Dólar em alta e Covid-19 aquecem busca por hotéis no Brasil
Covid-19 e dólar em alta aquecem busca por hotéis no Brasil. Sem dúvidas muitos planos de viagem foram alterados neste ano por conta da pandemia do novo Coronavírus, que tornou as viagens internacionais proibitivas, ajudados também pela alta do dólar. Também impactaram sobre as viagens internacionais as exigências feitas aos turistas de fora por alguns países, a exemplo da nossa vizinha e não tão amiga Argentina. Assim, entre as restrições impostas estão: quarentena, exame negativo de Covid-19 e controle de temperatura, fora os países que estão bloqueando a entrada de estrangeiros, mesmo seguindo as recomendações da OMS, como é o caso do Uruguai.
Portanto, para tentar driblar estas questões, muitos têm optado pelo turismo nacional, por isso, a ocupação dos hotéis vem se recuperando. Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo, houve uma alta de 40% nas buscas por hotéis e pousadas em setembro e outubro. Diante disso, colaborou para esse aumento percentual, o relaxamento das medidas de prevenção pelas autoridades.
Dessa forma, a retomada do turismo nacional contou também com a alta do dólar e do euro, que começou 2020 cotado a R$ 4,50 e chegou a R$ 6,62 em outubro. Assim, a variação do dólar impacta para quem vai viajar, não só com o preço das passagens, mas também outras despesas, como estadia, alimentação, transporte, lazer, etc. Logo, mesmo para viagens rumo a Europa, por exemplo, onde se usa o euro, a moeda americana serve como referência monetária. Segundo a Organização Mundial do Turismo, nos primeiros oito meses deste ano, as viagens internacionais tiveram uma queda de 70% em relação a 2019, devido à decretação do estado de pandemia pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Especialistas estimam que o turismo internacional só retomará a normalidade em 2022.
Diante disso, para fazer frente às dificuldades impostas por esse momento tão delicado, hotéis, pousadas e hostels, no Brasil, tem feito todos os esforços no sentido de agradar e fidelizar seus hóspedes. De acordo com o Ministério do Turismo, a rede hoteleira disponibiliza hoje no Brasil 4.400 quartos para os seus hóspedes. Para cada um dos estabelecimentos o grande desafio é manter a satisfação do cliente, e isso só se faz mantendo em alto nível a qualidade dos serviços. Assim como o processo de higiene e limpeza são importantes, o controle da umidade é fundamental para manter cada quarto aconchegante e convidativo.
ALTA TEMPORADA EM JURERÊ INTERNACIONAL
Alta temporada de verão em Jurerê Internacional em Florianópolis. A priori, a abertura da temporada será dia 19/12, com show do ex The Voice Dudu Fileti, e até fevereiro haverá pacotes especiais de hospedagem, pocket shows, cultura e muitas atividades ao ar livre. Sem dúvidas Jurerê Internacional (Florianópolis), é um dos destinos mais desejados e badalados por turistas do Brasil e do mundo. As atrações seguirão até o final de fevereiro com várias opções de gastronomia, lazer, cultura, recreação, esportes, bem-estar e música – e o melhor: para todas as idades, gostos e estilos.
Sem dúvidas, Jurerê Internacional se adaptou ao novo momento e se tornou ainda mais atrativo e surpreendente. Logo, os equipamentos turísticos do balneário – o Jurerê Open Shopping e os hotéis IL Campanario Villaggio Resort e Jurerê Beach Village – foram remodelados visando maior segurança, focando principalmente em atividades saudáveis ao ar livre e em contato com a natureza.
Para tornar a vivência dos turistas ainda mais incrível, os dois hotéis de Jurerê Internacional estão com várias novidades e qualificaram ainda mais os seus serviços. Ambos oferecem pacotes e diárias flexíveis, com descontos de domingo a quinta-feira que chegam a 10% (de acordo com a ocupação).
MOVIMENTA BC APOIA A RETOMADA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Certamente, no momento em que vive o país, o setor turístico é um dos que mais sente os reflexos da pandemia. Por isso, ter a melhor estratégia de divulgação ajuda tanto o segmento quanto o público, seja ele morador ou turista que pode descobrir novos lugares e atrativos. Dessa forma, em Balneário Camboriú, um aplicativo vai dar mais visibilidade aos negócios e integrar um plano de apoio à retomada do turismo. Ou seja, É o MOVIMENTA BC, que com os mais modernos conceitos de inovação e promoção vai unir vários setores da economia da cidade.
Dessa forma, com a chegada do verão e das férias, apesar de todas as restrições, o destino de muita gente vai ser o litoral de Santa Catarina, principalmente do turista que vai viajar de carro. A princípio, para a presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, a união do turismo nesse momento é o que vai fazer a diferença. “Sendo assim, estamos conscientes de toda a dificuldade que ainda envolve o setor turístico, porém também é possível sentir a necessidade das pessoas pelas viagens e pelo simples movimento de interagir. Sem dúvidas, os destinos turísticos que tiverem ações organizadas na retomada, terão uma vantagem competitiva impactante”.
