VIAGENS CORPORATIVAS
Segundo dados do levantamento da FecomercioSP, em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o faturamento dos setores ligados às viagens corporativas chegou a R$ 5,4 bilhões em fevereiro, um crescimento de 143,7% em relação ao mesmo período de 2021, quando o valor foi de R$ 2,2 bilhões. Sem dúvidas, as estratégias que estimulem mais viagens de negócios ou que combinem negócios e lazer podem ajudar na recuperação dos índices de ocupação; a diversificação nos serviços e a oferta de conectividade (internet de qualidade) podem também ajudar especialmente na atração de profissionais autônomos que buscam ampliar a sua área de atuação.
Dados mostram que as empresas estão retornando os seus investimentos em eventos e viagens, o que favorece o desempenho das áreas de transporte aéreo, locação de veículos e meios de hospedagem, entre outros. Mesmo com diversos desafios e um longo caminho para a efetiva recuperação, observa-se uma retomada confiante. O indicador também apresenta que os próximos meses serão decisivos, pois ainda existem obstáculos como o preço das passagens, que afeta as decisões das viagens, principalmente do setor corporativo. E, consequentemente, com menos viagens, a cadeia do turismo em geral é afetada. Portanto, a conjuntura econômica de inflação e juros altos esfriando os negócios deve trazer um ritmo menor do que o esperado meses atrás.
LIÇÃO A APRENDER
Enquanto em Terras tupiniquins, em 2022 recebemos um, pouco mais de 500 mil turistas. Por outro lado, em 2021, em plena pandemia, segundo o Visit Orlando, órgão responsável pela promoção da cidade onde se encontram os parques da Disney, Orlando recebeu 59,3 milhões de turistas, 68.1% a mais que em 2020 – ano em que foi declarada a pandemia do coronavírus. O número é ainda 80% mais baixo que o registrado em 2019. Segundo a nota, desse total, 97% dos turistas vieram de outras partes dos Estados Unidos e apenas 3% turistas internacionais. Dos turistas vindos de outros países, os brasileiros ficaram em quinto lugar. Vale lembrar que as fronteiras só reabriram para os estrangeiros entrarem nos EUA em novembro de 2021. Os Mexicanos lideram a lista de turistas internacionais, seguidos pelos colombianos, canadenses, argentinos, brasileiros e britânicos. Ainda, segundo o Visit Orlando, o objetivo é atrair 80 milhões de turistas até 2024, número maior que o registrado em 2019, que foi de 75.8 milhões.
TURISMO NACIONAL
Já o Ministério do Turismo do Brasil celebrou os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada na última quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), que revelaram um aumento de 75,6% do Índice de Atividades Turísticas no Brasil, em março, na comparação com o mesmo mês de 2021. O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento nas receitas de empresas dos ramos de transporte aéreo, restaurantes, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis e serviços de bufê. Segundo o IBGE, houve avanços em todas as 12 unidades da Federação analisadas, com destaque para São Paulo (85,7%), Minas Gerais (100%), Rio de Janeiro (42,3%), Rio Grande do Sul (131,3%) e Bahia (66,6%).
VIAGENS INTERNACIONAIS
Cabe ressaltar ainda que devido ao custo Brasil, viajar para o exterior ainda é mais convidativo. Segundo estudo realizado pela GlobalData, empresa de dados e análises, revela que as partidas internacionais atingirão 68% dos níveis pré-pandemia globalmente em 2022, devem chegar a 82% em 2023 e a 97% em 2024, antes de uma recuperação por completo, em 2025, com 101% dos níveis de 2019, atingindo portanto 1,5 bilhão de partidas internacionais. No entanto, a trajetória para a recuperação não é linear entre regiões ou países. Ainda segundo o estudo, as partidas internacionais de países europeus devem atingir 69% dos números de 2019 em 2022, à medida que a confiança nas viagens se recupera. Na Ásia-Pacífico, as partidas atingirão apenas 67% dos níveis de 2019 em 2022, devido à uma maior lentidão no fim das restrições de viagem e à propensão a novas restrições domésticas em meio aos surtos de Covid-19.
