Viva intensamente o Brasil – A hora e a vez do turismo doméstico
Viva intensamente o Brasil – A hora e a vez do turismo doméstico. Sem dúvidas, com o mundo praticamente fechado para o turismo por conta da pandemia, além de uma vacina que garante apenas 50% de eficácia e exigência de quarentena no país de destino, além do dólar em alta, é a hora e a vez do nosso turismo doméstico. Quem ficar de fora perderá o bonde da história.
Tanto é verdade que quatro aviões da Azul receberam adesivos que ressaltam a promoção do Turismo brasileiro. A ação, em parceria com a Embratur, tem o slogan “Viva intensamente o Brasil” e quer estimular os brasileiros a conhecerem mais o próprio País. Imagens de praias, florestas e outras belezas naturais estão estampadas em dois aviões modelo Airbus A320neo e em outros dois modelo ATR 72-600.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/02/Avião-Viva-intensamente-o-Brasil-Foto-Divulgação.jpeg)
“De fato, vivemos um período de retomada consciente do Turismo no Brasil e as pessoas têm viajado pelo País, seguindo todos os protocolos de higiene sugeridos pelas autoridades sanitárias. Naturalmente, esse momento tem sido uma grande oportunidade para que os brasileiros conheçam o Brasil e nós já vemos destacando esse aspecto há alguns meses. Essa parceria com a Embratur reforça a ideia da promoção do Turismo doméstico e ainda nos desafiou por ser a primeira vez que utilizamos nosso ATR, uma aeronave para rotas regionais, em ações de mídia”, afirmou o diretor de Marketing da Azul, Daniel Bicudo.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/02/Carlos-Brito-Presidente-da-Embratur-Divulgação.jpg)
Além disso e além das aeronaves da Azul, a campanha da Embratur pode ser vista em comerciais de televisão, aberta e fechada, rádios e também na internet e painéis eletrônicos em diversas cidades. “Certamente estamos reforçando aos brasileiros que é hora de planejar a viagem para o próximo destino, que devemos viver intensamente o Brasil e que há sempre um destino perto e incrível”, explica o presidente da Embratur, Carlos Brito.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/01/Hotel-Renar-Colheita-da-Maçã-2021-1-e1611066471285.jpg)
VIAGENS CURTAS
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2020/10/Pousada-pedra-da-Ilha-Verão-e1605785037235.png)
Enquanto isso, segundo o Airbnb, as viagens em 2021 serão voltadas a destinos regionais em vez das mecas turísticas internacionais. Diante disso, a pandemia paralisou o segmento de viagens durante meses no ano passado e, além disso, cidades mais tranquilas tiveram alta na demanda. Portanto, o Airbnb projeta continuidade dessa tendência este ano. Naturalmente, as pessoas querem viajar para lugares reservados, tranquilos, seguros e em contato com a natureza. Ainda, de acordo com o relatório, 54% dos entrevistados afirmam que já fizeram reserva ou pretendem viajar este ano.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2020/10/Select-Boutique-de-Carnes-e1603381457370.jpg)
Assim, ficou claro que 56% afirmaram preferir um destino doméstico ou regional contra 21% que desejam visitar algum lugar distante no exterior. Atualmente, para prever as tendências de viagens em 2021, o relatório cita uma pesquisa de opinião pública conduzida pela ClearPath Strategies e dados internos da Airbnb até o terceiro trimestre de 2020.
Dessa forma, desde abril, os viajantes optaram com mais frequência por reservas de locais que ficam a uma distância de 80 a 800 km de casa. Dos entrevistados, 55% relataram estar “muito” ou “extremamente” interessados em visitar um local onde possam chegar de carro. Antes da pandemia, a maioria das reservas no website da Airbnb envolvia destinos que ficavam a mais de 800 km da casa dos usuários. Com efeito, as decisões sobre viagens curtas são tomadas mais rapidamente. Além disso, a Airbnb afirma que os turistas se tornaram mais espontâneos, fazendo reservas mais perto das datas de viagem.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2020/07/Doces-encantos-da-vida-e1595427422638.jpg)
Daí, com a flexibilidade nos horários de trabalho e escola, as viagens podem ser distribuídas ao longo tempo, o que também ajudaria a reduzir aglomerações na alta temporada. Como resultado, o Marriott International e Expedia Group relataram quedas de 57% e 58% no faturamento no terceiro trimestre de 2020, respectivamente, enquanto a Airbnb teve baixa de 18%. A saber, em maio passado, a Airbnb demitiu 1.900 funcionários, ou 25% de quadro de pessoal.
