Argentina está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes para o Brasil que perderá a representação
O desgoverno em nosso país, em todos os sentidos é tão gigantesco que além de nos assustar, envergonha. Em relação ao turismo não é diferente. Para você ter uma ideia, a EMBRATUR promove o Brasil no exterior por meio de seus Escritórios Brasileiros de Turismo. Todavia, pasmem, tudo pode mudar a partir de outubro, quando vence o contrato vigente dos EBTs. Com isso, os escritórios não poderão mais atuar nestes mercados e o Brasil voltaria ficar sem representação turística no exterior, como já aconteceu entre os anos de 2011 e 2013. Na época, os EBTs foram desativados após os contratos vencerem.
Segundo apurou o Mercado & Eventos, até agora não há um edital de licitação para nova contratação. Uma das alternativas seria a prorrogação desses contratos com os EBTs em caráter de urgência. Porém, sem o edital, nem mesmo a prorrogação é possível. A representação internacional do destino Brasil é estratégica para a atuação no incremento no número de turistas estrangeiros no país, em prol da geração de emprego e renda. O trabalho hoje desenvolvido no exterior já é ínfimo diante do nosso potencial turístico. Sem os EBTs a tendência é piorar. A ausência de um programa contínuo dificulta o trabalho de promoção e o país não conseguirá atingir a meta de sair dos 6,5 milhões de turistas estrangeiros para os 12 milhões até 2022.
Atualmente, as unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros, e relacionamento com empresas de turismo atuam em 13 países, definidos como mercados de interesse no Plano Aquarela e que fazem trabalho em 20 mercados. A Rússia, por exemplo, que sediou a Copa, está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes do mundo e também ganhou um EBT neste ano. Além da Rússia, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, EUA, México, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal são os mercados chave da Embratur.
ABAV EXPO 2018
Magda Nassar, presidente da BRAZTOA e Geraldo Rocha, Presidente da ABAV Nacional
A 46ª Abav Expo internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, que acontecem entre os dias 26 e 28 de setembro, no Anhembi-SP, já contam com 5.788 pré-inscritos. A previsão é que o número chegue a 23 mil até a feira, com 1.100 marcas e 32 expositores internacionais distribuídos por uma área de 37.800 metros quadrados. A Braztoa contará com 33 expositores em uma área ampliada de 1.600 metros quadrados, que agora conta com corredores mais espaçosos, a pedidos dos agentes, e melhor visibilidade dos parceiros. Os números são recordes para esta que é considerada a maior feira de turismo do Brasil. Entre as novidades internacionais desta edição, está a participação de novos mercados como Polônia e Tanzânia, além da retomada de outros como Peru, que estava ausente da feira há dois anos. Além disso, a Abav Expo tem uma parceria com a Embratur que levará a feira 40 compradores internacionais que participarão de rodadas de negócios com fornecedores brasileiros.
EXPERIÊNCIA BRAZTOA
O Experiência Braztoa 2018 já passou por Foz do Iguaçu, Manaus e Maceió e encerrou seu ciclo itinerante pelas quatro macrorregiões do país, em Brasília. O evento reuniu autoridades do setor para acompanhar um dia intenso de trabalho, com troca de experiências e possibilidade de negócios entre as operadoras de turismo associadas à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), agentes de viagens e destinos convidados. Agentes de viagens de Brasília, além dos profissionais de Goiânia, Campo Grande e Cuiabá marcaram presença no evento, por meio das tradicionais caravanas aéreas e rodoviárias, e puderam conferir algumas das muitas experiências que os turistas desfrutam em viagem pelo Brasil e pelo mundo.
O Ministério do Turismo, que é parceiro estratégico do evento, e divulgou a importância da integração dos produtos e da cultura local na oferta turística. Para ilustrar essa abordagem, convidou Virgulima de Campina para falar sobre sua experiência declamando o cordel sobre a gastronomia brasileira e sua relação com o turismo. Além disso, o Ministério do Turismo também levou para o evento, com o renomado chef de cozinha Alcindo Queiroz, mostrando todo o potencial do país por meio de degustações das iguarias de todas as regiões, com 20 pratos de todo o Brasil.
MEETING BRASIL
Mais de 1.000 profissionais do turismo da Colômbia, do Chile, Peru e Uruguai participaram do Meeting Brasil, evento realizado pela Expan Mais, empresa que promove a geração de negócios entre o trade sul-americano, destinos e operadores brasileiros. O objetivo do encontro foi de promover capacitações e rodadas de negócios entre trade brasileiro e trade internacional, representado por agentes de viagem e operadores de turismo. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ilhabela (cidade de São Paulo).