BRASILEIROS EM USHUAIA
Com a atual crise peronista que avassala à Argentina e a consequente queda do peso em relação ao nosso real, o destino que já é fantástico, se tornou extremamente atrativo e, somente para a Companhia Aérea Latam, viagens para aquele país respondem por mais de 15% das vendas internacionais na América do Sul atualmente. O maior fluxo registrado de passageiros foi no segundo trimestre do ano. Do primeiro para o segundo trimestre deste ano, a companhia viu crescer em 50% o número de passageiros do Brasil para Buenos Aires (aeroportos de Aeroparque ou Ezeiza). A expectativa é de crescimento sustentável dos voos Brasil-Argentina para manter uma operação robusta entre os dois países.
Além da forte demanda corporativa para Buenos Aires, existe também muita procura das cidades onde a neva é o principal atrativo e Ushuaia, destino VIP, tem voos lotados tanto pela Aerolineas Argentinas como pela Flybond. Atualmente, a LATAM opera 25 voos semanais de Guarulhos para Buenos Aires (18 para o Aeroparque e 7 para Ezeiza). Com tamanha procura, a companhia ampliará para 30 voos semanais a operação do Brasil para Buenos Aires nessa alta temporada. Só quem não vê isso é a GOL e Aerolineas. Os voos diretos de Florianópolis para a Capital Portenha foram cancelados, inclusive o meu, me obrigado ir até Guarulhos. Nem todas as aéreas sabem aproveitar boas oportunidades.
MOUNTAIN DO
Ushuaia é um verdadeiro paraíso para os brasileiros onde cinco dias são poucos para desfrutar tanta neve, diversão, gastronomia e descer as pistas do Cerro castor. Seu aeroporto é considerado um dos 10 melhores do mundo devido seus equipamentos de auxílio ao voo. Pousa-se com qualquer tempo. Não é à toa que também é um dos destinos dos atletas que costumam correr nos lugares mais paradisíacos do mundo. É lá que acontece uma das provas do Mountain Do, que acontecerá no próximo dia 20 de Agosto, entre trilhas, bosques, montanha e muita neve. Clique no baner pois ainda existem lugares, poucos, mas ainda tem. Uma ótima dica é você ir de Buenos Aires a Ushuaia pela Flybond, que é Low Cost.
#ARGENTINA
Para se ter uma ideia da demanda do turismo na Argentina (Agosto e Setembro sãos os melhores meses para nós brasileiros em Ushuaia, cuja temporada vai até 21 de outubro, e com neve), o país recebeu um turista a cada 11 segundos durante o primeiro semestre de 2022. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) e contabiliza o turista estrangeiro que passou pelo menos uma noite em Buenos Aires. Exatos 1.367.408 turistas visitaram o país, o que equivale a uma recuperação de 36% do total da pré-pandemia, marcando um importante processo de reativação. No entanto, é importante ressaltar que, até o momento, 2.506.217 visitantes já entraram no país. Nesse contexto, o secretário executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, destacou que as entidades internacionais de turismo, em diferentes áreas, mencionam que este ano os países não recuperarão mais de 50% das entradas turísticas da pré-pandemia.
“Nós, na Argentina, já estamos quase em 40% de recuperação e temos outro semestre intenso pela frente, então esses números mostram que a reativação do turismo receptivo internacional está em andamento”, disse ele. “O turismo internacional receptivo é um grande motor que gera divisas para o país. Rendas de 1.300 milhões de dólares já foram geradas e temos certeza de que continuaremos a crescer”, completou o secretário. O Brasil é apontado como principal destino emissor de turistas para o destino. “Podemos mencionar que o Brasil teve uma importante recuperação que começou a ser notada em termos de chegada por via aérea a partir de abril de 2022, quando as frequências aumentaram, e por terra desde março, quando a entrada por passagens de fronteira tende a se normalizar”, afirmou Sosa. “Precisamente, por terra, destaca-se que nos meses de maio e junho, o Brasil ultrapassou 100% de entradas que tinha nesses mesmos meses de 2019.
Assim, o Brasil mostra uma recuperação de 61% por terra. Apenas dois dias após a reabertura das fronteiras, o destino realizou uma série de ações no Brasil. “Fomos a Fortaleza à Feira Abav para divulgar as notícias da Argentina. Depois, em novembro, fomos a São Paulo e no mesmo mês em Gramado, no Festuris. Nossas ações continuaram com apresentações a operadores turísticos e agências de viagens em Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Goiânia, mas também estivemos nas férias WTM de São Paulo, na Ugart em Porto Alegre e no Salão Paranaense, entre outros”, relembrou Ricardo.
