No mundo o turismo cresceu 3,9% em 2018, no Brasil 3,1%. O setor de viagens e turismo colabora com 10,4% do PIB mundial e tem previsão de crescer 3,6% neste ano. No Brasil sua contribuição é de 8,1%. Nos últimos cinco anos, 1 em cada 5 novos empregos foi criado em Viagens e Turismo. Só no Brasil são 6,8 milhões de empregos no setor. Somos a 12ª maior economia turística global. Mas temos que comemorar um importante índice, o maior share mundial de turismo doméstico 93,8%. O turismo possui 21 atividades diretas (existem exclusivamente para turismo), 142 atividades indiretas, 191 atividades compartilhadas e 217 atividades aquecidas pelo turismo. Dos 1329 Cadastros Nacional de Atividade Econômica (CNAE), 571 setores possuem algum envolvimento com atividades turísticas.
Para continuar contribuindo com o crescimento da atividade, a ABIH-SC realiza até o próximo dia 15 de agosto, em Florianópolis, o 32º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho e 30ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel. Durante o evento estão sendo realizadas mais de 30 palestras, diversas reuniões estaduais e nacionais do trade turístico, Simpósio de Governança, Seminário de Desenvolvimento Turístico, além de ter um espaço específico para negócios, unindo fornecedores dos mais diversos produtos e serviços que vêm auxiliar na gestão operacional de hospitalidade e turismo em todo o país.
O Encatho abriu espaço para discutir toda a cadeia produtiva, não apenas envolvendo meios de hospedagem, mas também agências, destinos, transporte, incentivos, qualificação gratuita, discussões sobre caminhos a serem tomados em conjunto para melhorar serviços, atendimento, captação de recursos, entre outros. O diretor-presidente da ABIH-SC Osmar José Vailatti afirma que “O turista escolhe onde se hospedar atraído pelas diversas opções de um destino. Não basta nos preocuparmos apenas com a gestão dos meios de hospedagem é preciso estar atento a todo ecossistema. Quanto mais desenvolvermos os destinos e seus empreendimentos, mais atraímos turistas e aumentamos também a ocupação”. CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI.
SANTUR NA ENCATHO & EXPROTEL
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), autarquia vinculada ao Governo do Estado, conta com um espaço de capacitação para o público presente e participa ainda com diversas ações paralelas. A programação completa pode ser vista neste link: http://encatho.com.br/programacao/. Durante a abertura do Encatho, que contou com o lançamento do programa Investe Turismo, teve a presença do ministro do turismo (MTur), Marcelo Álvaro Antonio. O objetivo do projeto é promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento de destinos e gerar emprego e renda. Ao longo do projeto, os empresários do setor conhecerão mais sobre o acesso a linhas de financiamentos do Prodetur, por meio por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
OPORTUNIDADES & INVESTIMENTOS
Além de orientação para descobrir quais as melhores oportunidades de investimentos, acesso a estudos de mercado e a ações de marketing digital e posicionamento da imagem. O Investe Turismo soma-se às medidas do Brasil+Turismo, lançado em 2017, para alcançar as metas do Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Em Santa Catarina, o Sebrae Nacional, o MTur e a Embratur selecionaram para o projeto seis Regiões Turísticas e seus respectivos municípios: Grande Florianópolis, Serra Catarinense, Rota da Baleia Franca, Costa Verde e Mar, Vale Europeu e Caminhos dos Príncipes. Na manhã de quarta-feira, dia 14, as 13 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de SC foram convidadas a participar de debates com a equipe da Santur e palestrantes sobre novas tecnologias e oportunidades para o turismo, na sala Cacupé. No mesmo local, os integrantes do Conselho Estadual de Turismo (CET) fizeram sua reunião ordinária, das 14h às 17h. Neste mesmo dia, às 15h30, o espaço da Santur na feira contou com a presença de representantes do Banco do Brasil, BRDE e Badesc ofertando esclarecimentos sobre linhas de crédito para empresários do setor do turismo.
Ao longo de todo o evento, a equipe do CADASTUR estará disponível para renovações e novos cadastros de interessados. O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo MTur, em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos Estados, o sistema permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos. O objetivo é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. O Guia Manezinho promoveu, com apoio da Santur, uma caminhada gratuita pelo centro histórico para contar as transformações arquitetônicas e sociais. O tour teve 1h30 de duração com saída do espaço da Santur na Encatho.
