CAPACITAÇÃO ABAV-PR
Na manhã deste último dia 1º de junho, a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) recebeu profissionais de agências de viagens, empresas de fretamento e guias de turismo para uma capacitação sobre o destino Tibagi (PR), 2º maior município do Paraná, localizado nos Campos Gerais e a pouco mais de 200 km de Curitiba. Com presença do presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, e do presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, o evento foi conduzido pelo secretário de turismo de Tibagi, Rhamonn Rangel Cottar. De olho nas oportunidades vindas da pandemia, com o mercado atento para o turismo doméstico, os participantes da capacitação estavam atentos ao potencial de mercado do município. Segundo João Alceu Rigon Filho, as demandas de viagem estão mantidas e podem ser direcionadas para destinos como Tibagi. “
Mas, quem desejar chegar de avião também dá. Iniciativas como o Programa Voe Paraná, do Governo do Estado, tornaram possível a integração do Estado com o maior projeto de aviação regional do país. Criado em 2019, o Voe Paraná aumentou o número de operações regulares e ofertou 61 rotas que conectam cidades do interior à capital ou a Estados vizinhos. Para Tibagi é possível chegar via aeroporto de Ponta Grossa, que está a 106 km da cidade, ou por Telêmaco Borba, localizado a apenas 44 km de Tibagi. No município, o diamante a ser explorado é o Cânion Guartelá – o maior do Brasil em extensão, com 30 km. Organizado como parque estadual, ele oferece belas paisagens naturais, com cobertura completa da vegetação nativa no entorno do rio Iapó. O rio, aliás, é um espetáculo à parte, pois oferece oportunidade para a prática do rafting, banhos de cachoeira e os chamados “panelões” de pedra, que são piscinas naturais de hidromassagem.O evento teve apoio da Expresso Princesa dos Campos, que liga Tibagi a todo Paraná em linhas rodoviárias regulares, e presença da Liguia-PR e da Associtrans.
IMEX FRANKFURT
A Embratur terminou sua participação na IMEX Frankfurt nesta última quinta-feira 02, na Alemanha. A feira, voltada ao turismo de negócios e eventos, teve um estande de 152m² da Agência Brasileira de Promoção do Turismo Internacional. O espaço foi utilizado pelo ambiente da instituição para reuniões e apresentações com o objetivo de divulgar o Brasil como destino de viagens corporativas e de incentivo. De fato, a volta da possibilidade de viagens internacionais permite que a Embratur volte a participar ativamente de eventos essenciais para a promoção do país no exterior, como a IMEX Frankfurt. Serão dias fundamentais, com muitas reuniões e negociações para ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros ao nosso país. O segmento de negócios e eventos é estratégico para a Agência.
Junto com a Embratur, estavam APENAS nove coexpositores selecionados por meio de chamada pública. O estado de São Paulo e o município de São Sebastião (SP) estaVAM representados, além das entidades Visit Iguassu, São Paulo Convention & Visitor Bureau e Rio OVC. Outros quatro operadores turísticos também estavam presentes em Frankfurt durante os três dias de programação: Blumar DMC, AS Brasil, Be Brazil Travel Partners DMC, Brazil Sensations e Amazon Lord. Vale lembrr que à Alemanha é o segundo país europeu que mais envia turistas estrangeiros ao Brasil. Além disso, os turistas alemães estão entre os maiores gastadores e viajantes do mundo. Para 44% dos turistas alemães, a prioridade é buscar destinos de natureza, ecoturismo e aventura. Outros 28% procuram destinos culturais, enquanto 22% procuram sol e areia.
CONEXÃO CATARATAS
Também aconteceu nesta última quinta-feira, 02 de junho, a primeira Arena de Negócios Cataratas, um espaço dedicado a empreendedores para apresentarem seus negócios em formato PITCH, com o propósito de divulgar seus produtos e serviços para Agentes de Viagens, Entusiastas do Turismo e Investidores. Nesta primeira arena foram apresentados os empreendimentos Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.
TURISMO DE REUNIÕES
No fechamento da segunda jornada do I Congresso Internacional de Cooperação Turística organizado pela Associação Internacional para a Cooperação Turística (Asicotur), se vem trabalhando entre o setor público e o privado para impulsionar o segmento no país e afirmar que o objetivo é posicionar a Argentina como o principal destino de turismo de reuniões da América Latina: tem múltiplas cidades eficientes e inovadoras no momento de apresentar cada uma de suas ofertas, com profissionais preparados para receber o congresso estrangeiro com todas as condições que requer. Vale destacar que durante os últimos 15 anos articulou o MICE com outros produtos, de tal maneira que os participantes possam viver experiências relacionadas com o turismo de aventura, do vinho, de luxo, entre outras. Por conta disso, e apesar da situação calamitosa que se encontra, à Argentina conseguiu pela primeira vez ocupar a primeira posição do ranking ICCA na América Latina, destronando o Brasil.