“Também geramos apresentações dos novos voos da Aerolineas Argentinas e durante novembro e dezembro tivemos ativações em vias públicas em seis cidades do Brasil. E através de um convênio com a operadora de turismo Mondiale realizamos um roadshow de um mês e meio em 15 cidades de 5 estados do Brasil que impactou 550 agentes de viagens brasileiros. E já temos mais uma bateria de ações programadas para o segundo semestre do ano para consolidar o mercado brasileiro como o emissor mais importante dos turistas para a Argentina”, finalizou.
PEDALANDO NA NEVE
Outra novidade/opção espetacular em Ushuaia em sua altíssima temporada de inverno, é pdalar em super bikes da Treck, especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a invasão de brasileiros é grande, como sempre, naquele paradisíaco e icônico destino. Clique aqui e faça sua reserva.
DE FLORIPA A ASSUNCIÓN
Durante o verão a Paranair vai voltar a fazer voos entre Assunção (ASU), no Paraguai, para Florianópolis (FLN) e o Rio de Janeiro (GIG) na alta temporada de verão da região, a partir de 29 de dezembro. Para a capital catarinense, as viagens serão feitas em duas frequências semanais, às sextas-feiras e sábados, com partidas de ASU às 7h da manhã e de FLN, às 9h40, nos respectivos horários locais. Já para o GIG, os voos serão realizados três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, com partidas da capital paraguaia às 6h e do Rio de Janeiro, às 9h50, também nos respectivos horários locais. As rotas serão operadas pelo Canadair CRJ-200, com capacidade para receber até 50 passageiros em uma única classe. Atualmente, para seguir do Brasil para a Assunção, é preciso embarcar ou fazer conexão no aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em um dos 15 voos semanais oferecidos pela Gol Linhas Aéreas e pela Latam Airlines. Esta última aumentou o número de frequências no início do mês.
NATAL E RÉVEILLON NO SAINT ANDREWS
O Castelo Saint Andrews Gramado, primeiro exclusive house do Brasil e membro da prestigiada associação Relais & Châteaux de hotéis de luxo, anuncia novidades nos roteiros de festivais temáticos e as vendas para os roteiros de final de ano, especialmente para os períodos de Natal e Réveillon. A novidade fica para o roteiro Natal Encantado e Réveillon no Castelo, que contempla todo o período, de 18 de dezembro a 1º de janeiro, em 14 noites de hospedagem (pagando somente 10 noites) para curtir todos os atrativos do hotel e do Natal Luz, um dos maiores eventos temáticos do mundo, que nesta época deixa a cidade completamente no clima natalino, criando sensações e resgatando a simbologia do Natal.
Neste roteiro estão incluídos shows musicais com canções natalinas e a presença do Papai Noel, Show de Luzes com projeção na fachada do hotel, ceia de Natal e Réveillon com harmonização dos melhores vinhos e champagnes, passeio na fábrica Cristais de Gramado, passeios percorrendo os melhores pontos turísticos de Gramado e Canela, visita à charmosa vinícola Jolimont com degustação inclusa, passeio pelo GEO Museu de Minerais, Gemas e Fósseis em Gramado e, claro, a tradicional queima de fogos exclusiva na virada do ano no castelo. O hóspede também pode optar somente pelo roteiro Natal Encantado, de 18 a 25 ou 22 a 29 de dezembro, em 7 noites de hospedagem (pagando somente 5 noites), incluindo toda a comodidade do traslado aeroporto/hotel/aeroporto, café da manhã servido nos jardins num exclusivo menu degustação, espetáculo Som & Luzes com a presença do Papai Noel, diversos passeios, nosso tradicional chá da tarde, além de noite da pizza em nossa boulangerie e dia livre para terapias de spa.
