Segundo as últimas pesquisas, o brasileiro está buscando em suas viagens de lazer, férias e até mesmo negócios, destinos seguros e tranquilos, em relação ou não aos reflexos da pandemia, para o Brasil ou no exterior. Principalmente agora para o exterior, onde está super oportuno em virtude do dólar estar relativamente estável. À forma de viajar e fazer reservas também mudou. Antes, os clientes reservavam com meses de antecedência e hoje isso acontece, no máximo um mês antes.
Além disso, diante de tantas páginas fakes e propagandas oferecendo preços impossíveis de se praticar oferecidos nas mídias sociais, a presença do agente de viagem nunca foi tão importante. Ele sabe onde onde (ou pelo menos deveria saber), comprar, conhece o destino e a agência por sua vez é responsável pela venda. Sem dúvidas também, o hotel está fazendo uma diferença imensa se oferecer um atendimento mais próximo. Assim, o cliente deixa de ser um número e passa a ser uma pessoa com suas características e gostos próprios. Já em termos de promoção do destino, fica claríssimo que muitos destinos ainda não acordaram, os quais acreditam que marketing e investimento em jornalistas especialistas na área são gastos e não investimentos.
Recentemente, uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que o setor de turismo já conseguiu recriar, a partir de maio de 2021, 290 mil vagas de emprego, destacando-se bares e restaurantes (+220,5 mil) e serviços de hospedagem (+61,2 mil). A pesquisa mostrou também que desde maio do ano passado, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos. A expectativa da entidade, segundo Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), é que, com a manutenção do ritmo de atividades e duas altas temporadas, o setor gere até o fim deste ano 193,6 mil vagas, encerrando 2022 com a abertura líquida de 258,1 mil postos formais de trabalho. As atividades turísticas, finalmente, estão próximas de igualar o faturamento pré-pandemia, e não podemos permitir que esses números voltem a recuar. Fato é que, as pessoas estão ávidas por viajar. Portanto, vão priorizar os estabelecimentos que adotem o que já foi comentado acima.
Já de acordo com a Infraero, os voos comerciais regulares devem receber cerca de 4,1 milhões de passageiros durante o período das férias escolares, entre os dias 1º/7 e 1º/8 de 2022. O número é 96% maior em relação ao movimento do ano passado, quando aproximadamente 2,1 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram nestes terminais. Além disso, nos aeroportos da Infraero, estão previstos 30,4 mil pousos e decolagens no período. A projeção é 76% superior ao fluxo de aeronaves em 2021. Dessa forma, as projeções para essas férias de julho superam, inclusive, a movimentação registrada em 2019 (entre 5/7 e 5/8 daquele ano), antes da pandemia da Covid-19. O crescimento previsto é de 13% e 6% no quantitativo de passageiros e voos, respectivamente.
VALE EUROPEU
Neste final de semana estive muito bem hospedado no fabuloso Fazzenda Park Hotel, em Gaspar/SC, um empreendimento invejável que nunca parou no tempo e dentro em breve estará a nossa disposição mais 366 quartos de altíssima qualidade. Um dos melhores empreendimentos do Brasil onde atender bem é item fundamental do seu vasto cardápio de opções. (PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI). Além de jornalista, sou ciclista e não podia deixar de pedalar, fotografar, registrar por aquele lindíssimo vale. O convite para estar lá foi feito pelo próprio empreendimento. Registrei tudo e postei em minhas redes sociais e marcando inclusive o @valeueuropeu.catarinense.
Entrei em contato, com o @valeeuropeu.catarinense, me colocando a disposição. A resposta que tive foi essa, pasmem: “Temos inúmeras propostas parecidas com a sua na nossa mesa. (Não cobrei e não cobro absolutamente por esse trabalho). Se quiser enviar a sua proposta, podes mandar para turismo@cimvi.sc.gov.br. Como somos uma empresa pública, tais contratações só podem ser feitas mediante licitação (não tenho a menor intenção de ser contratado), mas desde já o convidamos a conhecer o trabalho do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que faz a gestão da marca Vale Europeu Catarinense e dos circuitos de Cicloturismo e do Caminhante”.