NÔMADES DIGITAIS
Junto com o Ministro de Turismo e Esportes, Matías Lammens; o Ministro do Interior, Eduardo De Pedro; e a Diretora de Migrações, Florencia Carignano, o secretário executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa, participaram da apresentação de um novo sistema de vistos desenvolvido especialmente para os nômades digitais, o novo tipo de turismo receptivo que se move ao redor do mundo. Este programa tem como objetivo atrair turistas de todo o mundo que querem trabalhar ou estudar aproveitando os benefícios que temos para oferecer; de nossa natureza incrível até a oferta gastronômica que resulta um deleite ao paladar, destacando também que o tipo de câmbio resulta muito favorável para quem decidir trabalhar daqui do país.
O ministro Lammens destacou o trabalho que vem sendo realizado a partir do Instituto de Promoção Turística na hora de trazer turistas a nosso país: “o turismo receptivo é muito importante na hora de gerar dólares para continuar crescendo”, além disso destacou as capacitações que serão realizadas pelas agências de turismo e hotéis para poderem aumentar a oferta para os nômades digitais. Por outro lado, a diretora de migrações, Florencia Carignano, detalhou a importância do plano NÔMADES DIGITAIS, e os benefícios para as províncias: “Estamos dando uma ferramenta para que as províncias possam aderir benefícios aos vistos como espaços de coworking ou atrações turísticas” entre outros.
O visto para nômades digitais poderá ser tramitado de forma online com uma estadia de seis meses renovável, permite que quem entre no país possa prestar serviços a empresas do exterior, além disso, terão tarifas diferenciais em hotéis e em voos internos com a Aerolíneas Argentinas. Também a partir do INPROTUR irá se realizar capacitações a trabalhadores do setor hoteleiro para que eles possam se familiarizar com as necessidades dos nômades. Também foi desenvolvido um selo especial para que se possa identificá-los no momento de procurar hospedagem e com a empresa BIG BOX foi realizada uma aliança onde os turistas terão um sistema de pontos para viver experiências de aventura.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
SEM MÁSCARAS
Finalmente chegou ao fim a recomendação para uso de máscaras em voos na Europa. No Brasil onde a bola sempre bate na trave, algumas cias aéreas já voltaram a servir refeições, mas as máscaras ainda são obrigatórias e só podem ser tiradas durante as refeições, quando então o vírus supostamente não ataca. O protocolo exige que a regra obrigatória da máscara seja flexibilizada onde as regras já foram afrouxadas para outros meios de transporte. Dessa forma, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) anunciou o fim da recomendação do uso de máscaras em voos por toda a Europa. A orientação atualizada também reconhece a necessidade de sair de uma situação de emergência para um modo mais brando de gerenciar o Covid-19.
“Congratulamos a recomendação da Easa de relaxar o mandato da máscara, que é outro passo importante no caminho de volta à normalidade. Os viajantes terão a liberdade de escolha de usar uma máscara, podendo viajar com confiança porque sabem que muitos recursos da cabine da aeronave, como troca de ar de alta frequência e filtros de alta eficiência, fazem dela um dos ambientes fechados mais seguros”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata. Ele acredita ainda que os requisitos de máscara a bordo de aeronaves devem terminar quando as máscaras não forem mais obrigatórias em outras partes da vida cotidiana, como, por exemplo, em teatros, escritórios ou transporte público. “Embora o protocolo europeu entre em vigor na próxima semana, não há uma abordagem globalmente consistente para o uso de máscaras a bordo de aeronaves”, completou o diretor da Iata.
BNT MERCOSUL 2022
Em maio o setor turístico brasileiro se reúne em Santa Catarina para o tradicional encontro na BNT Mercosul. Neste ano, o evento ocorre nos dias 27 e 28 de maio em Itajaí e Balneário Camboriú e celebra o esperado retorno dos encontros presenciais em eventos turísticos no sul do Brasil com uma programação especial. Às 14hs, acontece a cerimônia de abertura e, a até as 19h30 acontce a Feira de Negócios Turísticos no Cenas salas de capacitaões. Às 18hs, hora do happy hour nos estandes.