Para quem quer passar somente o roteiro Réveillon no Castelo, de 25 de dezembro a 1º de janeiro ou 29 de dezembro a 5 de janeiro, em 7 noites de hospedagem (pagando apenas 5 noites), há também os inúmeros atrativos citados anteriormente, uma terapia relaxante para o casal, que beneficia a flexibilidade e aumenta a circulação sanguínea do corpo, passeios diversos, um tradicional jantar preparado pelo premiado chef executivo do castelo, Fernando Becker, a tradicional ceia de Réveillon e a queima de fogos especial direto dos jardins do castelo. Além das programações especiais de final de ano, o castelo também oferece durante todo o ano os mais famosos e tradicionais festivais gastronômicos harmonizados com os melhores vinhos do mundo. Todo final de semana uma nova experiência que irá te encantar com sabores e aromas incríveis. Todas as programações com preços e detalhes, incluindo Natal e Réveillon, estão disponíveis na aba “experiências” do site www.saintandrews.com.br. Informações e reservas pelo telefone (54) 3295-7700 ou WhatsApp (54) 99957-4220. Os pagamentos podem ser realizados em até 6 vezes sem juros em todos os cartões de crédito.
MERCADO AÉREO MUNDIAL
De acordo com o relatório anual do World Airport Traffic Dataseta, o Conselho Internacional de Aeroportos revelou a magnitude da recuperação do setor de aviação e confirmou as classificações globais de tráfego aéreo para todo o ano de 2021. O World Airport Traffic Dataset é o conjunto de dados de estatísticas aeroportuárias mais abrangente do setor, que apresenta o tráfego aeroportuário de mais de 2.600 aeroportos em mais de 180 países e territórios. Ele fornece uma visão da demanda do transporte aéreo nos aeroportos do mundo em três áreas: passageiros (internacionais e domésticos), carga aérea (frete e correio) e movimentos de aeronaves (movimentos de transporte aéreo e aviação geral).
“Após a divulgação dos dados preliminares no início do ano, temos o prazer de compartilhar o conjunto completo de dados que consta do relatório anual de ACI referente ao tráfego global de aeroportos “, disse o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira. Em 2021, os aeroportos do mundo receberam 4,6 bilhões de passageiros, representando um aumento de 28,3% em relação a 2020, ou uma queda de 49,5% em relação aos resultados de 2019. Os 20 principais aeroportos, representando 19% do tráfego global (863 milhões de passageiros), tiveram um ganho de 42,9% em relação a 2020, ou uma queda de 31,9% em relação aos resultados de 2019 (1,27 bilhão de passageiros em 2019).
Os volumes de carga aérea aumentaram 15,4% em relação ao ano anterior (+4,5% em relação a 2019), para um recorde de 125 milhões de toneladas métricas em 2021. Os volumes de carga aérea nos 20 principais aeroportos, que representam cerca de 44% (54,8 milhões de toneladas métricas) dos volumes globais em 2021, ganharam 14,7% em 2021, ano a ano, ou 13,4% em relação a 2019. O ganho pode ser atribuído à melhoria das condições econômicas que impulsionaram o aumento da demanda por bens de consumo e produtos farmacêuticos (como equipamentos de proteção individual e vacinas).
ABAV EXPO 2022
Vem aí a ABAV Expo, onde destinos e compradores internacionais se unem em um dos maiores eventos do turismo do Brasil. O evento traz diversas ações para aproximar compradores internacionais de destinos, atrações e serviços do turismo brasileiro; além de expositores como Marrocos, Tunísia e Kissimmee, que desejam aproximar-se de compradores nacionais. A 49ª edição da ABAV Expo acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda. A Associação Brasileira das Agências de Viagens, entidade responsável pela organização e realização do evento ABAV Expo, tem entre seus objetivos gerar qualidade de negócios, mix de expositores, ações educacionais e conexões com marcas relevantes para os mais de 30 mil visitantes e 1.500 expositores esperados.
Entre os que expõe, estão operadoras de turismo com uma ilha dedicada, redes hoteleiras e hotéis boutique, armadoras, companhias aéreas, atrações, parques temáticos e mais de 45 destinos entre nacionais e internacionais. Argentina, Bahamas, Kissimmee, Marrocos, Uruguai, Quênia e Tunísia; Abreu, Agaxtur, CVC Corp, Befly, New Age, Orinter, Personal Brasil e Schultz; Resorts Brasil e seus associados, Castelo Saint Andrews, Costa, MSC, Norwegian Cruise Line e Velle Representações; Azul, Gol, Latam e JetSmart, Skyglass Canela e o novíssimo Thermas Acqualinda; GTA, . De fato já são 93 % de espaços fechados para a feira.
