Rally dos Sertões – Tunico Maciel, Baumgart/Andreotti, Varela/Gugelmin e Ximenes levam primeiro dia. Nessa segunda-feira terá prova desafiadora entre Formosa e Posse, interior de Goiás
Um dia bastante complicado, com trechos da etapa cronometrada cancelados e um acidente forte envolvendo a dupla campeã do ano passado na categoria Pró Brasil nos Carros. Esse é o resumo do primeiro dia do Rally dos Sertões, disputado neste domingo entre Goiânia e Formosa, em Goiás.
Tunico Maciel, nas motos, Cristian Baumgart e Beco Andreotti, nos Carros, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, nos UTVs, e George Ximenes, nos quadriciclos, foram os vencedores da primeira especial da 26ª edição do Rally dos Sertões, realizada neste domingo (19). Os competidores partiram de Goiânia e seguiram até Formosa (GO), em um percurso cronometrado de 315 quilômetros e um trajeto total de 686 quilômetros.
Em uma especial considerada mais dura do que o previsto pelos pilotos, Tunico Maciel foi o melhor do dia nas motos, percorrendo o trajeto todo em 4h54min26, tempo 1min04s melhor em relação ao obtido por Ricardo Martins, segundo colocado deste domingo. Tulio Malta ficou com a terceira colocação ao final do dia, com um atraso de 1min30s para o vencedor deste domingo.
Nos carros, Cristian Baumgart e Beco Andreotti triunfaram na especial com o tempo de 1min59s27. Sylvio de Barros e Rafael Capoani ficaram com a segunda posição, com 4min52s mais lentos em relação aos atuais bicampeões do Sertões. Luiz Facco e Humberto Ribeiro ficaram com a terceira colocação ao término do estágio. O dia ainda foi marcado por um acidente com Glauber Fontoura e Minae Miyauti. A dupla sofreu uma capotagem em frente a uma lomba, causando a interdição da pista e o atraso da disputa da primeira especial dos carros. Os dois foram levados de helicóptero para um hospital em Brasília (DF), onde foram constatados apenas ferimentos leves.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin foram os melhores competidores dos UTVs, após completarem a especial em 5h00min01s, marca 2min9s melhor em relação a obtida pelos segundos colocados Enrico Amarante e Breno Rezende. Rodrigo Varela e Felipe Eckel acabaram a especial com a terceira colocação.