![Associações atuantes na cadeia produtiva pedem extensão de suportes ao turismo Associações atuantes na cadeia produtiva pedem extensão de suportes ao turismo](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/01/Pratas-Thermas-Viva-ao-seu-melhor-e1609860852161.jpg)
TURISTA MAIS CONECTADO
Por outro lado, a empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International apresentou em seu relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021” como será o comportamento dos clientes este ano, marcado por ser o da retomada da economia, graças à chegada da vacina e a um maior controle da pandemia, que ainda continuará a nos acompanhar pelos próximos meses. Segundo a empresa, a pandemia de covid-19 criou, influenciou ou acelerou cada tendência. Entre o desejo de voltar à normalidade e às restrições que levam a novas formas de consumir (inclusive as viagens), o consumidor está preocupado, atento e mais conectado que nunca. Faça o download do estudo da Euromonitor, em inglês, CLICANDO AQUI.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2019/12/Travel-Ace-viaje-seguro-1-e1597150808144.jpg)
FLORIPA – CIDADE EMPREENDEDORA
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2020/08/Floripa-Convention-Seu-destino-ideal-Foto-Divulgação-e1596548741124.png)
De fato, Floripa não é só linda e tão pouco um dos principais destinos de turistas no Brasil. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras 2020 – relatório do Instituto Empreender Endeavor que tem o objetivo de analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil para mostrar quais delas têm as melhores condições para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor e o por quê -, destacou Florianópolis como a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, com pontuação de 8,1, ficando atrás apenas de São Paulo, com 9,5.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2019/12/lagoinha-do-leste-e1605784777290.jpg)
Todavia, no que diz respeito ao Ambiente Regulatório, que analisa o tempo de abertura e liberação do negócio para funcionamento, impostos e fechamento da empresa, a Capital catarinense aparece na 23ª posição do ranking, com pontuação de 6,6. Da mesma forma, em Infraestrutura, que integra as condições da cidade em acesso à internet, preço médio do m², custo de energia elétrica, taxa de homicídio e aspectos da mobilidade urbana, Florianópolis fica em 15º lugar. Já em Mercado, que mede a procura e demanda de cada município, levando em conta a expectativa sobre o poder de compra da população, Florianópolis cai para 42º lugar. Por último, Cultura Empreendedora – que envolve as vantagens competitivas de um município – mostra Florianópolis em 87º lugar, tendo menos destaque. O relatório completo pode ser acessado aqui.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/02/Boqueirão-Carnaval-2021.png)
CAPACITAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/02/Capacita-Guias-Itaipu-Foto-Divulgação.jpg)
Capacita Guias forma a primeira turma e trabalhadores do turismo agradecem o apoio Iniciativa da Itaipu, programa trouxe esperança para 150 profissionais que perderam sua fonte de renda em função da pandemia de covid-19. Iniciativa da Itaipu, o programa é gerido pelo Polo Iguassu e tem o apoio do Sebrae, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Complexo Turístico de Itaipu, Conselho Municipal de Turismo e alguns atrativos da cidade. O encerramento foi marcado por uma conferência on-line entre os participantes.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2019/06/nibus-Itaipu-e1559674345336.jpg)
A saber, os participantes com 75% de frequência receberam uma bolsa-auxílio de R$ 450 mensais ao longo de todo o curso, que teve duração de três meses. Nos encontros, foram abordadas novas formas de apresentar os atrativos turísticos de Foz, os cuidados necessários para a retomada no contexto de pandemia e temas relativos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. A Itaipu e Polo Iguassu estão estudando maneiras para criar um ambiente de formação continuada para os profissionais do turismo.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2019/09/Hotel-Fazenda-Águas-Claras-Rancho-queirmado-SC-Foto-Divulgação-e1598380903570.jpg)
MÃO AMIGA
![Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2019/08/TURISMO-EM-ITAIPU-02-e1610021099366.jpg)
Durante a pandemia, a Itaipu tem atuado firmemente no auxílio da população de Foz e região. No total, 76 entidades de cunho social foram beneficiadas pelo auxílio eventual da empresa em 2020. Só no enfrentamento à covid-19, com recursos para compra de insumos e equipamentos, além de criação de uma infraestrutura de atendimento especial aos doentes, incluindo pacientes do Sistema Único de Saúde, foram mais de R$ 20 milhões. Com obras estruturantes e outras iniciativas, programas e projetos, a Itaipu conseguiu manter ou abrir três mil frentes de trabalho.
