BNT MERCOSUL 2022
Chegou ao fim a 27ª Edição da BNT Mercosul 2022. Nos dois dias, 27 e 28, os corredores da feira se mantiveram lotados. Durante os dois dias, o evento contabilizou 4.882 participantes, mais de 350 marcas expositoras e 141 representantes de operadoras. O evento que mais promove o turismo brasileiro recebeu profissionais qualificados de 283 cidades brasileiras e 43 cidades estrangeiras de quatro países da América do Sul.
O idealizador da BNT Mercosul, Geninho Goes, comemorou a volta ao evento presencial após três anos. “Voltamos mais fortes e unidos, a BNT representa o recomeço para muitas empresas e por este motivo criamos uma programação completa para propiciar negócios”. Ele ainda afirmou que mesmo com toda tecnologia existente, o contato físico é insubstituível para fomentar o mercado. “As feiras de turismo nunca irão acabar, porque nada substitui o olho no olho. O ser humano precisa se encontrar para fazer negócios, então a BNT Mercosul continuará fomentando o turismo nacional e trazendo turistas para aproveitar o melhor do Brasil”, afirmou Goes.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, comemorou a confirmação da BNT Mercosul 2023 em Balneário Camboriú em 5 e 6 de maio e salientou expectativas para o futuro. “O que queremos para o futuro é proporcionar alegria e experiência do nosso estado e nosso país que está dando a volta por cima, e a BNT é um exemplo disso”, completa.
O Aplicativo BNT Mercosul teve uma ótima adesão do público. “Todos elogiaram muito a praticidade e tecnologia do APP. Foi um sucesso que começou nesta edição e tenho certeza que chegou para somar e para ficar” declarou Margot Rosenbrock Libório, presidente do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau, organizador da BNT Mercosul. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Gruppe Tecnologia, possibilitou uma maior agilidade na troca de informações entre os participantes, auxiliando a ampliar a rede de contatos comerciais.
A Rodada de Negócios, momento reservado para uma conversa entre expositores inscritos e operadores convidados para novas parcerias e negociações, foi realizada no Novo Hotel, em Itajaí, e totalizou 1184 contatos comerciais. O encontro proporcionado na BNT Mercosul resulta em parcerias e ampliação do networking que possibilita o planejamento estratégico das empresas durante todo o ano.
As salas de capacitações para agentes de viagens foram destaques na feira, com uma diversidade de temas e destinos turísticos de todo o país com apresentações de: Blumenau, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e São Paulo. No total, foram 68 capacitações realizadas para os agentes de turismo.
Nesta edição também aconteceu o lançamento do Campeão de Vendas BNT Mercosul x Grupo Oceanic. O evento de apresentação do prêmio ocorreu no Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, na noite da última sexta-feira (28). O projeto tem como objetivo premiar e valorizar as operadoras parceiras dos atrativos administrados pelo Grupo Oceanic. Na edição BNT Mercosul 2023, os vencedores receberam o título de especialistas, proporcionando reconhecimento e fortalecimento dos mesmos em suas regiões.
A BNT Mercosul 2022 contou com as participações especiais de Blumenau, Governo do Estado de Santa Catarina, Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Gruppe, Grupo Oceanic, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ministério do Turismo, Pará, Parauapebas, Parque Unipraias, Pernambuco, São Paulo. A expectativa para a edição era boa desde que foi anunciada, sendo classificado como a retomada oficial dos eventos presenciais de Turismo em Santa Catarina. Já em março, 70% dos espaços já haviam sido comercializados. O evento contou com a participação de diversos destinos, atrações e organizações.
Em seu discurso, Geninho deixou um recado ao agentes de viagem. “Tenham resiliência para começar de novo. Não desistam. Se caírem, levantem-se”. Ele também fez questão de agradecer a importantes personalidades do trade presentes ao evento, entre elas o empresário, fundador da CVC, Guilherme Paulus. Margot Rosenbrock Libório, afirmou que: “Temos muito orgulho dessa parceria com a BNT. O Geninho acreditou num futuro melhor para o turismo mesmo diante de um momento desafiador pelo qual passamos. Essa edição foi uma das melhores edições que já tivemos”.
