Florianópolis, capital de Santa Catarina ganha condição de metrópole. Enfim, nossa Floripa, eterna Ilha da Magia, passou a condição de metrópole, segundo a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último dia 25. Segundo o IBGE, Florianópolis atingiu o nível de metrópole por ter elevado o número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem bens e serviços.
A princípio, o gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, destacou as atividades econômicas que impulsionaram o alto número de empresas nas novas metrópoles. Dessa forma, a pesquisa, feita a cada dez anos pelo IBGE, identifica e analisa a rede urbana brasileira, estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das cidades. Portanto, o resultado mostra a forma pela qual as cidades se relacionam entre si, por meio do deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços, bem como pelas ligações entre sedes e filiais de empresas e instituições públicas multilocalizadas.
MEETING BRASIL LATIN AMERICA ONLINE 2020
Enfim, Jair Pasquine convida para a edição especial do MEETING BRASIL LATIN AMERICA ONLINE 2020, que acontecerá de 10 a 13 de Agosto. Desta vez com a participação de operadores e agentes de viagem de 12 países da América Latina. Sendo assim, o Meeting Brasil Latin America Online 2020 acontecerá em dois períodos diários, durante quatro dias com inscrições gratuitas para os agentes e operadores. Além disso, também sem custo de participação para os destinos já convidados, terão um total de oito estados brasileiros nestes quatro dias.
Diante disso, será realizado em um formato exclusivo, em plataformas próprias para a realização dos eventos online, com transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e YouTube da ExpanMais, dividido em dois momentos: DESTINATION: Com capacitações de destinos do Brasil aos agentes de viagem e operadores de turismo latino-americanos e EXPERIENCE: Rodadas de negócios somente para operadores convidados destes doze países. Além disso, em uma plataforma privada, especialistas de cada destino turístico abordarão novas estratégias de comercialização e promoção de diferentes produtos brasileiros diante do cenário atual! Igualmente, os agentes de viagem inscritos, receberão certificados de participação por destino/capacitação, como comprovante de formação que recebeu sobre as particularidades de cada destino turístico.
ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA
A priori, investir em uma boa gestão hoteleira é vantajoso tanto para a empresa quanto para os hóspedes. Dessa forma, uma equipe bem organizada, com cronogramas bem definidos e um sistema que funciona corretamente é indispensável para o sucesso. Portanto, o hotel é parte importante da viagem de uma pessoa, podendo marcar a experiência tanto positiva quanto negativamente. Por isso, é importante que o hóspede se sinta em casa e encontre todos os ambientes do hotel funcionando perfeitamente. Assim, a responsabilidade sobre isso está com a gestão, que deve administrar o estabelecimento de maneira eficiente, de modo a garantir a uma boa experiência ao hóspede.
PÚBLICO ALVO
Portanto, seja qual for o tamanho do empreendimento, a administração de hotéis precisa seguir práticas que garantam a rentabilidade do negócio. Além disso, muito além de questões como serviço de quarto, é preciso se preocupar com a gestão do complexo. Assim, como em qualquer outro negócio, é importante conhecer seu público-alvo para oferecer um atendimento que deixe seus clientes satisfeitos. De fato, cada público tem necessidades específicas: famílias precisam de espaço para as crianças se divertirem, cadeiras especiais e locais para esquentar mamadeiras, por exemplo. Então, todos esses detalhes fazem a diferença para conquistar os hóspedes e proporcionar maior conforto durante sua estadia. Desse modo, é preciso definir o público-alvo e, depois, ajustar o hotel conforme as suas necessidades.
DADOS INDICADORES
Inicialmente, em um gerenciamento de hotel é preciso se preocupar com indicadores e tomar decisões segundo dados concretos. Igualmente, adotar um sistema que gere esse tipo de informação pode ajudar a analisar esses indicadores. Pensando assim, o gestor poderá gerar relatórios que indiquem os setores que precisam de melhorias. Desse modo, todo esse processo pode ser automatizado, deixando tudo mais rápido e tornando a tomada de decisão mais acertada. Logo, as métricas que devem ser analisadas podem ser estadia média de hóspedes, taxa de ocupação, entre outras. Outrossim, também faz parte do trabalho da administração de hotel gerir os colaboradores conforme a cultura organizacional. Portanto, ao fazer o recrutamento, é preciso que o gestor selecione profissionais que saberão trabalhar em equipe e que estejam de acordo com os valores da empresa.
MARKETING & DIVULGAÇÃO
Em vista disso, e com profissionais de hospitalidade capacitados, fica mais simples gerenciar as demandas do hotel, sabendo que a equipe está bem preparada para lidar com os desafios diários. Assim, o gestor deve estabelecer metas e determinar a responsabilidade de cada um para gerar bons resultados. A capacitação e o treinamento dos colaboradores também é muito importante. Uma das atribuições da gestão em hotelaria é o marketing. Primordialmente, para atrair mais clientes, é preciso que uma parte da verba seja destinada ao marketing e divulgação da hospedagem. Além disso o setor deve obrigatoriamente entender que marketing não é despesa, mas sim investimento a médio e longo prazo. Portanto, lembre-se: “Quem não é visto não é lembrado”.
NOVA RETOMADA NA SERRA GAUCHA
Naturalmente, o processo de retomada dos negócios e empreendimentos vem exigindo paciência e flexibilidade de quem administra seus negócios. Sendo assim, em uma semana pode abrir normalmente, já considerando o “novo normal” com os cuidados de prevenção, enquanto não se sabe ao certo na semana seguinte tudo poderá fechar novamente. Dessa forma, a região da Serra Gaúcha vive nesta semana o processo de volta às atividades após passar uma semana em bandeira vermelha no sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Com isso, negócios em Canela podem voltar a receber turistas.
BUSTOUR BROCKER TURISMO
Mascotes de diversas atrações turísticas de Gramado e Canela realizaram passeios de Bustour neste final de semana, 27 e 28/06. A ação teve como objetivo incentivar o turismo responsável e contou com o apoio das Secretarias Municipais de Trânsito de ambos os municípios. O passeio nos ônibus panorâmicos, que percorrem os principais pontos turísticos de Gramado e Canela, foi exclusivo para os personagens, que mantiveram distanciamento entre eles. O trajeto começou no centro de Gramado às 15h, no sábado e no domingo, e foi acompanhado por carros de som das prefeituras, com mensagens faladas sobre distanciamento e uso de máscaras. O veículo circulou pelos pontos turísticos e principais ruas das duas cidades. “A ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância do turismo responsável, com utilização de máscaras e evitando aglomerações. Com a alegria dos mascotes, buscamos chegar principalmente nas crianças, que aprendem através de mensagens lúdicas e promovem esta reflexão nas famílias, ajudando a conscientizar os adultos também”, observou Luiza Brocker Boeira, Diretora do Bustour.
A capital de Santa Catarina ganha condição de metrópole – CicloVil Bike – A melhor loja de bikes da Grande Florianópolis
ESTAÇÃO CAMPOS DE CANELA
Igualmente, a Estação Campos de Canella, local histórico e renovado que virou ponto de encontro e referência da cidade, também retomou a rotina. Da mesma forma, reunindo 20 opções de gastronomia como bares e restaurantes, além de lojas no mesmo lugar, as operações que funcionam no empreendimento estão novamente de portas abertas para receber turistas e moradores. Ao mesmo tempo, a Estação também exibe duas exposições fotográficas gratuitas, uma no Largo Benito Urbani e outra na Rua Coberta de Canela.