É por essas e outras que fica claro a falta de visão, a falta união, cooperativismo local e cobrança de ações e órgãos públicos, pois, os destinos sozinhos não conseguem fazer tudo. É tão difícil fazer fam press/press trip? Não entenderam ainda que o principal negócio é conhecerem melhor seu público e mostrarem suas potencialidades turísticas a esse mesmo público. É preciso entender que os turistas estão buscado destinos que ofereçam segurança, hotéis que tenham bons serviços, que é o ponto mais importante na hora da escolher sua próxima viagem. Hoje, os turistas/hóspedes procuram informações, ter a garantia que a diversão, tranquilidade, limpeza, gastronomia e segurança farão parte do mesmo pacote. O turista quer mesmo é vivenciar bem cada detalhe do hotel e do destino, mas antes ele precisa ter informações, e, se eu tiver que participar de uma licitação para conhecer, fotografar, divulgar algum destino, desisto. Nós, jornalistas profissionais da área e não “influencers jabazeiros”, precisamos apenas de infraestrutura para chegar, estar e conhecer o destino.
REDESCOBRINDO O TURISMO NACIONAL
Portanto com esse crescimento exponencial do turismo interno a demanda por hospedagem, principalmente nos meses de férias, já ultrapassa expectativas. Em 2022 o “lazer” é a palavra da moda! Tanto, que de acordo com dados, 2019 perdeu o posto de melhor ano para o turismo. O primeiro semestre de 2022 já superou tal marca, com recordes de público ocupação. Tais índices foram alcançados graças às novas preferências do brasileiro, que seguem em busca de destinos dentro do país para dias de descanso e férias.
Com toda essa demanda, os segmentos do turismo estão se preparando para oferecer agora em julho, tudo o que as famílias mais tem buscado, ou seja, muito lazer e diversão. Para Rogerio Silveira, CEO do Boqueirão Hotel Fazenda, em Lages,, Santa Catarina, ícone do Turismo Rural Nacional: “Quem se adequa a essa realidade, mesmo lidando com destinos e produtos tão diferentes, acabam saindo na frente. “Vivemos muitos “brasis” dentro do nosso país e cada região conta com um clima e um tempero diferente. Os costumes e a música nem se falam! Então, temos que proporcionar lazer de acordo com todas essas variáveis. Para muitos, lazer significa muita música, festa e agito, para outros é colocar uma canga, ler um bom livro e curtir o ócio em uma rede ou ainda apreciar uma bela gastronomia e um bom vinho. Definitivamente, lazer é aquilo que nos faz feliz, quer seja sozinho, com amigos ou em família. Dentro desse contexto, nosso empreendimento está sempre muito bem avaliados em plataformas.
MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO
Florianópolis e o Costão do Satinho Resort recebem neste final de semana atletas do Brasil e exterior para mais uma etapa do Mountain Do. O Mountain Do Costão do Santinho reúne as belas paisagens do norte da Ilha de Florianópolis com a majestosa estrutura de um dos principais resorts de praia do país. O Costão do Santinho Resort, que ganhou dezenas de prêmios e abriga uma área com trilhas, bosques, praias e montanhas, é ideal para uma corrida na qualidade do Mointain Do. Na corrida individual, cuja principal distância é 42 km, a trilha é cercada por registros rupestres e Mata Atlântica preservada, permitindo uma sintonia com a natureza e com a história de Florianópolis como em poucos lugares. Essa prova já é um tremendo treino para o Mountain Do, a prova mais austral do Planeta e que acontece no mês que vem em Ushuaia, Tierra del Fuego, na Patagônia Fantástica Argentina, entre bosques, montanhas e muita neve. Inscrições ainda seguem abertas e com poucas vagas. Quem chega de Ushuaia é a responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli, que é da Secretaria de Turismo de Ushuaia e que vem mostrar o destino para todos os atletas.