Diante disso, até agora 10 entidades de classe apoiam e chancelam o movimento liderado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitours Bureau através do site www.movimentabc.com.br lançado em outubro. De fato, o aplicativo está em fase de testes e está previsto para começar a funcionar no fim do mês de dezembro. Com efeito, a ferramenta de forma criativa vai organizar a divulgação das ações e promoções de empresas de Balneário Camboriú, como hotelaria, gastronomia, comércio, empreendimentos turísticos e agências de turismo. Portanto, a ideia é potencializar a receita dessas empresas e gerar vantagens competitivas para o público consumidor. Além disso, cada segmento vai poder oferecer algum benefício como descontos, voucher e brindes, a quem utilizar o aplicativo para fazer uma compra.
Sem duvidas, e uma maneira para os negócios ficarem ainda mais visíveis para milhares de pessoas que visitam a cidade e que moram aqui. Os usuários terão acesso às vantagens durante o ano inteiro, o que também ajuda a fidelizar o cliente. Então, as empresas que aderirem ao MOVIMENTA BC terão um investimento muito acessível, já que a intenção é que todas possam estar unidas nesse projeto sem fins lucrativos. Dessa forma, os empresários podem escolher entre os planos trimestral, semestral e anual a partir de R$ 56,00/mês. Logo, todos terão um espaço para divulgação do seu negócio, fotos, dados de contato e localização e uma vantagem ao usuário, que não terá custo para acessar a plataforma.
BETO CARRERO WORLD – MELHOR ATENDIMENTO
Certamente já diria Beto Carrero: “A receita é simples, é preciso encantar o visitante o tempo todo. O público quer sair daqui maravilhado”. Portanto, é com o legado do eterno cowboy brasileiro que o Beto Carrero World acaba de conquistar por meio do voto popular o Prêmio Reclame AQUI 2020 na categoria Turismo e Lazer. A saber, há dez anos, anualmente, o site Reclame Aqui realiza a premiação que reconhece as melhores empresas que possuem um bom relacionamento com o público. Portanto, o Prêmio Reclame Aqui é considerado o “Oscar” do atendimento brasileiro e possui um rigoroso processo de avaliação que é reconhecido por milhares de consumidores. Sem dúvidas, ter mais de 100 atrações para o público se divertir é incrível, mas ver o visitante maravilhado com o atendimento é melhor ainda! Assim, mais de 12 milhões de pessoas votaram em suas empresas favoritas no Prêmio Reclame AQUI 2020. Confira a lista completa de ganhadores no site. Recentemente o Beto Carrero World conquistou também o Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVBSC com o case do Aplicativo Fila Virtual.
BRAZTOA & SUSTENTABILIDADE
Antecipadamente, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo emitiu um comunicado apresentando as razões do cancelamento de seu Prêmio de Sustentabilidade. Segundo a entidade, a realização do evento só seria efetivo presencialmente, mas em vista dos efeitos da pandemia que assola o mundo e o Brasil resolveu adiá-lo para 2022. A decisão, no entanto, segundo a entidade, não foi uma tarefa fácil. De fato, a carta, assinada pelo Conselho de Administração da associação, consta também inúmeros agradecimentos aos setores do trade turismo, entre eles, a mídia. Assim, sustentabilidade tem tudo a ver com responsabilidade. Para nós da BRAZTOA, a sustentabilidade tem sido um sonho que está se concretizando ano a ano, a cada ação que fazemos, a cada planejamento que sai do papel e ganha voz.
Definitivamente, não foi uma decisão fácil. Além disso, desde sua primeira edição em 2012, o Prêmio RECONHECE AS MELHORES PRÁTICAS e dá visibilidade às empresas e suas ações sustentáveis; ESTIMULA A CADEIA DO TURISMO a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável; INCENTIVA NOSSA INDÚSTRIA ECONÔMICA a oferecer produtos e serviços sustentáveis e possibilitar que as boas iniciativas sejam multiplicadas; FOMENTA A CULTURA EMPRESARIAL de gestão da sustentabilidade no setor do turismo; CONTRIBUI COM A PROMOÇÃO do desenvolvimento sustentável do destino Brasil. Bem como, em oito edições, somaram 799 iniciativas inscritas e 86 cases premiados, além de uma rica produção de conteúdo escrito e visual. Sem dúvidas, deixaram legados e promoveram a esperança. De acordo com o Conselho da Brazoa: “Quando paramos para pensar em como colocaríamos em palavras esse “até breve” entendemos que UNIÂO foi a palavra do ano e que, ao lado de incontáveis pessoas, órgãos e entidades, nunca deixamos de lado nosso propósito, afinal, ele faz parte do nosso DNA”.
