O feriado prolongado de Corpus Christi se aproxima. Por conta disso, o Kayak preparou um levantamento comparativo dos 10 destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros para a data em 2017 e 2018. O destaque vai para Florianópolis, destino que mais cresceu, com um aumento de 165% nas buscas. “A busca por todos os destinos cresceu significativamente, o que reforça o movimento de retomada do setor de turismo que temos observado este ano”, afirma Eduardo Fleury, líder de operações do Kayak no Brasil.
LEI DESRESPEITADA
Como o judiciário anda em baixa, sem pressão de vereadores, prefeitos, governadores, deputados e Ministro de Turismo, além de todo o trade turístico da Costa Catarinense, o incompetente órgão, e imenso cabide de empregos, IMCBio, vai empurrar para 2019, descumprindo ma maior cara de pau e desrespeito, a decisão judicial que liberou em 2016 o turismo de observação embarcada de baleias franca. Esses vereadores, prefeitos, deputados governadores… adoram de fato, ir a Brasília, fazerem reuniões que não levam a nada e pousarem para saírem bem na foto. Fica claro mais uma vez que SC não tem representatividade nenhuma no Congresso nacional, isto é, casa da mãe joana. Qual a resposta para três anos de descaso IMCBio?
Portando, Santa Catarina passará mais uma temporada (2017) sem poder explorar esse turismo de forma séria, correta, objetiva e cuidadosa com sempre fez. O Presidente do Instituto Baleia Franca, Enrique Litman, acredita que além do desrespeito a lei, a entidade em questão não tem a menor consideração com o turismo, com Santa Catarina e com aqueles que dependem e sustentam suas famílias: “Na última temporada que foi somente em 2012, nas quatro empresas que exploram esse turismo, mais de 10 mil turistas fizeram este passeio. Mais de 40% deles eram estrangeiros que gastaram valores acima de U$ 180,00 por dia. Se esse turismo tivesse continuado, acreditamos que teríamos hoje mais de 50 mil turistas. Parece que a lei não vale e não deve ser respeitada pelo IMCBio de Santa Catarina. Lamentamos profundamente.
BOLSA DE NEGÓCIOS DO TURISMO – BNT MERCOSUL COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA
Acontece nos próximos dias 25 e 26 de maio a BNT Mercosul, maior evento de turismo de Santa Catarina que ocorre respectivamente nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e no Beto Carrero World, em Penha-SC. Trata-se da 24ª edição que trás a Santa Catarina os principais nomes e marcas do turismo nacional e também de países como Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, apresentando sempre muitas novidades focadas na promoção de destinos, comercialização de serviços turísticos e capacitações de Agentes de Viagens.
A Feira de Negócios e as Capacitações serão realizadas no Centreventos em Itajaí, Business Center e visitas técnicas em Balneário Camboriú e a cerimônia de encerramento no Beto Carrero World. Além disso, o evento recebe mais de 40 Famturs, que partem de diversas cidades do Brasil e do Mercosul. Agentes de viagens interessados em participar podem entrar em contato através do e-mail marina@bntmercosul.com.br, lembrando que as vagas são limitadas e já estão se esgotando. Todas as solicitações serão encaminhadas às Operadoras responsáveis por organizar cada grupo.
A BNT Mercosul reúne, ao longo de dois dias, mais de seis mil participantes, se consolidando como o evento que mais recebe profissionais de turismo da América do Sul. Para participar é obrigatória a inscrição, que deve ser feita diretamente pelo sitewww.bntmercosul.com.br.
Para conhecer a principais necessidades e expectativas das agências de viagens em relação às mídias digitais, a Amadeus Brasil produziu um estudo que revela que embora ainda em estágio inicial, o investimento em plataformas online tem sido crescente e, o que é melhor, já surte resultados. Sem barreiras contra os avanços da tecnologia e encarando a internet como aliada e não mais como inimiga, as agências de viagens estão se organizando internamente, a começar pela estruturação dos mailings, CRMs e websites.
Na fase qualitativa, o estudo aborda tópicos como a relevância da mídia digital para o negócio da agência; as estratégias e táticas adotadas e pretendidas para a mídia digital; a percepção de especificidades dos canais digitais e traz uma avaliação de práticas específicas. Na fase quantitativa, a Amadeus ouviu consumidores para conhecer seus hábitos e preferências e a forma como se relacionam com os canais digitais quando o assunto são as viagens. Para ver toda a pesquisa confira aqui.
CAPACITAÇÃO PARA HOTÉIS
O Convention Bureau de Balneário Camboriú lançou para empresários da rede hoteleira da cidade, em evento no Cristo Luz, a primeira ação de uma série de muitas outras planejadas pelo Comitê de Hospedagem, recém-formado na entidade. De acordo com a Presidente do Convention, Ana Maria dos Santos, esta nova frente faz parte do planejamento estratégico da entidade e tem como objetivo unir ainda mais o setor. Na ocasião, foi lançado o curso “Revenue Management e distribuição hoteleira” inédito em Santa Catarina e que trará a consultora Gabriela Otto, principal referência do setor no país e especialista em Turismo de Luxo. Professora da Educação Executiva da ESPM, a profissional conta com mais de 20 anos de experiências marcantes em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas.