De acordo com Conceição Junckes, Presidebnte da ABAV/SC, neste ano retorna ao evento a ação especial ABAV Buyers Club, um programa em que compradores internacionais selecionados participam de uma agenda diferenciada de relacionamento e rodadas de negócio. Nos três dias de evento, mais de 60 opções e oportunidades de reforço educacional serão oferecidos a todos os visitantes de forma totalmente gratuita. A Vila do Saber, espaço especialmente dedicado às palestras, treinamentos e painéis, é composta por quatro salas com capacidade de aproximadamente 100 participantes cada e já conta com cinco capacitações dos Disney Destinations. A agenda completa será divulgada em breve. A ABAV Nacional também promove entre as ABAVs estaduais caravanas rodoviárias e aéreas a preços especiais para associados. A expectativa é levar para Pernambuco mais de 1000 agentes de viagens associados das 27 unidades da federação. O site do evento foi repaginado e oferece uma lista de Benefícios e Parcerias para os visitantes credenciados. As inscrições já estão abertas no site wwww.abavexpo.com.br.
EMBRATUR
Independente da GlobalData apontar que o Brasil só deve voltar ao patamar de 6 milhões de turistas estrangeiros anuais em 2024, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) afirmou, que o país tem a meta ambiciosa de superar estes números ainda em 2023. Silvio Nascimento, presidente da Embratur, acredita que, ainda em 2022, o Brasil atingirá a meta de 4 milhões de turistas internacionais. Para conseguir alcançar estes números, a agência tem realizado uma série de ações com mercados prioritários para reposicionar o Brasil na prateleira internacional. Com um orçamento recorde, a Embratur tem uma agenda de ações cheias este ano. Para o segundo semestre, a Embratur pretende replicar as ações, que tiveram um resultado positivo no primeiro semestre (desde roadshows a participações em feiras). Que os anjos digam amém, mas não acredito que essa gestão consiga, pelo andar da carruagem, essa proeza nem em 2023, 24 e 25.
Na área de publicidade, a Embratur realizou duas grandes campanhas internacionais. A primeira foi a campanha de visa free – que teve como foco principal comunicar para os americanos sobre a isenção de visto desde 2019, que teve um retorno excelente com a entrada de estrangeiros americanos no Brasil – dados da expedia, um dos veículos onde a campanha foi veiculada, apontaram este sucesso. Foram 5,7 milhões de retorno. Para cada um dólar investido obteve-se, segundo a Embratur, retorno de 38 dólares. Em maio e junho, a Embratur voltou a focar nos EUA com a campanha, ‘Visit Brazil – a WOW experience’. A segunda grande campanha teve o mercado latino americano como alvo, em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, nos meses de fevereiro e março.
FESTA COLONIAL DE CANELA
A Festa Colonial de Canela, que iniciou no último dia 15, surpreende pelos números de produtos consumidos até então.Com isso os produtores estão felizes com as vendas e estimam que já foram consumidos 400 litros de cachaça e mais de 3 mil litros de chopp. Milhares de bolinhos de batata já foram produzidos utilizando mais de 5 toneladas do legume e ainda cerca de 10 mil bolinhos de aipim e mais de dois mil pastéis. Os embutidos também estão tendo excelente aceitação do público, sendo que já foram vendidos mais de 800kg de salame e linguiça e o queijo tem sido também muito apreciado, com mais de 400kg comercializados. O evento segue até dia 31 com atrações artístico/culturais diariamente a partir do meio dia, com destaque para o cortejo, na tarde de sábado, com participação das soberanas, colonos, bandinha e trator. A organização do evento estima que de mais de 70 mil pessoas devem passar pela Praça João Corrêa, onde ocorre a Festa Colonial, até o próximo dia 31. A Festa Colonial, que tem entrada franca, é uma realização da Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Obras, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio da Sicredi Pioneira – 120 anos e colaboração da Cervejaria Farol.
Leia ainda: Bons ventos impulsionam o turismo nacional e internacional
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Ministério do Turismo confirma números positivos no primeiro semestre
Férias de julho dão o tom e elevam a ocupação hoteleira no Brasil
Brasil tem terceiro resultado positivo consecutivo no turismo
Longa jornada humana nas trilhas insondáveis da evolução
O Brasil é o melhor destino turístico de aventura do mundo
Brasileiros estão buscado destinos tranquilos e seguros para viajar
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real