Viva intensamente o Brasil – A hora e a vez do turismo doméstico
Viva intensamente o Brasil – A hora e a vez do turismo doméstico. Sem dúvidas, com o mundo praticamente fechado para o turismo por conta da pandemia, além de uma vacina que garante apenas 50% de eficácia e exigência de quarentena no país de destino, além do dólar em alta, é a hora e a vez do nosso turismo doméstico. Quem ficar de fora perderá o bonde da história.
Tanto é verdade que quatro aviões da Azul receberam adesivos que ressaltam a promoção do Turismo brasileiro. A ação, em parceria com a Embratur, tem o slogan “Viva intensamente o Brasil” e quer estimular os brasileiros a conhecerem mais o próprio País. Imagens de praias, florestas e outras belezas naturais estão estampadas em dois aviões modelo Airbus A320neo e em outros dois modelo ATR 72-600.
“De fato, vivemos um período de retomada consciente do Turismo no Brasil e as pessoas têm viajado pelo País, seguindo todos os protocolos de higiene sugeridos pelas autoridades sanitárias. Naturalmente, esse momento tem sido uma grande oportunidade para que os brasileiros conheçam o Brasil e nós já vemos destacando esse aspecto há alguns meses. Essa parceria com a Embratur reforça a ideia da promoção do Turismo doméstico e ainda nos desafiou por ser a primeira vez que utilizamos nosso ATR, uma aeronave para rotas regionais, em ações de mídia”, afirmou o diretor de Marketing da Azul, Daniel Bicudo.
Além disso e além das aeronaves da Azul, a campanha da Embratur pode ser vista em comerciais de televisão, aberta e fechada, rádios e também na internet e painéis eletrônicos em diversas cidades. “Certamente estamos reforçando aos brasileiros que é hora de planejar a viagem para o próximo destino, que devemos viver intensamente o Brasil e que há sempre um destino perto e incrível”, explica o presidente da Embratur, Carlos Brito.
VIAGENS CURTAS
Enquanto isso, segundo o Airbnb, as viagens em 2021 serão voltadas a destinos regionais em vez das mecas turísticas internacionais. Diante disso, a pandemia paralisou o segmento de viagens durante meses no ano passado e, além disso, cidades mais tranquilas tiveram alta na demanda. Portanto, o Airbnb projeta continuidade dessa tendência este ano. Naturalmente, as pessoas querem viajar para lugares reservados, tranquilos, seguros e em contato com a natureza. Ainda, de acordo com o relatório, 54% dos entrevistados afirmam que já fizeram reserva ou pretendem viajar este ano.
Assim, ficou claro que 56% afirmaram preferir um destino doméstico ou regional contra 21% que desejam visitar algum lugar distante no exterior. Atualmente, para prever as tendências de viagens em 2021, o relatório cita uma pesquisa de opinião pública conduzida pela ClearPath Strategies e dados internos da Airbnb até o terceiro trimestre de 2020.
Dessa forma, desde abril, os viajantes optaram com mais frequência por reservas de locais que ficam a uma distância de 80 a 800 km de casa. Dos entrevistados, 55% relataram estar “muito” ou “extremamente” interessados em visitar um local onde possam chegar de carro. Antes da pandemia, a maioria das reservas no website da Airbnb envolvia destinos que ficavam a mais de 800 km da casa dos usuários. Com efeito, as decisões sobre viagens curtas são tomadas mais rapidamente. Além disso, a Airbnb afirma que os turistas se tornaram mais espontâneos, fazendo reservas mais perto das datas de viagem.
Daí, com a flexibilidade nos horários de trabalho e escola, as viagens podem ser distribuídas ao longo tempo, o que também ajudaria a reduzir aglomerações na alta temporada. Como resultado, o Marriott International e Expedia Group relataram quedas de 57% e 58% no faturamento no terceiro trimestre de 2020, respectivamente, enquanto a Airbnb teve baixa de 18%. A saber, em maio passado, a Airbnb demitiu 1.900 funcionários, ou 25% de quadro de pessoal.
TURISTA MAIS CONECTADO
Por outro lado, a empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International apresentou em seu relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021” como será o comportamento dos clientes este ano, marcado por ser o da retomada da economia, graças à chegada da vacina e a um maior controle da pandemia, que ainda continuará a nos acompanhar pelos próximos meses. Segundo a empresa, a pandemia de covid-19 criou, influenciou ou acelerou cada tendência. Entre o desejo de voltar à normalidade e às restrições que levam a novas formas de consumir (inclusive as viagens), o consumidor está preocupado, atento e mais conectado que nunca. Faça o download do estudo da Euromonitor, em inglês, CLICANDO AQUI.