IPW 2022
Falando nisso, começará no próximo nesta sábado, 04 e termina no dia 08, o IPW 2022, considerado o principal encontro internacional de viagens dos Estados Unidos, que este ano acontece em Orlando e contará com a maior delegação brasileira da história do evento, que também será a segunda maior entre todas inscritas nesta edição. Ao todo, serão 136 delegados compostos por operadores e jornalistas, não muito atrás da maior delegação deste ano, que é a do Reino Unido, com 147 participantes. A menos de uma semana do início do IPW, já se tem mais de 4,6 mil participantes de todo o mundo registrados. A empolgação com o IPW vem crescendo há meses, principalmente na delegação brasileira, que é a maior da história do IPW e a segunda maior delegação em geral. O Brasil continua sendo um dos mercados emissores mais importantes das Américas e agradecemos o apoio ao IPW por parte das operadoras de turismo e da mídia do país. No IPW, os compradores de viagens (tour operadores) encontram-se com os vendedores de produtos de viagem dos EUA (acomodações, destinos, atrações, empresas de transporte e muito mais) para realizar negócios futuros de viagens. E os jornalistas e influenciadores conectam-se com os representantes dos mesmos produtos e ficam sabendo das últimas novidades.
ATRASOS & CANCELAMENTOS
Um levantamento da Airhelp, líder global na defesa de passageiros de companhias aéreas, mostra que 2,9 milhões de passageiros foram afetados por atrasos e cancelamentos nos aeroportos brasileiros nos quatro primeiros meses deste ano. Segundo o levantamento, o número é 226% maior que os 933 mil passageiros que enfrentaram problemas do gênero em igual período do ano anterior. De acordo com a AirHelp, que utiliza plataformas de inteligência artificial para monitorar aeroportos no mundo todo, neste ano, 1 em cada 54 passageiros sofreu atrasos e cancelamentos no Brasil entre janeiro e abril. Em 2021, foram 1 em cada 72.Portanto, fica claro que o crescimento de atrasos e cancelamentos foi bem maior que o crescimento do número de passageiros.
Os atrasos superiores a quatro horas foi um dos que mais aumentaram. No ano passado, 10,2 mil passageiros foram impactados por este tipo de ocorrência. Este ano, foram 58,1 mil, quase seis vezes mais. Quando não provocados por questões meteorológicas ou de força maior, atrasos desta magnitude podem originar pedidos de indenização às companhias aéreas. Os cancelamentos também registraram forte elevação. No primeiro quadrimestre de 2021, cerca de 157,5 mil passageiros deixaram de embarcar por conta de cancelamentos de voos no período analisado. Este ano, foram 423,5 mil, volume quase três vezes maior. Exemplo disso é o meu próprio voo devidamente pago e confirmado na ocasião pela GOL (Voo G3 7692 Florianópolis/Buenos Aires direto), acabou de ser cancelado me obrigando a ir muito mais cedo para Garulhos e enfrentar horas absurdas horas de espera e o dobro do tempo de viagem até a capital portenha, e fica por isso mesmo.
Em razão do aumento das ocorrências, os passageiros elegíveis para pedirem indenização às companhias áreas experimentou forte expansão. Em 2021, eles somavam 133,7 mil. Em 2022, cerca de 360,8 mil apresentam requisitos para cobrar indenizações das companhias aéreas. O passageiro tem mais chance de obter uma compensação financeira se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo. Entre os principais motivos pelos quais os passageiros brasileiros não reivindicam seus direitos em caso de problemas de voo, podemos encontrar: falta de conhecimento sobre como fazer uma reclamação, mas também falta de consciência dos direitos dos passageiros”, explicou Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, em nota oficial. Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação do cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Para mais informações, visite o site da AirHelp.
CARGA TRIBUTÁRIA NA HOTELARIA
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, através de seu presidente Manoel Linhares, juntamente com outras entidades do setor de turismo, conseguiu o cancelamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 110), por falta de quórum, na Comissão de Constituição e Justiça, do Senado Federal. Segundo Manoel Linhares, a proposta aumentaria a carga tributária sobre as empresas de vários setores, entre eles, o turismo: “Um hotel teria, por exemplo, um reajuste de 3,65% de PIS/COFINS e entre 2 a 5% de ISS, passando para algo em torno de 28% de CBS + IBS, totalizando um aumento de cerca de 100% da carga tributária”, afirmou o presidente da ABIH Nacional, em nota oficial. De acordo com o “Baixinho”, se fosse aprovada, a PEC 110 teria um impacto bastante negativo nos setores de hotelaria, bares e restaurantes, eventos, agências de viagens, parques e outras empresas relacionadas ao turismo: “A emenda constitucional aumenta abusivamente os impostos sobre o setor de serviços, grande gerador de empregos em todas as regiões do país. O resultado seria, provavelmente, um aumento da informalidade, gerando uma concorrência desleal à atividade regularizada”, destacou.
