Viajar para o exterior é incerto, caro e desnecessário no momento
Sem dúvidas essa nova onda do Covid-19, levantar voo para o exterior é sempre temerário além de duvidoso. A todo momento novas exigências surgem colocando por terra viagens planejadas e sonhos acalentados. Além disso a constante alta do dólar torna tudo mais caro. O próprio EUA, sempre convidativo, está impraticável.
Agora, foi a vez da França decidir restringir desde o último sábado, (18) a entrada de viajantes vindos do Reino Unido devido à rápida disseminação da variante ômicron do coronavírus entre os britânicos. O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, disse que as viagens de turismo ou de negócios entre Reino Unido e França serão limitadas para conter a ômicron, embora cidadãos franceses continuem autorizados a viajar normalmente entre os dois países.
Todos os que chegarem vindos do Reino Unido, porém, precisarão apresentar um teste negativo feito menos de 24 horas antes do embarque. Os viajantes ainda terão que se submeter a um novo exame na chegada e se isolar por 48 horas enquanto aguarda o resultado. As medidas serão válidas tanto para viajantes vacinados como não vacinados, segundo o porta-voz do governo. Cabe salientes que o teste não tem garantia alguma, pois tanto pode ser falso positivo como falso negativo. O governo de Emmanuel Macron está realizando uma reunião especial para discutir o crescente aumento dos casos de covid-19 no país nas últimas semanas. A delta continua ser a variante predominante no país, mas a rapidez com que a ômicron está se espalhando no Reino Unido gera preocupações em toda a Europa.
O Reino Unido registrou ontem um recorde de casos de covid-19, uma alta puxada tanto pela disseminação da ômicron como da delta. As autoridades de saúde do país fizeram alertas de que a situação deve piorar devido à rapidez com que a nova cepa está se alastrando pelo país. As restrições foram anunciadas após semanas de tensões políticas entre França e Reino Unido por uma disputa sobre direitos de pesca no pós-Brexit e sobre como lidar com a migração através do Canal da Mancha. Com a proximidade das eleições presidenciais do próximo ano, Macron também tenta evitar um novo lockdown ou medidas mais rígidas que atrapalhariam a economia, o que provavelmente afetaria sua campanha à reeleição.
TURISMO DOMÉSTICO
É por essas e muitas outras que o turismo doméstico desponta como uma tendência mundial, reflexo das mudanças desencadeadas pela pandemia. Em meio às incertezas e expectativas para esta temporada de verão, a Fecomércio SC realizou pesquisa em Santa Catarina para compreender o novo momento do setor e a intenção de viajar em 2021 e 2022. A pesquisa foi apresentada na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC. A pesquisa confirma que as pessoas querem viajar e, por questões de segurança, praticidade e economia, os destinos nacionais, principalmente o litoral catarinense, devem ser os mais procurados para as próximas férias. Esses dados podem gerar bons insights para o trade direcionar suas estratégias.
Quase 60% dos entrevistados pretende viajar nas férias. Mais da metade deve ir nos próximos meses – 43% até o final do ano, 22,2% no verão 2022 e 13,1% a partir de abril de 2022. Outros 10,1% manifestaram que somente voltarão a viajar quando a pandemia estiver controlada, 7,1% não tem data definida e 4,4% a partir do final de 2022. Os dados apontam que o público interno será fundamental para recuperar os prejuízos acumulados: 91,9% vão circular dentro do Brasil e apenas 8,1% deve ir para o exterior. Entre os destinos nacionais, Santa Catarina lidera a preferência (38,4%), seguido pelo Nordeste (15,6%).
CANADÁ
Já o governo do Canadá implorou para que seus cidadãos não deixassem o país à medida que as províncias intensifiquem as vacinas para combater a variante de coronavírus Omicron. Os números de casos DO COVID-19 estão aumentando com a média nacional de sete dias de novos casos em seu ponto mais alto desde 1º de outubro, à medida que os hospitais canadenses lutam para sanear os atrasos de meses de procedimentos adiados. “Digo muito claramente: agora não é hora de viajar”, disse o ministro da Saúde Jean-Yves Duclos em uma coletiva de imprensa, acrescentando que está claro que há transmissão comunitária de Omicron no Canadá. O Canadá proibiu viagens de 10 países africanos por causa de preocupações com a nova variante.