RIO GRANDE DO NORTE
O Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participou da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul 2022. Neste ano, o trade potiguar esteve presente em parceria com a Emprotur, que participou com estande próprio. “Promover o Rio Grande do Norte no sul do Brasil, durante a BNT, é uma ação estratégica para nosso destino. Nesta edição, também lançamos os dois voos diretos regulares para Natal, saindo de Curitiba/PR e Porto Alegre/RS”, declarou o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis.
A Serra Catarinense também teve presença marcante na BNT. Divulgando Bom Jardim da Serra e Urubici, estavam a Secretária de Turismo Sandra Padilha e Marinês Walkowski. Quem passou no estande da Santur visitando essas regiões puderam, além de conhecer esses destinos que costumam receber muita neve e geadas no inverno, saborear deliciosas maçãs. Já São Joaquim, continua sendo uma cidade desconhecida, lamentavelmente.
A Terra da Maçã, Fraiburgo, no Vale dos Imigrantes, também estava presente distribuindo o fruto proibido. A Diretora de Turismo da cidade, Natalia Latrechia, fazia as honras da casa. Como sempre, o estande de Santa Catarina era o mais visitado, uma vez que, conforme comentou Henrique Maciel, Presidente da Santur, em seu discurso, Santa Catarina é um Estado completo com todas as suas opções de destinos e roteiros.
As belezas de Pernambuco estão sendo apresentadas esta semana em três destinos do Sul. Além do “RoadShow Recife é pra ficar”, evento apoiado pela Empetur e Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco que aconteceu em Caxias do Sul e Porto Alegre nos dias 24 e 25 de maio, o Estado participaram da BNT Mercosul. O Governo de Pernambuco e a Secretaria de Turismo do Ipojuca dividiram um estande de atendimento e capacitação. Mais de 500 profissionais do turismo se inscrevam no treinamento sobre os roteiros do litoral ao sertão pernambucano. Foram cinco turmas por dia do evento. Segundo a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, o Estado mantém a tradição de participar da BNT. “Ano passado o evento foi virtual devido à pandemia. Este ano voltou a ser presencial e nossa expectativa era de que esse retorno olho no olho possibilitasse muitos novos negócios com perspectiva de aumento no volume da atividade turística nos próximos meses”, o que de fato aconteceu” afirmou.
A equipe de Marketing da Empetur apresentou as festividades como o São João, que já se aproxima. Evidenciamos ainda o turismo gastronômico desde a culinária típica até a alta gastronomia. “Os agentes tiveram a oportunidade de conhecer o roteiro Pernambuco de 1 a 8 dias, que traz várias possibilidades e facilita a venda dos pacotes de acordo com a preferência dos clientes”, comentou o presidente da Empetur, Antonio Neves Foram distribuídos ainda mapas e o Passaporte Pernambuco.
A BNT Mercosul, criada em 1995, reuniu profissionais de turismo para a realização de negócios entre fornecedores e compradores do Brasil e da América do Sul com o intuito de divulgar destinos, fechar negócios e promover contatos comerciais. Já foi realizada no Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Este jornalista cobriu a feira a convite, hospedando-se no Hamburgo Palace Hotel e com a garantia da GTA Global Travel Assistance.
PARA VER TODAS AS FOTOS DO SEGUNDO DIA DE FEIRA CLIQUE AQUI.
Leia ainda: BNT Mercosul volta a reunir trade nacional e internacional de turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Temperaturas negativas, geadas e neve atraem milhares de turistas a SC
A felicidade e o sentido existencial de cada um de nós
Faturamento de viagens corporativas chegaram a R$ 5,4 bilhões
Rio do Rastro Marathon é marcada por bicampeonatos e recordes
Turismo, um novo amanhã que finalmente chegou
BNT Mercosul une turismo de negócios e lazer em Santa Catarina
A indiferença parece ser uma marca, uma grife de nosso tempo apressado