, a Emirates, desde a última segunda-feira, 4 de janeiro, seus passageiros podem aproveitar a nova aeronave A380 da Emirates na classe econômica premium. Dessa forma, sua nova aeronave A380 com novos assentos nesta classe, oferecem ampla distância entre os assentos de até 40 polegadas, além de novos assentos da classe econômica semelhantes aos instalados em sua nova aeronave Boeing 777-300ER, melhorias nas populares Primeira Classe e Classe Executiva da aeronave A380, incluindo os serviços exclusivos Shower Spa e Onboard Lounge, e cores e acessórios modernizados em todas as cabines.Atualmente, a Emirates atende a 99 cidades em todo o mundo, oferecendo aos viajantes o acesso conveniente a Dubai e conexões para destinos populares na África, Américas, Ásia, Europa e Oriente Médio.
YASMIM LUZ, A BELLA DA SEMANA
Ela conquistou o coração dos assinantes com a sua beleza dourada, agora Yasmin Luz retorna para esquentar ainda mais o verão. Você pediu, nós atendemos! Prepare-se para conferir a terceira parte do ensaio com Yasmin Luz. Nesta quarta-feira (06) o ensaio exclusivo com a beldade vai ao ar. Quer ver tudo? Faça parte do Bella da Semana e tenha acesso VIP ao conteúdo exclusivo. Clique neste LINK agora.
Leia ainda: Como se espalha a histeria coletiva – Entendendo o momento atual
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais:
Boletim Almanach com dados do turismo catarinense é lançado pela Santur
Fortalecendo o mercado turístico interno no Estado de Santa Catarina
O que espera o setor turístico empresarial para 2021?
R$ 134 milhões em investimentos para temporada de verão em Santa Catarina
Hoteleiros de Santa Catarina respiram aliviados com 100% de ocupação
Voos internacionais estão, oficialmente, de volta ao Floripa Airport
Alta temporada em Floripa marca retorno dos voos internacionais