Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC

Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC.

Hoteleiro em franca expansão e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ABIH- SCOsmar José Vailatti provou que momentos difíceis e cheios de incertezas não são páreo para o seu fôlego empreendedor. Portando, no auge de seus 70 anos, o empresário comemora 20 anos na hotelaria, mostrando que é possível iniciar um projeto de sucesso aos 50 anos, e diante de um cenário de transformações e mudanças como o que estamos vivenciando com a pandemia mundial do novo coronavírus. Dessa forma, com uma visão empreendedora e sempre muito focado em seus objetivos, Vailatti mostrou seu êxito como empresário no ramo imobiliário ainda quando residia em Jaraguá do Sul.
Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC
Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC – Osmar Vailatti – Foto: Jefferson Severino
Da mesma forma, apaixonado pelo litoral, adquiriu em 1991, um imóvel na praia Alegre em Balneário de Penha que, nove anos depois, viria a transformar na Pousada Pedra da Ilha, reconhecido e badalado empreendimento do litoral catarinense, com 77 apartamentos, empregando 45 colaboradores de forma direta, além de suporte de consultorias e serviços terceirizados. Hoje, casado com Maria Otília, pai de três filhos Pablo José, Diego e Carlos Ramon, frutos do primeiro casamento, avô dedicado e um empreendedor bem-sucedido, Osmar Vailatti conta como é empreender justamente em um momento de incertezas.

Crescer e prosperar

“Assim, na virada do século, o medo do bug do milênio e a transição do analógico para o digital também fez muitas empresas pequenas e renomadas companhias, fecharem suas portas. Diante disso, quem estava preparado, com uma gestão eficiente, pôde crescer e prosperar. Neste momento, a sobrevida das empresas também passa por uma adaptação e vão sobreviver e prosperar aqueles que melhor se prepararem para os novos tempos”, enfatizou Vailatti.

A esperança no futuro

Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC
Osmar Vailatti ladeado pela esposa e netos – Foto Arquivo Pessoal
Sendo assim, sempre muito otimista, o empresário acredita que o momento atual é muito semelhante ao já vivido, e segue confiante para o lançamento do novo empreendimento, o Solar Pedra da Ilha, com 10 andares e 102 apartamentos, em frente ao Beto Carrero World, com inauguração adiada para o segundo semestre em virtude da pandemia, mas que, em breve, deve empregar mais de 70 colaboradores.
Em suma, eu poderia estar aposentado, mas saber que posso gerar empregos, atrair visitantes e colaborar com o turismo do município me deixa motivado a não parar. De fato, como diz Dom Hélder Câmara, o segredo da eterna juventude é dedicar a vida a uma causa. Sendo assim, eu sou um apaixonado pelo turismo e quero continuar me dedicando para o crescimento do setor enquanto conseguir”, afirma Vailatti. Embora, não seja possível saber até quando durará esta crise, a retomada econômica é uma certeza.
“Definitivamente, o mercado voltará a operar como aconteceu em todas as crises econômicas. Assim sendo, vamos novamente precisar de muito tempo, paciência e motivação para voltar a crescer, mas o Brasil continuará sendo um dos destinos mais procurados do mundo. Envim, a hora é de pensar, planejar, acreditar, mas também de agir”, reforça Vailatti.

Hoteleiro e empresário

Assim também, nem mesmo a vida agitada de hoteleiro e empresário de outros segmentos atrapalhou uma vida dedicada ao serviço voluntário e entidades não governamentais. Ao mesmo tempo, sempre com participação ativa em entidades como APAE, LIONS, rede feminina de combate ao câncer em Jaraguá do Sul, na diretoria da associação de hotéis e restaurantes de Penha, Comtur e, nos últimos anos, com uma destacada atuação como diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC e diretor da ABIH Nacional.