O melhor para a hotelaria
RENAR INAUGURA SALÃO DE EVENTOS
Virar a página. Essa é a motivação da equipe do Hotel Renar desde que, em fevereiro, o anexo e irmão mais novo do grupo, Hotel Biz, foi afetado por um incêndio e teve sua estrutura destruída. Para superar o incidente, que não teve vitímas, e inaugurar o salão de festas do hotel, o Renar oferece um jantar e muito pagode no próximo dia 26 de Maio, com quatro tipos de strogonoff disponíveis, com acompanhamentos à base de maçã, já conhecidos por quem frequenta o Restaurante das Estações. Além de variedade de saladas, sobremesas, água e refrigerantes inclusos. A reserva das mesas para o evento já estão sendo feitas inclusivo com a opção de hospedagem.
“Este foi o momento mais delicado da nossa história e tivemos o apoio essêncial de pessoas de Fraiburgo e de todo o Brasil. Por isso, nada mais justo do que virar a página em companhia de todos, com música e comida boa”, comenta Natália Latrechia, Gerente Vomercial do Renar. O grupo de pagode que comandará a noite será surpresa, mas a certeza é de muita dança e alegria. Afinal, em três meses a equipe do hotel conseguiu virar a página e mostrar que amar o que se faz é a receita de tanto sucesso.
O diretor do Departamento de Marketing e Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo, Márcio Nascimento, apresentou a nova campanha do Ministério do Turismo para promoção dos destinos domésticos com o slogan “Brasil: um mundo pra você” começará a circular oficialmente em junho. O evento reuniu os dirigentes e membros da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Márcio Nascimento explicou que o Ministério do Turismo está mobilizando os diferentes segmentos do trade para ampliar a visibilidade da campanha.
Hotel Termas em Gravatal, a melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo
A ideia é contar com a colaboração dos operadores e agentes de viagem para fortalecer a divulgação do turismo doméstico. As peças publicitárias reforçam a diversidade da oferta turística brasileira com atrativos e destinos para todo tipo de cliente do turismo interno. “O turismo é um negócio que precisa ser ampliado, quando mais gente viaja pelo Brasil, mais empregos são gerados. Nosso trabalho é criar empregos”, afirmou o diretor.
ROMARIA E FÉ EM CANELA – RS
A Romaria e festa em homenagem Nossa Senhora de Caravaggio, de Canela, contou romaria jovem e Cavalgada da Fé – e segue nos dias 26 e 27, com a romaria a pé, motorizada e de motociclistas, respectivamente. A chuva e frio não foi problema para os tomarem conta das ruas de Canela na manhã deste último sábado, 19, que participaram não só da tomaria, mas também da Jornada Diocesana da Juventude.
A fé, empolgação e animação dos jovens, dos mais diversos movimentos da Igreja Católica, de várias cidades do Estado, contagiou a todos. Já a cavalgada ocorreu neste domingo, 20, com a participação de gaúchos de todas as idades, unindo fé e tradição em um só evento. A imagem de Maria de Caravaggio foi seguida pelos cavalarianos, ao som dos cantos que fizeram parte do Cinquentenário do evento. A 58ª Romaria e Festa a Nossa Senhora de Caravaggio segue no próximo fim de semana. A organização estima que mais de cem mil pessoas passem pelo Santuário de Canela neste mês de maio.
ITAIPU E INFRAERO
A Itaipu Binacional e a Infraero assinaram em Foz do Iguaçu, um protocolo de intenções para promover melhorias do Aeroporto Internacional Cataratas. O protocolo prevê o investimento de R$ 80 milhões em projetos que incluem a ampliação em 1.000 metros da pista de pouso e decolagem e a duplicação da via de acesso ao terminal. Participaram da solenidade o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro; a governadora do Paraná, Cida Borguetti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm; o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira e demais autoridades. A via de 800 metros entre a rotatória da Avenida das Cataratas (BR-469) e o aeroporto será duplicada. Serão alargadas as vias para os dois lados, criadas alças de retornos e acostamentos, implantada uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.
O terminal será ampliado em 40%, aumentando dos atuais 10 mil m² de área para 14 mil m², o que permitirá o atendimento de 4 milhões de passageiros por ano. O projeto prevê a implantação de quatro pontes de embarque (fingers), a criação de mais duas posições de aeronaves no pátio, além de outras comodidades na área interna do terminal, com espaço para novas lojas e ampliação da área de convivência. Durante a solenidade, também foi anunciado o lançamento do edital para licitação da perimetral leste, que vai tirar o fluxo de caminhões do centro da cidade.
BELLA DA SEMANA
Fotógrafa, modelo e designer, a nova Bella da Semana é cheia de mistérios e conta com uma personalidade incrível. Thaiz Santos tem apenas 24 anos e mora em Niterói. Bastante íntima com fotografia, Thaiz conta que já trabalhou como fotógrafa o que fez criar uma paixão pela profissão. Depois de cursar Direito e Gastronomia, a modelo resolveu aceitar os convites que recebia e logo nos primeiros trabalhos já se via seguindo carreira.