ENCATHO & EXPROTEL
E nesse clima de aquecido, a hotelaria do Brasil se prepara para a 33ª edição do Encatho & Exprotel, que acontece de 26 a 28 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Ao longo dos três dias do evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer, interagir e fazer networking de qualidade com mais de 40 empresas e centenas de marcas presentes nos 82 espaços da feira. Já nas plenárias, serão mais de 40 profissionais, mais de 10 encontros de entidades do trade, além de eventos de integração, como o Momento Hoteleiro. Faltando menos de 30 dias para o evento, montamos um resumo das palestras do evento para que você possa se programar e desfrutar de cada uma das atividades. Veja agora quem estará compartilhando sua experiência e garanta sua inscrição gratuita através do site www.encatho.com.br.
SANTIAGO – FLORIANÓPOLIS – SANTIAGO
A rota Florianópolis x Santiago do Chile foi oficializada como mais um destino regular no Aeroporto Internacional de Florianópolis, e o primeiro voo marcando esse momento aterrissou no aeroporto neste último domingo às 17hs. Inicialmente, serão três voos por semana, realizados pela cia área SKY Airline, com aeronave modelo A320 Neo, que tem capacidade para 186 lugares. A rota torna-se a segunda operação internacional regular do aeroporto da Capital, fato inédito para Santa Catarina. Voos para o Chile eram operados apenas durante a alta temporada. O outro voo regular internacional do Hercílio Luz é para Buenos Aires, na Argentina, operado pela Gol, que retomou no fim de março.
Dentre as boas notícias do aeroporto da Capital, está a recuperação de passageiros desde o início da pandemia. Na média entre os primeiros meses do ano, de janeiro a junho de 2022, o aeroporto recuperou 80% do movimento se comparado ao mesmo período de 2019. Para julho, o Aeroporto Internacional de Florianópolis prevê uma recuperação de 90% no movimento de voos, quando comparado ao mesmo período de 2019. Agora, o Aeroporto Internacional de Florianópolis passa a operar 11 destinos regulares, entre domésticos e internacionais: Brasília, Confins-Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Chapecó, Buenos Aires e Santiago de Chile.
NOVO PASSAPORTE
Em busca de mais segurança contra fraudes e maior identificação com a população do País, o governo federal lançou o novo modelo de passaporte brasileiro. Renovado, o documento agora traz ilustrações nas páginas com ícones representativos dos biomas e da cultura de cada uma das cinco regiões do Brasil. A capa, que continua azul, também mudou e agora tem listras que se cruzam, dando um ar mais moderno. O novo modelo de passaporte foi idealizado em uma parceria entre a Casa da Moeda, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores, “levando-se em conta o que há de mais moderno no mundo em tecnologia antifraude”.
De acordo com a ICAO (International Civil Aviation Organization), instituição da ONU (Organização das Nações Unidas) que padroniza os documentos de viagem, os passaportes devem ser atualizados a cada dez anos. No Brasil, no entanto, raças ao mais completo desgoverno anterior, os itens não tinham atualização desde 2006. O modelo atualizado de passaporte, de acordo com o que informa o Ministério da Justiça, começa a ser produzido em setembro, mês em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. No mesmo evento, o governo entregou as primeiras unidades da nova Carteira de Identidade Nacional, o RG. E explicou que, como já acontece hoje, ela não vai substituir o passaporte porque o Brasil só possui acordos para uso do documento de identidade com países do Mercosul. Para os demais, o passaporte continua obrigatório.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
STEFANY ROSA – A BELLA DA SEMANA
Ela é tudo que precisamos para começar o mês de julho! A morena Stefany Rosa nua vem aí para esquentar nosso inverno… Simpatia, beleza, sensualidade e muita gostosura! Se tem uma coisa que a morena Stefany Rosa entende muito é sedução… Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Stefany Rosa nua vai ao ar nesta quarta-feira (06). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Turistas terão que pagar taxas para entrar na Europa
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Parcerias codeshare entre Brasil e Argentina, irão lançar uma ponte aérea
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Terceiro trimestre – Faturamento do turismo está próximo a pré-pandemia
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real
Curitiba é a Capital Nacional do Turismo com a Expo Paraná
O acaso é o pseudônimo que Deus usa quando não deseja aparecer
Com corredores lotados e muito otimismo termina a 27ª Edição da BNT Mercosul
A felicidade e o sentido existencial de cada um de nós
A indiferença parece ser uma marca, uma grife de nosso tempo apressado