Um associado participativo

Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC
Ormar Vailatti – Presidente da ABIH SC – Foto: Jefferson Severino
Igualmente, sua ligação com a ABIH-SC começa pouco tempo depois de inaugurar seu primeiro empreendimento no ramo hoteleiro. Assim, em 2003, Vailatti associou o seu meio de hospedagem à entidade buscando justamente obter apoio para sua gestão, qualificação de mão de obra e crescimento no setor. Portanto, para o empresário, o associativismo é muito importante para o crescimento de qualquer segmento, em especial, o turismo.
“Dessa forma, a entidade representa o seu associado. Igualmente, possui em sua gestão pessoas com conhecimento técnico capaz de apoiar, orientar e lutar pelos direitos dos empresários, além de oferecer inúmeros benefícios. Em outras palavras, sempre fui um ativo participante em entidades, e,na ABIH-SC não foi diferente. Assim, obtive muito conhecimento e também pude colaborar com o desenvolvimento da entidade”, explica.
Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC
Pousada Pedra da Ilha – Penha – SC – Divulgação

Gestão Profissional da ABIH-SC

Dessa forma, desde que foi eleito em 2017, muito de sua atuação empresarial também foi aplicada na gestão da entidade como diretor-presidente da ABIH-SC. Com uma diretoria composta por pessoas técnicas e especialistas nas principais áreas de um negócio, Vailatti buscou por uma gestão profissional, com análises baseadas em relatórios, índices e uma perfeita harmonia entre os diretores e colaboradores. Sua expertise administrativa, priorizou deste o início o ponto central de atendimento as necessidades dos associados e da sustentabilidade da entidade para poder cumprir esse papel.

Gestão participativa

Instaurou uma gestão participativa e decentralizada, ouvindo a opinião de todos sobre os assuntos da entidade, e retomando a atuação dos diretores regionais, como forma de ouvir as demandas dos empresários do setor em cada canto do Estado, além de levar também o posicionamento da entidade para cada região catarinense. Entre os grandes feitos da gestão os principais foram a retomada do Encatho & Exprotel, grande evento da hotelaria no sul do país, poucos meses após assumir a presidência da entidade; O lançamento do novo website, com atualização constante e otimizado para as buscas na internet, além de outras estratégias para dar ainda mais relevância aos seus associados como presença no Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e divulgação dos hotéis no informativo mensal para mais de 18 mil contatos.
Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC
Hotel Solar Pedra da Ilha – Foto: Divulgação

Representatividade nacional

Osmar Vailatti não mede esforços para representar a hotelaria catarinense em negociações, eventos e reuniões com os representantes do setor em outros estados. Com carisma e liderança naturais contribuiu também para o fortalecimento da imagem da ABIH Nacional diante dos hoteleiros de Santa Catarina, levando o posicionamento da entidade pessoalmente, ou orientando os demais representantes com informações e posturas para que as solicitações sejam atendidas dentro dos princípios estabelecidos em sua gestão.

Liderança humanizada 

Da mesma forma, Osmar Vailatti também levou para a entidade a mesma liderança humanizada que garante o sucesso dos seus empreendimentos. Sua sensibilidade, atenção às individualidades de cada colaborador, sempre com uma palavra e atitudes de otimismo, carinho e preocupação foram alguns dos destaques de quem trabalha diretamente sob sua liderança.
Empreendendo em cenários de transformação e mudanças em SC
Lara Perdigão Diretora da ABIH-SC – Foto: Jefferson Severino
Para a Lara Perdigão, relações públicas da entidade, “Uma das principais características de um líder de sucesso é a motivação dos que trabalham com ele através de seu posicionamento e ações. Neste sentido, sempre que existe uma oportunidade de reconhecimento do trabalho, o Sr.Osmar o faz publicamente e se não existe a oportunidade, ele cria. Quando há necessidade de uma adequação aos princípios que ele acredita serem fundamentais para que a entidade atinja seus objetivos, ele também o faz o seu feedback promovendo o crescimento e o amadurecimento do colaborador”, enfatiza ela.

Reconhecimento público

Sua atenção e reconhecimento público também vale para as parcerias do associado, do fornecedor, das autarquias, da imprensa e de todos os atores que colaboraram para o desenvolvimento dos projetos realizados pela entidade ao longo destes quatro anos de gestão.A história deste grande empreendedor já pode ser documentada em um livro, por isso, vamos encerrar por aqui para, em breve, fazer um novo capítulo dessa trajetória que mostra a todos que época de crise econômica, também é tempo de empreender, basta ter bom planejamento, gestão e visão de futuro.

Leia ainda: Despencam as temperaturas em Santa Catarina trazendo fartura

turismoonline.net.br - O portal do turismo
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!

Whats.Link: Jefferson Severino

Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Arquivo pessoal

Fonte: ABIH/SC
Assessorias de Imprensa 

Leia mais:

Chef Raissa Ramos é finalista em competição mundial de gastronomia

Caixa Misteriosa – Desafio dos Chefs encerra especial de lives

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *