ECOTURISMO
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo pela Revista Forbes. No “Índice de Ecoturismo”, que ranqueia os países com base na avaliação da biodiversidade, quantidade de atrativos naturais e parques reconhecidos pela Unesco, e na sustentabilidade destes destinos, composto por 50 países, o Brasil recebeu a elevada pontuação de 94,9/100, bem à frente do México, que ficou na segunda colocação com 86 pontos. De acordo com a Forbes, o Brasil foi o país com maior biodiversidade entre todos os destinos pesquisados, “com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas”. O ranking ainda ressalta que “30% do território brasileiro está protegido” e que o Brasil possui oito sítios com título de patrimônio mundial natural da Unesco.
A plataforma cita como exemplo o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no estado do Amazonas, que possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade. É um local que “protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu”, afirmou o levantamento. A avaliação segue rígidos critérios. Além do número de espécies animais e vegetais, o número de espécies protegidas, o número de sítios patrimônios da Unesco, também são consideradas as emissões de gás carbônico e a qualidade do ar, entre outros pontos. O Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Desses, sete são naturais, 15 culturais e um misto (natural e cultural).
CONSELHO NACIONAL DE TURISMO
Está no Diário Oficial da União o decreto que dispõe sobre o Conselho Nacional de Turismo, órgão colegiado de assessoramento superior, integrante da estrutura regimental do Ministério do Turismo. O decreto define o que compete ao Conselho, cujo objetivo é assessorar o Ministro do Turismo na avaliação da Política Nacional de Turismo e de planos, programas, projetos e atividades de estruturação, promoção e incentivo ao turismo. Com a reformulação do Conselho, serão, ao todo, 93 conselheiros que tomaram posse para ajudar a traçar os rumos do setor. A primeira reunião foi marcada para o dia 19 de agosto, onde estarão muitos caciques e raríssimos índios.
Com o objetivo de propor normas para a adequação do ordenamento jurídico brasileiro, para a melhoria do ambiente de negócios e para a defesa do consumidor da atividade turística, o Conselho Nacional de Turismo será composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades: Ministério do Turismo, que o presidirá; Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Agricultura e Pecuária; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Cultura; Ministério da Defesa; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Ministério da Educação; Ministério da Fazenda; Ministério da Igualdade Racial. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Ministério das Mulheres; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério de Portos e Aeroportos; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério dos Transportes; Agência Nacional de Aviação Civil – Anac; Banco da Amazônia S.A.; Banco do Brasil S.A.; Banco do Nordeste do Brasil S.A.; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES; Caixa Econômica Federal; Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero; Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa; Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac; Serviço Social do Comércio – SESC; Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – Fornatur; Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo – Anseditur; Confederação Nacional dos Municípios – CNM; Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal; Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
Como se fosse pouco o nove dedos ter colocado todos seus ministérios, ainda fazem parte, 48 de organizações da sociedade civil legalmente constituídas, que atuem no turismo, contempladas por agências, operadoras de turismo e cruzeiros; meios de hospedagem; lazer e entretenimento; eventos e promoção de destinos; alimentação fora do lar; transportes turísticos; segmentos turísticos de oferta e de demanda; organizações de trabalhadores e de profissionais do turismo, como guias de turismo e turismólogos; organizações patronais; academia, estudos e pesquisas; comunicação e mídia; e organizações da sociedade civil que atuem no turismo e representem segmentos da sociedade brasileira, como os povos indígenas, os povos e as comunidades tradicionais, a comunidade LGBTQIA+, as pessoas com deficiência, os agricultores e empreendedores familiares, e os movimentos sociais, como o movimento de mulheres e o movimento negro.
TURISMO & EVENTOS
A indústria do turismo movimenta todos os setores da sociedade. Tanto que o setor de eventos de cultura e entretenimento foi um dos maiores geradores de empregos no país no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com base em dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência. No saldo acumulado entre janeiro e junho, o segmento teve um crescimento de 42,3%, enquanto outras áreas como agropecuária (-1,9%), construção civil (-8,7%) e indústria (-37,4%) registraram decréscimo no período. O índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos. Foram geradas 12.348 vagas de empregos, com crescimento de 42% sobre mesmo período de 2022 (8.676). Só no mês de junho foram 4.095 vagas, melhor resultado mensal desde o início da pandemia.
“Todos estes segmentos que fazem parte do core business estão com nível superior médio de 10,9% ao registrado em 2019, portanto em um cenário pré-pandemia. Estes resultados refletem a importância do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que permitiu uma rápida retomada do setor após o longo período de paralisação provocado pela pandemia”, disse Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape. A estimativa de consumo no setor chegou a R$ 57 bilhões no primeiro semestre, resultado 14,4% superior ao mesmo período de 2022 (R$ 49 bilhões). Em junho, o índice foi de R$ 9,6 bilhões, o melhor mês desde que a série histórica deste indicador iniciou em 2019.
ENCATHO & EXPROTEL
Terminou na última quinta-feira no CentroSul em Florianópolis, o 34º Encatho & Exprotel, o maior encontro hoteleiro do sul do Brasil! Com o tema “Pessoas, Gestão e Experiências”, o evento é um marco na indústria turística, reunindo especialistas, empresários e profissionais para discutir as últimas tendências e soluções para o setor. O Encatho & Exprotel é conhecido por sua abordagem única, oferecendo uma programação rica em conhecimento e oportunidades de negócios. Palestras, painéis de discussão e workshops foram ministrados por especialistas renomados compartilharão insights valiosos sobre as principais questões que impactam a hotelaria e o turismo atualmente. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender, se inspirar e aprimorar suas práticas de gestão, marketing, tecnologia e sustentabilidade. O Encatho & Exprotel é uma iniciativa que visa capacitar os profissionais do setor hoteleiro, impulsionar a inovação e fortalecer a indústria em Santa Catarina e no Brasil. Está comprometido em proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os participantes.
SOLUÇÕES & INOVAÇÕES
Um dos destaques do evento, contou com a presença de mais de 50 expositores, apresentando produtos e serviços inovadores que puderam fazer a diferença nos estabelecimentos hoteleiros. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão as últimas novidades em tecnologia, sustentabilidade, enxovais, amenities, mobiliário, destinos turísticos e muito mais. A interação com fornecedores e especialistas do setor permitiu aos visitantes explorar novas parcerias e soluções para aprimorar a experiência dos hóspedes. Juliana Bossi Castro, uma das responsáveis pelo Encatho & Exprotel, ressaltou a relevância da feira: “A Exprotel é um espaço estratégico para os empreendedores que buscam inovação e diferenciação no mercado. É uma oportunidade única de estabelecer contatos, conhecer produtos de alta qualidade e encontrar soluções sob medida para cada negócio”.
CAPACITAÇÃO & QUALIFICAÇÃO
O 34º Encatho & Exprotel representou um marco na busca pelo desenvolvimento e crescimento do setor hoteleiro catarinense. Com uma programação diversificada e temas relevantes, o evento conectou profissionais, compartilhou experiências e fortaleceu parcerias para o futuro da hotelaria. Josiane Castilhos, uma das mentes brilhantes por trás da programação, resumiu o amplo trabalho para criar uma programação de sucesso. “Reunimos os melhores conteúdos e temas relevantes para que o participante obtenha o máximo de aprendizado e aplicabilidade imediata em seus negócios”.
CADASTUR
Fica claro que a indústria do turismo é imensa e que, se tratada com o devido respeito que merece, seria simplesmente gigantesca. Tanto que, embalado imensamente pelo governo anterior, o Cadastur teve um crescimento de 57% no número de estabelecimentos turísticos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), nos últimos quatro anos. Fechando o primeiro semestre de 2023, a plataforma marcou 153.415 estabelecimentos cadastrados. O Cadastur é conhecido por atuar diariamente para promover a regularização de todos os estabelecimentos turísticos do país. Algumas atividades turísticas demonstraram maior crescimento, como as Agências de Turismo registrando 38.709 cadastrados, acompanhado de Guias de Turismo, com 31.947 e Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares com 25.944. Em relação aos serviços registrados pelo país, São Paulo lidera o ranking dos estados (34.050), seguido por Rio de Janeiro (22.787) e Minas Gerais (11.282). O Cadastur é uma plataforma democrática que possibilita o turista consultar informações de: guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Para esses serviços turísticos é obrigatório a regularização no Cadastur. Também de forma optativa, podem se cadastrar: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento, lazer e parques aquáticos, bem como de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva e, ainda, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.
AEROPORTO DE BLUMENAU
Vale lembrar que o governo do Estado de Santa Catarina vai investir cerca de R$ 7 milhões no Aeroporto de Blumenau (SC), que receberá voos comerciais da Azul durante a próxima edição da Oktoberfest. Os recursos serão disponibilizados por meio da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, em convênio firmado com a prefeitura de Blumenau, que entrará com uma contrapartida de R$ 751 mil do valor total. Entre as intervenções estão a troca de pavimento, ampliação das pistas de pouso e decolagem e obras que visam ampliar a capacidade estrutural do aeroporto para receber mais voos e garantir maior comodidade e segurança para os usuários do terminal. O investimento anunciado na última sexta-feira (4) soma-se à obra de implantação do balizamento noturno com sistema PAPI, gerador e indicador da direção do vento iluminado e construção do cercamento do aeroporto, que permitirá a operação de voos diurnos e noturnos. Esta obra já está em andamento e foi viabilizada por meio de convênio entre o Estado e o município com repasse de R$ 4 milhões. Somando-se os investimentos realizados até agora, o Aeroporto de Blumenau receberá R$ 11 milhões em melhorias.
