A Argentina promoveu na manhã desta terça (23) uma capacitação para cerca de 100 agentes e operadores de viagens em São Paulo. Este mesmo evento já passou por Salvador em março, e ainda vai para Curitiba (24/04), Porto Alegre (25/04), Belo Horizonte (07/05), Brasília (08/05) e Goiânia (09/05). Segundo Natalia Pisoni, Coordenadora de Mercado da Inprotur, o objetivo é apresentar todas as novidades e as oportunidades que o país oferece.

Para ela, Buenos Aires já é bastante consolidada entre os brasileiros, agora o trabalho é apresentar novos destinos aos turistas. Por isso, na capacitação estão presentes os destinos Ushuaia, Villa la Angostura e Entre Ríos, além de parceiros da hotelaria, atrativos turísticos e operadores. Em 2018, a Argentina recebeu mais de 1,3 milhões de brasileiros, que continua a ser o principal mercado emissivo para o país. Belo Horizonte e Porto Alegre se destacaram no crescimento desse emissivo com crescimento de 54,5% e 51,2%, respectivamente. “Este foi um trabalho muito grande das companhias aéreas que disponibilizaram voos diretos desses destinos e, consequentemente, apresentaram crescimento”, comentou Natalia.
Segundo a executiva, isso vem acontecendo em todo o Brasil. Os brasileiros estão cada vez mais buscando novos destinos e novidades na Argentina. Para 2019, a expectativa é receber mais de 1,4 milhões de brasileiros. E Natalia Pisoni acredita que essa expectativa será superada. “Já temos uma boa venda para a temporada de neve e as companhias (Azul, Gol e Latam) já anunciaram voos extras no período. Logo, acreditamos que esse ano será muito bom para o turismo na Argentina”, declarou. Graças as empresas aéreas do Brasil, não faltarão turistas, pelo menos em Bariloche, destino que grande parte dos brasileiros já conhecem, tanto que no inverno costumamos chamar Bariloche de “Brasiloche”.
Todavia, destinos icônicos como a Terra do Fogo, na Patagônia Fantástica Argentina e outros destinos no interior daquele fantástico país, sofrem com falta de conectividade, tornando os voos absurdamente longos e caros, obrigando aos brasileiros que agora são forçados a desembarcar em Ezeiza, pagando um transfer até o Aeroparque, no outro lado de Buenos Aires, para seguir viagem.

A Aerolineas continua afirmando que está tudo bem, mas não está, tanto que segundo o site de buscas Viaje.Net, o destino Chile, durante as férias de julho/2019 é o mais procurado. A Aerolíneas Argentina possui a segunda maior operação no Brasil com 95 voos semanais de apenas sete destinos de origem. De toda a venda feita no Brasil, os agentes representam 80% do total, sendo o principal canal de vendas da companhia. A Aerolíneas voa para apenas 20 destinos internacionais, 12 países e 37 destinos domésticos. São 340 voos diários na Argentina para todas as 23 províncias do país.
É muito distante do desejado, pois não oferece nem mobilidade, agilidade e conectividade aos passageiros de desejam seguir para os fantásticos destinos, principalmente agora, as portas do inverno. A desregionalização permitiu uma péssima conectividade ao turista brasileiro que deseja se deslocar dentro do país, apenar de todo o discurso diferente da Aerolineas. No discurso uma coisa, na prática, bem pior.
Qualquer promoção fica muito além do desejado, uma vez que o passageiro é obrigado a pernoitar na ida e na volta em Buenos Aires, gastar com transfer e alimentação. Portanto, em sua viagem, coloque tudo isso em conta, pois a princípio essas regras não irão mudar, pois a empresa acredita estar certa. A partir do momento que houver uma queda no turismo, tudo pode mudar.