OLIVAS GRAMADO
Outrossim, apostando na sua imensa área verde externa, o parque Olivas de Gramado também retoma o funcionamento, por enquanto às sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h. Assim, além da vista e do contato com a natureza, o destaque vai para a gastronomia colonial servida no Menu Raízes, e o piquenique, onde o visitante recebe sua cesta e pode escolher o lugar de sua preferência para saborear os produtos, que sempre vêm acompanhados pelo azeite de oliva próprio do Olivas.
MARIA FUMAÇA
De fato, um dos passeios mais procurados por quem visita a Serra Gaúcha, a Maria Fumaça – Trem do Vinho, de Bento Gonçalves, volta a percorrer o trajeto entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Portanto, estão confirmadas duas saídas, inicialmente aos sábados, às 14hs e 16hs.
SEGURO VIAGEM
Por isso, a Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, realizou recente pesquisa com os clientes e 50% dos entrevistados acreditam que vão realizar a próxima viagem em breve. Diante disso, Federico Siri, presidente da Travel Ace Brasil, acredita que “a retomada acontecerá de forma gradual”. Segundo ele, “como já acontece em outros países a retomada das viagens será gradual, começando por nacional e em seguida, internacional. Diante disso, são esperadas, a partir de julho, viagens domésticas porque alguns roteiros do país estão sendo reabertos e, com certeza, o turista deseja viajar tranquilo para descansar com a família e a prioridade é fazer isso de maneira responsável”.
“Assim, estamos otimistas pela retomada de viagens internacionais e apostando em venda de produtos com flexibilidade de datas. Além disso, o mercado de turismo internacional está reagindo bem com a venda de viagens futuras”. “Igualmente, estamos nos adaptando a esse novo momento, estudando novas demandas e o rumo que o setor vem tomando. Portanto, Nosso foco tem sido trabalhar em novos produtos e tecnologias, para que possamos atender nossos consumidores e parceiros”, disse Federico.
NOVO COMPORTAMENTO
De fato, a pesquisa com os clientes revelou um dado importante, 88% dos viajantes consideram item fundamental no planejamento do próximo destino: ter um seguro viagem. “Nesse sentido, os turistas não vão abrir mão de ter um seguro viagem, já observarmos esse novo comportamento, boa parte dos convênios médicos, oferecem coberturas regionais o que não atende às necessidades em uma viagem interestadual, por exemplo, além, de claro, outras coberturas disponíveis ao segurado que vão desde reembolso de custo no caso de extravio e ou danos às bagagens até assistência financeira e ou jurídica”.
TELEASSISTÊNCIA
“Além disso, outro exemplo de mudança é o serviço de teleassistência, que foi incluído na cobertura de todos os nossos produtos sem qualquer custo adicional. Por meio de um aplicativo, é realizada a consulta virtual, em que nosso cliente pode ser atendido de qualquer lugar do mundo, sem ter que se deslocar até uma assistência médica”, conclui Siri. a A saber, desde março de 2018, a Travel Ace é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. A gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios.
SNOWLAND
Enfim, se à Argentina e suas estações de esqui não querem saber dos turistas brasileiros, nos resta o Chile ou então Gramado, na fantástica Serra Gaúcha. Diante disso, uma das principais atrações turísticas do Brasil, o Snowland, retomou suas atividades nesta última quinta-feira, dia 25 de junho. Dessa forma, o Parque reabre atendendo todas as exigências de segurança sanitária solicitadas pelo Governo e respectivos órgãos, com o objetivo de preservar a saúde e a vida de clientes, colaboradores e da comunidade. Sendo assim, para realizar a reabertura com segurança, o Snowland implantou mais de 50 procedimentos de segurança, conforme os protocolos desenvolvidos por associações de parques internacionais e nacionais. Então, confira no vídeo algumas das medidas adotadas pelo Snowland para manter a segurança dos visitantes.
Leia ainda: Turismo ocupa posição de destaque na economia catarinense
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Whats.Link: Jefferson Severino
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte:
Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Turismo em Santa Catarina tem papel fundamental na economia