FLORIPA – CIDADE EMPREENDEDORA
De fato, Floripa não é só linda e tão pouco um dos principais destinos de turistas no Brasil. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras 2020 – relatório do Instituto Empreender Endeavor que tem o objetivo de analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil para mostrar quais delas têm as melhores condições para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor e o por quê -, destacou Florianópolis como a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, com pontuação de 8,1, ficando atrás apenas de São Paulo, com 9,5.
Todavia, no que diz respeito ao Ambiente Regulatório, que analisa o tempo de abertura e liberação do negócio para funcionamento, impostos e fechamento da empresa, a Capital catarinense aparece na 23ª posição do ranking, com pontuação de 6,6. Da mesma forma, em Infraestrutura, que integra as condições da cidade em acesso à internet, preço médio do m², custo de energia elétrica, taxa de homicídio e aspectos da mobilidade urbana, Florianópolis fica em 15º lugar. Já em Mercado, que mede a procura e demanda de cada município, levando em conta a expectativa sobre o poder de compra da população, Florianópolis cai para 42º lugar. Por último, Cultura Empreendedora – que envolve as vantagens competitivas de um município – mostra Florianópolis em 87º lugar, tendo menos destaque. O relatório completo pode ser acessado aqui.
CAPACITAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO
Capacita Guias forma a primeira turma e trabalhadores do turismo agradecem o apoio Iniciativa da Itaipu, programa trouxe esperança para 150 profissionais que perderam sua fonte de renda em função da pandemia de covid-19. Iniciativa da Itaipu, o programa é gerido pelo Polo Iguassu e tem o apoio do Sebrae, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Complexo Turístico de Itaipu, Conselho Municipal de Turismo e alguns atrativos da cidade. O encerramento foi marcado por uma conferência on-line entre os participantes.
A saber, os participantes com 75% de frequência receberam uma bolsa-auxílio de R$ 450 mensais ao longo de todo o curso, que teve duração de três meses. Nos encontros, foram abordadas novas formas de apresentar os atrativos turísticos de Foz, os cuidados necessários para a retomada no contexto de pandemia e temas relativos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. A Itaipu e Polo Iguassu estão estudando maneiras para criar um ambiente de formação continuada para os profissionais do turismo.
MÃO AMIGA
Durante a pandemia, a Itaipu tem atuado firmemente no auxílio da população de Foz e região. No total, 76 entidades de cunho social foram beneficiadas pelo auxílio eventual da empresa em 2020. Só no enfrentamento à covid-19, com recursos para compra de insumos e equipamentos, além de criação de uma infraestrutura de atendimento especial aos doentes, incluindo pacientes do Sistema Único de Saúde, foram mais de R$ 20 milhões. Com obras estruturantes e outras iniciativas, programas e projetos, a Itaipu conseguiu manter ou abrir três mil frentes de trabalho.
MATO GROSSO ABERTO AOS TURISTAS
Em Mato Grosso, os atrativos já estão prontos para receber turistas. De acordo com empresários, existe otimismo em relação a este ano, motivado principalmente pela vacinação contra a Covid-19 e abertura de temporada de pesca no Estado, por exemplo. Neste período em que ainda há pandemia, mas a economia começa a retomar em todos os setores, o segmento turístico mato-grossense aposta na vasta natureza para atrair clientes. Neste mês de Fevereiro começa a temporada de pesca nos rios estaduais de Mato Grosso (saiba mais clicando aqui).
A região do Pantanal mato-grossense é muito procurada pelos turistas do esporte e há grande expectativa. Nesse primeiro momento, o Estado espera principalmente o público brasileiro. No entanto, no segundo semestre serão os estrangeiros que virão conhecer as belezas naturais de Mato Grosso, especialmente com a vacinação mundial. Para conhecer mais Mato Grosso e suas belezas, siga no Instagram @descubramatogroso.
RENATTA GABRIELA – A BELLA DA SEMANA
Enfim, 20 anos de Bella da Semana, 20 anos de Renatta Gabriela – nossa musa do Especial de Aniversário. Cabelos ruivos, corpo esbelto e uma beleza estonteante. Essa é Renatta Gabriela, nossa estrela do Especial Bella da Semana 20 anos. A modelo profissional e estudante de Arquitetura e Urbanismo já estrelou diversas campanhas de moda, agora ela vem para marcar presença na maior e melhor revista masculina do Brasil. Pra manter o corpão ela diz: “É genética boa mesmo rs, brincadeira, tenho um histórico dentro da arte e do esporte, sempre fiz balé, dança, ginástica mas atualmente eu só pratico pole dance”. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Renatta Gabriela vai ao ar nesta quarta-feira (03). Não esqueça!
Leia ainda: Associações atuantes na cadeia produtiva pedem extensão de suportes ao turismo
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
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