FESTURIS ECERRA 33ª EDIÇÃO COM CORREDORES MOVIMENTADOS E ALEGRIA NOS ROSTOS
Apesar das máscaras continuarem fazendo parte da rotina da população, os sorrisos e a alegria transcenderam essa barreira no primeiro dia do Festuris Gramado, realizado nesta última sexta-feira (5). Corredores movimentados, inúmeras reuniões de negócios, networking qualificado e muitos resultados começaram a ser colhidos. CONFIRA TODAS AS FOTOS E MAIS DETALHES DO PRIMEIRO DIA AQUI. Mesmo antes de encerrar, a organização da feira já confirma um crescimento de 64% em relação a 2020, superando as expectativas para um evento realizado durante a pandemia.
Os participantes circularam pelos corredores dando mostras de que o setor do turismo está realmente retomando com força total. Esse otimismo também pode ser visto na opinião de participantes e expositores, animados com a movimentação e com a oportunidade de fazer as coisas acontecerem novamente. Hotéis, operadoras, destinos, transportadoras, companhias aéreas… todos utilizando o Festuris como palco para a transformação de seus negócios.
“Tudo aquilo que estamos tendo de feedback dos expositores e participantes tem sido altamente positivo e contagiante. Estamos muito felizes com os resultados, com a alegria das pessoas, revigoradas e se encontrando depois de muito tempo. Muitos não puderam vir no ano passado, então ficaram mais de um ano sem se ver, sem dar um abraço. Hoje, as pessoas estão de volta, fazendo negócios e networking, o que é mais importante”, avalia o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.
De acordo com os organizadores, o Festuris cumpre a sua missão de conseguir reconectar as pessoas contando com mais de 200 estandes, 1.700 marcas e a presença internacional, representada por mais de 15 destinos. Além disso, recebe cerca de 8 mil participantes, mais de 300 jornalistas e influenciadores, assim como autoridades nacionais e internacionais que chancelam a importância do evento para o turismo da América Latina. Os resultados oficiais desta edição do Festuris serão apresentados pelos diretores na coletiva de imprensa realizada neste sábado (6), às 17h, após mais um dia intenso de negócios e experiências positivas nos pavilhões do Serra Park.
Destinos buscam fortalecer marcas e atrair mais visitantes
Criar um ambiente favorável para as empresas do trade turístico, fortalecer e posicionar as marcas no mercado, reativar a geração de negócios e provocar um aumento no número de viajantes. Esses são objetivos comuns entre a grande maioria dos destinos que expõem nesta edição do Festuris, sejam eles municípios, estados, roteiros ou associações.
“A nossa expectativa é ter um feedback muito positivo, construir boas parcerias e prospectar o nome de Foz de Iguaçu novamente neste mercado tão importante que é o Sul do Brasil. Apesar do evento ter buyers do país inteiro, o Sul é uma região extremamente importante para nós. Então não tem como não participar de um evento como o Festuris, ainda mais sendo uma das primeiras feiras realizadas na pandemia depois da vacina”, destacou a diretora de Promoção, Marketing e Eventos de Foz do Iguaçu, Célia Andrade. “Nosso objetivo é promover o estado do Pará e para isso estamos trazendo os nossos principais polos turísticos, um pouco da nossa cultura e capacitações para operadores turísticos. A nossa expectativa é que a gente consiga fazer o maior número de parcerias possível. Em 2020 tivemos um resultado excelente e acreditamos que neste ano também será muito satisfatória a nossa participação”, acrescentou a técnica da Secretaria de Turismo do Pará, Cristiane Pinho.
A Copa Airlines marcou presença na feira. Em parceria com o Curaçao Tourist Board, a Copa Airlines desenvolveu para esta edição uma ação interativa no estande, que consiste em um concurso de fotos no Instagram e premiação da imagem com mais interações na rede social. O vencedor ganhará uma passagem da Copa Airlines, ida e volta para Curaçao, para uma pessoa, hospedagem e três passeios na ilha. “Estamos muito felizes por participar de um evento tão conceituado, em um momento de retomada do turismo internacional. Acreditamos que o momento é positivo para todo o setor, e que o Festuris 2021 abrirá muitas oportunidades de negócios para a nossa companhia”, afirma Carlos Antunes, gerente regional de vendas da Copa Airlines para o Mercosul.
