ALTA NO TURISMO
O faturamento do turismo nacional cresceu pelo 11° mês consecutivo, de acordo com levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), com base nos dados do IBGE. Em fevereiro, a alta foi de 17,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (R$ 13,2 bilhões de faturamento). Em relação a 2020, porém, o saldo ainda é negativo (-15,7%): redução de quase R$ 2,5 bilhões.
Dentre os segmentos, o destaque do mês ficou com o transporte aéreo, que registrou alta anual de 53,1%, com faturamento de R$ 3,6 bilhões. Contudo, mesmo com a forte recuperação, o nível ainda está 22,7% abaixo do período pré-pandemia. O grupo de hospedagem e alimentação faturou R$ 3,9 bilhões, alta anual de 13,4% – 22% abaixo do observado em fevereiro do ano passado. A taxa de ocupação hoteleira subiu 53,3% no mês, na comparação anual, segundo dados do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). Já a receita por quarto disponível (RevPAR) cresceu 86,6%, embora esteja num patamar inferior a 2019.
O transporte terrestre – que inclui ônibus intermunicipal, interestadual e internacional, além de trens turísticos e similares – registrou aumento do faturamento de 7,9% no contraponto anual. O nível atual de R$ 2,3 bilhões se aproxima do observado no período pré-pandemia (embora 0,6% abaixo). Com o aumento expressivo das passagens aéreas em março, a perspectiva é de que o grupo cresça ainda mais. Outras variações positivas foram observadas nos setores de transporte aquaviário (12,7%); atividades culturais, recreativas e esportivas (7,2%); e locação de meios de transporte, agência, operadoras e outros serviços de turismo (1,8%).
ESTAMOS PRONTOS ?
Enquanto os demais países comemoram o retorno em massa dos turistas brasileiros e investem em nosso mercado na certeza de colherem bons frutos, cabe a pergunta: O Brasil está pronto para receber turistas estrangeiros? O numero acima indica que não em proporção ao nosso gigantesco continente e suas belezas naturais. Todavia, como está nossa infraestrutura, nossa conectividade e preços das passagens aéreas? Não temos, por enquanto nada a comemorar. Já a Argentina, nosso país irmão, tem tudo a comemorar com nossos voos diretos aos seus principais destinos de neve, a exemplo do Chile, inclusive cm voos diretos saindo de Florianópolis. Segundo a coordenadora dos mercados para o Brasil, Colômbia e Peru, da INPROTUR – Argentina, Natalia Pisoni afirma que: “O Brasil é o nosso principal mercado e a Argentina já está preparada para recebê-los!”
LOS CABOS
Outro destino pronto é Los Cabos, um dos mais sofisticados do México, por possuir a maior qualidade de hotelaria mundial, com marcas de hotéis de maior prestígio. De cordo com Diana Pomar, representante de Los Cabos no Brasil: “Hoje nós contamos com 80 hotéis e mais 18.5 mil quartos.” De acordo com o comunicado do Comitê de Turismo de Los Cabos, houve um crescimento recorde de 13% no número de visitantes domésticos e estrangeiros durante o primeiro trimestre de 2022, com mais de 325 mil visitantes em março deste ano. Isso representa um aumento de 18% em comparação à 2019, ano pré-pandemia. Para o Comitê, este crescimento e a recuperação do destino após a pandemia são resultados do modelo de negócios de Los Cabos, que combina financiamento público e privado, além do ter fortalecido suas estratégias de comunicação e marketing, mantendo todos os visitantes, consumidores, parceiros e a comunidade local informados durante toda a fase de recuperação do destino.
FLORIANÓPOLIS – POLO TURÍSTICO
A segunda metade do século XX marcou Florianópolis como um polo turístico. A cidade garantiu essa visibilidade, fomentando a economia local, já que receber turistas significava utilizar os serviços prestados e o dinheiro circulando no comércio e no setor de serviços. No início dos anos 2000, toda visibilidade proporcionou a realização de vários eventos, atraindo turistas nacionais e internacionais. Com o aumento da circulação de pessoas, foi necessário melhorar a infraestrutura em todos os sentidos: das estradas ao setor de hotelaria. Neste período, também, foram criadas instituições para prestar auxílio para as empresas na realização de eventos.
