Além da chilena Sky Airlines, a Norwegian, terceira maior da Europa, começa a vender passagens para o País. Embratur busca auxiliar a ampliação da malha aérea e na abertura da comercialização de novos voos
A aérea low cost Norwegian começou a vender ontem, dia 27 de novembro, os primeiros voos ligando o Reino Unido ao Brasil, com uma rota direta entre Londres e Rio de Janeiro (RJ). As operações começarão a partir de 31 de março de 2019, com rotas às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos.
Representantes do Instituto Brasileiro de Turismo mantiveram, no decorrer do ano, contato com a cúpula da companhia norueguesa para ajudar na interlocução junto aos órgãos brasileiros. Para Teté Bezerra, presidente do Instituto, a medida representa um importante passo na internacionalização do turismo brasileiro “e reforça a competitividade do turismo nacional, na medida em que permite a ampliação da oferta e a consequente redução do custo de passagens”, afirma.
Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a companhia norueguesa com base no Reino Unido para fazer o transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala posta no Brasil. Desde outubro, a companhia Sky Airline, uma low cost chilena, opera voos de Santiago, no Chile, para Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
A Norwegian é a terceira maior entre as empresas aéreas de baixo custo da Europa, conhecidas como low cost. Além do Brasil, atualmente, a empresa oferece uma rede crescente de voos de longa distância entre Londres e 12 destinos populares nos Estados Unidos e na Argentina. “Essa é uma importante vitória para o setor, pois oferece melhores condições para que mais turistas, estrangeiros e brasileiros, viajem mais pelo Brasil. Ganham os consumidores, os destinos turísticos, a indústria de viagens e o País”, reforça a presidente Teté Bezerra.
Durante as ações promovidas ao longo do ano, a Embratur priorizou o aumento de conectividade com as companhias aéreas estrangeiras. A agenda de reuniões e encontros teve como objetivo abrir portas para a inclusão de novos voos internacionais e a possibilidade de mais visitas de estrangeiros aos destinos turísticos brasileiros. As empresas aéreas de baixo custo são exemplos de como o Brasil está se abrindo para novas demandas.
A Norwegian já divulgou algumas tarifas. Os valores negociados partem de, aproximadamente, R$ 1.200,00 (equivalente a £240) por pessoa por trecho (www.norwegian.com/uk). Bjorn Kjos, CEO do grupo Norwegian, destacou que a empresa está construindo uma extensa rede global com o lançamento dos voos mais acessíveis entre Reino Unido e Brasil, disponibilizando valores de baixo custo a consumidores da América Latina. “Nossa nova rota no Rio de Janeiro quebra o monopólio dos voos diretos entre o Reino Unido e o Brasil, já que estamos comprometidos em reduzir as tarifas e tornar as viagens mais acessíveis para turistas e viajantes de negócios. O Brasil é uma adição fantástica à nossa rede global e estamos ansiosos para receber os clientes a bordo do 787 Dreamliners e entregar um serviço premiado, a uma tarifa acessível”, completou ele.