CASTELO SAINT ANDREWS
Falando em segurança, o Castelo Saint Andrews, primeiro exclusive house do Brasil. Encravado junto às montanhas, em Gramado (RS), o hotel segue em destaque na preferência de casais que buscam um refúgio seguro com serviços personalizados. Único hotel de montanha do Brasil membro da associação Relais & Châteaux realiza festivais especiais para aqueles que desejam se isolar em segurança com conforto e diversos atrativos privativos. O Castelo anuncia uma ampla programação até o final do ano, trazendo os tradicionais festivais temáticos, além da exclusividade, privacidade, personalização e segurança que há 11 anos surpreende casais e famílias de todas as regiões do Brasil e do mundo.
Pensando neste momento onde as pessoas buscam um refúgio seguro para passar uma temporada de férias, finais de semana ou feriados, ou até mesmo o hotel office (para o trabalho remoto), o Castelo Saint Andrews formatou experiências especiais para que todos os interessados possam se programar e curtir o sonho de viagem segura em qualquer época do ano e de acordo com a preferência de cada um. O sonho da viagem segura pode ser possível na cidade de Gramado (RS), o município mais bem preparado do Brasil para receber os turistas neste momento, com diversas atrações privativas e muita segurança em toda a jornada do hóspede. A novidade para a próxima temporada fica por conta do Espetáculo de Som & Luzes, que será montado nos jardins da propriedade em dezembro e janeiro para celebrar também o Natal Luz, época em que a cidade ganha uma decoração e atrativos natalinos únicos no mundo.
BEACH TENNIS FLORIPA AIRPORT
O Floripa Airport além de fazer parte do ciscuito dr cicloturismo da Ilha da Magia, desde o último sábado (18), o Boulevard 14/32, dentro do Aeroporto Internacional de Florianópolis, retornou com sua quadra de beach tennis, aberta e gratuita, para iniciantes, amadores e/ou profissionais adeptos da atividade. Esta é a segunda edição do Beach Tennis Floripa Airport, que já passou pelo local ano passado. A quadra ficará no aeroporto por três meses, até dia 23 de março de 2022. De segunda a sexta-feira, entre 7h e 21h, é necessário fazer agendamento prévio com a Mormaii, uma das patrocinadoras do projeto, por meio do WhatsApp (48) 99972.5404. Aos finais de semana, não é preciso agendar, e a quadra ficará disponível 24 horas. A organização será por ordem de chegada. Também haverá empréstimo de raquetes e bolinhas.
O Beach Tennis Floripa Airport é mais uma das muitas atrações que fazem parte do calendário de eventos gratuitos do Boulevard 14/32, praça de lazer, entretenimento, gastronomia e compras, dentro do complexo aeroportuário de Florianópolis. Desde outubro, quando os eventos foram autorizados na cidade, o espaço já recebeu atrações de diversos esportes, como foot table, esgrima e jiu-jitsu; festival de sapateado, música, cerveja e sessão de cinema. Para 2022, já estão previstas muitas novas atrações. O Beach Tennis Floripa Airport tem apresentação do Imperatriz Gourmet, patrocínio de Dimas Construtora, Santander, Michelob Ultra e Mormaii, apoio da Brognoli Negócios Imobiliários e realização da Floripa Airport e Match Sports.
MARINA & RUTH – BELLAS DA SEMANA
Agora a pegação entre Marina Brum e Rute Rocha esquentou na festinha do Bella da Semana! E a nossa festinha particular do Bella da Semana segue a todo vapor! Marina Brum e Rute Rocha ainda tem muito motivo para comemorar (e nós também). Clique aqui e assista ao vídeo de divulgação do ensaio! Nosso Especial 2021 com Marina Brum e Rute Rocha nuas entrou no ar nesta quarta-feira (22). Quer ver MAIS? Faça parte do Bella da Semana e garanta acesso VIP ao conteúdo exclusivo. Clique neste LINK.
Leia ainda: Castelo Saint Andrews em Gramado, sinônimo de sonho e viagem segura
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Turismo cresce com a chegada do verão, festas de final de ano e férias
Devolução de impostos pagos por turistas estrangeiros é aprovado