Segundo o Superintendente de Turismo de Florianópolis, Vini de Lucca, é importante essa retomada, principalmente pela geração de renda. “Depois de quase dois anos muito difíceis, a área de eventos tem voltado a respirar. Os eventos são muito importantes para a economia da cidade. Cada evento contrata fornecedores, que são, em sua totalidade ou maioria, locais. Os participantes gastam dinheiro aqui com meios de hospedagem, no transporte, no entretenimento, na alimentação e no comércio. Evento gera trabalho e renda” — enaltece. Turistas costumam frequentar Florianópolis, principalmente, na alta temporada, ou seja, durante os períodos de final e início de ano. Os eventos, no entanto, acontecem durante todo o ano, o que auxilia na movimentação e traz novos visitantes, refletindo na economia da cidade.
“Os eventos movimentam centenas de milhões de reais ao ano em Florianópolis. Os eventos em que os participantes são de fora da cidade, eventos turísticos trazem uma movimentação importante em termos econômicos, com um destaque especial para os técnico-científicos, corporativos e culturais: eles são, em sua grande maioria, realizados fora da alta temporada, o que ajuda na diminuição da sazonalidade — explica a pasta de turismo da cidade”. No calendário de eventos de inovação que são realizados na Capital, o RD Summit, considerado o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina pela Forbes, já se tornou tradicional. Anualmente, em agosto, a Capital também recebe o Floripa Conecta, um hub de eventos do setor. O primeiro, realizado em 2019, mobilizou, segundo dados da Associação Catarinense de Tecnologia, mais de 120 mil pessoas e gerou uma receita de R$100 milhões.
Grandes, médios e até pequenos eventos geram impactos, principalmente, para o setor de serviços. Existe a receita gerada pelos meios de hospedagem, restaurantes, transportes e o lazer. Além de todo o investimento necessário para a melhora da infraestrutura urbana com o intuito de receber as pessoas. Vini de Lucca relata que todo o processo de montagem dos eventos deve ser levado em consideração, e quando esses serviços são contratados localmente, geram receita. É uma demanda de trabalho e tempo para organizar tudo. Além desses pontos, existem os setores que são impactados de forma indireta pela realização desses eventos, já que a melhoria da infraestrutura, melhora a qualidade de vida da população.
TRADIÇÕES
Mais do que fomentar a economia, a vinda de turistas para Florianópolis proporciona, também, a oportunidade de demonstrar a cultura da cidade para os que ainda não conhecem. A união da cultura e do turismo, explica o Superintendente, é uma forma de manter as tradições locais vivas. “A Prefeitura tem fomentado eventos culturais por toda a cidade. Além de catalisar a inserção de manifestações culturais em eventos nos quais tenhamos a presença de turistas. Isso se manifesta por meio da gastronomia, com destaque para a ostra e a tainha, e a presença cada vez mais forte de características relacionadas à pesca. Outras culturas também entram em voga e geram conhecimento. O boi de mamão, as bruxas e as áreas mais contemporâneas, como a arte urbana e a tecnologia, são setores que se destacam na cultura de Florianópolis, impactando as pessoas que visitam”, conclui o Superintendente.
CANOAS DE GARAPUVU – AS SENHORAS DA PRAIA
Falando em Floripa, a árvore símbolo de Florianópolis, cujo nome varia entre o científico Schizolobium parahyba e o popular Garapuvu ou Guarapuvu, é a estrela da mais nova exposição da Galeria Floripa Airport, localizada no primeiro andar (área de Check-in) do Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz. A mostra Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia, dos fotógrafos Mara Freire e Ronaldo Andrade, teve abertura oficial neste último sábado , 30, e segue até 30 de junho no aeroporto. A exposição é composta por um conjunto de 20 fotografias emolduradas e conta ainda com a ilustre presença de Glorinha, a mais nova canoa de garapuvu, dona de um simbolismo histórico. A pequena embarcação mede 6m40, foi batizada nas águas do Campeche no último mês de março e é uma réplica da centenária Canoa Glória, do rancho do Seu Getúlio.
Canoas de Garapuvu pretende reafirmar a tradição da pesca artesanal na Ilha de Santa Catarina, por meio de seu símbolo maior que é a canoa de um tronco só e, ao mesmo tempo, ressalta a importância da preservação dos elementos que fazem parte do cotidiano “mané”, entre eles o pé-de-garapuvu e os barcos artesanais da pesca. Desde os primórdios, o garapuvu foi utilizado para fazer as canoas-de-um-pau-só empregadas na pesca da tainha. A Mostra conta com a parceria do Rancho de Pesca Cultural Manoel Rafael e do IGMI – Instituto Getúlio Manoel Inácio.
SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Localizado em Ituporanga, Alto Vale do Itajaí, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor será aberto para visitações a partir do dia 16 de julho. Composto por diversos símbolos religiosos o local que está na fase final de construção deverá atrair milhares de fiéis após a inauguração. O Santuário foi construído em homenagem à Santa Padroeira dos Enfermos e também como forma de unir as religiões por meio do ecuminismo. Além do monumento em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, o local passou a contar com uma cruz, representando a devoção a Jesus Cristo, e um terço suspenso, como forma de representar o poder da oração. A estátua de Nossa Senhora de Lourdes com a base chega aos 40 metros de altura, a Cruz Panorâmica tem 50 metros de altura e é a primeira do mundo que permite que os visitantes possam caminhar dentro dela e o Terço suspenso é o maior do mundo e possui 40 metros de altura.
TURISMO RELIGIOSO
Canela abriu os festejos em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio no último sábado, 31, com a Procissão Luminosa, quando o público seguiu em oração da Catedral de Pedra até o Santuário, iluminando o caminho com velas acesas, criando um cenário muito bonito e de total devoção a Santa milagrosa. Na chegada, uma emocionante Missa foi celebrada. As festividades seguem com as visitas às comunidades católicas da cidade até o dia 10 e, no dia seguinte terá início a novena. As festividades seguem no dia 21 com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, quando o evento recebe a juventude católica de toda a diocese, com atividades voltadas a este público. Esta sairá em direção ao Santuário às 8h.
A romaria Motorizada, de Motociclistas e Ciclistas será no dia 22, com saída prevista para às 9h. Esta é a mais longa romaria do evento, pois normalmente até o meio da tarde motoristas chegam ao local, buscando bênção em seus veículos. A grande romaria a Pé, no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, é a mais esperada do evento. Esta procissão reúne milhares de devotos que fazem o percurso para pagar promessas, agradecer por graças alcançadas e reforçar seus pedidos para a Santa. As romarias saem da Catedral de Pedra e seguem até o Santuário de Caravaggio de Canela, realizando um percurso de 7km. A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da cidade.
GTA SEGURO VIAGEM
A GTA – Global Travel Assistance nasceu da experiência de mais de 20 anos no mercado de assistência de viagens. Com 40 centros operacionais, 300 postos de atendimento, 3.000 funcionários devidamente treinados e em conformidade com as normas da ISO 9001 e, ainda, dispõe de 530 linhas telefônicas com capacidade para 95.000 chamadas/hora. A GTA oferece assistência e seguro viagem para viagens internacionais com coberturas a partir de US$ 6.000, tarifas a partir de US$ 25, e com desconto de 25% para 2ª, 3ª, 4ª e 5ª pessoa no plano familiar (parentes na mesma compra).
Segundo o diretor da Global Travel Assistance – GTA, Gelson Popazoglo, o performance da empresa no primeiro trimestre deste ano nos mostra alguns indicadores e um deles é o número de agências que voltam a comprar da da GTA. Quando comparado ao ano de pré-pandemia nós já chegamos a 80% no número de agências. Quanto ao número do faturamento afirma que chegaram ao faturamento de 2019, por dois fatores: o valor do eticket médio que subiu por conta do câmbio e a venda adicional do Covid.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
GABRIELA CAMARGO – BELLA DA SEMANA
Depois de uma live inesquecível, nós já sabemos o que esperar do primeiro ensaio com Gabriela Camargo para o Bella da Semana! A maravilhosa Gabriela Camargo é do tipo que vira a cabeça dos homens! ela vai fazer você delirar com o resultado da primeira parte do ensaio exclusivo para o Bella da Semana. Adepta do Mile High Club – ela afirma que posar para o Bella: foi incrível, fiquei super a vontade, me senti empoderada e sexy. O ensaio tem todo um clima para você se soltar e mostrar o melhor para as câmeras. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Gabriela Camargo nua vai ao ar nesta quarta-feira (04). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Turismo – Brasil tem grande potencial para se tornar um dos maiores mercados do mundo