Balneário Camboriú lança primeira Rede de Segurança de Hotelaria do estado
Os hotéis de Balneário Camboriú vão contar com um reforço a mais para a segurança neste verão. Começou a ser implantada nesta semana, a primeira Rede de Segurança de Hotelaria do estado. O projeto é uma adaptação da “Rede de Vizinhos” e foi idealizado através de uma parceria entre o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e o 12° Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina. O objetivo da ação é unir profissionais de hotelaria de toda a cidade para facilitar o contato com os policiais e, assim diminuir o número de ocorrências com os turistas.
O programa é uma estratégia pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre os proprietários, chefes de recepção dos hotéis e Polícia Militar se reúne em um grupo de aplicativo de conversa para trocar informações e acelerar os processos das ocorrências. “O turismo é o combustível da cidade, por isso compreendemos a necessidade de ampliarmos a segurança para os turistas. Queremos que os hotéis sejam os olhos e os porta-vozes das ocorrências, para facilitar a nossa chegada aos locais e até mesmo prevenir alguns crimes que acontecem com frequência na temporada. É um trabalho complexo de centralização das informações, mas que com certeza beneficiará ambos os lados”, destaca o Coordenador do Projeto e Tenente do 12° Batalhão da PM, Pigozzi.
A ação pretende ainda montar um material institucional de prevenção com leis e regras do que pode e o que não ser feito na cidade para que os turistas sem comportem de forma segura. No Hotel Sibara Flat & Convenções já uma iniciativa neste sentido que tem dado muito certo. “Implementei há quatro anos um projeto que auxilia a diminuir os problemas com jovens. Após o check-in, o recepcionista passa uma lista de orientações sobre o que o hospede pode fazer dentro das nossas dependências. Evitamos que entrem com bebidas alcoólicas ou que façam algum tipo de algazarra e isso diminuiu 98% dos problemas que tínhamos antes. Acredito que se adotarmos isso aliado ao projeto, poderemos manter a cidade mais segura”, comenta o Gerente Geral do Hotel, Osny Maciel Junior.
A rede de segurança será coordenada pela central de ocorrência do 12° Batalhão da Policia Militar. O projeto não tem custo para os hotéis que, após aderirem à ação, receberão um treinamento de postura, consulta de reincidentes e uma lista de regras sobre as funcionalidades do grupo. Além disso, placas semelhantes a “rede de vizinhos” deverão ser fixadas nos estabelecimentos participantes. A polícia pede ainda que os hotéis mantenham câmeras de segurança externas para auxiliar nos processos. As câmeras permitem que os policias façam reconhecimento de face e placas de automóveis.