Durante o Festuris, Goiás apresentou a sua nova marca do turismo: Bora pra Goiás? Este é o convite para que o turista conheça os atrativos goianos e tenha experiências únicas no Estado. Segundo o gerente de marketing da Agência Estadual de Turismo, Alexandre Resende, a proposta da campanha é vender a imagem do turismo de Goiás para o Brasil, por meio de uma marca conceitual, e posicionar o Estado como um dos principais destinos do Brasil, ancorando as atrações turísticas nas quatro forças da natureza: água, terra, ar e fogo. O objetivo é mostrar potencialidades que só Goiás oferece, como a maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente; a Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural da Humanidade; o Parque Estadual de Terra Ronca, maior complexo de cavernas da América Latina; a pesca esportiva no Rio Araguaia; a experiência do voo livre no Cerrado brasileiro; o Caminho de Cora Coralina, a única trilha de poesia do mundo; a moda em expansão em Goiânia e a famosa música sertaneja.
A apresentação do branding da Goiás Turismo, alicerçada em dois pilares – natureza e estilo sertanejo aconteceu às 18 horas de sexta-feira (5/10) no Palco Principal, após o desfile de moda realizado pelos empresários da Rua 44, de Goiânia. Na ocasião, também houve show da dupla sertaneja Bruno Diaz e Alex. O evento contou com a presença do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; do presidente da Agência de Turismo e Lazer de Goiânia, Valdery Júnior; do prefeito de Caldas Novas, Kléber Marra; do secretário de Turismo de Caldas Novas, Daniel Ribas; do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Coronel Adailton; e de empresários do setor. Pelo menos 20 municípios goianos enviarão seus representantes para participação na feira internacional.
Segundo do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a autarquia se preparou para ter um dos maiores estandes da feira, levando todos os segmentos do setor. “Vamos mostrar a diversidade e a riqueza do turismo do nosso Estado”, completou. Além disso, Fabrício Amaral, como presidente eleito do Fórum dos Dirigentes e Secretários de Turismo (Fornatur), irá comandar reunião da entidade, que ocorrerá durante a feira, para discutir a retomada do turismo no País. Todavia aquele estado não se divulga nas mídias e tão pouco realiza fampress.
Argentina investe no Festuris para recuperar economia através do Turismo
Responsável por 10% do PIB da Argentina, o Turismo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das economias regionais do país sul-americano. Diante da crise econômica enfrentada pelos argentinos, potencializada pelos efeitos da pandemia, a atividade turística pode ser um dos motores desta recuperação da Argentina, para que volte a beneficiar setores produtivos ligados a essa cadeia. Ao acreditar nisso, o país participou do Festuris. O país investirá na promoção dos destinos turísticos e atrativos, buscando atrair novos visitantes. As fronteiras argentinas também foram abertas nesta semana para turistas estrangeiros que cumprirem os requisitos estabelecidos, o que deve fomentar a chegada de brasileiros e de outros vizinhos do continente.
“Sabemos que a recuperação do turismo não será fácil não só na Argentina, mas em todo o mundo. De qualquer forma, acreditamos que a recuperação da atividade será o mais rápida possível porque temos algumas características que nos distinguem e que serão muito demandadas no turismo do futuro, como nossas grandes áreas naturais, boa hospitalidade e respeito ao distanciamento social”, destaca o secretário executivo do Instituto Nacional de Promoción Turística da Argentina (INPROTUR), Ricardo Sosa.
Nesta edição específica do Festuris, o principal objetivo da Argentina foi informar os turistas no Brasil sobre a reabertura da fronteira, mostrando a preparação do país com protocolos e com um grande esforço tanto do setor privado quanto do público. O destino veio ao Festuris com a ideia de divulgar novas propostas como Turismo Esportivo (golfe, polo e pesca), a reafirmação de sua liderança na América Latina no Turismo MICE, o extenso trabalho de promoção digital nas redes sociais do Visit Argentina, entre outros destaques.
“A tudo isso se soma que a Argentina está em um momento incrível em questões econômicas para os viajantes internacionais. Hoje, por pouquíssimos dólares, um turista pode comer nos melhores restaurantes do país ou fazer compras de produtos de alta qualidade a preços mais do que acessíveis. Acreditamos que a reativação será rápida e muito auspiciosa”, projeta com otimismo Ricardo Sosa. Mais informações sobre a reabertura das fronteiras argentinas, incluindo os protocolos adotados pelo país, podem ser consultadas no site www.argentina.travel/es/page/we-reopen-borders-for-neighboring-countries.
Para ver todas as fotos deste segundo dia do festival, CLIQUE AQUI
Este jornalista cobriu o evento a convite do Festuris, Brocker Turismo, Castelo Saint Andrews, Prodigy Hotel Gramado e voando pelas asas da Azul
Leia ainda: Gramado se prepara para receber o Brasil e o exterior durante o Festuris
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Gramado se prepara para receber o Brasil e o exterior durante o Festuris
Próximos feriadões de Finados e Proclamação da República aquecem turismo