AZUL CONECTANDO O INTERIOR DO BRASIL
Com a finalidade de conectividade, a Azul, a partir da última terça-feira, 8, voltou a conectar, de segunda a sexta-feira, Pelotas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com seus ATRs. Portanto os voos, de segunda à sexta, têm como destino o aeroporto Internacional de Porto Alegre, uma das principais bases de operação da companhia na região. Dessa forma, os aviões ATR 72-600, que podem transportar até 70 Clientes e operavam as rotas até março, são os responsáveis por cumprir as frequências entre as cidades e a capital do estado gaúcho. “Com Pelotas e Santa Maria, reconectamos duas importantes cidades do interior gaúcho com a capital e com toda a malha aérea nacional e internacional da Azul. Nossos Clientes poderão contar com a Azul para suas viagens a lazer e a trabalho”. Com a inclusão de Pelotas e Santa Maria e o aumento no número de operações, o aeroporto de Porto Alegre terá 30 voos diários para 15 destinos em dezembro. Dessa forma, clientes das cidades sulistas poderão se conectar na capital para destinos como Campinas e Guarulhos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Navegantes.
EMIRATES A380
Enquanto isso, a poderosa Emirates recebeu a A6-EVL, sua 116ª aeronave A380 e a primeira das três aeronaves A380 que serão incorporadas à sua frota em 2020. A aeronave chegou a Dubai no início da manhã do último sábado (5), usando uma mistura de combustível de aviação convencional e combustível de aviação sustentável. Além disso, a companhia aérea deve receber mais duas aeronaves A380 até o fim deste mês, uma das quais estará equipada com o produto Premium Economy. A propósito, a aeronave de dois andares também demonstrou sua versatilidade ao ser usada como um “minicargueiro” em operações selecionadas de fretamento de carga para o transporte de cargas urgentes em toda a rede da Emirates.
ÓLEO DE COZINHA
Do mesmo modo, o voo de entrega da mais nova aeronave da frota da Emirates usou uma mistura de combustível de aviação convencional e combustível de aviação sustentável (SAF – sustainable aviation fuel). Esta é a primeira vez que a companhia aérea usa SAF em uma aeronave A380. Portanto, o biocombustível usado no voo foi produzido na Finlândia a partir de óleo de cozinha usado. De fato, a Emirates continua dando passos significativos para a redução de emissões. Além de operar aeronaves modernas e econômicas com idade média de 6,5 anos, a Emirates também tem um programa abrangente de eficiência de combustível que implementou uma série de iniciativas, incluindo o trabalho com provedores de navegação aérea em “faixas flexíveis” ou rotas flexíveis que criam o plano de voo mais eficiente.
UNITED ARLINES
Por sua vez, a United Airlines anunciou na última segunda-feira (7), que seus voos entre Nova York e São Paulo passam a ser diários em janeiro de 2021. Dessa forma a malha aérea da companhia no Brasil em janeiro contará com 17 frequências semanais. A companhia tinha três voos entre São Paulo e Nova York em novembro, passaram para cinco agora em dezembro e, a partir de janeiro de 2021, terão voos diários na rota. Além disso, continuam com voos diários entre São Paulo e Houston, além de outras três frequências entre Rio de Janeiro e Houston.
PREÇO DAS PASSAGENS
Naturalmente trata-se da lei da procura e oferta. Pouca busca, preços mais baixos. Com isso, a tarifa aérea doméstica no Brasil apresentou redução de 23% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil, o valor médio do bilhete aéreo comercializado entre julho e setembro deste ano foi de R$ 330,75. Da mesma forma entre julho e setembro deste ano, 11,2% das passagens foram comercializadas com tarifas aéreas abaixo de R$ 100 e 57,4% abaixo de R$ 300. Diante disso, as passagens acima de R$ 1.500 representaram 1% do total dos bilhetes vendidos. Todavia, não se alegrem, a alta temporada de verão está chegando e as empresas aéreas vão querer recuperar essa perda e quem pagara a conta, mais uma vez, seremos nós.
HAPPY DAY EM GRAMADO
O Happy Day será realizado pela primeira vez em Gramado, no dia 19 de dezembro, sábado, como parte da programação do Natal Luz. O evento, chancelado pelo Natal Luz e pela Gramadotur, promete ser o maior natal online do Brasil. Chegando em sua quarta edição, o Happy Day é um evento gratuito e totalmente online, idealizado por Marcos Strider em parceria com o Instituto Hapiness. “Gramado tem o maior natal do mundo e a magia que essa cidade criou está 100% conectado ao nosso evento. Em função do ano em que vivemos, certamente esta edição impactará o público de forma diferente. Já batemos mais de 10 mil inscritos para o streaming no YouTube e esperamos mais de 100 mil pessoas on-line. Nossa expectativa é realizar o maior natal online do Brasil”, comenta Marcos Strider, idealizador do Movimento Happy Day e psicólogo cognitivo-comportamental especialista em psicologia do consumo.
Leia ainda: Voos internacionais estão, oficialmente, de volta ao Floripa Airport
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais:
Voos internacionais estão, oficialmente, de volta ao Floripa Airport
15º Festival das Cataratas com ambiente seguro é case de sucesso
Preparem o cartão de embarque, começou o 15ª Festival das Cataratas
Alta temporada em Floripa marca retorno dos voos internacionais