Gramado – RS, se prepara para receber o Brasil e o exterior durante o Festuris
De Norte a Sul, de leste a Oeste, do interior às capitais, as múltiplas faces do Brasil estarão presentes no 33º Festuris Gramado, que inicia amanhã, quinta-feira, (4), no Serra Park. A pandemia modificou o comportamento dos viajantes, o que aqueceu o turismo interno e levou muita gente a optar por conhecer mais a fundo seu estado ou país. Mesmo com a abertura das fronteiras, essa tendência deverá ser mantida e, diante disso, os estados brasileiros estão apostando na promoção de seus atrativos.

Estados de todas as regiões do Brasil marcarão presença na feira de turismo. Entre eles, 16 estarão com estande próprio: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas. Os demais estados brasileiros virão junto ao Ministério do Turismo.

Estes números representam um aumento na participação de estados em relação à edição anterior, quando algumas unidades federativas restringiram sua promoção devido aos impactos da pandemia em suas populações. Além dos estados, diversos municípios, associações, rotas e roteiros turísticos Brasil afora participarão do Festuris com estandes próprios, buscando posicionar suas marcas com ainda mais força no turismo nacional.

“Temos um país de dimensões continentais e uma riqueza singular em termos históricos, naturais e culturais. Cada cantinho do Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento da atividade turística. E agora, mais do que nunca, o turismo será fundamental para que os estados e municípios retomem suas economias. Ficamos felizes e honrados em sermos o palco para este recomeço”, destaca a CEO do Festuris, Marta Rossi.

Tendo como Estado e Cidade anfitriões o Rio Grande do Sul e Gramado, respectivamente, neste ano, o Festuris acontece de 4 a 7 de novembro, no Serra Park. Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios de turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios através do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil m² de área. Mais informações sobre a 33ª edição acesse: festurisgramado.com.

CINCO CONTINENTES

Países de cinco continentes também estarão representados no 33º Festuris com estantes próprios. Em comum, todos buscam promover seus destinos e infraestrutura turística para voltar a receber visitantes brasileiros e latinos, compreendendo o turismo como uma plataforma de recuperação econômica. Mesmo com as fronteiras fechadas, alguns destinos internacionais mantiveram a sua participação no Festuris em 2020, como é o caso da Tailândia e de Mônaco, que estarão novamente na feira neste ano.

Portugal, Itália e Mônaco virão da Europa buscando atrair mais visitantes para o velho continente. Israel e Tailândia representam a riqueza milenar da Ásia. Os Estados Unidos terão Paradise Coast, San Francisco e Flórida representando a América do Norte. Seychelles, arquipélago na costa do continente africano, também estará presente.

Além dos destinos internacionais, grandes redes de hotéis e resorts com atuação no exterior estarão posicionadas em segmentos específicos do Festuris em 2021, em sua maioria no Espaço Luxury. Participantes também virão em caravana dos Estados Unidos para acompanhar as tendências e novidades da feira, assim como outros inscritos que virão de países como Espanha, Portugal, Peru, Chile e Argentina.

SAINT ANDREWS MOUNTAIN HOUSE

Guilherme Paulus apresentará nesta quinta-feira, durante um chá da tarde seguido de visita técnica e apresentação oficial da Mountain House, um projeto do Castelo Saint Andrews para atender aos viajantes que buscam privacidade, segurança e comodidade durante a viagem à Gramado, na Serra Gaúcha (RS). Com vista para um dos cartões-postais mais icônicos do Brasil, a Mountain House nasce de uma necessidade do mercado de oferecer uma opção diferente para as casas de temporada no Brasil, incluindo todos os serviços de um hotel premium incluídos na diária.

FERIADÃO EM FOZ DO IGUAÇU

O mês de outubro, que terminou em meio ao intenso movimento do feriado prolongado de Finados, teve o melhor resultado para o Complexo Turístico Itaipu (CTI) desde o início da pandemia. Ao todo, foram 34.597 visitantes – número que superou o mês de janeiro deste ano, quando 30.835 pessoas passaram pelos atrativos do turismo. A parcial deste feriadão de Finados, de 30 de outubro a 2 de novembro, também atesta a retomada do turismo em Foz do Iguaçu. Em apenas dois dias, Itaipu recebeu 4.527 visitantes. No sábado (30), foram 2.253 pessoas. No domingo (31), outras 2.274, incluindo quem participou do Itaipu Iluminada, que teve o passeio extra nesta data (em geral, a opção fica disponível apenas nas noites de sexta e sábado).
No Parque Nacional do Iguaçu, foram 78.665 pessoas em outubro, visitação 17% superior à registrada no mês de setembro. Neste feriadão, a ocupação hoteleira em Foz também é de quase 100%, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos. Outro fator de impulso são os cuidados dos atrativos para prevenção à covid-19, reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo como um destino com responsabilidade sanitária, e a alta taxa de vacinação contra o coronavírus em Foz.

ABIH NACIONAL

A ABIH NACIONAL vaio muito bem obrigado. Manoel Linhares foi reeleito por unanimidade para seu terceiro mandato à frente da ABIH Nacional: É um desafio diário representar os hoteleiros de todo o Brasil. Estou muito feliz com o resultado que demonstra a confiança no trabalho que temos desenvolvido a frente da entidade” – afirmou Linhares. Osmar Vailatti, Presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC foi o escolhido para ocupar o cargo de Vice-presidente da ABIH Nacional, no biênio 2022/2023. “Recebi com muito orgulho o convite do Presidente da ABIH Nacional, para assumir a vice-presidência, estou à disposição para contribuir com a gestão da entidade e com o maravilhoso trabalho que vem fazendo nosso presidente Manoel Linhares”, afirma Vailatti.