Já no dia 29, sábado, as até às às 12hs acontece a Rodada de Negócios – exclusivo para operadores e expositores inscritos. A partir das 14hs, os eventos são os mesmos citados anteriormente.Já às 19hs o encerramento com sorteios. A noite continua com uma grande festa no Green Valley, em Camboriú. Os participantes do evento têm desconto exclusivo na compra antecipada do ingresso até dia 20 de maio e a entrada será mediante apresentação da credencial da BNT Mercosul.
VISITAS TURÍSTICAS
Os participantes ainda terão a oportunidade de visitar gratuitamente alguns pontos turísticos de Balneário Camboriú durante o tempo livre. No total, serão sete locais parceiros que aceitarão as credenciais do evento como ingresso de entrada, são eles: Oceanic Aquarium, Aventura Pirata, Classic Car, Parque Unipraias, Complexo Cristo Luz, Barco Pirata e Zoo Balneário Camboriú. A BNT Mercosul conta como as Participações Especiais: Blumenau, Grupo Oceanic, Gruppe, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Parauapebas, Pernambuco, Parque Unipraias, Ministério do Turismo, Governo do Estado de Santa Catarina, Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), São Paulo e do Mercado & Eventos como media partner.
As redes sociais @bntmercosul, o site www.bntmercosul.com.br e o APP BNT Mercosul estão disponíveis para mais informações. Já para ser um expositor na BNT Mercosul, a contratação de estandes é feita pelo contato comercial, no e-mail: comercial@bntmercosul.com.br ou pelo telefone/WhatsApp: (47) 99652-45-61. Instagram: https://www.instagram.com/bntmercosul/ Facebook: https://www.facebook.com/bntmercosul.
GOL & AVIANCA JUNTAS
Os acionistas controladores da Gol e da Avianca Holdings fecharam um negócio para a criação de uma holding chamada de Grupo Abra, que irá ter o controle acionário de ambas as companhias, bem como participações na Viva Colombia e na low-cost chilena SKY. O acordo, que ainda depende de aprovações regulatórias, criará a maior holding de aviação da América LatinA, uma vez que, juntas as companhias terão uma frota total de 262 aeronaves, sendo 120 da Avianca Holdings (13 widebodies e as demais aeronaves da família A320, com média de idade é de 9,8 anos), e 142 unidades da Gol (21 737-700s, 89 737-800s e 32 737-8s, com idade média de 10,5 anos). Com esta frota, Avianca e Gol irão atender 125 cidades das Américas e Europa, com uma malha de quase 300 rotas (sobrepostas em apenas oito destinos).
Por um lado, a Avianca opera 130 rotas para 66 destinos em 22 países das Américas e Europa. Pelo outro, a Gol opera 146 rotas para 67 destinos, a maioria no Brasil, além de voar para Assunção, Buenos Aires, Cancun, Miami, Montevidéu, Orlando, Paramaribo, Punta Cana e Santa Cruz de la Sierra. Para que tudo ocorra sem transtornos, a Avianca tem hoje cerca de 12 mil funcionários e a Gol chega a 14 mil pessoas em seu quadro. Juntas, Avianca e Gol transportaram mais de 32 milhões de passageiros em 2021, sendo 14 milhões embarcados pela Avianca (cerca de 45% do que foi transportado antes da pandemia, em 2019) e outros 18,8 milhões transportados pela Gol (cerca de 51% do que foi transportado antes da pandemia, em 2019).
Além disso, o programa de fidelidade LifeMiles da Avianca tem mais de 10 milhões de membros, enquanto o Smiles soma 17,6 milhões. VIVA AIR e SKY – A Viva Air, companhia aérea de ultrabaixo custo com sede na Colômbia e com subsidiária no Peru, possui uma frota de 23 aeronaves da família A320neo e mobilizou quase cinco milhões de passageiros em 2021. Já a low-cost chilena SKY, também com subsidiária no Peru, tem 28 aeronaves da família A320.