GESTÃO DE EMPRESAS ENTRA EM FOCO NA VILA DO SABER DA ABAV EXPO 2019
Gerir uma empresa de maneira competitiva é um verdadeiro desafio nos dias de hoje. E a capacitação de líderes de empresas é um passo fundamental para alcançar resultados positivos. No setor de turismo não é diferente, e a troca de informações com profissionais capacitados ajuda e muito a inspirar novas iniciativas. Esta é a proposta da Vila do Saber, espaço da ABAV Expo dedicado ao conhecimento, que em 2019 contará com diferentes arenas de conteúdo. Entre os temas que serão abordados está “O Mapa das ADMs. Gerando um ciclo contínuo de qualidade na operação”, apresentada por Wagner Amarelo, diretor de operações da Costa Brava Viagens e Turismo. Ele irá falar sobre as principais causas das ADMs e algumas técnicas para evitar que a equipe operacional cometa infrações.
Os lugares são limitados, por isso vale se programar com antecedência para chegar cedo ao local das palestras e garantir seu lugar. Informações e atualizações sobre a grade de palestras e mais novidades sobre a ABAV Expo 2019 estão disponíveis no site www.abavexpo.com.br, por onde os visitantes profissionais também já podem fazer o credenciamento.
A 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 25 e 27 de setembro, das 12h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo.
MARCO REGULATÓRIO DO TURISMO RODOVIÁRIO
A revisão do marco regulatório do turismo rodoviário foi tema de uma reunião participativa promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta terça-feira, dia 13, em Florianópolis. O objetivo do encontro foi discutir a regulamentação nacional do serviço de transporte rodoviário de passageiros, realizado em regime de fretamento. O evento contou com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e da Associação das Empresas de Transporte Turístico e de Fretamento de Santa Catarina (Aettusc). A realização do debate foi uma demanda do movimento #Descatraquejá, formado por integrantes de destinos turísticos e da iniciativa privada dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A presidente da Santur, Flavia Didomenico, reforça a necessidade de consolidar o turismo rodoviário em SC para dinamizar o fluxo de turistas entre os destinos: “Precisamos escutar o setor para definir as políticas públicas do Turismo. Nosso papel é ajudar a fomentar o mercado”.
MEETING BRASIL 2019
Santur marcando presença no Meeting Brasil 2019 para mais uma ação de internacionalização do turismo catarinense. O evento acontece em cinco países: Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia e Peru. Para expandir a captação de turistas da América do Sul, a representante da Santur fala dos atrativos de toda Santa Catarina em rodadas de negócios e capacitações de agentes de viagens.
O Meeting Brasil 2019 passou, entre 29 de julho e 7 de agosto, pelo Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia e Peru. Os países da região estão entre os que mais emitem turistas estrangeiros para a Bahia. Nesta etapa participaram 1.103 operadores e agentes de viagem.
PRÓ-MÚSICA TRAZ DE NOVA YORK ATRAÇÃO INTERNACIONAL
Aplaudida nos mais importantes teatros da Europa e EUA, incluindo o icônico Metropolitan Opera House, a soprano romeno americana Mariana Mihai é uma das mais prestigiadas cantoras da atualidade e vai se apresentar dia 12 de setembro no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. O espetáculo conta com a participação do excepcional clarinetista americano Garrick Zoeter, aclamado no The Washington Post pela sua “técnica soberba e radiante”, e do renomado pianista catarinense Guilherme Amaral. No programa, obras de Chopin, Puccini, Franz Lehar, Gershwin, Lloyd Weber, Ennio Morricone, Jaime Ovalle, Vicente Paiva, Pedro Miguel Marquéz, Marcos Portugal e compositores romenos.
Como curiosidade do programa, uma provocativa peça para Clarinete e Compact Disc do compositor britânico Nicola Resanovic, que inclui ruídos de fábricas, uma operadora de telefonia, combinando com o som lírico do clarinete e percussão. Dinâmico e energético. Uma paródia da vida moderna, através do talento do clarinetista Garrick Zoeter. Mariana Mihai e Garrick Zoeter apresentam-se ao lado de um dos mais premiados pianistas catarinenses, Guilherme Amaral. Um programa imperdível e inédito em Florianópolis! Garanta o seu ingresso que pode ser adquirido a partir de terça-feira (13).