CRUZEIROS NO BRASIL

Finalmente os cruzeiros estão autorizados a operar no Brasil a partir desde o último 1° de novembro. A retomada dos cruzeiros deverá injetar R$ 2,5 bilhões na economia nacional e gerar cerca de 35 mil empregos. A portaria, assinada pelo ministro substituto da Saúde, Rodrigo Cruz, foi publicada no Diário Oficial da União. A medida acontece três semanas depois do M&E ter dado em primeira mão a autorização da temporada por parte do governo brasileiro. A temporada deve injetar R$ 2,5 bilhões na economia nacional e gerar cerca de 35 mil empregos. Para a temporada 2021/2022, estão previstas apenas sete embarcações,(em Ushuaia, na Argentina, com uma população de 90 mil habitantes, recebe mais de 400 cruzeiros por temporada), responsáveis por ofertar mais de 400 mil acomodações. Serão cerca de 130 roteiros e 570 escalas em destinos nacionais como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.

PASSAPORTE SANITÁRIO

Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os estados e municípios sejam responsáveis por implementar o chamado “passaporte sanitário”, também conhecido como “passaporte da vacina”. A medida restringe o acesso de cidadãos não vacinados contra a Covid-19 a uma série de estabelecimentos, serviços e espaços. Com razão e diante disso, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar se posiciona contra essa determinação, pois, segundo Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, a medida causa insegurança jurídica à população. O passaporte da vacina deveria ser tratado de maneira unificada nacionalmente, ou seja, pela União que representa todo o governo federal, uma vez, que, saúde é um tema de abrangência nacional representado por um Sistema Único de Saúde, instituído constitucionalmente. Uma alternativa menos traumática para a população, seria as prefeituras exigirem aferição de temperatura na entrada de bares e restaurantes.

“Temos mais de 5.300 municípios no Brasil, com cada um determinando se exige ou não o passaporte, gera insegurança e instabilidade aos cidadãos. Além de que, o cidadão só é obrigado a fazer alguma coisa, ou deixar de fazer se for através de uma lei formal votada pela Casa Legislativa de cada município e não é isso que vem acontecendo”, explica. Após a determinação do STF, as medidas de restrição à locomoção estão acontecendo através de decretos dos prefeitos, que são decretos qualificados como “autônomos”. Na prática, esse tipo de decreto se presta a fazer a vez de uma lei formal, o que é considerado inconstitucional, visto que fere a legalidade estrita que está no artigo 5º da Constituição da República. “O cidadão só é obrigado a fazer alguma coisa, ou deixar de fazer se for através de uma lei formal votada pela Casa Legislativa Municipal. Apesar da decisão do STF, a Federação entende que isso causa insegurança jurídica, gera confusão e restringe direitos e garantias individuais através de um instrumento que não é uma lei formal”, conclui Alexandre Sampaio.

TURISMO DE NEGÓCIOS

Falando nisso, conforme avanço da vacinação no país, aos poucos, os brasileiros estão substituindo as plataformas de reunião online para as conferências, prospecção de clientes, encontros com fornecedores e treinamentos presenciais. Diante disso, o turismo de negócios volta a ser realidade no ramo empresarial e já é possível notar um aumento de 96% no número de viagens corporativas, se comparado ao mesmo período do ano passado. Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), é uma boa notícia, pois o setor conta com essa procura para a retomada da economia.

BUSCAS ONLINE

Buscas online de viagens aumentaram até 1.000%. Faltando dois meses para o início das festas de fim de ano, o aumento de procura por passagens aéreas aumentou, segundo dados de grandes agências de viagens brasileiras. A busca por passagens aéreas teve alta de até 63%, de acordo com dados da agência de viagens online Decolar. Segundo a CVC, a comercialização de passagens para o fim do ano cresceu 36% neste mesmo período. Na comparação com 2019, a procura foi ainda maior, ultrapassando 1.000%, segundo a Kayak. Os destinos mais procurados no site da agência são as cidades do Nordeste, seguidas das capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e do Rio Grande do Sul. No ranking dos dez destinos mais buscados, a maioria está na região Nordeste do Brasil. Em seguida, estão as regiões Sul (Florianópolis e Porto Alegre) e Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

HAJA PACIÊNCIA

O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, pediu paciência aos brasileiros no processo de emissão de vistos. Isto porque, mesmo com a volta de todos os funcionários ao escritório, a retomada do ritmo pré-pandemia ainda vai esbarrar em certas restrições relacionadas à Covid-19. O processo de agendamento e emissão de vistos vai começar gradualmente no dia 8 de novembro. Todos os funcionários estarão de volta ao escritório para focar nesta questão. Irão abrir o máximo de agendamentos possíveis e, com o passar do tempo, mais vagas serão abertas, o que também requer um monitoramento da questão da Covid-19 no Brasil. Neste período de paralisação das atividades do Consulado dos EUA, milhares de vistos expiraram e agora precisam de renovação. Durante a pandemia, o prazo de renovação foi estendido para 48 meses, em medida que é válida até dia 31 de dezembro e poderá ser prorrogada. Nestes casos, a renovação de visto está sendo agilizada com a isenção de entrevista.
LETÍCIA SOUZA – BELLA DA SEMANA

Nossa loira de atitude está de volta ao Bella da Semana! Letícia Souza vem aí com a segunda parte do seu ensaio nu. Com apenas 23 anos, Leticia Souza sabe bem o que quer: “faço tudo que tenho vontade, afinal a vida é uma só”. Nossa loirinha aventureira está de volta estrelando a segunda parte do ensaio nu nesta quarta-feira. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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