SEMINÁRIO ROTAS GASTRONÔMICAS
Está agendado para o próximo dia 15 de junho o seminário “Vias e Rotas Gastronômicas: Construindo atrativos em Florianópolis”, destinado para entidades que compõem o Grupo Gestor (GG) do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, representantes de rotas, vereadores, gestores de turismo da Grande Florianópolis, donos de restaurantes, cervejeiros entre outros empresários do setor. A Associação FloripAmanhã é a coordenadora do GG e tem contribuído ativamente para o fortalecimento dos setores de turismo e gastronomia da cidade. Mais informações aqui.
TURISMO DE FRONTEIRA
O turismo de fronteira terá espaço de destaque na Expo Turismo Paraná, com o “1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira”, que vai ocorrer no dia 9 de junho, às 16h, integrando a programação oficial do evento. A iniciativa é da Fecomércio – PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), que também é expositor do evento oficial da ABAV-PR. Para o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, o Seminário agrega ainda mais valor para a programação da Expo Turismo Paraná. “A realização do Seminário integrando a programação do evento da ABAV-PR reforça a importância do nosso evento. Temos o público certo para participar e o momento não poderia ser mais oportuno”, diz Rigon.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC) é parceira da Fecomércio na realização do Seminário, pois possui um Grupo de Trabalho do Turismo de Fronteira, do qual participam as Câmaras e Conselhos de Turismo das onze Federações do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Estados que fazem fronteira com outros países. O tema debatido neste Grupo é o desenvolvimento do Turismo destas regiões. O Seminário é presencial, gratuito, e visa trazer uma reflexão aprofundada sobre este segmento. O Brasil faz divisa com dez dos doze países da América Latina. São 33 cidades gêmeas brasileiras e suas irmãs em outros países, onde a atividade turística é parte fundamental e significativa do desenvolvimento sustentável destes territórios colaborando com a geração de negócios, emprego, renda e qualidade de vida para a comunidade fronteira. Dentre os Estados brasileiros que fazem fronteira estão o Acre, RS, AM, RO, AP, RR, MT, MS, PR, SC e RS.
Para participar do Seminário, é necessário estar inscrito na Expo Turismo Paraná (www.expoturismoparana.com.br) e também fazer a inscrição neste link. Além dos profissionais do trade turístico, estão convidados para o evento estudantes de Turismo, participantes do Expo Turismo Paraná, empresários e representantes governamentais.
FÉ E DEVOÇÃO EM CANELA
Os festejos da 62ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio iniciaram em abril, mas as grandes romarias ocorrem nos próximos dias. Jovens vindos de várias cidades da Diocese e os canelenses terão um dia com programação toda voltada a eles, dia 21, no sábado, com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude. Buscando bênção aos veículos, motocicletas e bicicletas, no dia 22, ocorre a Romaria Motorizada, quando o entorno da Igreja Matriz fica tomada pelos mais diversos tipos de automóveis, frotas de empresas, motociclistas e ainda aqueles que preferem seguir o cortejo de bicicleta.
A saída da igreja Matriz será às 9h e a chegada ao Santuário está prevista para às 10h30, quando ocorre a Missa Campal, com a bênção as chaves, mas, normalmente, até o meio da tarde ainda chegam veículos buscando serem abençoados.A organização do evento estima que mais de 80 mil pessoas devem passar pelo Santuário nas diversas programações do evento, desde a Procissão Luminosa, que ocorreu no último dia 30 de abril, até a romaria a Pé, quando será encerrado o evento deste ano. A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da cidade.
JÉSSICA PITANGA – A BELLA DA SEMANA
É impossível não se perder nas curvas de Jéssica Pitanga, essa loiraça paranaense que vai deixar você sem fôlego… Ela é do tipo de parar o trânsito! Com 107 cm de quadril, Jéssica Pitanga e seu bumbum maravilhoso irão deixar você hipnotizado. A loiraça é empresária, nascida no estado do Paraná, torce pelo time do Palmeiras e este será o seu primeiro ensaio para o Bella da Semana. Prepare o coração: se você assistiu a nossa Live Completa já sabe bem o que vem por aí… Vocês não perdem por esperar! O ensaio com Jéssica Pitanga nua vai ao ar na quarta-feira (18). Ainda não é assinante? Faça parte da maior revista masculina do Brasil e tenha acesso a mais de 32.000 fotos de modelos nuas e centenas de vídeos para download!
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