PENHA E O TURISMO
Penha, localizada a 100 km da capital catarinense, Florianópolis, já é um caso de sucesso no Turismo brasileiro. No entanto, a intenção do trade da região é aproveitar ainda mais o potencial natural e também da infraestrutura já existente para receber mais turistas nacionais e internacionais. o prefeito do município, Aquiles da Costa, visitou a sede da Embratur e mostrou diversos projetos a fim de ampliar a quantidade de atrações em Penha. Osvaldo Matos de Melo Júnior, diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, recebeu a comitiva catarinense na sede do Instituto e afirmou que “mais municípios deveriam olhar para o Turismo com esta visão empreendedora, que pode solucionar a grave crise instalada no País durante anos”. “Esta é a visão do Governo Federal, queremos desburocratizar e investir no Turismo, para gerar emprego e renda para nossa população”, completou.
AGÊNCIA DE TURISMO ON LINE
Com mercado promissor, agência de turismo online é a grande aposta para negócio lucrativo administrado dentro de casa Empreender em uma franquia virtual apresenta grandes vantagens, principalmente pelo fato de não exigir capital para instalação de ponto físico do negócio, já que é possível empreender direto da própria casa e não ter gastos com aluguéis e condomínios. Esse tipo de negócio funciona basicamente como os modelos tradicionais, que é quando o franqueado obtém a licença de uso da rede franqueadora e recebe todo know-how, além de marketing e divulgação. As franquias online não são apenas para o modelo e-commerce. Elas também são geralmente encontradas para agências de viagens, consultor de marketing digital, corretora de seguros, entre outras.
Segundo dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 redes de franquias operam com modelo de baixo custo e home office. A previsão é que nos próximos anos esse número aumente 36% das redes que ainda não operam com modelos de microfranquia. Ainda segundo a Associação, o Brasil é o quarto país do mundo com maior número de usuários na internet, o que evidencia ainda mais como as franquias virtuais são lucrativas e atrativas no mercado.
Dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), ao lado da Oxford Economics apontou que o setor de turismo e viagens cresceu 3,9% ao contribuir com uma cifra recorde de US$8,8 bilhões e gerar 319 milhões de postos de emprego em todo o mundo somente no ano passado. Esse resultado foi superior a taxa de crescimento do PIB mundial, de 3,2% pelo oitavo ano consecutivo. Com cerca de 450 franqueados atuando através do home office, esse modelo é ideal para quem quer trabalhar no conforto da própria casa e fazer as vendas de pacotes de forma online.
RECORDE DE BRASILEIROS NO VERÃO ISRAELENSE
Os dados seguem a tendência de crescimento que já vem sendo desenhada nos meses e anos anteriores: de janeiro a julho de 2019, 2,6 milhões de turistas de várias partes do mundo visitaram Israel, enquanto o mesmo período do ano passado contou com 2,3 milhões, um aumento de quase 10%. Entre os turistas internacionais, os brasileiros estão entre os que mais se destacam. Apenas em julho deste ano, foram cerca de 7 mil visitantes, 36% a mais que no mesmo período de 2018. Esse crescimento coloca o Brasil entre os três países emissores que mais aumentaram seus índices, atrás apenas de China (78%) e Portugal (54%). Em 2018, o número de viajantes brasileiros bateu recorde pelo terceiro ano consecutivo, com 62,5 mil chegadas. Os números positivos são resultados do trabalho e investimento do Ministério do Turismo de Israel no Brasil em campanhas de marketing, criação de novos produtos, capacitação do mercado sobre o destino e apoio à abertura de novas rotas conectando a América Latina a Israel. Para mais informações, acesse www.goisrael.com.br/
ISA CASÉ E A BELLA DA SEMANA
A novinha Isa Casé de apenas vinte aninhos já mostrou que veio para causar! Ela que nunca havia feito um ensaio nu antes, posou para as lentes do Bella da Semana conquistando o coração de todos. Quer cativar a gata? Para ela um homem tem que ser: “divertido, ter bom papo e ser inteligente. Cheiroso ganha pontos positivos também”. Assista o vídeo de divulgação do novo ensaio AQUI e confira o que está te esperando… O ensaio completo vai ao ar nesta quarta-feira, 14.
Leia ainda: Geraldo José Zaidan Rocha estará na abertura da 47ª ABAV EXPO