Azul amplia operação no aeroporto de Blumenau. A operação será realizada com aviões Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove lugares. Entre os dias 6 e 23 de outubro, a região receberá ao menos um voo por dia a mais entre o Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP) e Navegantes, sempre às quintas, sextas, sábados, domingos e segundas. Partindo de Belo Horizonte para Navegantes, os voos acontecerão sempre às quintas, sextas e domingos. Os voos que partem de Porto Alegre serão às segundas, quartas, sextas e domingos. O mesmo vale para o sentido contrário. Outra opção é o Aeroporto Regional de Blumenau, que contará com operação regular durante a celebração da Oktoberfest, com voos saindo de Curitiba e Congonhas. Os trechos para Navegantes já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da Azul, enquanto os que conectam a Blumenau serão vendidos a partir da próxima terça (8/8).
AZUL NA SERRA GAÚCHA
Da mesma forma e oportunista como sempre, após colocar dezenas de voos a disposição para a Oktoberfest, (confira minha coluna anterior), a Azul Viagens também ampliará a oferta de voos dedicados para a Serra Gaúcha durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Serão oferecidos 19 voos semanais partindo de nove mercados de origens para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), um incremento de 103% comparando com o mesmo período de 2022. A companhia operará esses voos saindo de Belo Horizonte, Brasília, Uberlândia, Goiânia, Congonhas, em São Paulo, além de Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Bauru, no interior paulista. A operadora celebra os resultados obtidos no Estado. Ao todo, a Serra Gaúcha recebeu mais de 19.500 clientes embarcados pela Azul Viagens no ano passado, um aumento de 81% relacionado a 2021. No mês de julho, mais de 5.300 clientes embarcaram para o destino, o que representa uma alta de 114% comparando com julho do ano anterior.
“A Azul é nossa cliente número um, premiada no Troféu Infinito, e hoje traz notícias muito boas. Estou muito feliz pela parceria e empolgada com a oportunidade de vender cada vez mais a serra. Hoje, o fluxo é regional em sua maioria, e o foco dos voos da Azul para Porto Alegre permitirá aumentar a permanência e ampliar o consumo”, diz Adriana Brocker Boeira Guimarães, CEO da Brocker. “Hoje, a Azul responde por 35.5% do transporte de turistas para o Rio Grande do Sul. É protagonista no estado, junto com a Brocker. O potencial é muito grande para o crescimento do fluxo turístico e é muito importante trabalhar os voos dedicados para ampliar a oferta. Há a compreensão da relevância do destino hortênsias para o estado. A ideia é manter o fluxo, ampliar o ticket com muitas ações de comunicação e a parceria continua com o estado”, concluiu o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodrigues.
RESORT WEEK
Criada em setembro de 2021 pela RESORTS BRASIL, a RESORT WEEK é uma campanha que não apenas convida os viajantes a explorar o luxo dos resorts brasileiros, mas também desempenha um papel crucial na promoção do setor de turismo em todo o Brasil. A campanha chega agora a sua 5ª Edição e ocorrerá entre os dias 10 e 16 de agosto de 2023. São mais de 25 resorts participantes da campanha, distribuídos por 11 estados brasileiros. As ofertas dos resorts podem ser consultadas AQUI. A Resorts Brasil é uma associação que reúne 68 resorts pelo país. Sua missão é promover o turismo e a hospitalidade no Brasil, contribuindo para o crescimento sustentável do setor. Para mais informações sobre a associação consulte www.resortsbrasil.com.br. Confira a lista de resorts que participam da Resort Week.
APLICATIVO GTA ASSISTANCE
A GTA lançou sua mais nova ferramenta. Viajantes que comprarem seguro viagem com a empresa terão agora acesso a um aplicativo exclusivo que reúne uma série de facilidades. “Pelo app, o passageiro poderá agendar consultas, requisitar atendimento e até fazer tarefas mais burocráticas como enviar documentos necessários para eventuais reembolsos”, conta o presidente da empresa, Celso Guelfi. De acordo com o executivo, a plataforma estava nos planos da empresa há algum tempo e facilitará a utilização dos serviços. Para fazer o viajante conhecer o novo aplicativo, a GTA reforça o tema na Academia de Treinamentos e colocará seus executivos em suas mais de 780 visitas diárias para difundir a tecnologia também. A companhia aproveita a feira ainda para lançar a promoção de Dia dos Pais, na qual todo produto comprado será entregue em dobro. A promoção vale por 30 dias.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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