NATAL LUZ DE GRAMADO
Gramado, na espetacular Serra Gaúcha, sempre na frente, já se prepara para a 37º edição do Natal Luz que deverá receber 2,5 milhões de visitantes e que acontece entre os dias 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023. O Nativitaten, conhecido como o show do lago no Natal Luz de Gramado, por exemplo, terá um novo palco a partir deste ano: o lago do Centro de Eventos Serra Park. Outra atração anunciada será a Fantástica Fábrica de Natal, que volta ao calendário da programação do 37º Natal Luz de Gramado. Haverá ainda quatro grandes espetáculos, com uma novidade: eles iniciarão às 20h30, meia hora antes do que nas edições anteriores, atendendo uma solicitação dos visitantes. O Reino do Natal, que tem formato circular, ocorrerá no Expogramado das 10h às 13h e das 14h às 17h, de quarta a segunda-feira. Outra novidade anunciada foi o retorno do Show de Acendimento das Luzes para a frente do Palácio dos Festivais, com a encenação que sempre encantou os visitantes.
O Reino do Natal e o Grande Desfile serão mantidos no Expogramado. O Desfile terá 23 apresentações, enquanto que o Reino terá encenações de hora em hora. Além destes espetáculos pagos, o 37º Natal Luz de Gramado manterá as atrações, como a Vila de Natal (Praça das Etnias), Show de Acendimento, Parada de Natal, Tannenbaum Fest – Festa dos Pinheirinhos, Árvore Cantante, shows na rua Coberta, entre outros. Os ingressos para os grandes espetáculos começarão a ser vendidos a partir da segunda quinzena de junho, pela própria Gramadotur, que adquiriu uma tiqueteira própria (serviço que deixará de ser terceirizado). A expectativa é vender em torno de 220 mil ingressos. O 37º Natal Luz terá, novamente, três espetáculos abertos com troca de alimentos por ingressos. As apresentações devem ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de outubro.
MELHORES VILAS TURÍSTICAS
O Ministério do Turismo informa que terminará no próximo dia 12 de junho as inscrições para um concurso global liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em áreas rurais. Cada país, por meio de suas autoridades máximas de turismo, poderá indicar três destinos. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: candidaturas@turismo.gov.br contendo todos os documentos solicitados na Chamada Pública, que devem ser preenchidos em inglês ou espanhol e português. Para mais informações ou esclarecimentos, o interessado pode enviar e-mail para o mesmo endereço. Em 2021, primeiro ano da realização do concurso, a Rota do Enxaimel, situada na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi uma das ganhadoras. A rota é considerada a principal região para a preservação da cultura e tradições germânicas no Brasil. O percurso proporciona experiências relacionadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Os atrativos de destaque incluem ainda parques, museus e cervejarias.
HOTÉIS & LOJAS DE CONVENIÊNCIAS
Seis hotéis de Florianópolis (SC) já aderiram a uma novidade que é tendência mundial e vem agregando valor à oferta de serviços no setor, agradando aos hóspedes que buscam facilidade e segurança na hora de comprar alimentos e bebidas a qualquer hora do dia ou da noite. É a instalação de lojas de conveniência 24 horas e 100% automatizadas dentro do próprio empreendimento – e sem custos para o hotel. De fato essa ideia é uma quebra de paradigma sobre espaços de vendas dentro de hotéis, pois oferece itens que vão se adaptando ao longo da parceria. Mas, principalmente, pelo fato de deixar a loja de conveniência na confiança dos clientes, para pagamento direto, com conforto e praticidade, em todos os horários. O retorno por parte dos clientes têm sido positivo e é visto de forma inovadora. Todo o investimento na instalação e funcionamento da estação é por conta da empresa que presta o serviço. O hotel tem apenas que ceder um local apropriado e ainda pode ganhar um percentual sobre as vendas. A empresa também faz todo o controle dos pagamentos e de reposição dos produtos.
EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS
Viajar pelo Brasil é oportunidade perfeita para experimentar comidas típicas e viver experiências gastronômicas. De acordo com um levantamento realizado pela plataforma Booking.com, 86% dos turistas brasileiros levam a culinária local em consideração na hora de escolher destinos. De olho também nessa tendência, hotéis de todo o País se mobilizam constantemente para oferecer novidades aos viajantes e aos fãs de gastronomia de suas cidades. Exemplo disso, de longa data, é Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jaerdim da Serra, no topo da Serra do rio do rastro, que elabora receitas inspiradas na gastronomia serrana. Todo sábado tem o famoso Galpão Crioulo com seus sabores campeiros inéditos.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
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