![Central de Inteligência do Turismo da Santur avança na gestão de dados Central de Inteligência do Turismo da Santur avança na gestão de dados](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2019/09/cauê-sabores-da-mata-e1594400981282.png)
MATO GROSSO ABERTO AOS TURISTAS
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/02/Nobres-Foto-Rafaella-Zanol-e1612184103122.jpg)
Em Mato Grosso, os atrativos já estão prontos para receber turistas. De acordo com empresários, existe otimismo em relação a este ano, motivado principalmente pela vacinação contra a Covid-19 e abertura de temporada de pesca no Estado, por exemplo. Neste período em que ainda há pandemia, mas a economia começa a retomar em todos os setores, o segmento turístico mato-grossense aposta na vasta natureza para atrair clientes. Neste mês de Fevereiro começa a temporada de pesca nos rios estaduais de Mato Grosso (saiba mais clicando aqui).
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/02/Lucas-Koerich-Pesca-esportiva.jpg)
A região do Pantanal mato-grossense é muito procurada pelos turistas do esporte e há grande expectativa. Nesse primeiro momento, o Estado espera principalmente o público brasileiro. No entanto, no segundo semestre serão os estrangeiros que virão conhecer as belezas naturais de Mato Grosso, especialmente com a vacinação mundial. Para conhecer mais Mato Grosso e suas belezas, siga no Instagram @descubramatogroso.
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2020/06/Meat-Shop-estamos-abertos-e1593179673861.jpg)
RENATTA GABRIELA – A BELLA DA SEMANA
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2021/02/Renata-Grabriela-Foto-Bella-da-Semana-e1612191595349.jpg)
Enfim, 20 anos de Bella da Semana, 20 anos de Renatta Gabriela – nossa musa do Especial de Aniversário. Cabelos ruivos, corpo esbelto e uma beleza estonteante. Essa é Renatta Gabriela, nossa estrela do Especial Bella da Semana 20 anos. A modelo profissional e estudante de Arquitetura e Urbanismo já estrelou diversas campanhas de moda, agora ela vem para marcar presença na maior e melhor revista masculina do Brasil. Pra manter o corpão ela diz: “É genética boa mesmo rs, brincadeira, tenho um histórico dentro da arte e do esporte, sempre fiz balé, dança, ginástica mas atualmente eu só pratico pole dance”. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Renatta Gabriela vai ao ar nesta quarta-feira (03). Não esqueça!
Leia ainda: Associações atuantes na cadeia produtiva pedem extensão de suportes ao turismo
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2020/01/Brocker-eu-vou.jpg)
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Turistas estrangeiros poderão entrar no Brasil com o comprovante de vacinação
Pesquisa aponta destinos nacionais e internacionais mais vendidos em 2020
Central de Inteligência do Turismo da Santur avança na gestão de dados
Turismo responsável Viaje+Seguro – SC tem mais de 300 estabelecimentos certificados
Amantes da hotelaria estão prontos a comprometerem-se com viagens
Destinos inteligentes – Divulgação em parceria com o Ministério do Turismo
![Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico Viva intensamente o Brasil - A hora e a vez do turismo doméstico](https://turismoonline.net.br/wp-content/uploads/2020/08/Apoie-a-imprensa-especializada.jpg)